Hélice CW ou CCW - Qual usar

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Járabe
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Sex Ago 22, 2014 9:14 am
Localização: Pindaré-Mirim/MA

Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por Járabe »

Boa noite.

Moderadores, desculpem se esse não for o local adequado para a duvida.

Galera, estou com uma dúvida tremenda, estou montando um aero elétrico e não sei qual hélice comprar, fui em um site chinês e lá tem a CW ou CCW.
Qual eu compro?

Desculpem a ignorância de iniciante. kkkk
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por JeanCS »

Se não me engano é CW - Clock Wise (sentido horário) e CCW - Counter Clock Wise (anti-horário). Leia esses tópicos, que vai tirar suas dúvidas:
viewtopic.php?t=177969
viewtopic.php?t=19852
Agora quer saber na prática? Ligue seu motor ao ESC e verifique pra que lado gira...se horário ou antí!
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por LaercioLMB »

Padrão, horário.
Como se vê isso?
Olhando o aeromodelo de trás para a frente e dessa forma se define lado esquerdo e direito de um aeromodelo e o sentido de rotação da hélice.
Hélice de passo invertido se usa em motores instalados atrás do aeromodelo ou em modelos bi motores que é conveniente que as hélices girem para lados opostos para diminuir o efeito torque dos motores sobre o aeromodelo.
Por que não posso usar hélice normal atrás?
Poder pode, mas é conveniente que use duas porcas no motor já que o sentido de rotação do motor estará invertido e com isso as chances de soltar a porca da hélice serão grandes a não ser que você arroche a porca quase espanando a rosca do eixo o que pode também deformar a hélice e prejudicar o balanceamento dela.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Re: Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por gabrielmaia »

Amigo. Pra usar em monomotores o certo é CCW. As CW giram ao contrario.
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Re: Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por gabrielmaia »

.
images.jpg
images.jpg (11.02 KiB) Exibido 9897 vezes
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por LaercioLMB »

gabrielmaia escreveu:.
images.jpg



Cuidado com o que você afirma.
O sentido de rotação das hélices é visto por trás do aeromodelo e não pela frente dele, assim como se define o lado esquerdo e direito de um aeromodelo, se olha por trás e não pela frente dele.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Re: Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por gabrielmaia »

É só ver a imagem. Ta escrito la: clockwise pra pusher e counter-clockwise pra normal
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por LaercioLMB »

gabrielmaia escreveu:É só ver a imagem. Ta escrito la: clockwise pra pusher e counter-clockwise pra normal



Eles estão olhando o modelo de frente e isso faz parecer que a hélice está girando em sentido contrário ao relógio, mas se olha de trás para a frente e não o contrário.
Se nas hélices estão usando o CCW, fazer o que.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Re: Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por gabrielmaia »

Abra a foto das ccw no site da hk e compare com as que voce usa.
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Hélice CW ou CCW - Qual usar

Mensagem por arthurinacio »

Em aviação real, é convencionado o sentido de rotação da hélice a partir do ponto de vista do piloto, que na maioria dos casos pra um monomotor por exemplo, é sentido horário. Já no aeromodelismo, depende muito do fabricante da hélice, por exemplo a Master Airscrew, convenciona que o sentido de giro é visto por alguém que está de frente para a aeronave, ou seja, o inverso do sentido convencionado na aviação. Então uma hélice com sentido de giro CW de um avião real, será considerada CCW no aeromodelismo. Segue o link de exemplo: https://www.masterairscrew.com/pages/pu ... propellers
Responder