Asa estalou e ficou mole

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Gabriel Velloso
membro

Asa estalou e ficou mole

Mensagempor Gabriel Velloso » 01 Abr 2017 13:44

Tenho uma asa de um "cessna", com 1,14cm por 22cm, e ela tem 3 varas de fibra de 2,5mm. Uma já veio nela, as outras duas eu que coloquei, porque achei que era muito mole. Hoje eu peguei ela, e ao forçar um pouco ela, deu um estalo e ficou mole. O estranho é que já recolei as varetas e ainda está bem mais mole do que era antes.

Alguém sabe o que posso fazer para resolver isso?
Ainda tentando voar a 1km/h

John-Henrique
membro
Contato:

Re: Asa estalou e ficou mole

Mensagempor John-Henrique » 02 Abr 2017 04:21

As varetas quebraram, você pode remover as varetas existentes e colocar outras. Se quebrou, você pode emendar mas NUNCA será resistente como antes de quebrar, e sempre irá quebrar na tal emenda.

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 02 Abr 2017 12:28

Pior que não quebraram, eu fui ver, estão inteiras.

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 02 Abr 2017 12:33

O que eu percebi é que parece que a entelagem soltou, acredito que ela ajudava na dureza da asa, não deixava deformar. Será que usar um ferro de passar roupa, na mínima temperatura daria certo para fazer ela colar de novo?

Bivo
membro

Mensagempor Bivo » 02 Abr 2017 17:14

Talvez elas descolaram. Qual tipo de cola você usou?

Douglas Lenz
membro
Contato:

Mensagempor Douglas Lenz » 03 Abr 2017 09:30

Gabriel

Nas asas de isopor a vareta de fibra é somente UM dos componente do reforço o outro é a cola. A colagem é importante sendo ela que dará resistência à asa.

Não interessa o material ou a espessura da vareta, se ela não for bem colada, não fará seu papel no reforço. Bem colada quer dizer, colar ela em toda a sua extensão, sem deixar espaços sem cola, se ficarem espaços sem cola, neste local por não estar ancorada a vareta fica solta e o isopor se move.

Eu prefiro para este tipo de colagem cola epóxi.

Retira todas as varetas, limpa bem e cole-as novamente. E claro, verifica se a asa não quebrou realmente.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz

fabioalberti
membro

Mensagempor fabioalberti » 03 Abr 2017 10:11

Deve ter quebrado o isopor, por isso está mole... Às vezes é difícil ver quando o isopor quebra.

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 04 Abr 2017 09:47

Não esta mole a ponto de ser o isopor, ainda da pra voar, mas se fizer um loop a asa vira um "V". Vou recolar as varetas e adicionar umas a mais.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 04 Abr 2017 10:32

Somente duas varetas são necessárias, uma em cima e outra exatamente em baixo da de cima, pois se colocar em qualquer ponto não funciona e poderá encher a asa de varetas que não adiantará. Só terá peso.
Retire as varetas, limpe bem a asa, use cola epoxi (ARALDITE) e jamais use POXIPOL, pois essa poxipol é uma porcaria e nada confiável.
Passe a cola primeiro na ranhura onde irá colocar a vareta e aplique a vareta na ranhura sobre a cola e espere pelo menos umas 4 horas até a cola secar, se for a cola de 2 horas, pois a parte que está em contato com o ar seca mais rápido do que a que está dentro do isopor e não use a de 10 minutos, pois em 5 minutos já fica ruim e não confiável, isso que quando você começar a misturar a cola o tempo já está contando e a cola tem que ser muito bem misturada, nada de preguiça nisso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Gabriel Velloso
membro

Mensagempor Gabriel Velloso » 04 Abr 2017 20:16

Nossa, eu usava cola de isopor, vi que ela fica meio flexível, como silicone. A araldite original é bem cara, a diferença para as genericas é gritante, será que uma genérica de boa qualidade funciona?

henriquefunari
membro

Mensagempor henriquefunari » 04 Abr 2017 20:44

Gabriel Velloso escreveu:Nossa, eu usava cola de isopor, vi que ela fica meio flexível, como silicone. A araldite original é bem cara, a diferença para as genericas é gritante, será que uma genérica de boa qualidade funciona?

