Vibração em sentido CCW

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Gustavo Bonomo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 5:12 pm
Localização: São Mateus/ES

Vibração em sentido CCW

Mensagem por Gustavo Bonomo »

Bom dia caros amigos(as) do e-voo,

Tenho o motor SunnySky X2216 que a fixação da hélice é por conta de rosca. Como estou utilizando uma hélice GemFan, o eixo é um tanto grosso e não existe a possibilidade de adicionar uma contra porca para evitar que solte a hélice, e como irei utilizar o motor em CCW, existe essa possibilidade, como conclui pesquisando alguns tópicos aqui no fórum.

Procurei também pela internet e vi que este conjunto do motor tem uma "arruela de mola prato", entre a hélice e a porca, e encontrei em apenas uma fonte que este tipo de arruela é um dos melhores para evitar que a porca solte com vibração (segue a baixo imagem do conjunto, junto com a arruela de mola prato). Gostaria de saber então senhores(as), este tipo de arruela realmente irá evitar que minha hélice se solte em voo? Se não, seria viável utilizar uma porca auto travante?

Outra dúvida é quanto aos adaptadores de plástico que vem junto a hélice para que esta não fique frouxa nos eixos dos motores. Eu devo colocar este adaptador "mais para a base" do motor (de baixo da hélice) ou mais próximo a arruela/porca (em cima)?

Imagem da arruela:


Imagem dos adaptadores:
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Dúvida sobre vibração em sentido CCW

Mensagem por John-Henrique »

O adaptador serve para a hélice ficar 'justa' no eixo do motor, você deve usar o adaptador que fique melhor ajustado.

Sobre a porca, nos motores do meu 250mm uso porcas auto travantes, no 330mm utilizo a 'porca spinner', em todo caso, você deve sempre tentar apertar todos os parafusos do frame, motor e porcas das hélices para evitar o máximo de vibrações, por fim, balancear as hélices. Desconheço quadri com 0 de vibração, mas não chega a soltar uma porca durante o voo.
Gustavo Bonomo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 5:12 pm
Localização: São Mateus/ES

Re: Dúvida sobre vibração em sentido CCW

Mensagem por Gustavo Bonomo »

John-Henrique escreveu:O adaptador serve para a hélice ficar 'justa' no eixo do motor, você deve usar o adaptador que fique melhor ajustado.

Sobre a porca, nos motores do meu 250mm uso porcas auto travantes, no 330mm utilizo a 'porca spinner', em todo caso, você deve sempre tentar apertar todos os parafusos do frame, motor e porcas das hélices para evitar o máximo de vibrações, por fim, balancear as hélices. Desconheço quadri com 0 de vibração, mas não chega a soltar uma porca durante o voo.


Obrigado pelas informações, foram muito úteis. Você, ou alguém, conhece as "arruelas de mola prato"? Quero saber se elas funcionam mesmo.

Sobre a porca auto travante: é tranquilo de fixar, e remover? Li que é uma auto travante por uso, e isso não é problema (são bem baratinhas), mas não quero correr o risco de danificar o eixo forçando para retirar a porca.

Por fim, não será um Quadri, irei usar no modelo X-UAV Mini Talon hehe

Novamente, obrigado pela atenção!
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: Dúvida sobre vibração em sentido CCW

Mensagem por John-Henrique »

Gustavo Bonomo escreveu:[...]conhece as "arruelas de mola prato"? Quero saber se elas funcionam mesmo.

Tenho aqui alguns motores e uso bastante os Multistar 1704-1900kv V1, são pequenininhos e possuem 'eixo parafuso', já vem de fabrica com uma porca comum e arruela prato (não é mola), funcionam muito bem, faz mais de 3 anos que tenho 4 deles e ainda não ocorreu de soltar nenhuma vez...



Gustavo Bonomo escreveu:Sobre a porca auto travante: é tranquilo de fixar, e remover? Li que é uma auto travante por uso, e isso não é problema (são bem baratinhas), mas não quero correr o risco de danificar o eixo forçando para retirar a porca.[...]

É uma porca igual qualquer outra, só que ela tem na parte interna uma espécie de borracha, conheço por porca auto atarrachante, borracha não desliza então é ótima para evitar soltar. A dificuldade de aperta-la é a mesma de apertar qualquer outra porca, se há diferença mecânica ou em razão do torque necessário para apertar-la e solta-la você não notará sem um equipamento para medir.

Agora o que me deixa intrigado é "quão apertado você acha que precisa deixar uma porca para prender uma hélice?", se você está usando um aeromodelo pusher, você deve ter notado que a força exercida pela hélice fará ela ser empurrada para o motor, então, caso a porca se solte as chances da hélice sair são muito pequenas, principalmente com o motor girando...

