Pessoal boa tarde;
Fiz a construção de um TELEMASTER de Envergadura 1300mm e Comprimento 800mm...
Fiz várias consultas em vários sites do exterior, porém todos fazem referências apenas ao "SENIOR TELEMASTER" (bem maior que o meu) ;
Por mais que eu tenha acomodado todos os componentes na parte dianteira do compartimento, me parece que ainda está com peso de cauda...
Dúvida: A asa do TELEMASTER, apesar de ser bem na dianteira, obedece mais ou menos os 33% da corda para se acertar o CG?
Adquiri esse KIT cortado a Laser pelo Mercado Livre , e o mesmo não dispõe de planta, dá-se aí a necessidade de consultá-los e solicitar à ajuda dos contrutores de plantão!
Desde já, obrigado a todos.
CG DO TELEMASTER (BALSA) AJUSTE
- sabbadin
- membro
- Mensagens: 212
- Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
- Localização: Sorocaba - SP
- Contato:
CG DO TELEMASTER (BALSA) AJUSTE
Editado pela última vez por sabbadin em Qua Mai 03, 2017 7:18 pm, em um total de 1 vez.
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
João Sabbadin - Sorocaba - SP
- fabriciogf
- membro
- Mensagens: 170
- Registrado em: Sex Nov 13, 2015 10:24 am
- Localização: contagem
Re: AJUDA - AJUSTE DE CG DO TELEMASTER (BALSA)
Boa tarde sabbadin, o local exato do cg realmente não sei falar,33% acho que é muito pra um treinador, porém se você acertar o cg em 25% da corda é garantido que dá pra você voar e testar o aeromodelo e ir acertando o cg de acordo com o voo dele,com peso de cauda não tente voar nunca.
- Camacho
- membro
- Mensagens: 1510
- Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
- Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!
Re: AJUDA - AJUSTE CG DO TELEMASTER (BALSA)
boas
Falando de um modo bem "grosseiro", e sem entrar no mérito de nada, você tem que pensar da seguinte maneira:
o que você acerta CG é a ASA. o que está "pendurado" pra frente ou pra traz dela pouco interessa.(EXAGERANDO) se tiver 1 km de fuselagem na frente e 1 metro atrás e conseguir acertar o CG EM TEORIA vai voar certinho- DE NOVO sem entrar no mérito de alavanca e quantidade de comando e nada... é só pra ilustrar.
o CG é 1/3(33%) da corda média em , se não me falha, 100% dos casos.
pra mais ou pra menos que isso é preferencia do piloto- CLAARO tem um limite pra cada lado aí !
muito atrasado ou muito adiantado fica invoável.
como o telemaster tem corda constante 1/3 da corda média é 1/3 de qualquer nervura que você pegue pra medir na asa.OBS: aileron TAMBÉM faz parte da asa, portanto deve entrar na medida.--tanque vazio para combustão e bateria a bordo para elétrico.
se mesmo mexendo o equipamento de bordo não conseguiu acertar ,tem 2 alternativas:
-aliviar peso na cauda, o que implica em desentelar, lixar,reentelar....
-lastrear o nariz, com peso morto mesmo.
Abraço
Falando de um modo bem "grosseiro", e sem entrar no mérito de nada, você tem que pensar da seguinte maneira:
o que você acerta CG é a ASA. o que está "pendurado" pra frente ou pra traz dela pouco interessa.(EXAGERANDO) se tiver 1 km de fuselagem na frente e 1 metro atrás e conseguir acertar o CG EM TEORIA vai voar certinho- DE NOVO sem entrar no mérito de alavanca e quantidade de comando e nada... é só pra ilustrar.
o CG é 1/3(33%) da corda média em , se não me falha, 100% dos casos.
pra mais ou pra menos que isso é preferencia do piloto- CLAARO tem um limite pra cada lado aí !
muito atrasado ou muito adiantado fica invoável.
como o telemaster tem corda constante 1/3 da corda média é 1/3 de qualquer nervura que você pegue pra medir na asa.OBS: aileron TAMBÉM faz parte da asa, portanto deve entrar na medida.--tanque vazio para combustão e bateria a bordo para elétrico.
se mesmo mexendo o equipamento de bordo não conseguiu acertar ,tem 2 alternativas:
-aliviar peso na cauda, o que implica em desentelar, lixar,reentelar....
-lastrear o nariz, com peso morto mesmo.
Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO
-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 851
- Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
- Localização: Curitiba Parana
Re: CG DO TELEMASTER (BALSA) AJUSTE
A planta original do telemaster tem o estabilizador horizontal perfilado. Isso admite um CG um pouco mais atrasado, sem prejuízo do voo. Tenho visto inúmeros Telemaster com o estabilizador sem perfil, o que já altera o CG. Quase sempre essa retirada de perfil é para tornar mais fácil a construcão, mas aí as características do aeromodelo já foram alteradas...
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
- sabbadin
- membro
- Mensagens: 212
- Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
- Localização: Sorocaba - SP
- Contato:
Re: CG DO TELEMASTER (BALSA) AJUSTE
Gilberto_CWB escreveu:A planta original do telemaster tem o estabilizador horizontal perfilado. Isso admite um CG um pouco mais atrasado, sem prejuízo do voo. Tenho visto inúmeros Telemaster com o estabilizador sem perfil, o que já altera o CG. Quase sempre essa retirada de perfil é para tornar mais fácil a construcão, mas aí as características do aeromodelo já foram alteradas...
Bom dia Gilberto!
Pensei num primeiro momento exatamente isso! Você está corretíssimo!
Obrigado pela ajuda!
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
João Sabbadin - Sorocaba - SP
- sabbadin
- membro
- Mensagens: 212
- Registrado em: Seg Jul 16, 2012 11:11 am
- Localização: Sorocaba - SP
- Contato:
Re: AJUDA - AJUSTE CG DO TELEMASTER (BALSA)
Camacho escreveu:boas
Falando de um modo bem "grosseiro", e sem entrar no mérito de nada, você tem que pensar da seguinte maneira:
o que você acerta CG é a ASA. o que está "pendurado" pra frente ou pra traz dela pouco interessa.(EXAGERANDO) se tiver 1 km de fuselagem na frente e 1 metro atrás e conseguir acertar o CG EM TEORIA vai voar certinho- DE NOVO sem entrar no mérito de alavanca e quantidade de comando e nada... é só pra ilustrar.
o CG é 1/3(33%) da corda média em , se não me falha, 100% dos casos.
pra mais ou pra menos que isso é preferencia do piloto- CLAARO tem um limite pra cada lado aí !
muito atrasado ou muito adiantado fica invoável.
como o telemaster tem corda constante 1/3 da corda média é 1/3 de qualquer nervura que você pegue pra medir na asa.OBS: aileron TAMBÉM faz parte da asa, portanto deve entrar na medida.--tanque vazio para combustão e bateria a bordo para elétrico.
se mesmo mexendo o equipamento de bordo não conseguiu acertar ,tem 2 alternativas:
-aliviar peso na cauda, o que implica em desentelar, lixar,reentelar....
-lastrear o nariz, com peso morto mesmo.
Abraço
Pois é... Não queria aceitar essa dura realidade! Você está certo!
Abraço!
FLYING U-Control & RC SINCE 1981!
João Sabbadin - Sorocaba - SP
João Sabbadin - Sorocaba - SP