StarCessna400 em depron - Construção com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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StarCessna400 em depron - Construção com fotos

Mensagempor alexcmag » 14 Mar 2005 08:50

Este é o StarCessna400.

Na verdade era para ser um Starlite, mas para simplificar a construção ganhou uma cauda meio diferente.

Desta vez a construção tem fotos detalhando principalmente as partes menos óbvias.

Em vôo o modelo subiu rapidamente, voou com menos de meio motor e foi bem fácil de pilotar, provando que quem quer fazer um StarLite, GWsport ou outro modelinho parecido pode economizar uns reais a mais usando motor PM101TR directdrive (vulgo motor 400BR).

A construção gastou uns retalhos de depron 2mm e 4mm e foi feita com coisas que estavam à mão, consumiu umas 3 horas e voou muito bem.

Os equipamentos são simples e baratos.

Ficha técnica:
Comprimento: 56cm
Envergadura: 1m
Corda: 15cm
Área de asa: 15dm2
Peso final: 320g
Carga alar: 21,3g/dm2
Motor: PM101TR (400BR)
Hélice: GWS 5x3
Bateria: LiIon 1400mAh 7,2V
Receptor: GWS R6N
Servos: 2 GWS Pico
Speed: ICS50 turbinado, recomendo ICS300

Material:
1/4 de folha de depron 2mm
1/4 de folha de depron 4mm
1m de arame de aço 1mm (para os horns)
30cm de arame de aço 2mm (para o trem de pouso)
1 par de rodinhas de espuma da aerobrás
6 palitos de sorvete
3 espetos de churrasco de bambú
3 bastões de cola quente fina
3m de fita de embalagem colorida
1 bloquinho cúbico de resto de isopor de cerca de 5cm de lado
2 braçadeiras de nylon
1 cartão magnético velho
2 canudinhos de refrigerante
3 elásticos de dinheiro

Aí está o vídeo do Vôo.
Clique o botão direito e peça "salvar como"

O crédito das fotos é do Bruschi, que vai ficar com o modelo e terá a obrigação de aprender a voar nele e aumentar as nossas reuniões duasvezesporsemanais no Paca :P
Anexos
starcessna400.JPG
starcessna400.JPG (3.39 KiB) Exibido 106728 vezes
Editado pela última vez por alexcmag em 15 Mar 2005 15:17, em um total de 2 vezes.
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Mensagempor jociel luciano » 15 Mar 2005 09:05

Qual foi o peso dele pronto para voar
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 09:08

320g
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Mensagempor jociel luciano » 15 Mar 2005 09:10

agora que percebi ja tem o peso la em cima, mas obrigado
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....



Canal 13 72.050MHz



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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 09:29

jociel luciano escreveu:agora que percebi ja tem o peso la em cima, mas obrigado


Tinganei... Não tinha não, só lembrei de colocar depois que você perguntou :P
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:03

Aí vão as fotos da construção.

Pegue uma folha de depron 4mm, uma caneta de retro, trena, esquadro, etc...
Anexos
Fuse001.jpg
Fuse001.jpg (28.71 KiB) Exibido 105895 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:06

Se tiver paciência para montar mosaico, imprima a planta, recorte os templates e cole sobre o depron. Se não tiver, desenhe direto sobre o depron, tomando o cuidado de deixar tudo simétrico...
Anexos
Fuse002.jpg
Fuse002.jpg (33.89 KiB) Exibido 105901 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:09

Corte com estilete
Anexos
Fuse003.jpg
Fuse003.jpg (32.01 KiB) Exibido 105891 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:12

Cole tudo, tomando o cuidado de deixar passagem para os horns.

