calculo de empuxo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

calculo de empuxo

Mensagem por apfabinhosilva »

olá, galera com as seguinte informações em mãos
Motor Turnigy Brushless
D3548-4 1100Kv 911W eu sei que o Empuxo é 2150 gramas
mais como faço pra calcular usando esse dados, papel e caneta? Obrigado.
Motor: D3548-4 1100Kv
Esc: 60A
helice: 11x7
bateria: Lipo de 3S 3300Mha 35c
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: calculo de empuxo

Mensagem por John-Henrique »

Você quer calcular o que, tempo de voo? A unica pergunta é se usa papel e caneta...
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: calculo de empuxo

Mensagem por apfabinhosilva »

kkk. o que quero são formulas usadas pra calcular o empuxo do motor e também tempo de voou. nada de colocar em sites entende. me esprecei mal na primeira pergunta.
estão sendo eu com um papel e uma caneta na mão quais as formulas que eu usaria para calcular o empuxo de um motor e tempo de voou de um aeromodelos?
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: calculo de empuxo

Mensagem por LaercioLMB »

Eu tenho que ver onde coloquei as fórmulas para esse cálculo, pois a calculadora que tinha essa fórmula acabou a bateria e a programação que eu tinha feito nela se perdeu.
Mas um detalhe, ter empuxo e não ter velocidade não adianta nada.
O que faz o avião voar são as asas e não o motor.
O conjunto de propulsão (motor / hélice) só tem a função de deslocar o avião no meio onde ele se encontra, ou seja, no ar.
A velocidade em que o ar passa pelas asas é que faz as asas gerarem sustentação igual ou superior a massa (peso) do aeromodelo.
Se um aeromodelo precisa de 50 km/h para ter um voo seguro e o conjunto motor / hélice só fornece 55 km/ máximos, o aeromodelo estará voando o tempo todo no talo e qualquer ventinho irá faltar motor e não importa se o empuxo gerado for 10 vezes maior que o peso do aeromodelo.

Tempo de VOO é mais simples e eu lembro agora o cálculo.

Calculando pelo consumo máximo como se o modelo estivesse consumindo o máximo o tempo todo.
Consumo máximo do motor, 32 A.
Consumo máximo dos servos 4A.
Consumo do ESC e receptor, 1A.
Somando tudo isso temos 37A de consumo máximo.
Agora vamos ver a bateria que iremos usar.

Vamos supor que uma bateria 2200 mA 40C
Nesse caso, os 40C que se danem, pois isso só quer dizer o quanto a bateria suporta ser descarregada e não interfere se tem 30C ou 60C, o tempo de VOO não irá mudar.

Vamos aos cálculos
2200 mA = 2,2 A
37 : 2,2 = 16,81 que significa que o conjunto está consumindo da bateria 16,81 C por hora.
Uma hora tem 60 minutos, então temos 60 : 16,81 = 3,56 minutos.

Bastante tempo não é?
Não, mas é isso que tem o pessoal que escolhe bateria de baixa capacidade carga com alta capacidade de descarga já que se iludem que se o consumo é de 37A e uma bateria de 2200 mA 40C suporta 2200 X 40 = 88000 = 88 A só dá pouco tempo de voo.
Veja que o tempo de voo é baseado no consumo máximo, o que significa que pode tranquilamente chegar a 8 minutos dependendo de como você voa e como depende de como você irá voar, se tem vento ou não, se vai voar mais contra o vento do que a favor, tudo isso influi no resultado final e sendo assim, só se pode ter idéia do tempo mínimo de voo e daí em diante será tudo por conta e risco (na sorte).

Vou ver se encontro as fórmulas de empuxo e velocidade, embora esses cálculos precisem de informações corretas para serem feitos, como rpm real do motor, diâmetro da hélice, passo e constante da marca a ser utilizada.
eu costumo usar a constante de 26 que é de uma GWS que fica mais próximo do real já que estaremos calculando um empuxo estático que é bem diferente de um empuxo dinâmico (aeromodelo voando).
A constante da APC é 23, já o restante eu não encontrei nenhuma tabela de constantes para calcular empuxo.


PS:

Voo e não voou
Expressei e não esprecei
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Re: calculo de empuxo

Mensagem por Farleytufao »

Laercio, você acha válido fazer também um calculo na melhor situação de voo com o mínimo de consumo e tirar uma média? assim dá para ter uma idéia de quanto tempo médio de voo. o que acha?
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: calculo de empuxo

Mensagem por apfabinhosilva »

valeu por essa explicações Laercio e esto aguardando a outra formula pois é realmente dela que preciso.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: calculo de empuxo

Mensagem por LaercioLMB »

Farleytufao escreveu:Laercio, você acha válido fazer também um calculo na melhor situação de voo com o mínimo de consumo e tirar uma média? assim dá para ter uma idéia de quanto tempo médio de voo. o que acha?



Se você tiver como saber exatamente o mínimo de consumo, dá sim para fazer uma média, não vejo por que não daria.


apfabinhosilva escreveu:valeu por essa explicações Laercio e esto aguardando a outra formula pois é realmente dela que preciso.


Sobre a fórmula, revirei aqui onde estava e encontrei.

Calcular a velocidade.

((( P x 0,00254 ) x R ) x 60 ) : 100 = Km/h

Onde;

P = Passo da hélice
R = rpm do motor

Calcular empuxo.

( D : 10 )³ x ( P : 10 ) x ( R : 1000 )² x 26 = empuxo em gramas

Onde;

D = Diâmetro da hélice
P = Passo da hélice
R = rpm do motor
26 é a constante da hélice GWS

23 é a constante da hélice APC, as demais hélices como não encontrei as constantes delas, não saberei informar, mas como estamos calculando empuxo estático, tenho usado a constante da GWS que tem ficado bem próxima aos resultados dos cálculos feitos pelos sites E-Calc e o drive calc, o que me garante que mesmo estando em campo, poderei fazer um cálculo rápido para saber que hélice usar em algum modelo que esteja com problemas de algum colega de pista.
Tenha um tacômetro para medir o rpm para poder calcular, pois ir pelo rpm imaginário os resultados serão mais imaginários ainda.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Qua Ago 10, 2016 1:51 pm, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
apfabinhosilva
membro
Mensagens: 646
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 6:47 pm
Localização: Patos de Minas MG

Re: calculo de empuxo

Mensagem por apfabinhosilva »

Exatamente isso laercio muito obrigado agroa vou salvar elas no meu caderno de campo.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: calculo de empuxo

Mensagem por LaercioLMB »

apfabinhosilva escreveu:Exatamente isso laercio muito obrigado agroa vou salvar elas no meu caderno de campo.


Obrigado a você por mostrar que nem tudo está perdido, que ainda existe brasileiro que não quer deixar de pensar e quer aprender cada vez mais.
A maioria se contenta com um site que dá tudo mastigado, pois não querem ter trabalho nenhum, mas ignoram que sem ter trabalho acabam emburrecendo cada dia mais e se tornam verdadeiros dependentes dos outros, pois não precisam fazer nada, tem quem faça por eles. Só que um dia aquele que faz por eles sobe de cargo e eles são demitidos por não saberem fazer nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: calculo de empuxo

Mensagem por Gabriel Velloso »

Então no caso do RPM, o kv do motor é sem helice, certo? Acredito não ser só pegar o kv e multiplicar pela tensão, pois iria cair a rotação por causa da hélice. Estou certo até aqui? Só comprando um tacômetro mesmo?
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder