Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

arthurinacio
membro

Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagempor arthurinacio » 03 Fev 2018 00:10

Pessoal, é o seguinte...acho que muitos como eu, iniciantes no aeromodelismo, gostariam de saber quais ferramentas vocês construtores mais experientes acham que não podem faltar na bancada e são essenciais para construção de aeromodelos, sejam eles em balsa ou depron, pois as vezes é complicado se utilizar de gambiarras para fazer alguma peça ou algo, sendo que tendo a ferramenta correta, se evitaria muita dor de cabeça. Enfim, quem puder contribuir sua opinião no tópico, creio que será de grande ajuda a muitos. Obrigado.

LaercioLMB
membro

Re: Ferramentas essenciais para construção de aeromodelos (depron e balsa)

Mensagempor LaercioLMB » 03 Fev 2018 09:47

Olha, ferramenta essencial é complicado, pois todas são essenciais a medida em que vamos construindo.
A primeira coisa são bons estiletes de lâmina larga, pois as estreitas se curvam fácil e os cortes saem tortos.

Esse abaixo para lâminas trapezoidais é ótimo, dá muita firmeza na mão na hora do corte e muito mais segurança para evitar que se corte.

Uma mini retífica é muito boa também para diversos detalhes e quanto melhor for a qualidade dela, mais rápido será de trabalhar.

Tem umas mais baratas sem fio em diversas marcas, mas são são todas iguais. Tenho uma Western e ela é boa dentro de suas limitações, pois toda a ferramenta por melhor que seja, se exigirmos mais do que ela consegue nos dar, vai estragar.

O principal de tudo é ter uma bancada para trabalhar, sem ela fica complicado, pois as vezes cortando um depron podemos marcar a mesa da cozinha e aí já viu, tá feita a encrenca.

Uma morsinha de bancada é ótima também, mas evite pegar aquelas com ventosa. Não são ruins, mas o local tem que ser muito liso para a ventosa pegar e quando a borracha da ventosa ressecar já era tudo. Eu tenho uma com ventosa e me ficam limitados os locais de instalação dela, por isso recomendo as de fixação por pressão.

Além disso, vai da forma como cada um trabalha e gosta de fazer o serviço, mas certamente quanto mais ferramentas tivermos, mais fácil e rápido será o serviço.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

igorfragoso
membro

Mensagempor igorfragoso » 03 Fev 2018 12:28

Eu incluiria como essenciais, alfinetes e grampos multiuso pequenos (alguns usam até pregadores de roupa nessa função). E por aí vai...

JeanCS
membro

Mensagempor JeanCS » 03 Fev 2018 21:22

Fundamentais também são boas réguas (gosto de alumínio), esquadros e uma pequena prateleira pelo menos pra arrumar tudo e ter acesso rápido, e uma lixeira!
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 03 Fev 2018 21:23

igorfragoso escreveu:Eu incluiria como essenciais, alfinetes e grampos multiuso pequenos (alguns usam até pregadores de roupa nessa função). E por aí vai...

Bem lembrado.
Tenho uma caixinha de alfinetes com cabeça acrílica utilizados em costura que são muito úteis para pré fixar as peças enquanto a cola seca.

Tenho um jogo desses grampos que encontrei em uma loja de 1,99 e custaram bem baratinho e funcionam muito bem

Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

hermesed
membro

Mensagempor hermesed » 03 Fev 2018 23:48

Matar um leão por dia é fácil...difícil é desviar das antas !!!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 04 Fev 2018 00:05

Cola quente eu particularmente não acho uma boa, pesa muito na construção.
Mas as demais ferramentas são ótimas sim. como não trabalhamos diretamente com eletrônica, o ferro de solda é bom ser um de pelo menos 80W para garantir uma boa solda nos conectores de bateria e motores. Ferro de solda de 30W que é o mais comum, não aquece muito bem para soldar os terminais de bateria e a qualidade da solda fica muito ruim.

Douglas Lenz
membro
Contato:

Mensagempor Douglas Lenz » 04 Fev 2018 00:45

Arthur
Bah! Lista com foto e tudo... que luxo!!

Minha contribuição vai sem foto mesmo.
- Paquimetro
- Régua com centimetros e polegadas
- Régua grande metal para guiar do corte do estilete.
- "Taquinhos" de madeira ou borracha para calçar lixas
- Fita crepe de boa qualidade (recomendo as de uso em chapeação e pintura, para isolar carro para pintura)
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz

igorfragoso
membro

Mensagempor igorfragoso » 04 Fev 2018 11:39

Douglas Lenz escreveu:Arthur
Bah! Lista com foto e tudo... que luxo!!

...
- "Taquinhos" de madeira ou borracha para calçar lixas
...)

Bom, também não tenho fotos, mas como lembrou o colega, alguns restos de material acabam tendo importâncias nas montagens. Eu tenho guardados uns cartões de crédito desativados, cujo plástico é util em certas funções. Como sou da velha guarda, comecei minha vida profissional como projetista de circuitos impressos e naquela época, desenhavamos os circuitos direto em filme de poliéster (nem sei se ainda existe isso) e ainda possuo muitos retalhos desse filme, que uso como dobradiça para profundor e leme. Mas penso que existem outros materiais que podem ser usados na mesma função.

arthurinacio
membro

Mensagempor arthurinacio » 05 Fev 2018 08:27

Show pessoal! Muito obrigado pela contribuição de vocês com o tópico. Acredito que será de grande ajuda para os iniciantes.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 05 Fev 2018 09:25

É como eu falei no início, ferramenta existencial é complicado, pois todas são e cada um terá que ver o que irá necessitar.
Comprar todas essas? A maioria não pode ou não tem onde guardar e tão pouco possuem uma bancada para trabalhar, mas seria o ideal.
Ferramenta é assim, você começa a construir com um estilete e uma serrinha pequena e com uma régua escolar de 30 cm, o resto você tem que ir comprando a medida que for achando necessário ou sentindo falta "- Ahh se eu tivesse essa!"
Uma furadeirinha será muito útil também, seja ela a bateria ou ligada direto na luz, embora em isopor e depron seja fácil abrir um furo rápido com arame quente esquentado no queimador do fogão.

ricardovasc
membro

Mensagempor ricardovasc » 05 Fev 2018 14:08

Uma mesa com bastante área para trabalhar com a folha de depron em cima e uma base de cortes.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 05 Fev 2018 19:06

Essa base de cortes pesa no bolso pra caramba. Já fui ver o preço de uma e desisti. Um dia quem sabe.

Douglas Lenz
membro
Contato:

Mensagempor Douglas Lenz » 06 Fev 2018 22:31

Laércio

Essas bases de corte, aquelas verdes quadriculadas... realmente sempre foram muito caras. Acredito que uma ótima opção ainda é o bom e velho vidro, tanto para corte de balsa quando para depron. Já para montagens de kits sobre a planta, como sempre fizemos o melhor ainda é uma base que aceite os alfinetes.
Abração do meu tamanho!!

Respeitosamente

Douglas Lenz

Wesley_Sniper
membro
Contato:

Mensagempor Wesley_Sniper » 07 Fev 2018 00:20

Utilizo isopor P5 com uma chapa de depron colada por cima.

Foi a alternativa mais fácil que achei...
No hobby, o valor não deve ser considerado como princípio.

Campanha:
Use TUDO o que tem antes de comprar mais!

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 07 Fev 2018 09:28

Douglas Lenz escreveu:Laércio

Essas bases de corte, aquelas verdes quadriculadas... realmente sempre foram muito caras. Acredito que uma ótima opção ainda é o bom e velho vidro, tanto para corte de balsa quando para depron. Já para montagens de kits sobre a planta, como sempre fizemos o melhor ainda é uma base que aceite os alfinetes.

O vidro eu uso, é uma chapa de vidro temperado de 8 mm que fazia parte de uma mesa de sala de jantar kkkkkkkk
Não costumo fazer montagem sobre plantas, ainda mais em plantas coladas em A4, pois não é nada garantido que a colagem das folhas fique 100% alinhado e ou esquadrejado.
Tem medidas e encaixes? Para que colocar em cima de uma planta?
Como a maioria dos modelos são "quadrados", basta colocar a fuselagem de lado sobre a mesa, medir a altura da mesa até a cauda, virar de lado e conferir a medida. Se houver diferença basta corrigir antes da cola secar. Por isso não uso e não recomendo colas de secagem instantânea (cola quente), não de dá tempo de nada. Se errou, tá tudo comprometido.
Em um outro fórum que você deve saber qual é, tem a construção do Hannibal que dá para acompanhar bem do que falo, todo o alinhamento feito usando régua e alfinetes com fita crepe enquanto a cola seca. Depois de tudo alinhado é só deixar a cola terminar de secar.

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”