Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Jonas Jon
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Jun 17, 2017 2:49 pm
Localização: São Paulo

Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por Jonas Jon »

Olá.
Percebo que o kit de um ugly stick em balsa que estou montando, elétrico com 99mm de envergadura, tem uma abertura frontal na parede de fogo, abaixo da abertura do eixo do motor. Não sei se é apenas uma parte vazada como tantas outras apenas para reduzir o peso, ou se a intenção é deixar realmente uma abertura para favorecer a ventilação interna, e refrigeração da bateria etc.
Será que essa entrada de ar frontal poderia prejudicar muito a aerodinâmica?
Estou mais inclinado a abrir a entelagem nessa parte. Um abc.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por Diego Costa »

No caso de aeromodelos em isopor, como o material serve como isolante termico, fui orientado a manter a abertura frontal, mas também fazer outra abertura pra saída do ar quente, senão não adianta, o ar não circula. Ainda mais considerando a temperatura do esc e da bateria, uma temperatura alta pode danificar alguma celula da bateria reduzindo sua vida util.

Eu particularmente acho plausível manter a abertura, ainda vou fazer a abertura pra saída de ar no meu cessna.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por John-Henrique »

Nos meus aeromodelos sempre deixo um furo de 1 cm na parte da frente e outro na parte de traz da fuselagem, justamente para permitir a passagem do ar (entrar e sair), se houverem cavernas/divisórias dentro da fuselagem elas também precisam ter uma vasão para o ar passar, quanto menos barreiras melhor a corrente... Por outro lado se você tem um aeromodelo treinador/planador (com voo lento) que consome pouco o calor não será problema.
man1aco
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Re: Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por man1aco »

A regra da ventilação é saida 2X maior que a entrada, portanto ao abrir refrigeração a saida ou saidas de ar deve ter o dobro do tamanho da entrada.

Isto é para evitar o efeito de inflar o modelo por dentro.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por John-Henrique »

man1aco escreveu:A regra da ventilação é saida 2X maior que a entrada, portanto ao abrir refrigeração a saida ou saidas de ar deve ter o dobro do tamanho da entrada.

Isto é para evitar o efeito de inflar o modelo por dentro.

Se isso é uma regra escrita em algum lugar não sei, mas pela lógica pelo menos para mim não faz sentido, se entrar 1m³ de ar não tem como sair 2m³, também não há como acumular 2m³ dentro de uma área de 1m³, até porque não sei se haveria pressão suficiente para fazer o ar se comprimir...
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por brunobragantine »

John-Henrique escreveu:
man1aco escreveu:A regra da ventilação é saida 2X maior que a entrada, portanto ao abrir refrigeração a saida ou saidas de ar deve ter o dobro do tamanho da entrada.

Isto é para evitar o efeito de inflar o modelo por dentro.

Se isso é uma regra escrita em algum lugar não sei, mas pela lógica pelo menos para mim não faz sentido, se entrar 1m³ de ar não tem como sair 2m³, também não há como acumular 2m³ dentro de uma área de 1m³, até porque não sei se haveria pressão suficiente para fazer o ar se comprimir...


É simples você esta usando o ar para refrigerar a parte eletrônica do aero, bom então o calor vai ser transferido dos dispositivos eletricos para o ar, para que ele possa o retirar de dentro do aero, o que acontece quando o ar se aquece ? isso ele se expande por isso a saída deve ser maior que a entrada.

bom pressão é a força sobre área então se houver velocidade suficiente e uma entrada maior que a saída pode sim aumentar a pressão dentro do aero.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por Diego Costa »

A expansão do ar quente não será tão grande a ponto de "inflar" o aeromodelo como se fosse um balão. Via de regra uma saida de ar com a mesma capacidade de entrada já é o suficiente, pois o ar irá circular dentro da fuselagem, não dando tempo do ar se expandir tanto a ponto da saída não ser suficiente. Além do que a "quantidade" de ar dentro da fuselagem não ficará assim tãaaao quente, pois se chegar em um temperatura tão critica a bateria ou o ESC já estariam danificados, e talvez até o proprio isopor da fuselagem começaria a derreter/queimar.

Estamos falando de uma quantidade de ar quente muito pequena, que não transformará o aeromodelo em um "balão de ar quente", a troca de calor com o ambiente será rápida, forçada pela propria pressão de entrada, de modo que o perigo maior seria "não haver circulação de ar", permitindo assim o superaquecimento interno pela temperatura do Esc e da bateria em funcionamento, que seria agravada pelo fato de o isopor ser um isolante termico.

Muitos utilizam a famosa "Termotape" no coletor de escape de carros e motos, pois ela ajuda a reter o calor dentro do cano de descarga, mantendo a densidade do ar baixa, o que facilita a expulsão dos gases, trazendo benefício no desempenho do carro, além de ajudar a reduzir a temperatura no cofre do motor. Em escapamentos de motos ajuda a reduzir o calor nas pernas, principalmente em motos Custom, que normalmente possuem motor bicilindrico V-Twin, e o escape saindo pela lateral da moto fica bem perto das pernas do piloto.

Então, sim, temos expansão do ar devido ao aumento da temperatura, quente ele expande mas fica menos denso, e por isso sobe, mas justamente devido a baixa densidade do ar quente ele será expulso mais rápido do que o ar frio entrando, portanto a minha opinião é que uma saída de ar do mesmo tamanho que a entrada já seja mais do que suficiente, até pelo fato de que uma motorização bem dimensionada fará Esc e bateria trabalharem em uma temperatura baixa, bem morna, portanto creio que a temperatura não justifique saída de ar 2x maior que a entrada.
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Re: Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por Mauri »

Tenho um amigo que é engenheiro e trabalha na Filtros Fram, comentando uma vez com ele justamente esse lance de como se deve fazer uma refrigeração eficiente para os eletrônicos no interior de uma fuselagem de aeromodelos ele me disse a mesma coisa do que disse o amigo "Man1aco", que para uma determinada área de entrada de ar deve-se ter no minimo o dobro dessa área na saida.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
fabioalberti
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Abr 07, 2016 5:29 pm
Localização: Santa Catarina

Re: Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por fabioalberti »

Procure por "naca duct" no google. terá uma idéia.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Abertura para refrigeração X Aerodinâmica

Mensagem por LaercioLMB »

Só não esqueçam uma coisa, dentro do aeromodelo não é para estar quente a ponto do ar ficar mais rarefeito.
A circulação de ar é justamente para não esquentar lá dentro e não para esfriar o que já está quente.
Por tanto, essa de que tem que abrir um buraco duas vezes maior na saída do que na entrada nesse caso não precisa para tanto.
Notem que se o ESC está esquentando muito é sinal de que escolheu errado e se a bateria também está esquentando muito, idem e não será forçar mais ar para dentro do modelo que irá resolver essa má escolha do conjunto lá dentro.
Motor consome 18A, ESC de 25A está mais que bom.
Conjunto de toda a eletrônica consome 22A, uma bateria 2500 10C está boa. Pode ser usada uma 1250 25C, mas o tempo de voo cai muito.
Outro detalhe é que muitas vezes o ESC esquenta muito por estar alimentando 4 servos com consumo em torno de 600 mA no total de 2400 mA ou 2,4A e o BEC interno do ESC só suporta 1,5A.
Servo xing ling tem consumo elevado de corrente, não são a mesma coisa que servos de marca e um exemplo são os servos xing ling de 9g que em sua maioria chegam a um consumo de 750 mA, coisa que um standard futaba ou jr não passa de 450 mA.
750 x 4 = 3000 mA já no limite do bec interno do ESC e nesse caso o ESC vai esquentar muito por trabalhar no limite e não será furos de ventilação que irão resolver isso ou dar conta, o ESC deverá ficar do lado de fora como muito fazem, de preferência no assoalho da fulagem logo atrás do motor.
Nesse caso volta a questão de ar circulando dentro do modelo para a bateria não esquentar e não para esfriar ela.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder