Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Velazquez
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:15 am
Localização: Timóteo, MG

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por Velazquez »

Outra dúvida que surgiu, tem que homologar esses módulos externos na anatel pagando 200 reais, além dos 200 reais do rádio?
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por brunobragantine »

Velazquez escreveu:A ideia é já ter um rádio bom, que funciona em simulador, e usar helicópteros baratos BNF como os da XK e da WL Toys para ganhar experiência, principalmente com 3D, e aí, depois evoluir para helicópteros melhores usando o módulo original do Taranis x9d. Acha que não vale a pena?


Sendo assim com certeza vale muito a pena, é um investimento que vai lhe servir por bastante tempo.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por igorfragoso »

Velazquez escreveu:
igorfragoso escreveu:Essa adaptação trará inconveniente se os motores dos helimodelos forem escovados (brushed)


Se o motor principal for brushless e o de cauda brushed funciona bem?
E tem diferença nos tamanhos dos receptores, ou seja, O x8r funciona em qualquer escala de helicoptero?


Em ambos os casos vc vai precisar de esc's específicos para cada tipo de motor, o que pode impactar no peso final do helimodelo. Para mim, o x8r é grande e pesado para modelos pequenos como esses que você citou. Há menores, como esse:

frsky micro.jpg
frsky micro.jpg (18.46 KiB) Exibido 9868 vezes


Eu tenho esse receptor, ele funciona com o módulo FrSky XJT e pretendo usá-lo em micromodelos. Mas, enfim, penso que isso é uma questão de opção de cada um.
Velazquez
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:15 am
Localização: Timóteo, MG

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por Velazquez »

igorfragoso escreveu:Em ambos os casos vc vai precisar de esc's específicos para cada tipo de motor, o que pode impactar no peso final do helimodelo.


Então o esc que vem de fábrica não funciona com o x8r ou com esse outro receptor que sugeriu?

E sabem me dizer se o módulo externo para o rádio precida ser homologado separadamente, gastando mais 200 reais?
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por igorfragoso »

Velazquez escreveu:
igorfragoso escreveu:Em ambos os casos vc vai precisar de esc's específicos para cada tipo de motor, o que pode impactar no peso final do helimodelo.


Então o esc que vem de fábrica não funciona com o x8r ou com esse outro receptor que sugeriu?

E sabem me dizer se o módulo externo para o rádio precida ser homologado separadamente, gastando mais 200 reais?


Bom, se já exite um esc no modelo, seja para qual tipo de motor for, ele vai funcionar com qualquer receptor. Eu fiz alusão aos modelos pequenos, nos quais receptor, servos e esc (brushed) estão na mesma placa.

Quanto a homologação do módulo, não sei dizer com certeza, mas acredito que tenha que ser feito. Uma consulta direta ao órgão pode dirimir essas dúvidas.
Velazquez
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:15 am
Localização: Timóteo, MG

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por Velazquez »

igorfragoso escreveu:Bom, se já exite um esc no modelo, seja para qual tipo de motor for, ele vai funcionar com qualquer receptor. Eu fiz alusão aos modelos pequenos, nos quais receptor, servos e esc (brushed) estão na mesma placa.


Certo, obrigado por tirarem minhas dúvidas. Estou quase comprando um K120, não tenho certeza se o esc vem separado da placa, fiz uma suposição por que o motor principal dele é brushless, mas vou pesquisar sobre ele pra ver como é exatamente.
Responder