SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Alguém conhece ou me recomenda um aeromodelo, com o voo mais lento possível, que seja relativamente grande? Tenho umas peças de eletrônica aqui sobrando e gostaria de fazer um aeromodelo para voar quase parado, flutuando no ar.

Motor: o famoso 2822
ESC: Um xing ling de 18A (que usei uns anos com o 2822)
Servos: 9g variados, turnigy, emaxx
Receptor: 6ch da hobbyking (usava ele tanto no radio t6a v2 e no fs-i6)
Baterias: 3s -> 2200 e 1300mAh, 2s -> 2200 (uma 3s estragada) e 900mAh (era adaptada de um helicóptero da candide)
Hélices: 9x5, 8x6, 9x4,7

Acredito que para um voo BEM lento precise de uma hélice grande, com baixo passo, como a 9x4,7, ou até maior (me corrijam se errei)
Editado pela última vez por Diego Costa em Seg Jul 17, 2017 2:55 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Titulo editado a pedido do autor
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Cara, precisaria buscar mais detalhes do setup utilizado, mas nesse tópico abordei um aeromodelo com essas caracteristiicas, parece um "Dirigivel" de tão lento, e tendo asa poliédrica dá pra controlar apenas com leme e profundor, talvez nem precise de aileron. É um aero grande, projetado pra vôos Indoor, dá uma olhada no topico, vê se é isso que você está procurando.

PS: Sendo pra vôo indoor, se for utiliza-lo ao ar livre recomenda-se que seja em dia de pouco vento.

viewtopic.php?f=10&t=182615
https://www.youtube.com/watch?v=N-WHETzqtHg

Nesse outro vídeo é mostrado a possivel eletronica utilizada nesse aeromodelo (não entendo muito de inglês).
https://www.youtube.com/watch?v=WO8Eq3FCUlA
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Poxa bacana esse. Vou tentar fazer a asa com aqueles perfis undercambered, com a asa larga para reduzir a carga alar e conseguir um bom tempo de voo.
E quanto a hélice, o que me diz? Uso qual dessas que eu tenho?
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Gabriel Velloso escreveu:Poxa bacana esse. Vou tentar fazer a asa com aqueles perfis undercambered, com a asa larga para reduzir a carga alar e conseguir um bom tempo de voo.
E quanto a hélice, o que me diz? Uso qual dessas que eu tenho?


Bom, eu tentaria a 9x4.7 primeiro. Ela é do tipo SlowFly?

Vou postar abaixo trechos do Laércio me disse, quando eu estava com duvidas sobre qual motor eu poderia utilizar com uma Helice tripá 9x7. No seu caso o caminho é o mesmo, porém focando na hélice.

LaercioLMB escreveu:Se o seu modelo pesar 750 g, poderá ter um empuxo de 750 x 0,45 = 337,5 g para voar muito bem.
Tem que ver no RCcalc que velocidade suas asas e peso precisam para voar bem.

Primeiro insira os dados no RCCalc para saber que velocidade seu modelo precisa.
Vamos supor que o rccalc te de uma velocidade ótima de 42 km/h, sendo assim, todos os testes que voce fizer no drive calc e te der velocidade acima de 50 km/h e empuxo acima de 400 g estará muito ótimo.

Mas não esqueça que se colocar uma bateria de 380 g, terá que contar esse peso para o voo final.

O empuxo correto para esse tipo de modelo é no mínimo 33% ou 1/3 do peso total. Sendo assim, se tiver 750 g o empuxo mínimo teria que ser 750 x 0,33 = 247,5 g.
Te dei uma boa margem em 337,5 e mais ainda em acima de 400 g, por tanto, não se desespere com empuxo igual ou maior que o peso do modelo.


De acordo com as explicações do Laércio, um empuxo na proporção de 1:1 é desejada para modelos acrobáticos. Então, você pode seguir esse mesmo caminho. Estou usando o Drive Calc (http://www.drivecalc.de/) e RC Calcl (downloads/) pra extrair essas infos.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

O que determina a velocidade de voo de um aeromodelo?
1° é o tipo de perfil a ser usado na asa, pois tem perfis finos para altas velocidades e mínimos arrastos, perfis médios que dividem velocidade e arrasto e os perfis curvos chamados de undercamber, onde a parte de baixo do perfil praticamente acompanha a curvatura de cima do perfil e esses perfis são para voos mais lentos, porém geram maior arrasto.
Um perfil que pode ser genérico tanto para baixa velocidade como velocidades moderadas é o Clark Y, que com incidência 0° pode ter velocidades um pouco elevadas em relação a maioria dos modelos e com incidência positiva de 2,5° que é o mais usado, poderá te dar velocidades mais baixas de voo, porém se tentar elevar muito a velocidade dessa forma o modelo terá tendência de levantar o nariz.

2° Outro detalhe muito importante para uma velocidade de voo baixa e uma carga alar o menor possível.
Exemplo, se um determinado tipo de perfil gera uma sustentação de 600 g a 40 km/h, cada 10 g a mais no peso irá aumentar gradativamente essa velocidade de voo, ou seja, vamos usar números fictícios para te dar noção.
Um aeromodelo pesando 600 g e as asas necessitam de 30 km/h para gerar a sustentação de 600 g, isso significa que o modelo irá voar reto lá em cima a 30 km/h, mas precisará de pelo menos 40 km/h aqui no chão para ele subir para que as asas gerem sustentação superior ao peso do modelo.

Agora, se nesse mesmo modelo você conseguir deixar ele com 100 g de peso final, as asas precisarão de somente 5 km/h para gerarem sustentação igual ao peso dele e você precisará de somente uns 10 km/h para ele sair do chão.


Se usar um perfil undercamber e deixar o modelo bem leve em relação ao tamanho dele, poderá ter velocidade de 1 km/h, mas tem que cuidar que o arrasto não fique muito alto a ponto de exigir mais motor do que precisaria ter.


Resumindo tudo, não existe uma receita de bolo dizendo faz esse que terá voo lento, pois se você não cuidar de alguns detalhes, poderá nunca ter um voo lento com um Slow Stick que é um modelo em que você pode caminhar ao lado dele enquanto voa.

Outro detalhe é sim o tipo de hélice a ser usada, que a maioria usa das mais variadas formas erradas possíveis e juram estarem corretos.
Para voos lentos são necessárias hélices para esse tipo de voo, hélices para força e não velocidade e aí entram as hélices SF que são para baixos rpm's e força, tanto é que o passo dessas hélices são na maioria das vezes em números quebrados, como as mais comuns de 4,7 de passo e a largura das pás são bem maiores do que de hélices para voos normais que tem as pás mais estreitas.
Hélice de passo baixo não serve para voo lento e hélice de pá estreita idem.

Não é a hélice que irá determinar a velocidade de voo de um aeromodelo e sim o tipo da construção e perfil usado no modelo, a hélice é somente para fazer o modelo se deslocar conforme a necessidade dele.


Um Slow Flyer de 100 cm de envergadura para ter um voo bem lento, precisará ter no máximo 100 g de peso pronto para o voo, a partir daí a velocidade de voo só tende a aumentar conforme o peso vai aumentando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Então vou tentar fazer um maior, mais de 1,5m. Irei fazer a asa com isopor de papelaria por ser bem mais leve, e já que o aeromodelo será leve também não precisa de muita resistência, reforçarei com varetas. Achei um perfil que vi sendo usado em um "aeromodelo vareta com asas". Postarei a foto. Isso de caminhar junto ao aeromodelo é o que eu pretendo conseguir.

https://drive.google.com/file/d/0B3aFWh ... p=drivesdk

Acho que se eu tentar ir fazendo a asa e dobrar as pontas, igual aos planadores, deve ajudar ainda mais.
Ainda tentando voar a 1km/h
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

Se for reforçar, acaba ficando pesado.
Aeromodelo foi feito para voar e não para ser blindado.
Se vai voar bem devagar, não fará muitos esforços e somente duas varetinhas de fibra de vidro já mais que suficientes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por Diego Costa »

Concordo com o Laercio. Do topico que citei antes, tem videos de dois aeromodelos lentos, um deles feito com varetas e asa de depron, no vôo ele chega a parecer bem "molenga", não tem tanto reforço (apenas os estruturais e emendas da asa poliédrica). Como o Laercio também mencionou, duas varetas são suficientes, uma em cima e outra embaixo, lembrando que elas devem estar paralelas, ou seja, ambas na mesma linha.
https://www.youtube.com/watch?v=1b7CtM6YiSA&t
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: SLOW FLYER aproximadamente 100cm

Mensagem por LaercioLMB »

O sistema de poliedro é para não ter ailerons, ficando apenas com 3 canais, acelerador, profundor e leme.
Voos lentos não precisam de ailerons, até mesmo por que aileron a baixa velocidade geralmente faz o modelo estolar de ponta de asa, entrar em parafuso e cair.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gabriel Velloso
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qui Dez 03, 2015 8:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Re: SLOW FLYER aproximadamente 150cm

Mensagem por Gabriel Velloso »

Então aquele isopor de papelaria já serve certo? Para a fuselagem pensei em algo igual um helicóptero, a cabine maciça e o resto do corpo uma vareta.
Ainda tentando voar a 1km/h
Responder