Ugly Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Olá, Pessoal

Depois de anos tentando entrar no hobby, acho que chegou a hora,
fiz bastante pesquisa aqui no forúm e vou montar um ugly stick 110cm de envergadura já comprei o kit abaixo.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... montar-_JM
Em breve mando fotos da montagem."quando a encomenda chegar"

E estou comprando a eletrônica na Hobbyking.

Inicialmente queria colocar um turnigy 2836 1100kv + esc 40a + bateria 3s 2200mah,

porém durante as pesquisas, vi o pessoal recomendar o motor 2822 + bateria 3s 1300mah que se adequaria melhor a este aero,
como depois da aprendizagem tenho vontade de montar um ugly ou cessna em balsa, queria aproveitar o motor,

este irá servir ?
ou vale a pena posteriormente investir em outro ?

só tenho essa dúvida para comprar as peças.

Alguém poderia me esclarecer ?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Sempre posteriormente se investe em outro, afinal, sempre evoluimos no hobby.
Agora, para um modelo de 1,10 m de envergadura, bateria 3S de 2200 mA é muito pesada, ESC de 40A é um exagero e motor potente idem, pois tudo acarreta em peso extra e consumo desnecessário.
O seu modelo pronto pode ficar em torno de 400 g de peso final, mas com essa bateria já fica inviável.
O CF2822 é o mais usado, embora ainda não seja o melhor, mas dentro os que você citou, o 2822 é o mais indicado.
A bateria de 1300 mA pode ser convertida em uma de 1500 mA para uma boa autonomia e menos peso já que a de 1300 mA te dará pouco tempo de voo.
Para essa envergadura tem motores com consumo de 8A que te permite usar baterias de 1000 mA com uma hélice 7X4, mas o pessoal prefere potência do que tempo de voo e por isso só recomendam absurdos.
Ahhh, mas eu usarei esse motor em outro depois!!!
Sim, mas certamente o outro também está com motor demais ou submotorizado, pois não se começa pelo motor , sempre pelo modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Obrigado pelas respostas Laércio,

que outro motor seria esse de consumo 8a.... ??

Acho que vou comprar o 2822, com um Esc de 30a ou 20a.
"vai ficar até mais em conta" haha

Poderia me indicar uma Hélice para o 2822 ?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

Boa tarde prezados ! tenho 1 Ugly Stick bem parecido com esse, usa a eletrônica que ele sugere, Emax 2822 + hélice 9X5 mas com bateria de 1300mA, voa muito bem e consome 100mA por minuto de voo.
A bateria de 2200mA vai acrescentar uns 100g de peso, o 2836 mais uns 30g no nariz do aero, tem que ver a carga alar . . . abraço e boa sorte !
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Esse é o mesmo 2822 da emax ?

https://hobbyking.com/en_us/fc-28-22-br ... 200kv.html

foi o único que achei da hobby.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Pesquisei aqui pelo que vi nos comentários é o mesmo sim, mesmas características.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Esse FC2822 é a cópia do EMAX CF2822.
O motor que consome 8A para esse modelo é o Hextronic HXT 2730 1300. É um motor de apenas 24 g contra os quase 60 g do FC 2822.

https://hobbyking.com/en_us/hextronik-2 ... 300kv.html

Eu tenho um e estou usando em um biplano Bristol Scout D na escala 1:8, com uma bateria 2S 1000 mA e uma hélice GWS 10x4.7, com um consumo aproximado de 9 A máximo e uma média de 6 A já que não precisa de todo o motor para voar, mas com uma 3S ele fica ótimo com uma hélice 7X4.
O que faz o aeromodelo voar são as asas e não o empuxo do motor. O empuxo só deve ser maior que o arrasto do aeromodelo e não maior que o peso do modelo, ideia que a maioria tem como correta, mas não é.
Para ter uma ideia, esse motor com uma hélice 7X4 tem um empuxo aproximado de 420 g e o seu modelo pronto para o voo estando correto, dificilmente chegará a 500 g. Sendo assim, o empuxo do modelo será igual ou pouca coisa menos que o peso total do modelo.
O meu modelo pronto pesa um total de 435 g o que me dá empuxo mais que de sobra para voar.
Não precisei colocar um FC2822 que só com esse motor já chegaria aos 500 g e com a bateria maior, certamente chegaria a mais de 600 g o que faria o modelo ter uma velocidade de estol muito alta o que me exigiria mais velocidade para sair do chão e principalmente pousar.
O meu biplano na escala 1:8 fica com 936 mm de envergadura, mas como são duas asas, somando-as, fica com um total de 936 x 2 = 1872 mm de envergadura, ou seja, um modelo de 1,80 m de envergadura, quase 1,90 m.
Resumindo tudo, se esse motor toca um modelo com 1,80 m de envergadura, quem dirá um de 1,10 m.
Note que um biplano tem muito mais arrasto do que um monoplano de mesma escala.
Para quem está iniciando, quanto maior for a carga alar do modelo treinador, mais rápido ele terá que voar e com isso, menor o tempo de resposta entre algo errado no voo e o iniciante pensar no que fazer para recuperar o modelo.

Detalhe, esse HXT que coloquei no Bristol, saiu de um Ugly Stick com a mesma envergadura do seu.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Laércio acho que entendi tudo,
Com o 2822 vai ser algo mais rápido e exige respostas, que pra mim vai ser difícil por ser iniciante,
Valeu pelas dicas,

Em breve estarei fazendo mais perguntas... pelo que vi vou encontrar dificuldade em fazer as lincagens.

Já vi esse tutorial no fórum do ailerons, que achei muito bom...
viewtopic.php?f=6&t=79702
vou fazer com dois servos, um ao lado do outro...

Só não achei um desse referente leme e profundor.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Não é que com determinado motor será mais rápido, não é o motor que define isso e sim o peso todo do conjunto.
Se fosse somente o motor, bastaria acelerar pouco e pronto, teria velocidade bem baixa.
O fator peso influencia na velocidade de voo de um modelo, mas lógico, tudo tem seus limites.
Se você fizer um aeromodelo com 1,10 m de envergadura e ele pesar 300 g pronto para o voo, vamos supor que as asas precisem de 15 km/h para fazer o aeromodelo voar. Agora, se você fizer o mesmo aeromodelo com 800 g pronto para o voo, vamos supor que as asas agora precisem de 40 km/h para fazer o modelo voar.
Aeromodelo rápido exige resposta de raciocínio rápida de quem está pilotando e se o cara não sabe nada ainda, raciocinar o que?
O melhor aeromodelo para aprender a pilotar é o Slow Stick, esse voa tão devagar que você pode ir caminhando ao lado dele.
Mas um detalhe muito importante que eu vejo muitos manés passando adiante é em usar hélice de voo lento para fazer o aeromodelo ter um voo lento. A maior babaquice que eu já li na internet, mas ainda tem muito disso.
Hélice SF (Slow Flyer) que na tradução livre fica voo lento, é destinada a aeromodelos que tem como características o voo lento e o Slow Stick é um deles.
O que determina a velocidade de um aeromodelo são as características de construção dele, peso pronto para o voo em relação a área alar, pois quanto menor for a carga alar (peso que as asas precisam tirar do chão), menor será a velocidade necessária para o modelo voar.
Por isso, não se iluda como a maioria faz em comprar kits de motores, hélices que contenham hélices SF no kit, pois é a mais pura idiotice já vista.
Por que fazem isso?
Por que se iludiram que tem que ter empuxo para fazer um aeromodelo voar e se fosse assim, ter asas pra que? Bastaria ter os estabilizadores de cauda e pronto.
Sobre os ailerons, não use dois servos, use somente um, pois será mais peso, mais consumo desnecessário.
Esse link que você postou é o melhor e mais recomendado método de linkagem de ailerons, principalmente em aeromodelos de pequeno porte, pois já os grandões, esses sim é recomendado um servo para cada aileron e nas asas, não na fuselagem.
Tem medo do servo ser fraco para dois ailerons? Boa, coloque um para 2,2 kg de torque ao invés de um de 1,6 kg. Simples assim.
Note que o torque de um servo não tem nada a ver com o peso do aeromodelo como a maioria acha que é.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Então, Laércio muito obrigado mesmo pelas dicas,

Além das informações valiosas está me ajudando a economizar :D

poderia verificar esses acessórios para lincagem se estão corretos, já estou fechando minha compra.

https://hobbyking.com/en_us/medium-lock ... 10pcs.html

https://hobbyking.com/en_us/nylon-clevi ... 10pcs.html

https://hobbyking.com/en_us/brass-linka ... 10pcs.html

Só não achei o conector para fazer o Y no servo dos ailerons.
Responder