Construção do meu 1 Aero P51

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Maxcof
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Dez 23, 2016 9:11 pm
Localização: Curitiba

Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por Maxcof »

Boa tarde , estou montando um P51 de 800mm com mais ou menos 500g ( sem elétrica ) e gostaria de saber qual seria a melhor opção de baterias e hélice para o motor 2830 1100kv para ter velocidade e uma boa duração de vôo .Estou em dúvida entre 3s e 4s.Obrigado
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por Diego Costa »

Eu particularmente não poderei ajudar muito, mas de antemão quero alertar que a resposta está longe de ser simples, não existe "receita de bolo", pois tudo influencia, desde o peso do aeromodelo, a motorização, diametro e passo da helice, bateria, Esc, perfil utilizado na asa e etc. O ideal é comprar a eletronica somente DEPOIS de ter concluido a montagem do aeromodelo, para ter certeza de quanto ele pesará. Parece besteira, mas dependendo de como ocorrer a construção do aero, adições de reforços, entre outras coisas, é MUITO fácil exceder o peso final estimado. Eu mesmo fui pelo lado inverso (não aconselho fazer isso), pois pensava que meu Cessna ficaria abaixo de 650g com eletrônica, mas já está com 680g (com a eletronica) e nem foi finalizado ainda, talvez chegue nos 750g.

Aqui mesmo no fórum existem topicos especificos que tratam desses assuntos, recomendo alguns logo abaixo.

ASAS
Avião
Baterias
Speed Control (ESC)

E nesse topico que criei com dúvidas sobre helices Bipá x Tripá recebi MUITA informação relacionada à isso tudo que foi disposto acima (peso do aero, como escolher o Esc/motor/helice de acordo com o tipo de vôo pretendido, considerando também o perfil utilizado na asa e etc.

viewtopic.php?f=8&t=178526

E aqui, no topico do meu Cessna, foram postadas muitas informações também.
viewtopic.php?f=1&t=178500&p=1566349#p1566349

Outras coisas que podem te ajudar é o DriveCalc (http://www.drivecalc.de/), para que você possa ter uma estimativa de comportamento do aeromodelo de acordo com o esc, motor, helice e bateria utilizados (incluindo o peso médio de cada componente), e até uma "previsão" do tempo de vôo.

No artigo ASAS, que postei acima, tem uma calculadora onde é possivel inserir os dados do aeromodelo como corda, envergadura, peso estimado e etc, para ter uma ideia da carga alar (outra informação essencial para definir qual motorização utilizar)
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por LaercioLMB »

Cara, 800 mm de envergadura, não pode pesar mais de 150 g pronto para voar.
?Eu fiz um com 760 mm de envergadura e pesou pronto 460g e ficou horrível de pilotar.
Muito veloz, pois tinha que voar muito rápido para as asas gerarem sustentação maior que o peso dele e na hora do pouso, lá se iam os trens de pouso.
com esse tamanho e peso, nem pensar em arremessar ele com a mão, não irá atingir velocidade suficiente para se sustentar e vai estolar.
Sinto muito em te dizer isso, mas foi exatamente o meu erro e não interessa se vai colocar um motor com 1 kg de empuxo, não vai mudar nada o voo dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Re: Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por júlioadam »

Primeiro que vai pilotar ou primeiro que vai construir? P-51 com 800mm e ainda por cima tem 500gr sem a eletrônica? Isso não vai ficar muito legal não. Posta umas fotos ai se já tem algo encaminhado na construção.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Re: Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por Camacho »

concordo com a galera....muito pesado, vai voar se voar como martelo sem cabo. tirou motor cai igual tijolo.
pra você ter referência tenho um ugly stick 1,25m de asa que pesa com bateria, motor esc, servos trem de pouso em alumínio ,polainas nas rodas... 540g e voa lindamente.
se é seu primeiro modelo construido, termine-o bem bonito e detalhado e deixe como recordação.
se é seu primeiro modelo como piloto, já começou muito errado....
esse aero não é pra iniciante nem nunca foi nem nunca vai ser.
nenhum aero escala, não importa se é asa alta ,baixa, média, civil ou militar deve ser usado pra aprender. PONTO!
ah... mais fulando do clube disse que piper dá pra aprender.... DÁ se você quer aprender ERRADO! todo modelo em escala tem os vícios dos modelos que são cópia.
treinador primário, feito pra APRENDER DIREITO não tem. te dá tempo e oportunidade de ver o erro e consertá-lo. simples assim.
Abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por LaercioLMB »

Camacho escreveu:concordo com a galera....muito pesado, vai voar se voar como martelo sem cabo. tirou motor cai igual tijolo.
pra você ter referência tenho um ugly stick 1,25m de asa que pesa com bateria, motor esc, servos trem de pouso em alumínio ,polainas nas rodas... 540g e voa lindamente.
se é seu primeiro modelo construido, termine-o bem bonito e detalhado e deixe como recordação.
se é seu primeiro modelo como piloto, já começou muito errado....
esse aero não é pra iniciante nem nunca foi nem nunca vai ser.
nenhum aero escala, não importa se é asa alta ,baixa, média, civil ou militar deve ser usado pra aprender. PONTO!
ah... mais fulando do clube disse que piper dá pra aprender.... DÁ se você quer aprender ERRADO! todo modelo em escala tem os vícios dos modelos que são cópia.
treinador primário, feito pra APRENDER DIREITO não tem. te dá tempo e oportunidade de ver o erro e consertá-lo. simples assim.
Abraço



Perfeito.

Se é eu quem falo isso, vem um monte de gente me apedrejando :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas é bom ver que mais gente tem discernimento do certo e errado.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Diego Costa
Equipe E-voo.com
Mensagens: 277
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 12:04 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Re: Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por Diego Costa »

Camacho escreveu:ah... mais fulando do clube disse que piper dá pra aprender.... DÁ se você quer aprender ERRADO!


Toda vez que leio algo do tipo fico até chateado, pois comprei um Piper (160cm) e um Cessna (120cm) :cry: Mas sem problemas, as placas de XPS P3 e EPS 2mm e 4mm já chegaram, vou fazer um SilkyWind, semelhante ao do simulador FMS, pra treinar :lol:
Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:
Maxcof
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Dez 23, 2016 9:11 pm
Localização: Curitiba

Re: Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por Maxcof »

Camacho escreveu:concordo com a galera....muito pesado, vai voar se voar como martelo sem cabo. tirou motor cai igual tijolo.
pra você ter referência tenho um ugly stick 1,25m de asa que pesa com bateria, motor esc, servos trem de pouso em alumínio ,polainas nas rodas... 540g e voa lindamente.
se é seu primeiro modelo construido, termine-o bem bonito e detalhado e deixe como recordação.
se é seu primeiro modelo como piloto, já começou muito errado....
esse aero não é pra iniciante nem nunca foi nem nunca vai ser.
nenhum aero escala, não importa se é asa alta ,baixa, média, civil ou militar deve ser usado pra aprender. PONTO!
ah... mais fulando do clube disse que piper dá pra aprender.... DÁ se você quer aprender ERRADO! todo modelo em escala tem os vícios dos modelos que são cópia.
treinador primário, feito pra APRENDER DIREITO não tem. te dá tempo e oportunidade de ver o erro e consertá-lo. simples assim.
Abraço

Boa tarde, Eu pilotava um cesna asa alta antes. Mas esse vai ser o primeiro que monto, eu vou pesar ele pois tem como reduzir drasticamente o peso a estrutura é inteira de fibra de vidro.Só não sei como irei entrelar o aero .Obrigado pelas dicas ,irei postando o progresso !!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por LaercioLMB »

Não perca tempo com ele se pretende fazer para voar, ainda mais em fibra de vidro um modelo tão pequeno que não pode passar de 150g pronto para o voo.
Eu já cometi esse erro com o mesmo modelo e sei bem o que estou falando. Mas se mesmo assim desejar continuar, falta de aviso não foi, só não vai adiantar postar perguntas de por que não deu isso, o que eu faço para aquilo, pois a resposta já foi dada, esse modelo não pode passar de 150 g pronto para o voo.
Aeromodelos com envergadura inferior a 1 metro se tornam críticos em relação ao peso e se for um modelo de combate então, fica mais crítico ainda.
Se fosse um asa alta até poderia chegar em uns 250 g, mas um P51 desse tamanho não pode passar de 150 g pronto para o voo.
Sobre a entelagem, não importa se é de madeira, isopor, ferro ou vidro, a entelagem se faz do mesmo jeito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Construção do meu 1 Aero P51

Mensagem por John-Henrique »

Somente para mostrar na prática o que os outros participantes do tópico disseram sobre aeromodelo pequeno acima do peso...

Este é o Bugatti, um aeromodelo que voa rápido, faz manobras e tudo mais, mas o camarada resolver fazer pequenininho e até quem não entende nada de inglês pode notar que tem peso demais para aquele tamanho, olha só como voa maravilhosamente bem, mas o pouso...

Coloquei o vídeo no final pra poder mostrar logo o resultado. Em todo caso pule para 5 minutos.
https://youtu.be/Vu4a8v9oeu0?t=5m1s
Responder