Asa treinador

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
stickier
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Re: Asa treinador

Mensagem por stickier »

diego.agudo escreveu:
John-Henrique escreveu:Na foto do inicio do tópico nem notei este corte 'inclinado' mas lembra muito o Winglet ou melhor Endlet do jatos Learjet por exemplo. Enfim, não vai ser por conta deste corte na ponta da asa que você não vai conseguir controlar o aeromodelo, em outras palavras, você não vai notar diferença entre voar com a asa tendo este corte ou não.

O winglet só vai ter efeito útil em alta velocidade, por isso vemos vários jatos utilizando eles, mas num aeromodelo treinador que voa devagar o aeromodelo é praticamente indiferente aos efeitos do arrasto induzido.


Sim, já fiz treinadores sem essa entrada, porém agora que estou fazendo um outro maior com base no alpha 40 que me surgiu essa dúvida.

Tanto o alpha 40 e calmato possuem, imaginei que fosse para não estolar na utilização do aileron.

Não tinha pensado na diminuição do arrasto como o stickler mencionou.



Sim, mas o estol tem a ver com arrasto.. quanto menor arrasto mais baixa a velocidade de estol
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LaercioLMB
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Re: Asa treinador

Mensagem por LaercioLMB »

Não mesmo. Quanto mais baixo o arrasto, menor será preciso o empuxo do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
stickier
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Re: Asa treinador

Mensagem por stickier »

Tem razão, mas nao é uma dedução tão facil para um leigo
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LaercioLMB
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Re: Asa treinador

Mensagem por LaercioLMB »

O que faz diminuir a velocidade de estol é a carga alar. Quanto menor a carga alar, menor a velocidade de estol.
Porque isso?
Simples, as asas necessitam de uma determinada velocidade para conseguir levantar um determinado peso, que seria a sustentação das asa e a massa (peso) do modelo.
Se a massa diminui, as asas precisarão de menor velocidade para levantar esse peso, mas se aumentar, precisarão de mais velocidade.
Por isso é que se fala que não é empuxo que precisa e sim velocidade e se moveu, já é velocidade, não importa se é 1 mm/h ou 1000 km/h, velocidade é tudo aquilo que se move de um ponto a outro.
Quando a gente fala em velocidade, a maioria já vem apedrejando dizendo que querem um modelo lento e não veloz e são tão burros a ponto de não se darem conta que velocidade não é a mesma coisa que veloz ou lento.
Para ter uma ideia, o empuxo necessário para um treinador é de 1/3 do peso total do modelo pronto para voar.
Mas por que só isso?
Por que se tiver mais arrasto que isso, não é aeromodelo, é qualquer coisa com asa.
O empuxo de um motor só deve ser maior que o arrasto, nada mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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diego.agudo
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Re: Asa treinador

Mensagem por diego.agudo »

LaercioLMB escreveu:Esse corte na asa em diagonal é para diminuir o vórtice gerado na ponta da asa.
Alguns aviões usam os winglets para essa finalidade e esse aeromodelo foi feito somente um corte em diagonal no perfil para evitar peça frágil na ponta da asa já que se trata de um treinador.





Esse vórtice ou vortex, prejudica diversos fatores o voo de uma aeronave e quanto maior a velocidade, pior o efeito. Por isso muitos aviões usam asas com corda mais estreita nas pontas das asas.

O estol de ponta de asa só é evitado com o uso do leme em baixas velocidades (hora do pouso), pois do contrário, não tem como evitar estol de ponta de asa.
Eu fiz um vídeo no simulador para demonstrar bem o estol de ponta de asa em curva usando os ailerons.
Nesse vídeo, praticamente o tempo todo só uso o leme para fazer as curvas com o Piper J3 e as duas vezes que usei os ailerons ele estolou de ponta de asa.




Fala Laércio, então confirmou o que estava pensando.

Muito obrigado pela aula.
"Nunca permita que o avião leve você a algum lugar onde sua cabeça não tenha chegado cinco minutos antes."
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