Qual o modelo mais barato que consigo construir usando um esc 25A?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
mavi201120@hotmail.com
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Ago 06, 2014 3:58 pm
Localização: Cravinhos-SP | Divinópolis-MG

Qual o modelo mais barato que consigo construir usando um esc 25A?

Mensagem por mavi201120@hotmail.com »

Bom galera, como dito no título do tópico, eu pretendo construir um aeromodelo, nunca tive um e nunca montei um, tenho um pouco de experiencia com aeromodelismo pois há um bom tempo já venho trabalhando em meu quadricóptero, mas aviões nunca.
Pois bem, das minhas construções com o quadri, me sobraram 2x escs mystery 25A e usando um deles eu gostaria de construir um avião, além dos escs, tenho também o rádio do quad, um turnigy 9x com módulo corona, que pretendo utilizar também no avião.

o que vocês acham? será que dá pra fazer? um outro detalhe é que eu to meio sem grana e não tenho muito para investir nesse projeto, vou importar tudo pelo aliexpress para baratear o máximo possível.
outro detalhe também, é a questão das baterias, que eu tenho uma de 3S 2.2 para o rádio e outra de 3S 5.2 para o quadricóptero, será que vale a pena usar essa mesma para o avião? ela é um tanto pesada, então não sei se daria certo.
Enfim..... de aviões eu não entendo muito, por isso vim pedir o opinião de vocês sobre o que é possível de fazer, gastando o mínimo possível
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Qual o modelo mais barato que consigo construir usando um esc 25A?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Com essa bateria (2200mAh) e esse esc (de so 25A) acho que ficaria difícil, para aguentar o peso dessa bateria teria que ser um aero grande, e para ele não acredito que um motor de 25A daria certo.

Esperando mais respostas...
Ainda tentando voar a 1km/h
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: Qual o modelo mais barato que consigo construir usando um esc 25A?

Mensagem por Gabriel Velloso »

Me lembrei tinha um aeromodelo feito no olho, com 1,20m de envergadura e 80cm de fuselagem, um paralelepípedo bem quadradão mesmo, voava com uma bateria de 1800mAh e esc/motor de 18A, já coloquei uma vez uma bateria de 2200mAh, voou o tempo todo com 70% de motor, mas voou.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Qual o modelo mais barato que consigo construir usando um esc 25A?

Mensagem por Diego Costa »

Cara, eu particularmente adquiri um Cesnna do Mauri (Scifly/ProAero) com 1200mm de envergadura, que pronto pra voar tem peso previsto entre 600~750g (isso pra voar bem, velocidade de planeio em torno de 30Km/H, vôo lento).

Minha configuração é "semelhante" à sua, também possuo um Turnigy 9X, porém com módulo original, bateria 2s 2250mAh 20C, Esc Budget 18A, Helice tripá 9x7 e Motor Emax CF2822.

Abaixo tem a configuração indicada pelo fabricante pra esse modelo:

Para uma entelagem leve, só isopor, pintura leve ou com fita durex larga, recomenda-se:
- Motor 2822 de 1200 kv, 2210N de 1000Kv, 2830 de 1100 Kv, C2836-08 1100kv ou equiv. com peso e kv aproximado.
- Hélice de acordo do tabela de cada motor.
- Esc de 25A
- 4 Servos 9 grs.
- Bateria 1500~1800mAh 3s 30c


Então creio que exista uma boa margem pra você montar um aero, desde um "Ugly Stick" até um Cessna. Na seção de Plantas tem varios treinadores que você pode montar com baixo custo, sugiro que dê uma olhada. plantas/treinadores/

E aqui um vìdeo do Cessna voando, é um kit pra montar, e um dos poucos Cessnas indicados para iniciantes, por ter um perfil de vôo diferente, menos arisco que a maioria dos Cessnas. Isso é só um exemplo, pra você sacar a margem de opções que você tem, mas também pode adquirir o material e fazer você mesmo um aeromodelo treinador, enfim...
https://www.youtube.com/watch?v=LNAlMhxyVeM
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Qual o modelo mais barato que consigo construir usando um esc 25A?

Mensagem por John-Henrique »

mavi201120@hotmail.com escreveu:Pois bem, das minhas construções com o quadri, me sobraram 2x escs mystery 25A e usando um deles eu gostaria de construir um avião, além dos escs, tenho também o rádio do quad, um turnigy 9x com módulo corona, que pretendo utilizar também no avião.

Você pode montar um aeromodelo treinador (estes com asa sobre a fuselagem) com pelo menos 1 metro de envergadura, um motor de 1000 a 1200kv e hélices 8040.

Como é seu primeiro modelo a asa precisa ter diedro (pesquise sobre) para facilitar para você controla-lo.

O problema que vejo é em relação a bateria, seria interessante ter uma bateria de 1800mA, mas não tendo, terá que ajustar o aeromodelo para usar esta bateria, provavelmente terá que usar mais motor, mas voará, menos que o esperado mas voará.

Um aeromodelo assim (como citei) voa no minimo 20 minutos, já cheguei a voar 40 minutos seguidos com uma bateria de 1800mA, mas era um voo calmo aproveitando o vendo ao máximo justamente para conseguir voar o máximo possivel.

Não é obrigatório mas muito recomendável utilizar um alarme pra medir a tensão da bateria e também um alarme localizador de aeromodelos, pro caso de você perdê-lo no mato por exemplo.
Responder