Qual hélice usar nesse modelo?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Olá! Semana passada fiz um Mini 3DX com depron de 5mm. Ainda estou esperando a bateria chegar para poder testar, mas gostaria logo de saber qual hélice comprar para já ir ganhando tempo. Não tenho aquelas balanças de precisão, então acho que vai acabar complicando um pouco na hora de escolher a hélice, por isso peço ajuda aos mais experientes nesse ramo.
A eletrônica dele é:
Motor emax 2822, 3x servos 9g, esc "xing ling" de 18A, receptor da hk Tr6A v2, e um daqueles alarmes para lipo.
Irei usar uma bateria lipo 3s 1300mAh 25-50C, com 120 gramas.
Pretendo usar esse avião da maneira mais acrobática possível, então preciso que ele suba na vertical. Tenho aqui em casa umas hélices 8x6, que usava em planador um antes desse, com praticamente a mesma eletrônica, mas não subia na vertical e precisava ficar com uns 70% do acelerador para não estolar.
Agradeço a todos os que puderem me ajudar!
Dimensões:
-80cm de envergadura
-76cm da ponta do motor até a ponta do leme

Fotos:
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... Udsdk9kYlE
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... VdxdlVvVU0
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... 1NpSVpzZW8
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... WUxU3BMTTA
https://drive.google.com/open?id=0B3aFW ... kFCMHpIX2M
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Poxa ninguem sabe?! Vou entao tentar ir em uma padaria ou algo assim para medir quanto pesa ele.
Ainda tentando voar a 1km/h
Raimundo Bezerra
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 10:09 am
Localização: Brodowski-SP

Re: Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por Raimundo Bezerra »

Amigo, com bateria 3s e motor 2822 normalmente usa-se hélice 9x5, mais que isso pode queimar o motor.
O ideal seria pra esse modelo, usar bateria de 1000 mAh.
Fiat 147, CG 125 Ano 80, Ugly Stick Sammy Hobby, GWS Slow Stick na caixa, casa de cohab. lol =)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por LaercioLMB »

É muito motor para esse modelo.
Com essa envergadura, esse modelo não pode passar de 150 g e só de bateria já pesa quase isso.
Esse tipo de modelo usa geralmente motores de alto kv, hélices de baixo diâmetro, tipo 5 polegadas, para o efeito torque ser muito baixo no modelo já que uma hélice muito grande fará ele rolar facilmente.
Motor para esse modelo não pode passar de 25g, bateria geralmente no máximo 800 mA. Já vi muita gente voando com baterias de 500 mA.
Motor 2822 em um modelo perfilado desse tamanho só pode ser brincadeira.
Nem pensar ESC de 9g, tem que ser de 5g, pois o seu modelo pronto para o voo não pode passar de 150 g como eu já falei e já vi perfilados em balsa desse tamanho pesando 95g pronto para o voo.
A linkagem dos servos dos ailerons dessa forma é só para te dar problema, jamais se faz linkagem na diagonal como você fez. No chão é tudo uma maravilha, funciona fácil, mas em voo onde haverá força no movimento, a coisa vai mudar e as chances de servo travar por causa disso são grandes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Laércio, não pesou 150g. Acho que ficou até mais pesado que deveria, esse depron é mais pesado ou algo assim. Eu copiei na internet o que outras pessoas já fizeram, e o avião voou bem, nos vídeos pelo menos. Pode ser até pelo dedo do piloto, o avião subia na vertical igual a um foguete. Quanto ao link, eu coloquei pesos na asa, e ele virou, só voando mesmo para testar, mas é claro, inclinado força mais.

Existe algum problema em um aeromodelo de +-600 gramas usar um motor x helice com empuxo de 850 gramas? Quanto a velocidade, tem alguma maneira aproximada de calcular, algum programa ou algo assim?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por John-Henrique »

Gabriel Velloso escreveu:Existe algum problema em um aeromodelo de +-600 gramas usar um motor x helice com empuxo de 850 gramas?

Sim, tem problema, se o aeromodelo tiver menos de 1 metro de envergadura ele literalmente não irá voar e se voar, não vai ser fácil controla-lo, além de ter que ficar com acelerador no máximo o tempo todo. É importante saber também a envergadura do aeromodelo e o tipo de aeromodelo.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por Gabriel Velloso »

John rsrsrs, acho que entendeu ao contrario. O motor e hélice geraram 850g, e o shock flyer completo (bateria, motor, hélice, tudo) pesou +- 600g. Existe algum problema nessa combinação?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por John-Henrique »

Entendi corretamente. Será que o motor, bateria e toda eletronica pesando 500 gramas, consegue voar sem asas? Quem faz voar, motor ou asa?
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Saquei. Mas como é um acrobático, ele nao iria ja voar estolado, sustentado a maior parte do tempo pelo motor? Tem 80cm de asa, mais a fuselagem, já que é feito daquela maneira "em X", acredito que ajude a sustentar um pouco. Vou achar o cg para testar como ficou.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Qual hélice usar nesse modelo?

Mensagem por LaercioLMB »

Para deixar o modelo pendurado igual a um helicóptero, não terá problema nenhum, mas voar é outra coisa e um perfilado já tem problema de sustentação ser baixa devido a asa ser somente uma chapa, sem perfil e tendo que voar com a cauda pendurada já que em baixas velocidades, a asa não gera sustentação nenhuma e a cauda baixa pelo mesmo motivo e nesse caso, a inclinação que faz na asa faz com que o deslocamento de ar para baixo, mantenha o modelo voando.
Um modelo perfilado desse tamanho não pode pesar mais de 150g.
E como o John perguntou, o que gera sustentação, o motor ou a asa?
Não se iluda com empuxo de motor ser maior do que o peso, pois isso não rola.
Exemplo;
Minha primeira M no aeromodelismo elétrico foi justamente essa, fiz um aeromodelo de 76 cm de envergadura, pesou pronto para o voo, 420 g e todo mundo me falou que esse modelo não poderia ter passado de 80 g. Retruquei todos, pois o empuxo do motor era de 550 g, maior do que o peso do modelo.
Voou?
Sim, igual uma bala de canhão.
Mais devagar ele caia e olha que as asas tinham o perfil Clark Y. Imagina se fosse perfilado!
Na hora do pouso era um terror, vinha tão rápido que não tinha tempo de pensar em nada e lá se ia o trem de pouso, pois o peso do modelo era muito grande para o tamanho dele e se reforçasse mais o trem, o peso iria aumentar muito mais.
Tudo isso por que eu não dei ouvidos aos que me avisaram que não ia rolar legal.
Resumindo tudo, retirei toda a eletrônica dele e linkagens e joguei no lixo, pois já tinha quebrado tanto nos pousos que não valia mais a pena querer comprar a eletrônica correta para ele.
Um modelo perfilado desse tamanho tem que ser leve, hélice bem pequena para eliminar o máximo o efeito torque em cima do modelo, mesmo com o motor inclinado, hélice do tamanho que você quer botar não vai rolar.
Não sei que depron é esse tão pesado que você comprou, só se for aqueles de construção civil com papelão junto e se foi, outro grave erro que cometeu. papelão é muito pesado, principalmente para um modelo tão pequeno, pois existem várias gramaturas (pesos diferentes) de papelão e não é por ser papelão que é tudo igual e o papelão de construção civil de leve não tem nada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder