Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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Cassiusfxg
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Mensagem por Cassiusfxg »

Agora entendi a função da asa enflechada.Quando tentei fazer um aerosonde uma das dificuldades encontradas foi exatamente o ajuste do CG.Acabei desistindo por causa do peso do motor atrás e asa plana.Fica realmente difícil.
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Stuka
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Mensagem por Stuka »

Alex, um pouquinho de isopor sobrando no nariz do modelo não faria mal algum (serviria inclusive para ajudar a posicionar a bateria) pois, ajuda a proteger e muito o vértice do bordo de ataque da asa(caso for mantê-la enflechada) contra lenhadas de bico que é muito comum. Se vc. notar no seu último esboço notará que a fuselagem está praticamente toda escondida embaixo da asa.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Stuka escreveu:Alex, um pouquinho de isopor sobrando no nariz do modelo não faria mal algum (serviria inclusive para ajudar a posicionar a bateria) pois, ajuda a proteger e muito o vértice do bordo de ataque da asa(caso for mantê-la enflechada) contra lenhadas de bico que é muito comum. Se vc. notar no seu último esboço notará que a fuselagem está praticamente toda escondida embaixo da asa.


O toco de fuselagem que sobrou pra fora é o suficiente, mas posso aumentar um pouco, não vai fazer mal. Só não quero muito longa para não se tornar um ponto frágil.

Estou prevendo um peso final de 300g, das quais 80g estarão exatamente no nariz, e mais umas 80g (motor, adaptador e hélice) estarão apoiadas na asa mas presas na fuselagem.

Em caso de impacto a força exercida sobre o nariz vai desacelerar a bateria e se espalhar, desacelerando a asa, speed, receptor, motor.

Parte dela vai se decompor desacelerando a asa, boons e cauda, mas como o braço da alavanca vai ser pequeno haverá compressão, mas não muita torção.

De repente pode ter um nariz postiço de isopor, feito para se espatifar antes do resto e absorver o choque.
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Stuka
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Mensagem por Stuka »

Já que está preocupado tb. com peso...seria interessante eliminar um tirante da empenagem traseira e deixar apenas um. Diminuiria peso e custo de material tb., pois vc. estaria eliminando um leme e uma vareta (de bambu ou fibra). Dificultaria apenas um pouco na fase de construção no alinhamento do profundor que poderá ser uma fixação em T prá ficar mais distante do solo em caso de pousos manicacas ou boing. (toim..toim...toim...heheheheh..)
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Stuka escreveu:Já que está preocupado tb. com peso...seria interessante eliminar um tirante da empenagem traseira e deixar apenas um. Diminuiria peso e custo de material tb., pois vc. estaria eliminando um leme e uma vareta (de bambu ou fibra). Dificultaria apenas um pouco na fase de construção no alinhamento do profundor que poderá ser uma fixação em T prá ficar mais distante do solo em caso de pousos manicacas ou boing. (toim..toim...toim...heheheheh..)


O leme extra na verdade não atrapalha, se fosse um só teria que ser maior, no final acaba sendo a mesma área e peso.

Cauda em T fica mais difícil de lincar e mais frágil, em caso de impacto ou em curvas fortes o peso do estabilizador vertical sobre o leme gera muito torque em sua base.

Em caso de porrada o peso do leme+estabilizador (mesmo que seja de apenas alguns gramas) gera torque sobre o tubo de cauda, que torce e força o ponto onde é fixado.

Acho que os 10 gramas a mais do tubo de cauda extra se justificam pela dispersão de impactos que proporcionam.

Uma configuração interessante seria a utilizada no Wingo, por exemplo, é uma das alternativas que estou estudando.
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jociel luciano
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OTIMO FOTO

Mensagem por jociel luciano »

Esse desenho vai tirar a duvida de muitos iniciantes, parabens pelo desenho alexmag, fiocu muito bom.
Anexos
cg_951[1].gif
cg_951[1].gif (3.74 KiB) Exibido 21663 vezes
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Bom... Fiz o bichinho ontem à noite.

Mantive a maioria das medidas, apenas encurtei um pouco o tubo de cauda para reaproveitar o do Arrowsonde, e modifiquei um pouco a cauda para dar mais resistência.

Ainda está sem motor e equipamentos, mas o peso é de apenas 110g, portanto não vai ser difícil de manter o peso alvo de 300g completo.

Hoje à noite coloco o motor e no final de semana faço o crash-test, digo flight-test.
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Stuka
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Mensagem por Stuka »

:twisted: :roll: :roll: Alex, aí num vale...cê tá refazendo um Aerosonde....Tem que criar um modelo novo pra nois, inquebrável, leve, e que preço de construção praticamente zero..... :D
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Cassiusfxg
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Mensagem por Cassiusfxg »

Aguardo ansioso!

Vai colocar fotos?
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

É, ficou com carinha de Aerosonde mesmo, mas é menor, mais leve e mais simples.

O preço é o mais próximo de zero que consegui imaginar.

Asa de depron, reforçada com espetos de churrasco.

Fuselagem de bloco de isopor.

Motor de 11,00 e hélice de 4,00.

Se não der certo vou continuar tentando fazer um modelo até conseguir um treinador legal.
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