Construção do meu 1 Aero P51
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Construção do meu 1 Aero P51
Boa tarde , estou montando um P51 de 800mm com mais ou menos 500g ( sem elétrica ) e gostaria de saber qual seria a melhor opção de baterias e hélice para o motor 2830 1100kv para ter velocidade e uma boa duração de vôo .Estou em dúvida entre 3s e 4s.Obrigado
- Diego Costa
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Re: Construção do meu 1 Aero P51
Eu particularmente não poderei ajudar muito, mas de antemão quero alertar que a resposta está longe de ser simples, não existe "receita de bolo", pois tudo influencia, desde o peso do aeromodelo, a motorização, diametro e passo da helice, bateria, Esc, perfil utilizado na asa e etc. O ideal é comprar a eletronica somente DEPOIS de ter concluido a montagem do aeromodelo, para ter certeza de quanto ele pesará. Parece besteira, mas dependendo de como ocorrer a construção do aero, adições de reforços, entre outras coisas, é MUITO fácil exceder o peso final estimado. Eu mesmo fui pelo lado inverso (não aconselho fazer isso), pois pensava que meu Cessna ficaria abaixo de 650g com eletrônica, mas já está com 680g (com a eletronica) e nem foi finalizado ainda, talvez chegue nos 750g.
Aqui mesmo no fórum existem topicos especificos que tratam desses assuntos, recomendo alguns logo abaixo.
ASAS
Avião
Baterias
Speed Control (ESC)
E nesse topico que criei com dúvidas sobre helices Bipá x Tripá recebi MUITA informação relacionada à isso tudo que foi disposto acima (peso do aero, como escolher o Esc/motor/helice de acordo com o tipo de vôo pretendido, considerando também o perfil utilizado na asa e etc.
viewtopic.php?f=8&t=178526
E aqui, no topico do meu Cessna, foram postadas muitas informações também.
viewtopic.php?f=1&t=178500&p=1566349#p1566349
Outras coisas que podem te ajudar é o DriveCalc (http://www.drivecalc.de/), para que você possa ter uma estimativa de comportamento do aeromodelo de acordo com o esc, motor, helice e bateria utilizados (incluindo o peso médio de cada componente), e até uma "previsão" do tempo de vôo.
No artigo ASAS, que postei acima, tem uma calculadora onde é possivel inserir os dados do aeromodelo como corda, envergadura, peso estimado e etc, para ter uma ideia da carga alar (outra informação essencial para definir qual motorização utilizar)
Aqui mesmo no fórum existem topicos especificos que tratam desses assuntos, recomendo alguns logo abaixo.
ASAS
Avião
Baterias
Speed Control (ESC)
E nesse topico que criei com dúvidas sobre helices Bipá x Tripá recebi MUITA informação relacionada à isso tudo que foi disposto acima (peso do aero, como escolher o Esc/motor/helice de acordo com o tipo de vôo pretendido, considerando também o perfil utilizado na asa e etc.
viewtopic.php?f=8&t=178526
E aqui, no topico do meu Cessna, foram postadas muitas informações também.
viewtopic.php?f=1&t=178500&p=1566349#p1566349
Outras coisas que podem te ajudar é o DriveCalc (http://www.drivecalc.de/), para que você possa ter uma estimativa de comportamento do aeromodelo de acordo com o esc, motor, helice e bateria utilizados (incluindo o peso médio de cada componente), e até uma "previsão" do tempo de vôo.
No artigo ASAS, que postei acima, tem uma calculadora onde é possivel inserir os dados do aeromodelo como corda, envergadura, peso estimado e etc, para ter uma ideia da carga alar (outra informação essencial para definir qual motorização utilizar)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... 

- LaercioLMB
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Re: Construção do meu 1 Aero P51
Cara, 800 mm de envergadura, não pode pesar mais de 150 g pronto para voar.
?Eu fiz um com 760 mm de envergadura e pesou pronto 460g e ficou horrível de pilotar.
Muito veloz, pois tinha que voar muito rápido para as asas gerarem sustentação maior que o peso dele e na hora do pouso, lá se iam os trens de pouso.
com esse tamanho e peso, nem pensar em arremessar ele com a mão, não irá atingir velocidade suficiente para se sustentar e vai estolar.
Sinto muito em te dizer isso, mas foi exatamente o meu erro e não interessa se vai colocar um motor com 1 kg de empuxo, não vai mudar nada o voo dele.
?Eu fiz um com 760 mm de envergadura e pesou pronto 460g e ficou horrível de pilotar.
Muito veloz, pois tinha que voar muito rápido para as asas gerarem sustentação maior que o peso dele e na hora do pouso, lá se iam os trens de pouso.
com esse tamanho e peso, nem pensar em arremessar ele com a mão, não irá atingir velocidade suficiente para se sustentar e vai estolar.