Tenho alguns Racerstar racing edition 2205 BR2205 2300KV, 2 deles são CCW (o resultado seria o mesmo para o CW) e uso num F-22, já voei sem a porca porque sei lá o que fiz, fui pro campo e esqueci de pegar a porca hehehe, voou normal e não saiu nenhuma vez. Claro, não é recomendado voar sem porca pra apertar, mas estava na fazenda, não tinha recurso.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Vibração em sentido CCW

Mensagem por LaercioLMB »

Hélice corretamente balanceada é = a 0 vibração.
Se há vibração é por que a hélice ainda está desbalanceada e em alto giro se faz notar esse pequeno desbalanceamento.
Enquanto estiverem balanceando com aquele sistema arcaico de equilíbrio somente, sem girar a hélice até ela parar e não se mover mais, sempre haverá hélice desbalanceada, por mais correta que pareça estar.
Imagine uma hélice vibrando em um avião! Não teria rebite que não afrouxasse.
Se em avião a hélice pode ser balanceada corretamente, por que em aeromodelo não pode?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Gustavo Bonomo
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Abr 26, 2015 5:12 pm
Localização: São Mateus/ES

Re: Dúvida sobre vibração em sentido CCW

Mensagem por Gustavo Bonomo »

John-Henrique escreveu:
Gustavo Bonomo escreveu:[...]conhece as "arruelas de mola prato"? Quero saber se elas funcionam mesmo.

Tenho aqui alguns motores e uso bastante os Multistar 1704-1900kv V1, são pequenininhos e possuem 'eixo parafuso', já vem de fabrica com uma porca comum e arruela prato (não é mola), funcionam muito bem, faz mais de 3 anos que tenho 4 deles e ainda não ocorreu de soltar nenhuma vez...



Gustavo Bonomo escreveu:Sobre a porca auto travante: é tranquilo de fixar, e remover? Li que é uma auto travante por uso, e isso não é problema (são bem baratinhas), mas não quero correr o risco de danificar o eixo forçando para retirar a porca.[...]

É uma porca igual qualquer outra, só que ela tem na parte interna uma espécie de borracha, conheço por porca auto atarrachante, borracha não desliza então é ótima para evitar soltar. A dificuldade de aperta-la é a mesma de apertar qualquer outra porca, se há diferença mecânica ou em razão do torque necessário para apertar-la e solta-la você não notará sem um equipamento para medir.

Agora o que me deixa intrigado é "quão apertado você acha que precisa deixar uma porca para prender uma hélice?", se você está usando um aeromodelo pusher, você deve ter notado que a força exercida pela hélice fará ela ser empurrada para o motor, então, caso a porca se solte as chances da hélice sair são muito pequenas, principalmente com o motor girando...

Tenho alguns Racerstar racing edition 2205 BR2205 2300KV, 2 deles são CCW (o resultado seria o mesmo para o CW) e uso num F-22, já voei sem a porca porque sei lá o que fiz, fui pro campo e esqueci de pegar a porca hehehe, voou normal e não saiu nenhuma vez. Claro, não é recomendado voar sem porca pra apertar, mas estava na fazenda, não tinha recurso.


Já realizei alguns testes aqui em casa, na bancada de medição, e realmente o que você disse faz total sentido: na configuração pusher, a hélice se "arrasta" para o motor, por bobeira não reparei nisto antes :o :D
Eu gostaria de deixar bem apertado pois acredito que se a porca se soltar em voo, o motor também irá parar de fornecer giro a hélice, ou continuará, só que em escala bem menor.

Imagens da minha bancada de testes "amadora e automatizada":




LaercioLMB escreveu:Hélice corretamente balanceada é = a 0 vibração.
Se há vibração é por que a hélice ainda está desbalanceada e em alto giro se faz notar esse pequeno desbalanceamento.
Enquanto estiverem balanceando com aquele sistema arcaico de equilíbrio somente, sem girar a hélice até ela parar e não se mover mais, sempre haverá hélice desbalanceada, por mais correta que pareça estar.
Imagine uma hélice vibrando em um avião! Não teria rebite que não afrouxasse.
Se em avião a hélice pode ser balanceada corretamente, por que em aeromodelo não pode?


Realmente, balancear a hélice é* uma das melhores opções, mas infelizmente não disponho de equipamento adequado para tal. De qualquer forma, a vibração que eu estava "esperando" era em relação do fluxo de ar na bancada de testes, e do próprio motor (mesmo sem carga, ele vibra, e atestei isso com acelerômetro que tenho aqui) :D

EDIT: obrigado pela atenção de vocês! Boa noite.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Vibração em sentido CCW

Mensagem por LaercioLMB »

Se o motor vibra, também necessita de balanceamento e isso só é possível retirando a carcaça dos ímãs do estator e colocando o eixo no balanceador para ver onde pesa mais e retirar com uma esperilhadeira o material necessário onde pesa mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder