Bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V! Mais uma dúvida na linkagem

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V! Mais uma dúvida na linkagem

Mensagem por crique »

Olá, senhores.

Estou construindo um Bonanza V35 e só agora surgiu uma dúvida: como linkar a bequilha? A dificuldade é que os dois servos que atuam na empenagem funcionam tanto com comandos oriundos do canal 2 como do canal 4. Pensei em usar um servo exclusivo para a bequilha mas, no meu entender, não resolveria o problema.

Já pesquisei um bocado e não encontrei nada relativo, talvez por não serem muito comuns as vtails quando não se trata de planadores.

Alguém já construiu algo do tipo ou tem ideia do que fazer?

Obrigado.
Editado pela última vez por crique em Sex Mai 26, 2017 8:04 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Ajuda com linkagem de bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V

Mensagem por Camacho »

https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... ektrum-DX8

https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... cts-Review

http://www.e-fliterc.com/ProdInfo/Files ... manual.pdf

amigon... precisa procurar melhor.... levei 10 segundos pra achar... mas enfim se for resolver seu problema, é o que vale.
Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: Ajuda com linkagem de bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V

Mensagem por crique »

Esqueci de mensionar o meu rádio, que é um Futaba 6J, e, como foi sugerido para aplicação no dx8 do link mixar os canais estabelecendo que um funcione como master e o outro como slave, não sei se é possível fazer isso no meu, visto que a mixagem vtail já vem "pronta" no Futaba.

Mesmo assim, obrigado.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Ajuda com linkagem de bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V

Mensagem por Camacho »

crique escreveu:Esqueci de mensionar o meu rádio, que é um Futaba 6J, e, como foi sugerido para aplicação no dx8 do link mixar os canais estabelecendo que um funcione como master e o outro como slave, não sei se é possível fazer isso no meu, visto que a mixagem vtail já vem "pronta" no Futaba.

Mesmo assim, obrigado.


sim o procedimento é o mesmo.
você vai usar a mixagem vtail normalmente.
vai em outra mixagem(programable mix 1) e linca o servo 4 leme com o servo de bequilha que você colocou em outro canal do rádio. leme como mestre e o canal da bequilha como escravo. vai que dá certo. ah... e não esquece de aumentar a porcentagem pra cada lado só acionar o mix não vai acontecer nada....
Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: Ajuda com linkagem de bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V

Mensagem por crique »

Camacho escreveu:
crique escreveu:Esqueci de mensionar o meu rádio, que é um Futaba 6J, e, como foi sugerido para aplicação no dx8 do link mixar os canais estabelecendo que um funcione como master e o outro como slave, não sei se é possível fazer isso no meu, visto que a mixagem vtail já vem "pronta" no Futaba.

Mesmo assim, obrigado.


sim o procedimento é o mesmo.
você vai usar a mixagem vtail normalmente.
vai em outra mixagem(programable mix 1) e linca o servo 4 leme com o servo de bequilha que você colocou em outro canal do rádio. leme como mestre e o canal da bequilha como escravo. vai que dá certo. ah... e não esquece de aumentar a porcentagem pra cada lado só acionar o mix não vai acontecer nada....
Abraço


Muito obrigado, camacho.
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: Outra dúvida sobre linkagem de bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V

Mensagem por crique »

Olá, pessoal.

Fiz o que o camacho recomendou mas encontrei um problema.

Mixei o canal 4, master, com o canal 5, escravo, sendo que este último comandaria a bequilha. No entanto, o servo não faz o movimento em toda a sua amplitude. Mexe apenas 90º. Alterei a porcentagem mas não funciona a contento.

Experimentei mixar com o canal 6. O servo passa a funcionar normal, movendo-se em toda a sua amplitude, porém, os ailerons, canal 1, começam a obedecer ao canal 4 também. O canal 6 também atua sob o comando do canal 1.

Já pesquisei a respeito mas não encontrei nada parecido.

Desculpem o incômodo mas é a primeira vez que preciso fazer mixagem e estou tomando uma surra.

Obrigado.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Mais uma dúvida na linkagem da bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V

Mensagem por Camacho »

volte o servo escravo para o canal 5 .
provávelmente você esqueceu de mexer no end poit adjustments do canal 5.
tente aumentar ele no máximo e veja o que acontece.
Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: Mais uma dúvida na linkagem da bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V

Mensagem por crique »

Camacho escreveu:volte o servo escravo para o canal 5 .
provávelmente você esqueceu de mexer no end poit adjustments do canal 5.
tente aumentar ele no máximo e veja o que acontece.
Abraço


Fiz isso na hora mas não deu certo.

Valeu.
crique
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Dom Nov 23, 2014 6:40 pm
Localização: Aracaju-SE

Re: Bequilha dianteira em aeromodelo com cauda em V! Mais uma dúvida na linkagem

Mensagem por crique »

Concluindo a história, não consegui de jeito nenhum mixar os canais como gostaria, pelos problemas acima descritos, então, acabei usando um cabo "y" mesmo, que cumpriu a missão. O único inconveniente é que a bequilha obedece ao comando do profundor também, mas como no solo usa-se apenas o comando do leme para taxiar mesmo...

Obrigado pela ajuda.
Responder