Sinto muito em te dizer isso, mas foi exatamente o meu erro e não interessa se vai colocar um motor com 1 kg de empuxo, não vai mudar nada o voo dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Re: Construção do meu 1 Aero P51
Primeiro que vai pilotar ou primeiro que vai construir? P-51 com 800mm e ainda por cima tem 500gr sem a eletrônica? Isso não vai ficar muito legal não. Posta umas fotos ai se já tem algo encaminhado na construção.
lol e-voo lol
Re: Construção do meu 1 Aero P51
concordo com a galera....muito pesado, vai voar se voar como martelo sem cabo. tirou motor cai igual tijolo.
pra você ter referência tenho um ugly stick 1,25m de asa que pesa com bateria, motor esc, servos trem de pouso em alumínio ,polainas nas rodas... 540g e voa lindamente.
se é seu primeiro modelo construido, termine-o bem bonito e detalhado e deixe como recordação.
se é seu primeiro modelo como piloto, já começou muito errado....
esse aero não é pra iniciante nem nunca foi nem nunca vai ser.
nenhum aero escala, não importa se é asa alta ,baixa, média, civil ou militar deve ser usado pra aprender. PONTO!
ah... mais fulando do clube disse que piper dá pra aprender.... DÁ se você quer aprender ERRADO! todo modelo em escala tem os vícios dos modelos que são cópia.
treinador primário, feito pra APRENDER DIREITO não tem. te dá tempo e oportunidade de ver o erro e consertá-lo. simples assim.
Abraço
pra você ter referência tenho um ugly stick 1,25m de asa que pesa com bateria, motor esc, servos trem de pouso em alumínio ,polainas nas rodas... 540g e voa lindamente.
se é seu primeiro modelo construido, termine-o bem bonito e detalhado e deixe como recordação.
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"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO 

- LaercioLMB
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Re: Construção do meu 1 Aero P51
Camacho escreveu:concordo com a galera....muito pesado, vai voar se voar como martelo sem cabo. tirou motor cai igual tijolo.
pra você ter referência tenho um ugly stick 1,25m de asa que pesa com bateria, motor esc, servos trem de pouso em alumínio ,polainas nas rodas... 540g e voa lindamente.
se é seu primeiro modelo construido, termine-o bem bonito e detalhado e deixe como recordação.
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Abraço
Perfeito.
Se é eu quem falo isso, vem um monte de gente me apedrejando






Mas é bom ver que mais gente tem discernimento do certo e errado.
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- Diego Costa
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Re: Construção do meu 1 Aero P51
Camacho escreveu:ah... mais fulando do clube disse que piper dá pra aprender.... DÁ se você quer aprender ERRADO!
Toda vez que leio algo do tipo fico até chateado, pois comprei um Piper (160cm) e um Cessna (120cm)


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Re: Construção do meu 1 Aero P51
Camacho escreveu:concordo com a galera....muito pesado, vai voar se voar como martelo sem cabo. tirou motor cai igual tijolo.
pra você ter referência tenho um ugly stick 1,25m de asa que pesa com bateria, motor esc, servos trem de pouso em alumínio ,polainas nas rodas... 540g e voa lindamente.
se é seu primeiro modelo construido, termine-o bem bonito e detalhado e deixe como recordação.
se é seu primeiro modelo como piloto, já começou muito errado....
esse aero não é pra iniciante nem nunca foi nem nunca vai ser.
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ah... mais fulando do clube disse que piper dá pra aprender.... DÁ se você quer aprender ERRADO! todo modelo em escala tem os vícios dos modelos que são cópia.
treinador primário, feito pra APRENDER DIREITO não tem. te dá tempo e oportunidade de ver o erro e consertá-lo. simples assim.
Abraço
Boa tarde, Eu pilotava um cesna asa alta antes. Mas esse vai ser o primeiro que monto, eu vou pesar ele pois tem como reduzir drasticamente o peso a estrutura é inteira de fibra de vidro.Só não sei como irei entrelar o aero .Obrigado pelas dicas ,irei postando o progresso !!
- LaercioLMB
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Re: Construção do meu 1 Aero P51
Não perca tempo com ele se pretende fazer para voar, ainda mais em fibra de vidro um modelo tão pequeno que não pode passar de 150g pronto para o voo.
Eu já cometi esse erro com o mesmo modelo e sei bem o que estou falando. Mas se mesmo assim desejar continuar, falta de aviso não foi, só não vai adiantar postar perguntas de por que não deu isso, o que eu faço para aquilo, pois a resposta já foi dada, esse modelo não pode passar de 150 g pronto para o voo.
Aeromodelos com envergadura inferior a 1 metro se tornam críticos em relação ao peso e se for um modelo de combate então, fica mais crítico ainda.
Se fosse um asa alta até poderia chegar em uns 250 g, mas um P51 desse tamanho não pode passar de 150 g pronto para o voo.
Sobre a entelagem, não importa se é de madeira, isopor, ferro ou vidro, a entelagem se faz do mesmo jeito.
Eu já cometi esse erro com o mesmo modelo e sei bem o que estou falando. Mas se mesmo assim desejar continuar, falta de aviso não foi, só não vai adiantar postar perguntas de por que não deu isso, o que eu faço para aquilo, pois a resposta já foi dada, esse modelo não pode passar de 150 g pronto para o voo.
Aeromodelos com envergadura inferior a 1 metro se tornam críticos em relação ao peso e se for um modelo de combate então, fica mais crítico ainda.
Se fosse um asa alta até poderia chegar em uns 250 g, mas um P51 desse tamanho não pode passar de 150 g pronto para o voo.
Sobre a entelagem, não importa se é de madeira, isopor, ferro ou vidro, a entelagem se faz do mesmo jeito.
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- John-Henrique
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Re: Construção do meu 1 Aero P51
Somente para mostrar na prática o que os outros participantes do tópico disseram sobre aeromodelo pequeno acima do peso...
Este é o Bugatti, um aeromodelo que voa rápido, faz manobras e tudo mais, mas o camarada resolver fazer pequenininho e até quem não entende nada de inglês pode notar que tem peso demais para aquele tamanho, olha só como voa maravilhosamente bem, mas o pouso...
Coloquei o vídeo no final pra poder mostrar logo o resultado. Em todo caso pule para 5 minutos.
https://youtu.be/Vu4a8v9oeu0?t=5m1s
Este é o Bugatti, um aeromodelo que voa rápido, faz manobras e tudo mais, mas o camarada resolver fazer pequenininho e até quem não entende nada de inglês pode notar que tem peso demais para aquele tamanho, olha só como voa maravilhosamente bem, mas o pouso...
Coloquei o vídeo no final pra poder mostrar logo o resultado. Em todo caso pule para 5 minutos.
https://youtu.be/Vu4a8v9oeu0?t=5m1s
Re: Construção do meu 1 Aero P51
Maxcof escreveu:... a estrutura é inteira de fibra de vidro.Só não sei como irei entrelar o aero ....!
Meu caro colega...
sem querer jogar mais areia no seu angú, aero em fibra se pinta. e se você for muito ninja, mas muito mesmo em pintura, vai agragar mais uns 150 g nesse peso, sem nada dentro ainda... então a conta já vai pra 650 g sem nada... coloca nessa conta bateria, servos, receptor motor hélice spinner, lincagem e vai chegar bem perto de 1 kg. pra esse tamanho de aero, é fracasso na certa.
mas enfim o aero é seu! quem tem que decidir se vai ou para é você.
a gente só palpita primeiro porque você pediu, e segundo pra evitar frustração de quem já passou por isso e quebrou a cara.
Abraço
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- Diego Costa
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Re: Construção do meu 1 Aero P51
Camacho escreveu:e se você for muito ninja, mas muito mesmo em pintura, vai agragar mais uns 150 g nesse peso, sem nada dentro ainda... então a conta já vai pra 650 g sem nada... coloca nessa conta bateria, servos, receptor motor hélice spinner, lincagem e vai chegar bem perto de 1 kg. pra esse tamanho de aero, é fracasso na certa.
Concordo. No caso do meu Cessna usando um CF2822, bateria 2250mAh e ESC 18A, disseram que meu aero deveria ficar entre 600 e 750g já com a eletronica pra voar bem, acima disso ficará arisco e com vôo muito rápido para um iniciante como eu. Por isso resolvi fazer um treinador o mais leve possivel pra pouoar o Cessna de possiveis lenhas pela falta de prática.
E como citei antes, meu Cessna já está caminhando para 750g com eletronica, estou até em duvida se faço pintura ou entelagem, ou se deixo sem nada mesmo, creio ter feito muito reforço desnecessario que acabou agregando peso ao aero, já está quase no limite, então já estou preocupado com isso. Meu Piper tem peso previsto de 1Kg à 1,2Kg, mas também tem 1600mm de envergadura, baixa carga alar, mas 1Kg pra um aero de 800mm é muita coisa, sair do chão não significa "voar", até tampa de privada pode sair do chão com uma boa eletronica, mas voar, e voar bem, já é outra historia.
Em aeromodelismo, principalmente elétrico, cada grama adicional é preocupante, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da construção...
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