Quantos metros de filme térmico para um Stick de 1m?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Quantos metros de filme térmico para um Stick de 1m?

Mensagem por ricardovasc »

Pessoal,

Quantos metros de filme térmico são necessário para entelar um Stick de 1m construído em balsa?

Nos meus aeros em isopor sempre comprei vinil sobrando e por isso nunca tentei mensurar o quanto se gasta.

Como a menor unidade de medida nas lojas é 1m estou pensando em comprar 2m, pois "no olhômetro" me parece que deve gastar pouco menos que isso.
Se o valor do filme térmico fosse pouco mais caro que o vinil daria pra comprar sobrando, mas como é bem mais caro melhor economizar.

Grato,

Ricardo
Avatar do usuário
Caiego
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Ter Mai 04, 2010 5:08 pm
Localização: São Domingos do Prata,MG

Re: Quantos metros de filme térmico para um Stick de 1m?

Mensagem por Caiego »

O Monokote tem aproximadamente 1,80m, e para um Stick desse tamanho vai dar e sobrar.
Sds.
Trem bom é coisa boa, trem ruim é o que não presta.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Quantos metros de filme térmico para um Stick de 1m?

Mensagem por LaercioLMB »

Calcular área.

https://www.google.com.br/search?q=c%C3 ... 0&bih=1089

É difícil ou complicado?
Não.

Asa como exemplo.
1 m de envergadura por 20 cm de corda.
A asa é um retângulo, então se multiplica comprimento pela largura.
1 m X 0,20 m = 0,20 m² x 2 = 0,40 m² de material que precisará para entelar uma asa, mas arredonde para 0,50 m² já que a asa tem uma curvatura que irá aumentar a área.
Outra forma é ver a largura do vinil que irá entelar o modelo e na largura dele ir colocando as peças do modelo que irão ser enteladas com aquela cor e quando a largura não caber mais, vá colocando no comprimento até caberem todas e saberá qual é o comprimento de vinil necessário.
Ahh, mas aí eu tenho que ter o vinil!!!
NÃO
Coloque em cima da meda e meça com uma régua a largura do vinil e vá colocando as peças em cima da mesa sem passar da largura do vinil e saberá quanto de vinil irá precisar.
Eu poderia calcular aqui e te dizer, mas você nunca aprenderia a se virar sozinho e sempre dependeria de alguém para te dizer quanto de material iria precisar e se for para fazer assim, não estarei te ajudando.
Agora se você quer tudo já mastigado, sinto muito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Quantos metros de filme térmico para um Stick de 1m?

Mensagem por ricardovasc »

Caiego escreveu:O Monokote tem aproximadamente 1,80m, e para um Stick desse tamanho vai dar e sobrar.
Sds.


Obrigado! Queria mesmo alguém com a resposta rápida e prática para minha dúvida.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: Quantos metros de filme térmico para um Stick de 1m?

Mensagem por Hidden »

ricardovasc escreveu:
Caiego escreveu:O Monokote tem aproximadamente 1,80m, e para um Stick desse tamanho vai dar e sobrar.
Sds.


Obrigado! Queria mesmo alguém com a resposta rápida e prática para minha dúvida.


Mas vai comprar o Monokote mesmo? Monokote é uma marca, mas atualmente existem os filmes genéricos, e mesmo as marcas tradicionais possuem diversas linhas de filme para entelagem, como por exemplo filmes mais leves para aeros pequenos, etc.

Digo isso pois nem toda bobina de filme tem 1,80 de largura, o chamado "chinakote" por exemplo, que é o filme comercializado pela hobbyking (muito bom e barato por sinal) possui 63cm de largura na bobina.

Então, não te receita de bolo, até concordo em partes com o Laércio, trabalhar um pouquinho a cachola não custa nada, faça contato com o local onde pretende adquirir o filme e se informe qual a largura do filme que eles vendem, assim você poderá calcular a quantidade aproximada que vai precisar.

Obs.: Sugiro adquirir uma quantidade extra, pois nos primeiros trabalhos com filme térmico costumamos fazer umas cacas e ter que refazer o trabalho.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 771
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Quantos metros de filme térmico para um Stick de 1m?

Mensagem por ricardovasc »

Conheço o chinakote e realmente é muito bom.

Eu posso calcular e até fazer simulação no Corel para melhor aproveitamento do material.

Precisei da informação para calcular o preço médio de um aero deste. Quando for comprar mesmo vou fazer os cálculos para além de tudo ter o preço exato.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Quantos metros de filme térmico para um Stick de 1m?

Mensagem por LaercioLMB »

ricardovasc escreveu:Conheço o chinakote e realmente é muito bom.

Eu posso calcular e até fazer simulação no Corel para melhor aproveitamento do material.

Precisei da informação para calcular o preço médio de um aero deste. Quando for comprar mesmo vou fazer os cálculos para além de tudo ter o preço exato.


Se tivesse feito os cálculos como diz saber fazer, já teria a sua resposta e já saberia o valor aproximado.
As vezes por queremos as coisas já prontas acabamos esperando muito mais por isso quando já poderíamos ter tudo na hora.
Não estou te xingando e tão pouco te ofendendo, tenho que deixar bem claro pois tem muita gente que ignora e leva tudo para a ofensa, mas quando pensamos mais, esperamos menos pelas respostas dos outros.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder