Koverall e dope

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
tamandua-rj
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Set 11, 2015 3:35 pm
Localização: Rio de Janeiro

Koverall e dope

Mensagem por tamandua-rj »

Bem pessoal, estou para iniciar a construção de dois aeros, sendo um Stick 60/90 e um Tractor 90 e os dois são da FlyingCircus.
Quero usar o Koverall para a entelagem e já tenho o material em mãos. Porem tenho as seguintes duvidas: 1) usar o dope para fixar o Koverall na madeira? 2) Usar o dope para fechar os poros do Koverall? 3) pretendo pintar o aero com tinta automotiva de base poliester, dá problema com o dope?
Então gostaria de ouvir de pessoas que já fizeram este tipo de trabalho como a madeira deve ser preparada e todos os cuidados que devem ser tomados.

No mais é isso ai.

Obrigado pela ajuda e bons voos
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Re: Koverall e dope

Mensagem por Gilberto_CWB »

Nunca usei Koverall, apenas o tecido poliester. Mas o uso básico deve ser: passar pelo menos três demãos de dope puro, bem esticadas, na parte onde o tecido vai grudar na madeira. Espere secar entre uma demão e outra. Depois coloque o tecido sobre o local a ser entelado, prendendo com alfinetes e vá esticando o tecido, soltando os alfinetes, recolocando, até que o tecido esteja esticado. Então pode passar outra demão de dope diluido com o thinner próprio ( meio a meio). Passe com cuidado, para que o tecido fique bem colado. Depois que secar, preferencialmente depois de uma hora, tire os alfinetes e com o ferrinho ou pistola aqueça o tecido ( cuidado com o calor excessivo). O tecido deve encolher. Cuidado com a asa, o tecido deve ser colocado de forma transversal sobre ela, as tramas devem formar 45 graus com as longarinas, para evitar empenamento na hora de passar o ferrinho ou aquecedor. Depois disso passar o thiner diluido em toda a entelagem, para fechar os poros e formar uma fina camada. Só depois disso é que estará pronto para o primer e as demais demãos de tinta, extremamente finas, senão o aeromodelo vira uma carreta carregada de soja. Se o trabalho for bem feito dá de mil a zero nas entelagens tipo monokote , chinakote e similares. Mas precisa uma paciência de monge budista para chegar lá. Boa sorte na empreitada. Se precisar algo em que eu possa ser útil mande MP.
A leitura é o fundamento da cultura. Sem ela, sempre seremos analfabetos.
RC_Captain
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qui Jul 17, 2008 4:56 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Re: Koverall e dope

Mensagem por RC_Captain »

Koverall é poliéster. Usa-se exatamente como organza normal ou silkspan, com a vantagem que pode ser encolhido como Monokote. Já usei em PT-19, Nobler, PT-17 e agora estou para entelar um Morane Saulnier N.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Re: Koverall e dope

Mensagem por Rensanches »

Onde comprar o Koverrall em São Paulo, Koverral é diferente da organza de poliester? Há muitos anos utilizei seda com sucesso para entelar um planador A2 e um planador radio controlado, porém utilizava a mesma técnica da entelagem em papel, posteriormente tentei com organza de poliester, mas nunca tive sucesso. Vou tentar a técnica acima descrita acima pelo Gilberto com a organza de poliester, utilizando o aquecimento pós fixação da organza. Também lí que é possivel utilizar meias de mulher para entelagem, alguém do grupo já utilizou?
Renato Sanches
Responder