Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos
- Cassiusfxg
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Alex, um pouquinho de isopor sobrando no nariz do modelo não faria mal algum (serviria inclusive para ajudar a posicionar a bateria) pois, ajuda a proteger e muito o vértice do bordo de ataque da asa(caso for mantê-la enflechada) contra lenhadas de bico que é muito comum. Se vc. notar no seu último esboço notará que a fuselagem está praticamente toda escondida embaixo da asa.
- alexcmag
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Stuka escreveu:Alex, um pouquinho de isopor sobrando no nariz do modelo não faria mal algum (serviria inclusive para ajudar a posicionar a bateria) pois, ajuda a proteger e muito o vértice do bordo de ataque da asa(caso for mantê-la enflechada) contra lenhadas de bico que é muito comum. Se vc. notar no seu último esboço notará que a fuselagem está praticamente toda escondida embaixo da asa.
O toco de fuselagem que sobrou pra fora é o suficiente, mas posso aumentar um pouco, não vai fazer mal. Só não quero muito longa para não se tornar um ponto frágil.
Estou prevendo um peso final de 300g, das quais 80g estarão exatamente no nariz, e mais umas 80g (motor, adaptador e hélice) estarão apoiadas na asa mas presas na fuselagem.
Em caso de impacto a força exercida sobre o nariz vai desacelerar a bateria e se espalhar, desacelerando a asa, speed, receptor, motor.
Parte dela vai se decompor desacelerando a asa, boons e cauda, mas como o braço da alavanca vai ser pequeno haverá compressão, mas não muita torção.
De repente pode ter um nariz postiço de isopor, feito para se espatifar antes do resto e absorver o choque.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Já que está preocupado tb. com peso...seria interessante eliminar um tirante da empenagem traseira e deixar apenas um. Diminuiria peso e custo de material tb., pois vc. estaria eliminando um leme e uma vareta (de bambu ou fibra). Dificultaria apenas um pouco na fase de construção no alinhamento do profundor que poderá ser uma fixação em T prá ficar mais distante do solo em caso de pousos manicacas ou boing. (toim..toim...toim...heheheheh..)
- alexcmag
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Stuka escreveu:Já que está preocupado tb. com peso...seria interessante eliminar um tirante da empenagem traseira e deixar apenas um. Diminuiria peso e custo de material tb., pois vc. estaria eliminando um leme e uma vareta (de bambu ou fibra). Dificultaria apenas um pouco na fase de construção no alinhamento do profundor que poderá ser uma fixação em T prá ficar mais distante do solo em caso de pousos manicacas ou boing. (toim..toim...toim...heheheheh..)
O leme extra na verdade não atrapalha, se fosse um só teria que ser maior, no final acaba sendo a mesma área e peso.
Cauda em T fica mais difícil de lincar e mais frágil, em caso de impacto ou em curvas fortes o peso do estabilizador vertical sobre o leme gera muito torque em sua base.
Em caso de porrada o peso do leme+estabilizador (mesmo que seja de apenas alguns gramas) gera torque sobre o tubo de cauda, que torce e força o ponto onde é fixado.
Acho que os 10 gramas a mais do tubo de cauda extra se justificam pela dispersão de impactos que proporcionam.
Uma configuração interessante seria a utilizada no Wingo, por exemplo, é uma das alternativas que estou estudando.
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- jociel luciano
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OTIMO FOTO
Esse desenho vai tirar a duvida de muitos iniciantes, parabens pelo desenho alexmag, fiocu muito bom.
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- alexcmag
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Bom... Fiz o bichinho ontem à noite.
Mantive a maioria das medidas, apenas encurtei um pouco o tubo de cauda para reaproveitar o do Arrowsonde, e modifiquei um pouco a cauda para dar mais resistência.
Ainda está sem motor e equipamentos, mas o peso é de apenas 110g, portanto não vai ser difícil de manter o peso alvo de 300g completo.
Hoje à noite coloco o motor e no final de semana faço o crash-test, digo flight-test.
Mantive a maioria das medidas, apenas encurtei um pouco o tubo de cauda para reaproveitar o do Arrowsonde, e modifiquei um pouco a cauda para dar mais resistência.
Ainda está sem motor e equipamentos, mas o peso é de apenas 110g, portanto não vai ser difícil de manter o peso alvo de 300g completo.
Hoje à noite coloco o motor e no final de semana faço o crash-test, digo flight-test.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- Cassiusfxg
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- alexcmag
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É, ficou com carinha de Aerosonde mesmo, mas é menor, mais leve e mais simples.
O preço é o mais próximo de zero que consegui imaginar.
Asa de depron, reforçada com espetos de churrasco.
Fuselagem de bloco de isopor.
Motor de 11,00 e hélice de 4,00.
Se não der certo vou continuar tentando fazer um modelo até conseguir um treinador legal.
O preço é o mais próximo de zero que consegui imaginar.
Asa de depron, reforçada com espetos de churrasco.
Fuselagem de bloco de isopor.
Motor de 11,00 e hélice de 4,00.
Se não der certo vou continuar tentando fazer um modelo até conseguir um treinador legal.
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