Ugly Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

Prezado Laércio boa noite, aproveitando sua experiência e paciência para ajudar os novatos, tenho uma dúvida : A algum tempo montei um Telemaster com 100 cm de envergadura e 75 cm de fuselagem e ao invés de montar os servos na mesa, montei-os perto da empenagem . . . para equilibrar o CG movi a bateria bem para a frente, voou até que bem mas sinto que falta alguma coisa, lento em algumas situações e arisco em outras . . . bem a dúvida é : essa modificação que fiz altera o comportamento do aero de alguma forma ? ou é apenas psicológico ? ou seja, se o CG estiver equilibrado pelo momento dos pesos na fuselagem fica tudo bem ? ou realmente o peso maior deve ficar o mais próximo possível do CG ? qualquer luz será bem vinda, obrigado !
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, o CG estando correto pela lógica o voo será bom, mas ao espalhar o peso no modelo, deixa sim ele com as manobras diferentes.
Um exemplo, pegue um pedaço de madeira e tente agrupar o máximo possível o peso no centro e mova as laterais da madeira para cima e para baixo.
Agora espalhe um pouco esse peso, mas de forma que a madeira mantenha o equilíbrio e mova novamente as extremidades para cima e para baixo. Irá notar sim diferença no movimento mesmo estando equilibrada.
Notará já grande diferença em movimento mesmo mantendo o eixo do movimento no ponto de equilíbrio da madeira, agora imagina o modelo em que o eixo do movimento nem sempre será no ponto do CG do modelo.
Em um modelo tão pequeno, jamais se deve colocar servos na cauda justamente por esse motivo, evitar espalhar peso dentro do modelo.
Em aeromodelos de grande porte, essa instalação quase não faz diferença tendo em vista a grande diferença de peso entre modelo e servos e logicamente bateria.

Sei que terá pessoas que irão discordar disso, mas é pura física e o aeromodelismo embora seja um hobby, a física está tão presente nele como na maior parte de nossas vidas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

Bom dia Laércio ! a sua analogia com a tábua foi muito esclarecedora e faz sentido, os próximos aeros serão montados de forma mais convencional, a princípio me inspirei nos motoplanadores de FPV em que o pessoal espalha os componentes pelo aero para evitar interferência, no caso deles normalmente o voo é bem trivial e não deve fazer tanta diferença . . . prezado, muito obrigado pela atenção e um ótimo feriado.
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Olá, consegui aumentar o rasgo e os canudos ficaram melhores, a vareta desliza bem mais leve agora.

Não achei nada referente a montagem do leme e profundor estou com muita dúvida nesse corte em 45 graus, se faz mesmo necessário ?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

Olá ! se não fizer, o leme ou profundor não flexionará, veja : a fita filamentosa fica de um lado, digamos o esquerdo, para flexionar para a esquerda tem espaço mas para a direita não, é ai que entra o chanfro abrindo espaço para ele flexionar . . . não tenho paciência para colocar fotos aqui no fórum mas no Google fica fácil achar, vou tentar achar alguma . . .


Algo assim :

https://static.rcgroups.net/forums/atta ... 1281464015

ou assim :

http://www.rc-soar.com/tech/sil2.gif
leo0oh
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 9:27 am
Localização: tubarao/sc

Re: Ugly Stick

Mensagem por leo0oh »

Acho q esclareceu bastante... Referente a entelagem ela tem q ser feita antes ?
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

É feita depois de montado, mas nunca fiz pois prefiro comprar ARF ou pintar . . . se for pintar use tinta Acrilex ou similar para artesanato, aquelas da tampinha rosa . . . tem um esquema que é interessante que é a entelagem com papel, vou ver se acho o tópico . . .


Aqui : https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... st20084604
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Jacimar escreveu:Bom dia Laércio ! a sua analogia com a tábua foi muito esclarecedora e faz sentido, os próximos aeros serão montados de forma mais convencional, a princípio me inspirei nos motoplanadores de FPV em que o pessoal espalha os componentes pelo aero para evitar interferência, no caso deles normalmente o voo é bem trivial e não deve fazer tanta diferença . . . prezado, muito obrigado pela atenção e um ótimo feriado.



Agora procuro sempre fazer uma comparação mesmo que grotesca, pois já teve gente aqui que só faltou me insultar sobre o que falei em outras ocasiões.
Imagine uma gangorra nessa ocasião, em que a fuselagem é a gangorra e o CG o ponto de apoio dessa gangorra.
Agora fica mais fácil ainda de compreender a situação em que se muda o ponto de apoio da gangorra, se tem que mudar as cargas para continuar havendo equilíbrio e se espalhamos essa carga, os movimentos da gangorra serão mais lentos, o que não significa que em um aeromodelo isso o torne mais dócil, pelo contrário, pode deixar ele lento de respostas de comando em algumas manobras isso sim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Jacimar
membro
Mensagens: 464
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 4:02 am
Localização: Ipatinga/MG

Re: Ugly Stick

Mensagem por Jacimar »

LaercioLMB escreveu:
Jacimar escreveu:Bom dia Laércio ! a sua analogia com a tábua foi muito esclarecedora e faz sentido, os próximos aeros serão montados de forma mais convencional, a princípio me inspirei nos motoplanadores de FPV em que o pessoal espalha os componentes pelo aero para evitar interferência, no caso deles normalmente o voo é bem trivial e não deve fazer tanta diferença . . . prezado, muito obrigado pela atenção e um ótimo feriado.



Agora procuro sempre fazer uma comparação mesmo que grotesca, pois já teve gente aqui que só faltou me insultar sobre o que falei em outras ocasiões.
Imagine uma gangorra nessa ocasião, em que a fuselagem é a gangorra e o CG o ponto de apoio dessa gangorra.
Agora fica mais fácil ainda de compreender a situação em que se muda o ponto de apoio da gangorra, se tem que mudar as cargas para continuar havendo equilíbrio e se espalhamos essa carga, os movimentos da gangorra serão mais lentos, o que não significa que em um aeromodelo isso o torne mais dócil, pelo contrário, pode deixar ele lento de respostas de comando em algumas manobras isso sim.



Já presenciei você explicando algo, assim como o Marco Antônio além de outros, e o pessoal criticando e desmerecendo a explicação que era baseada em teoria e prática, muitos preferem tumultuar . . .
Na minha montagem, comparando com uma convencional eu observei principalmente a necessidade de pouco comando de profundor para cabrar, mais comando para picar e muito mais comando para sair de uma cabrada, provavelmente devido à cauda pesada, apesar do CG estar correto . . . apesar disso voa bem e fiquei com a área sob a asa disponível para montar alguma traquitana . . . forte abraço !
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Valeu Jacimar.
Grande abraço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder