SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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Gabriel Velloso
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SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 18 Jun 2017 13:25

Alguém conhece ou me recomenda um aeromodelo, com o voo mais lento possível, que seja relativamente grande? Tenho umas peças de eletrônica aqui sobrando e gostaria de fazer um aeromodelo para voar quase parado, flutuando no ar.

Motor: o famoso 2822
ESC: Um xing ling de 18A (que usei uns anos com o 2822)
Servos: 9g variados, turnigy, emaxx
Receptor: 6ch da hobbyking (usava ele tanto no radio t6a v2 e no fs-i6)
Baterias: 3s -> 2200 e 1300mAh, 2s -> 2200 (uma 3s estragada) e 900mAh (era adaptada de um helicóptero da candide)
Hélices: 9x5, 8x6, 9x4,7

Acredito que para um voo BEM lento precise de uma hélice grande, com baixo passo, como a 9x4,7, ou até maior (me corrijam se errei)
Editado pela última vez por Diego Costa em 17 Jul 2017 14:55, em um total de 1 vez.
Razão: Titulo editado a pedido do autor

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Diego Costa » 18 Jun 2017 15:24

Cara, precisaria buscar mais detalhes do setup utilizado, mas nesse tópico abordei um aeromodelo com essas caracteristiicas, parece um "Dirigivel" de tão lento, e tendo asa poliédrica dá pra controlar apenas com leme e profundor, talvez nem precise de aileron. É um aero grande, projetado pra vôos Indoor, dá uma olhada no topico, vê se é isso que você está procurando.

PS: Sendo pra vôo indoor, se for utiliza-lo ao ar livre recomenda-se que seja em dia de pouco vento.

viewtopic.php?f=10&t=182615
https://www.youtube.com/watch?v=N-WHETzqtHg

Nesse outro vídeo é mostrado a possivel eletronica utilizada nesse aeromodelo (não entendo muito de inglês).
https://www.youtube.com/watch?v=WO8Eq3FCUlA
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 18 Jun 2017 19:03

Poxa bacana esse. Vou tentar fazer a asa com aqueles perfis undercambered, com a asa larga para reduzir a carga alar e conseguir um bom tempo de voo.
E quanto a hélice, o que me diz? Uso qual dessas que eu tenho?

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Diego Costa » 18 Jun 2017 20:54

Gabriel Velloso escreveu:Poxa bacana esse. Vou tentar fazer a asa com aqueles perfis undercambered, com a asa larga para reduzir a carga alar e conseguir um bom tempo de voo.
E quanto a hélice, o que me diz? Uso qual dessas que eu tenho?


Bom, eu tentaria a 9x4.7 primeiro. Ela é do tipo SlowFly?

Vou postar abaixo trechos do Laércio me disse, quando eu estava com duvidas sobre qual motor eu poderia utilizar com uma Helice tripá 9x7. No seu caso o caminho é o mesmo, porém focando na hélice.

LaercioLMB escreveu:Se o seu modelo pesar 750 g, poderá ter um empuxo de 750 x 0,45 = 337,5 g para voar muito bem.
Tem que ver no RCcalc que velocidade suas asas e peso precisam para voar bem.

Primeiro insira os dados no RCCalc para saber que velocidade seu modelo precisa.
Vamos supor que o rccalc te de uma velocidade ótima de 42 km/h, sendo assim, todos os testes que voce fizer no drive calc e te der velocidade acima de 50 km/h e empuxo acima de 400 g estará muito ótimo.

Mas não esqueça que se colocar uma bateria de 380 g, terá que contar esse peso para o voo final.

O empuxo correto para esse tipo de modelo é no mínimo 33% ou 1/3 do peso total. Sendo assim, se tiver 750 g o empuxo mínimo teria que ser 750 x 0,33 = 247,5 g.
Te dei uma boa margem em 337,5 e mais ainda em acima de 400 g, por tanto, não se desespere com empuxo igual ou maior que o peso do modelo.


De acordo com as explicações do Laércio, um empuxo na proporção de 1:1 é desejada para modelos acrobáticos. Então, você pode seguir esse mesmo caminho. Estou usando o Drive Calc (http://www.drivecalc.de/) e RC Calcl (downloads/) pra extrair essas infos.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 18 Jun 2017 21:17

O que determina a velocidade de voo de um aeromodelo?
1° é o tipo de perfil a ser usado na asa, pois tem perfis finos para altas velocidades e mínimos arrastos, perfis médios que dividem velocidade e arrasto e os perfis curvos chamados de undercamber, onde a parte de baixo do perfil praticamente acompanha a curvatura de cima do perfil e esses perfis são para voos mais lentos, porém geram maior arrasto.
Um perfil que pode ser genérico tanto para baixa velocidade como velocidades moderadas é o Clark Y, que com incidência 0° pode ter velocidades um pouco elevadas em relação a maioria dos modelos e com incidência positiva de 2,5° que é o mais usado, poderá te dar velocidades mais baixas de voo, porém se tentar elevar muito a velocidade dessa forma o modelo terá tendência de levantar o nariz.

2° Outro detalhe muito importante para uma velocidade de voo baixa e uma carga alar o menor possível.
Exemplo, se um determinado tipo de perfil gera uma sustentação de 600 g a 40 km/h, cada 10 g a mais no peso irá aumentar gradativamente essa velocidade de voo, ou seja, vamos usar números fictícios para te dar noção.
Um aeromodelo pesando 600 g e as asas necessitam de 30 km/h para gerar a sustentação de 600 g, isso significa que o modelo irá voar reto lá em cima a 30 km/h, mas precisará de pelo menos 40 km/h aqui no chão para ele subir para que as asas gerem sustentação superior ao peso do modelo.

Agora, se nesse mesmo modelo você conseguir deixar ele com 100 g de peso final, as asas precisarão de somente 5 km/h para gerarem sustentação igual ao peso dele e você precisará de somente uns 10 km/h para ele sair do chão.


Se usar um perfil undercamber e deixar o modelo bem leve em relação ao tamanho dele, poderá ter velocidade de 1 km/h, mas tem que cuidar que o arrasto não fique muito alto a ponto de exigir mais motor do que precisaria ter.


Resumindo tudo, não existe uma receita de bolo dizendo faz esse que terá voo lento, pois se você não cuidar de alguns detalhes, poderá nunca ter um voo lento com um Slow Stick que é um modelo em que você pode caminhar ao lado dele enquanto voa.

Outro detalhe é sim o tipo de hélice a ser usada, que a maioria usa das mais variadas formas erradas possíveis e juram estarem corretos.
Para voos lentos são necessárias hélices para esse tipo de voo, hélices para força e não velocidade e aí entram as hélices SF que são para baixos rpm's e força, tanto é que o passo dessas hélices são na maioria das vezes em números quebrados, como as mais comuns de 4,7 de passo e a largura das pás são bem maiores do que de hélices para voos normais que tem as pás mais estreitas.
Hélice de passo baixo não serve para voo lento e hélice de pá estreita idem.

Não é a hélice que irá determinar a velocidade de voo de um aeromodelo e sim o tipo da construção e perfil usado no modelo, a hélice é somente para fazer o modelo se deslocar conforme a necessidade dele.


Um Slow Flyer de 100 cm de envergadura para ter um voo bem lento, precisará ter no máximo 100 g de peso pronto para o voo, a partir daí a velocidade de voo só tende a aumentar conforme o peso vai aumentando.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 19 Jun 2017 09:57

Então vou tentar fazer um maior, mais de 1,5m. Irei fazer a asa com isopor de papelaria por ser bem mais leve, e já que o aeromodelo será leve também não precisa de muita resistência, reforçarei com varetas. Achei um perfil que vi sendo usado em um "aeromodelo vareta com asas". Postarei a foto. Isso de caminhar junto ao aeromodelo é o que eu pretendo conseguir.

https://drive.google.com/file/d/0B3aFWh ... p=drivesdk

Acho que se eu tentar ir fazendo a asa e dobrar as pontas, igual aos planadores, deve ajudar ainda mais.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 19 Jun 2017 10:22

Se for reforçar, acaba ficando pesado.
Aeromodelo foi feito para voar e não para ser blindado.
Se vai voar bem devagar, não fará muitos esforços e somente duas varetinhas de fibra de vidro já mais que suficientes.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Diego Costa » 19 Jun 2017 10:56

Concordo com o Laercio. Do topico que citei antes, tem videos de dois aeromodelos lentos, um deles feito com varetas e asa de depron, no vôo ele chega a parecer bem "molenga", não tem tanto reforço (apenas os estruturais e emendas da asa poliédrica). Como o Laercio também mencionou, duas varetas são suficientes, uma em cima e outra embaixo, lembrando que elas devem estar paralelas, ou seja, ambas na mesma linha.
https://www.youtube.com/watch?v=1b7CtM6YiSA&t
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 19 Jun 2017 12:44

O sistema de poliedro é para não ter ailerons, ficando apenas com 3 canais, acelerador, profundor e leme.
Voos lentos não precisam de ailerons, até mesmo por que aileron a baixa velocidade geralmente faz o modelo estolar de ponta de asa, entrar em parafuso e cair.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 19 Jun 2017 13:24

Então aquele isopor de papelaria já serve certo? Para a fuselagem pensei em algo igual um helicóptero, a cabine maciça e o resto do corpo uma vareta.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagempor Diego Costa » 19 Jun 2017 14:55

Gabriel Velloso escreveu:Então aquele isopor de papelaria já serve certo? Para a fuselagem pensei em algo igual um helicóptero, a cabine maciça e o resto do corpo uma vareta.


Então você está praticamente querendo fazer um Mini Stick. Se bem me lembro baixei a planta aqui do fórum mesmo, vou deixar o link pra imagem no tamanho original, pra não ficar muito pesado o carregamento da página.

http://i.imgur.com/IRocMCg.gif
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 19 Jun 2017 16:42

EXATAMENTE isso que eu procurava. Esse serve com o perfil que eu já fiz? Vi pela planta que a asa é mais grossa, mas isso pode ser contornado com mais envergadura? Em vez de 120cm se fizer com 150cm resolve essa diferença na corda?

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 19 Jun 2017 17:44

A parte eletrônica, incluindo hélice, spinner, os fios + servos e tudo que tem direito pesou 224g. Para a carga alar de 20g/dm² preciso de no máximo 540g de peso total pronto para o voo. O perfil undercambered que eu tenho possui 18cm de corda, com os 150cm de envergadura.

O que posso usar para substituir o pedaço da vara de pesca? Aqui na minha cidade por mais incrível que pareça não encontro dessas varas que encolhem.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Diego Costa » 19 Jun 2017 18:59

Bom, talvez você possa pegar 3 ou 4 varetas de fibra e colá-las juntas, envolvendo com "linha" pra travar (eu pelo menos to arriscando fazer isso aqui, por causa da mesma falta de material).

Quanto a questão do Perfil x envergadura, ambos influenciam, mas acredito que dá pra reaproveitar sim, lembrando de reescalonar as medidas para manter as proporções.

Veja mais nos artigos sobre ASAS (artigos/asas/index.php) e o artigo AVIÃO (artigos/aviao) pra você ir sacando as proporções. Você pode até deixar o espaço entre o bordo fe fuga da asa e o bordo de ataque do estabilizador horizontal um pouco mais curto, mas tenha em mente que isso também mudará o comportamento do aermodelo.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 20 Jun 2017 07:19

A dúvida que eu ainda tenho é se eu posso fazer vários pedaços de 80cm de asa e ir colando com epoxi. Não acerto com o cortador grande, mas com o pequeno fica perfeito.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Diego Costa » 20 Jun 2017 07:30

Ao meu ver, pode sim, o meu aero tem 120cm de envergadura, e a asa veio dividida em 4 partes, e colei com cola de isopor mesmo, nem foi com epoxi. Após coladas as 4 partes, a asa parecia meio "molenga", mas depois que coloquei as 2 varetas de reforço ficou bem sólida. Se optar por entelar a asa com vinil ou fita também ajuda a dar mais resistencia e rigidez à asa.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 20 Jun 2017 08:27

Tudo certo então, depois posto as fotos da construção.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Diego Costa » 20 Jun 2017 09:27

Cara, vou embarcar na suaa ideia, e construir um MiniStick pra mim, só pra "brincar", acabei de comprar isopor 0,5cm (desses de papelaria mesmo), vou tentar fazer a asa semelhante ao do aeromodelo do ultimo video, vamos ver o que rola :-P
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 20 Jun 2017 12:47

Se você está usando uma envergadura de 150 cm, tem que ter uma corda de 30 cm.
Leia a parte de construção de modelos e verá que a envergadura de uma asa é entre 5x a 7x a corda dela.
Se a envergadura é de 150 cm, 150 : 7 = 22 (arredondado) e 150 : 5 = 30.
Sendo assim uma corda de 18 cm nessa envergadura é muito pouco, isso não é um planador.
Te recomendo 30 cm de corda para ter uma ótima carga alar.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 20 Jun 2017 14:42

Laercio, qual o possível efeito negativo em usar a asa com a corda menor do que deve? Já vi planadores com mais de 2m de asa com a corda pequena.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 20 Jun 2017 15:25

Vi num artigo aqui do fórum que isso aumenta o ângulo máximo antes de estolar. Se for só isso mesmo, acho que não teria tanto problema, já que voaria bem devagar.

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Diego Costa » 20 Jun 2017 16:12

O que ocorre é o seguinte:

Corda menor reduz a área alar, e consequentemente aumenta a carga alar, e a velocidade de Estol também aumenta. Por exemplo, usando o RC Calc e a calculadora do artigo ASAS (artigos/asas/index.php) voce consegue perceber que, de acordo com os dados inseridos, muda bastante o resultado final.

Como você quer um vôo lento, é desejável que utilize uma corda maior, ou, melhor dizendo, a corda correta, de acordo com a proporção do modelo.

Usando as infos que você falou sobre seu aeromodelo como exemplo. O que está escrito em vermelho à frente são as informações com a corda correta conforme sugestão do Laércio:

Peso = 540g
Envergadura = 150cm
Corda = 18cm (30cm) (supondo ser corda constante)
Área alar = 27dm2 (45dm²)
Carga alar = 20g/dm² (12g/dm²)
Velocidade de Stall = 19Km/H (14Km/H)
Velocidade de Planeio = 22Km/H (17Km/H)
Velocidade Segura = 30Km/H (25Km/H)
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor LaercioLMB » 21 Jun 2017 00:31

Cara, olha a proporção de envergadura x corda de um planador e principalmente, comprimento de fuselagem.
Não misture as coisas e pense que fazer asa de planador em aeromodelo vai ficar legal, pois não vai.
A proporção de asa de um aeromodelo que você quer é de 5X a 7X a corda e não mais que isso.
Você quer voo lento?
Já vi planadores passarem de 200 kim/h.
Se quer voo lento, não inventa, pois você estava indo bem até aqui, não faça como a maioria que quer dicas, mas não aceita as respostas. Por isso o fórum perdeu grandes construtores, davam as dicas, mas não queriam seguir alegando inúmeras futilidades sem nexo.
Fica com você, afinal, a escolha é sua.
Fico por aqui.


PS: Você consegue caminhar a 22 km/h? Acredito que nem correndo.
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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Gabriel Velloso » 21 Jun 2017 07:36

Voce está coberto de razão. Vou fazer o perfil com a corda maior, e diminuir um pouco a envergadura para a proporção da corda ficar certa, isso porque só tenho disponivel material para fazer 23cm de corda.

Quanto a velocidade, não precisa ser TÃO lento assim a ponto de caminhar, ficaria relativamente inviável.
Será que se eu usar algo parecido com um flap, eu consigo aumentar a sustentação?

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Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagempor Diego Costa » 21 Jun 2017 08:06

Que eu saiba o flap funciona como um "freio aerodinamico", gerando mais arrasto e freando o aero, não tenho conhecimento tecnico para afirmar se daria mais sustentação.

Talvez uma maneira de fazer uma asa mais "grossa" e rigida com isopor de papelaria seria utilizar o perfil KFm. Tempos atrás tentei fazer um Piper J3 com perfil KFm-3, com chapa de isopor de 0,5cm. Pra uma corda de 20cm fiz da seguinte forma: Uma tira com 20cm de largura, outra com 15cm, e outra com 10cm, coladas uma por cima da outra formando uma "escada", e a parte da asa que ficou maior espessura (bordo de ataque) eu lixei até atingir o formato ideal. Porém não posso falar sobre detalhes de vôo e etc, pois na época não tive grana pra concluir a construção.

Nesse topico você pode ler mais sobre os perfis KFm e visualizar melhor o que fiz (KFm-3) viewtopic.php?t=180190
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