Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos

Mensagempor alexcmag » 20 Fev 2005 17:37

Dividi o tópico original "Preciso voar, preciso de dicas" do CaioMix para discutirmos sobre meu projeto de modelo para iniciantes.

Os requisitos são os básicos para alguém que está começando, precisa ser um modelo fácil de fazer, barato, que voe bem com motor 400BR e baterias LiIon, LiPo ou NiMh.

Tenho preferência por motor pusher com hélice 5x3, já que a chance de quebrar o motor é nula e de quebrar a hélice é extremamemte pequena (e se quebrar, ela é mais barata que as grandes).

Não pode ser algo muito tão pequeno como o ArrowSonde para não ser rápido e arisco demais, nem tão grande quanto o AeroSonde para poder voar bem com o 400BR a 7,2V e ainda conseguir uma boa subida.

Não pode ser muito rápido como o ArrowSonde, nem ser lento demais senão o motor não vai render bem.

Tem que ser resistente a impactos diretos no asfalto e no poste sem danos ou com danos mínimos que possam ser consertados com cola e fita adesiva no campo.

Os componentes caros têm que ficar bem protegidos.

Deve ser tão estável quanto possível em todos os eixos (se soltar os comandos deve estabilizar rapidamente).

Não pode estolar facilmente e se estolar precisa ser fácil de recuperar.

Precisa aguentar bem qualquer excesso de comando, muito profundor deve causar loops, mas não estolar. Muito leme deve fazer curvas apertadas, mas não roll para não colocar o iniciante em situações difíceis.

Não sei se é muita pretensão, mas já consegui a maioria destas características em quase todos meus modelos.
Editado pela última vez por alexcmag em 29 Mar 2005 16:00, em um total de 3 vezes.
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Mensagempor Luís Henrique Rodrigues » 20 Fev 2005 19:53

Caio, se quiser economizar e ter um bom equipamento, compre o tx Futaba 4YF na ChicoHobbi (R$ 160,00) e o rx R4P (92,00) na Hobbyfly, já é suficiente pra um iniciante...
Que venha a opinião dos experientes!!!




Abraços,
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?

Mensagempor CaioMix » 20 Fev 2005 22:24

alexcmag escreveu:Se você não tiver comprado tudo ainda, estou projetando um outro modelo que voe bem com este motor, que seja bem barato e fácil de montar e voar.


Vai disponibilizar este modelo no seu site ou aqui no fórum?

Quando estiver pronto me avise, porque ainda não comprei os itens.

A propósito, para o aerosonde necessita-se um mixer não é?

Quanto seria o valor e qual o modelo especificadamente?
Se você acha que a vida não tem mais sentido, experimente o aeromodelismo!

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Mensagempor CaioMix » 20 Fev 2005 22:35

Luís Henrique Rodrigues escreveu:Caio, se quiser economizar e ter um bom equipamento, compre o tx Futaba 4YF na ChicoHobbi (R$ 160,00) e o rx R4P (92,00) na Hobbyfly, já é suficiente pra um iniciante...
Que venha a opinião dos experientes!!!




Abraços,
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Valeu a dica, mas é que já se acabou este rádio do estoque e os caras não repoem :evil:
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Re: ?

Mensagempor alexcmag » 21 Fev 2005 07:50

CaioMix escreveu:
alexcmag escreveu:Se você não tiver comprado tudo ainda, estou projetando um outro modelo que voe bem com este motor, que seja bem barato e fácil de montar e voar.


Vai disponibilizar este modelo no seu site ou aqui no fórum?

Quando estiver pronto me avise, porque ainda não comprei os itens.

A propósito, para o aerosonde necessita-se um mixer não é?

Quanto seria o valor e qual o modelo especificadamente?


Para o aerosonde sim, mas estou planejando algo mais simples, sem mixer, um pouco mais leve e um pouco mais lento, e que funcione com motor 400BR pusher, para poder cair de nariz sem quebrar motor, hélice, nada além do isopor que pode ser remendado com cola.
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Mensagempor gustabmo » 21 Fev 2005 08:44

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Mensagempor alexcmag » 21 Fev 2005 08:56



É um bom ponto de partida, mas bem coisa de americano, avião feito com sobra de embalagem com um motor Himax... :D
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Mensagempor gustabmo » 21 Fev 2005 09:02

alexcmag escreveu:É um bom ponto de partida, mas bem coisa de americano, avião feito com sobra de embalagem com um motor Himax... :D

Eu gosto do visual "trash" :D
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Mensagempor ATARI » 21 Fev 2005 09:21

Resnacido do lixo ...hehehehe

alexandre se disse tudo ...

o cara investe 500 dollares de eletronica e num tem coragem de comprar um SS pra por tudo ...

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Mensagempor gustabmo » 21 Fev 2005 09:26

ATARI-2600 escreveu:o cara investe 500 dollares de eletronica e num tem coragem de comprar um SS pra por tudo ...

O motivo nao é esse... ele mora num lugar que venta muito e o SS se ferra todo no vento. Poderia ter sido outro aviao mas foi um "Ugly" feito de resto de embalagem, eu acho que tem um tremendo mérito!
Editado pela última vez por gustabmo em 21 Fev 2005 09:27, em um total de 1 vez.
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Mensagempor ATARI » 21 Fev 2005 09:26

meus trocinhos perderam feio...hehehehe

parece uma aerobota :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
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Mensagempor alexcmag » 21 Fev 2005 11:07

Bom... De qualquer jeito é um bom ponto de partida, mas já estou com algumas idéias.

Nos meus sucessivos crash-tests percebi que pequenas massas fora do CG causam torção e quebram em choques frontais.

O Isopor não tem muita resistência a torção e cisalhamento, mas é bem resistente a compressão e um pouco menos a distensão. Portanto, fuselagem alta e estreita tá fora.

Pelo mesmo motivo, nada de buracos na fuselagem, em todos os modelos que fiz com um buraco para a bateria, na primeira porrada é lá que quebra.

A cauda dupla do Aerosonde ficou à prova de lenhas. Em todas as vezes que consegui detoná-lo, sempre acerta ou o nariz, ou a asa, geralmente no poste ou no chão. Os dois boons garantem que nestes dois casos a força do impacto seja recebida pela asa como compressão, e não como torção, e portanto muito mais difícil de quebrar.

O motor preso logo acima e atrás da asa também é legal, nas lentas ele comprime o isopor ou depron à frente dele, dissipando a força sem quebrar nada. É preciso garantir que não se desloque para a frente a ponto da hélice bater no bordo de fuga da asa.

Mesmo batendo no poste nunca quebrei a asa, portanto prender os servos na asa (se for caso de cauda dupla) é um lugar bastante seguro.

Receptor e speed são pequenos, podem ficar bem seguros em uma pequena cavidade no centro da asa, como fiz no Arrow.

A fuselagem pode ser em um bloco de isopor em torno de 5cm de largura por 6cm. Nestas proporções as torções de impactos descendentes a cerca de 30 graus em relação à horizontal direto no asfalto ou cimento podem ser decompostas em compressão na parte superior, que o isopor absorve bem e distensão na parte inferior. O isopor sozinho quebraria neste caso, mas se estiver entelado com fita de embalagem aguenta bem.

Como o formato da fuselagem não vai fazer a menor diferença, pode ser esculpida em qualquer sobra de isopor com estilete mesmo.

A bateria pode ficar sobre um recorte feito na parte superior da fuselagem (não dentro). Isto evita acrescentar pontos frágeis na fuselagem, que fica sendo um bloco monolítico de isopor, que pode ser facilmente substituído caso quebre.

Para a fuselagem não ficar muito comprida, enflechar um pouco a asa pode ajudar a acertar o CG, já que o motor vai ser pusher. Isto alivia peso e deixa mais forte.

De quebra a asa enflechada poliédrica é mais estável e fica com um stall mais dócil. A ponta poliédrica acaba ficando com um washout natural devido ao ângulo, o centro estola antes, fazendo baixar o nariz e recuperar praticamente soziho.

O Arrow seria um bom ponto de partida também, mas sem a cauda em A para não precisar de mixer, com uma asa maior, para um vôo mais lento, e com menos comando de leme para não fazer roll.
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Mensagempor alexcmag » 21 Fev 2005 14:06

Coloquei todos os dados no meu algorítmo gerador de modelos :P

Talvez seja meu primeiro modelo em que a planta nasce antes do modelo...

Que tal assim?
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Mensagempor Regis.Abdalla » 21 Fev 2005 14:29

Gostei do modelo e das cores.

Se colocar a bateria em 'faca' dentro do nariz ou embaixo da asa...
Fica bom?
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Mensagempor alexcmag » 21 Fev 2005 14:46

Regis.Abdalla escreveu:Gostei do modelo e das cores.

Se colocar a bateria em 'faca' dentro do nariz ou embaixo da asa...
Fica bom?


Fica mais bonito e protege mais a bateria, mas enfraquece a fuselagem. Vou tentar deixar de um jeito que ambos, bateria e fuselagem, fiquem protegidos e inteiros nas porradas.
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Mensagempor Luís Henrique Rodrigues » 21 Fev 2005 18:17

Muito interessante o modelo, Alex. Por tudo que você disse, é perfeito pra iniciantes!
Gostei muito das características! Tem muitas vantagens, Ideal!!
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Mensagempor alexcmag » 21 Fev 2005 18:30

Luís Henrique Rodrigues escreveu:Muito interessante o modelo, Alex. Por tudo que você disse, é perfeito pra iniciantes!
Gostei muito das características! Tem muitas vantagens, Ideal!!


Espero que sim.

Vou tentar fazê-lo esta semana e testar no sábado ou domingo.

Se funcionar bem detalho mais a planta e passo os detalhes de construção e vôo.
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Mensagempor Marco Antonio » 21 Fev 2005 19:14

Eita!!!!!!!!! Parabéns !!!!!! Seu primeiro projeto publico :D
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

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Mensagempor Stuka » 21 Fev 2005 19:40

Muito bão Alex....O Oscar Junior montou um Aerosonde e, eu sugeri a ele que colocasse a empenagem traseira que nem o ferrari pra não ter que usar o mixer (encarece o projeto). Ademais esse seu projeto vai vingar com certeza. Se aceitar uma sugestão, esse perfil de asa que vc. tá propondo é mais complicado de fazer por ser enflechada e pra vc. que tem experiência é mais fácil ( asa enflechada tb. dificulta encontrar o CG )...uma variante desse seu modelinho seria uma espécie de FERRARÃO ( IGUAL A DO EVOO ).. O QUE ACHA?....

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Mensagempor alexcmag » 21 Fev 2005 20:04

Marco Antonio escreveu:Eita!!!!!!!!! Parabéns !!!!!! Seu primeiro projeto publico :D


Espera voar antes do parabéns :P
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Mensagempor alexcmag » 21 Fev 2005 20:15

Stuka escreveu:Muito bão Alex....O Oscar Junior montou um Aerosonde e, eu sugeri a ele que colocasse a empenagem traseira que nem o ferrari pra não ter que usar o mixer (encarece o projeto). Ademais esse seu projeto vai vingar com certeza. Se aceitar uma sugestão, esse perfil de asa que vc. tá propondo é mais complicado de fazer por ser enflechada e pra vc. que tem experiência é mais fácil ( asa enflechada tb. dificulta encontrar o CG )...uma variante desse seu modelinho seria uma espécie de FERRARÃO ( IGUAL A DO EVOO ).. O QUE ACHA?....


Pensei nisto também. Vou fazer umas contas depois em casa para ver se é possível simplificar a asa.

A asa enflechada não é difícil de fazer não se a corda for constante, e o CG é 1/3 medido na metade da asa.

Até poderia ser um Ferrarão, o problema é que o motor 400 é muito mais pesado do que o CX50 do Ferrari, tem 50g a mais. Para compensar as 50g sobre o bordo de fuga e ainda o peso da cauda é necessário um bom peso no nariz.

No Aerosonde precisei deixar um nariz longo e uma bateria pesada, mas queria usar baterias mais leves neste projeto.
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Mensagempor Cassiusfxg » 22 Fev 2005 00:21

Alex:

Achei muito 10 sua iniciativa de um modelo para iniciantes.
Dúvidas:
A asa enflechada tem vantagens em relação a plana?

O CG dela seria como o da figura?
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Mensagempor alexcmag » 22 Fev 2005 00:42

Cassiusfxg escreveu:Alex:

Achei muito 10 sua iniciativa de um modelo para iniciantes.
Dúvidas:
A asa enflechada tem vantagens em relação a plana?

O CG dela seria como o da figura?


Tem duas vantagens neste projeto, uma é a maior estabilidade, a outra é ajudar a acertar o CG, já que tem muitas coisas pesadas atrás da asa...

Como a corda é constante, o CG neste caso é calculado na metade de um lado da asa, e não na ponta.
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Mensagempor Cassiusfxg » 22 Fev 2005 01:35

Quero entender:

Assim?
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Mensagempor alexcmag » 22 Fev 2005 02:01

Fica assim, neste caso dá para perceber facilmente que o motor fica quase no CG, não precisando de muito peso na frente para compensar os 65g do motor 400:
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