É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Gustavo Carvalho
membro

É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagempor Gustavo Carvalho » 21 Mai 2016 20:09

Prezados,
Boa Noite!

Estou com dúvidas quanto a possibilidade de ligar 2 Ubec idênticos em paralelo. E se for possível, como devo fazer. Estou economizando peso na construção de um aero. Comemoro cada grama a menos ou cada grama evitada (dentro do razoável). Recentemente encontrei um esc opto de 30A com 6g (incluindo os cabos) e encontrei um Ubec de 3A com 5g. No entanto, não tenho certeza se com 4 micro servos e receptor, eu vou ter amperagem de sobra. Um ubec de 5A tem quase 20g. Levando estes fatores em consideração pintou a dúvida sobre ligar 2 ubec em paralelo.

Muito Obrigado! E um grande abraço a todos!

Alexandre Neto
membro

Re: É possível ligar dois Ubec externos em paralelo?

Mensagempor Alexandre Neto » 21 Mai 2016 20:46

Olá Gustavo,
eu acredito que um ubec de 3A já seja suficiente para quatro micro servos. Tenho um planador que utiliza o esc turnigy AE-25A com bec integrado de 2A e nunca tive problemas. Quanto a usar dois ubecs em paralelo acredito não ter problema, embora eu nunca tenha utilizado.

Gustavo Carvalho
membro

Mensagempor Gustavo Carvalho » 23 Mai 2016 12:12

Fala Alexandre,
Tudo certo?

Então cara, estou atualmente com um ESC de 10A com ubec interno de 2A, ainda não testado em conjunto com a eletrônica para este aero. Mas acompanhando alguns videos na internet de teste dos micro servos que tenho disponível, vi que cada servo atingiu picos de mais de 1A. Assim imagino que posso ter picos de quase 5A com todo o conjunto. Eu comprei recentemente um testador (in line) p/medir o consumo real mas já tenho como certo pelo menos 4A.

A dúvida quanto a ligação em paralelo persiste. Caso algum colega saiba dizer como fazer, vai facilitar muito a minha vida.

Abraços!

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 23 Mai 2016 12:47

Acredito que o UBEC de 3A dá conta de 4 micro servos, pelo menos o meu aguenta tranquilo 4 HXT900.

O que eu não sei é se 2 UBECs em paralelo daria alguma diferença, pois cada UBEC vai continuar sendo de 3A.

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 23 Mai 2016 12:48

Vou deixar essa pro Laercio entao.

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 23 Mai 2016 12:51

ricardovasc escreveu:Acredito que o UBEC de 3A dá conta de 4 micro servos, pelo menos o meu aguenta tranquilo 4 HXT900.

O que eu não sei é se 2 UBECs em paralelo daria alguma diferença, pois cada UBEC vai continuar sendo de 3A.

Eu tambem sempre usei quatro HXT900 alimentados pelo bec do esc e nunca tive nenhum problema.

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 23 Mai 2016 21:01

Realmente vamos deixar para algum aeromodelista mais experiente, principalmente em eletrônica.

Sei que duas baterias iguais em paralelo mantém a tensão e dobram a corrente, porém as baterias vão continuar tendo a mesma taxa de descarga.

Gustavo Carvalho
membro

Mensagempor Gustavo Carvalho » 24 Mai 2016 13:51

Meu amigos,

Não sei se estou certo (e inclusive posso estar falando a maior bobagem), mas se é união em paralelo, bastaria conectar cabos positivos com positivo; e negativos com negativo, antes (para conectar na bateria) e depois de passarem pelos Ubecs (para conectar no receptor). Manteria a voltagem em 5v e dobraria a amperagem passando p/6A, teria o comportamento de um ubec de 6A em menos de 10g.

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 24 Mai 2016 14:19

Gustavo Carvalho escreveu:Meu amigos,

Não sei se estou certo (e inclusive posso estar falando a maior bobagem), mas se é união em paralelo, bastaria conectar cabos positivos com positivo; e negativos com negativo, antes (para conectar na bateria) e depois de passarem pelos Ubecs (para conectar no receptor). Manteria a voltagem em 5v e dobraria a amperagem passando p/6A, teria o comportamento de um ubec de 6A em menos de 10g.

Vc está certo Gustavo, seria isso mesmo, agora a minha dúvida é se apenas um bec de 3A não daria conta do aero do colega, pois nos meus sempre usei apenas o esc com bec.

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 24 Mai 2016 16:55

Possibilidade de ligação...

Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 24 Mai 2016 16:58

Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 24 Mai 2016 16:59

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 24 Mai 2016 17:02

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 24 Mai 2016 17:59

Os diagramas de conexões estão ótimos, porém ainda não tiram minha dúvida se a corrente dobra.

Digamos que os servos entrem em modo insano de movimento de um extremo pro outro na maior velocidade que ele consegue, ou seja, estarão na situação de maior consumo, então eles passam a consumir 5A ao total. Cada UBEC continua sendo limitado a 3A. O que acontece?

Ainda acho que o limite de consumo seja 3A.

Agora se separar e conectar 2 servos por UBEC eu sei que a carga estaria dividida.

Alguém ai sabe dizer se estou certo ou errado?

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 24 Mai 2016 19:05

ricardovasc escreveu:Os diagramas de conexões estão ótimos, porém ainda não tiram minha dúvida se a corrente dobra.

Digamos que os servos entrem em modo insano de movimento de um extremo pro outro na maior velocidade que ele consegue, ou seja, estarão na situação de maior consumo, então eles passam a consumir 5A ao total. Cada UBEC continua sendo limitado a 3A. O que acontece?

Agora se separar e conectar 2 servos por UBEC eu sei que a carga estaria dividida.

Os servos normais não ultrapassam 700 miliamperes.

Você não usará todos de uma vez.

Se separar os UBECs as correntes se dividem.

Alexandre Neto
membro

Mensagempor Alexandre Neto » 24 Mai 2016 19:10

CONDOR 2 escreveu:
ricardovasc escreveu:Os diagramas de conexões estão ótimos, porém ainda não tiram minha dúvida se a corrente dobra.

Os servos normais não ultrapassam 700 miliamperes.

Você não usará todos de uma vez.

Se separar os UBECs as correntes se dividem.

Quem sabe sabe!!!

Gustavo Carvalho
membro

Mensagempor Gustavo Carvalho » 24 Mai 2016 19:34

Eu estou usando os servos Emax metal 12g. Segue abaixo o link restirado do Youtube (autor: caioect) do teste realizado pelo autor:

https://www.youtube.com/watch?v=SJdB9vDSw5I

Ele chega a 1.07A durante o teste. Esta é a minha preocupação!

pietro
membro

Mensagempor pietro » 24 Mai 2016 21:53

Ligue os dois em paralelo e seja feliz.
Vai praticamente dobrar a corrente, só não vai ser precisamente o dobro devido a tolerancia dos componentes internos.

Gustavo Carvalho
membro

Mensagempor Gustavo Carvalho » 26 Mai 2016 15:50

Rapaziada,

Agradeço a todos pelas dicas! Com certeza foram todas muito uteis. Agora vamos aos testes!

Grande Abraço!

Enzo Rodrigues
membro

Mensagempor Enzo Rodrigues » 27 Mai 2016 01:48

tenho aero mais antigo que voo com receptor 72mhz e estou querendo ligar uma bateria nano tech 6,6v. sei que nao aguenta por isso comprei ubec pra regular em 5.1v. queria saber se tem algum coisa em relação a quantidade de servos ou esse ubec regula a voltagem da bateria e mais nada???? os aeros sao com 4 ou 5 servos e o ubec é de 3A tem algum problema ou e so soldar o fio e voar????
valeu

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 27 Mai 2016 07:49

Enzo Rodrigues escreveu:tenho aero mais antigo que voo com receptor 72mhz e estou querendo ligar uma bateria nano tech 6,6v. sei que nao aguenta por isso comprei ubec pra regular em 5.1v. queria saber se tem algum coisa em relação a quantidade de servos ou esse ubec regula a voltagem da bateria e mais nada???? os aeros sao com 4 ou 5 servos e o ubec é de 3A tem algum problema ou e so soldar o fio e voar????
valeu

O UBEC vai baixar a tensão para 5V e lhe dará até 3A, logo você deverá saber qual o consumo dos seus servos e calcular se a soma deles é menor ou igual aos 3A.

pietro
membro

Mensagempor pietro » 27 Mai 2016 09:33

Enzo Rodrigues,
Além do limite de consumo somado, é preciso considerar que o ubec requer 2V de diferença entre a entrada e a saída.
Então você não pode usar nanotech de 6,6v, terá que usar lipo 2s -> 8,4v.

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”