Blz Gabriel?
Araldite não é a original e as outras não são genéricas nem vice-versa.
Estamos aqui falando de colas Epoxi.
Existem muitas marcas, sem dúvidas a Araldite é boa, mas não é a única, existem outras boas também.
Uma outra cola epoxi boa é a Orbi-poxi.

Obs. Vai aparecer um "troll" aqui embaixo falando que só araldite presta, tudo que é Chinês é lixo, vai reclamar dos novatos que não leem e não sabem voar como os antigos e etc.

Jacimar
membro

Mensagempor Jacimar » 04 Abr 2017 21:46

Boa noite prezados ! comprei no ML uma cola Epóxi 30 minutos, 100ml cada parte, preço bom e atende muito bem ! 20% do preço do "Araldite", abraço !

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 05 Abr 2017 09:28

Cara, cola de isopor é muito boa se souber usar.
Eu já colei trem de pouso com cola de isopor.
Cola de isopor é cola de contato e a maioria não sabe disso ou ignora por completo.
Para usar essa cola, as peças tem obrigatoriamente estarem bem limpas, passar a cola em pouca quantidade em ambas as peças que serão unidas, esperar uns 5 minutos no máximo antes de juntar as peças e depois de unidas, esperar 24 "HORAS" quer queiram ou não para que a cola atinja a qualidade máxima de união das peças.
Cola de isopor não é só passar em um lado e aplicar o outro em cima logo em seguida que sempre vai ficar uma porcaria, por melhor que achem que ficou, não ficou.
Quer usar cola de isopor para colar as varetas? Use, mas use de forma correta.
Eu uso cola de isopor para colar as varetas nas asas, mas respeito essa regra que ela tem para colar as coisas e em 24 horas não mexa na asa por nada, vá pescar, vá falar da vida dos outros, vá colocar dicas furadas em fóruns como muitos fazem e dar risada depois.
Por que eu não recomendei isso antes?
Por que a maioria não quer esperar a cola secar, quer tudo pronto em 10 minutos e nesse caso se quer coisa boa e rápida, tem que usar o que é melhor, pois do contrário só terá porcarias como resultado.

De outras marcas de colas epoxi eu não tenho o que falar, só falo da poxipol, pois essa me deu a maior dor de cabeça, reclamei com o fabricante, levaram a cola como amostra, me deram uma caixa cheia de bisnagas poxipol para cobrir o "prejuízo" alegando que aquele lote havia dado problema e nem a caixa nova que me deram prestou, joguei tudo fora e nunca mais comprei poxipol.
Araldite é cara? Sim, é, mas não me dará problemas depois.
O barato sempre sai caro.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

júlioadam
membro

Mensagempor júlioadam » 05 Abr 2017 18:18

Sempre usei a cola de isopor com as dicas que o LaercioLMB deu aqui no fórum e nunca deu problema. As varetas ficam firmes, sem muito peso por causa da cola e fica uma colagem muito "limpa".
lol e-voo lol

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 05 Abr 2017 23:30

júlioadam escreveu:Sempre usei a cola de isopor com as dicas que o LaercioLMB deu aqui no fórum e nunca deu problema. As varetas ficam firmes, sem muito peso por causa da cola e fica uma colagem muito "limpa".

Valeu brow.

Tio Bit
membro

Mensagempor Tio Bit » 16 Mai 2017 12:14

Também tenho utilizado cola de isopor, da forma como o Laércio orientou! Nunca tive problemas!

Diego Costa
Equipe E-voo.com
Contato:

Re:

Mensagempor Diego Costa » 25 Mai 2017 15:01

LaercioLMB escreveu:Cara, cola de isopor é muito boa se souber usar.
Eu já colei trem de pouso com cola de isopor.
Cola de isopor é cola de contato e a maioria não sabe disso ou ignora por completo.
Cola de isopor não é só passar em um lado e aplicar o outro em cima logo em seguida que sempre vai ficar uma porcaria, por melhor que achem que ficou, não ficou.
.

É, eu devia ter pesquisado sobre isso antes, não sabia, e colei da forma errada. Vou ver se consigo reverter o processo se der problema :?
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”