Eu uso canudinhos de refrigerante como guia, é leve, barato e desliza melhor os links (escolha a cor de sua preferência...)
Anexos
Fuse004.jpg
Fuse004.jpg (35.5 KiB) Exibido 105904 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:15

Em seguida preparei os links de arame 1mm comprado na Aerobrás, com dobras em Z para encaixar nos horns e nos servos:
Anexos
Link005.jpg
Link005.jpg (17.47 KiB) Exibido 105886 vezes
Link006.jpg
Link006.jpg (15.59 KiB) Exibido 105886 vezes
Link009.jpg
Link009.jpg (20.09 KiB) Exibido 105886 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:16

Ainda os links
Anexos
Link010.jpg
Link010.jpg (19.92 KiB) Exibido 105883 vezes
Link011.jpg
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:17

Mais links...
Anexos
Link011.jpg
Link011.jpg (19.36 KiB) Exibido 105883 vezes
Link012.jpg
Link012.jpg (18.56 KiB) Exibido 105884 vezes
Link013.jpg
Link013.jpg (17.6 KiB) Exibido 105885 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:22

Agora os horns... Pegue um cartão magnético velho e corte algo neste formato... Usei da Fenasoft.
Anexos
Horn014.jpg
Horn014.jpg (25.64 KiB) Exibido 105885 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:24

Furei com um compasso, mas um preguinho resolve.
Anexos
Horn016.jpg
Horn016.jpg (21.92 KiB) Exibido 105885 vezes
Horn017.jpg
Horn017.jpg (24.03 KiB) Exibido 105884 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 10:25

Tem que ficar justinho no arame do link
Anexos
Horn019.jpg
Horn019.jpg (18.57 KiB) Exibido 105884 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 15:00

Faça cortes no leme e profundor para encaixar os horns, encaixe no lugar e cole pelos dois lados.
Anexos
Horn020.jpg
Horn020.jpg (19.29 KiB) Exibido 105888 vezes
Horn021.jpg
Horn021.jpg (19.48 KiB) Exibido 105884 vezes
Horn022.jpg
Horn022.jpg (20.84 KiB) Exibido 105884 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 15:01

O horn está pronto, repita o mesmo para o outro horn...
Anexos
Horn023.jpg
Horn023.jpg (21.72 KiB) Exibido 105882 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 15:03

O trem de pouso é feito com arame 2mm dobrado. As rodas são fixadas com um retentor, que pode ser linha com super-bonder ou algo parecido.

Ele vai espetado e colado em um bloco de isopor que colei por dentro da fuselagem, na altura do bordo de ataque da asa.
Anexos
Trem026.jpg
Trem026.jpg (29.22 KiB) Exibido 105884 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 15:06

Para prender o motor, colei um par de palitos de sorvete na parte de baixo do nariz, fazendo um sanduíche com outro pedaço de depron por cima, coloquei mais um par de pedaços de bambú para apoiar e prendi com braçadeira.

Ficou firme o suficiente para o motor não voar e solto o suficiente para não quebrar o motor se lenhar de nariz no asfalto...
Anexos
Motor024.jpg
Motor024.jpg (27.44 KiB) Exibido 105887 vezes
Motor025.jpg
Motor025.jpg (27.99 KiB) Exibido 105884 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 15:08

E pronto... A fuselagem está concluída, e ficou pesando 150g com motor e links:
Anexos
Pronto027.jpg
Pronto027.jpg (38.76 KiB) Exibido 105889 vezes
Pronto028.jpg
Pronto028.jpg (30.51 KiB) Exibido 105887 vezes
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Mensagempor alexcmag » 15 Mar 2005 15:12

Próxima etapa... A asa...

Pela primeira vez o processo Schultz documentado...

Começa-se com 10 nervuras de depron 4mm, com perfil Schultz e uma folha de depron 2mm com as fibras na horizontal.

A largura deve ser igual à envergadura e a altura ao dobro da corda mais a espessura.

Traça-se uma linha determinando onde será o bordo de ataque, a linha, e depois linhas para as nervuras na altura da parede lateral da fuselagem, nas pontas, e as outras mais ou menos equidistantes, completando a asa:
Anexos
Asa029.jpg
Asa029.jpg (25.56 KiB) Exibido 105887 vezes
Asa030.jpg
Asa030.jpg (33.65 KiB) Exibido 105883 vezes
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Mensagempor Cassiusfxg » 16 Mar 2005 02:01

Parabéns Alex!

Só não entendi o lance para prender o motor.

Seria como? Assim:
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Mensagempor alexcmag » 16 Mar 2005 12:04

Cassius, é exatamente como você desenhou.

O par de palitos de sorvete é que aguenta o tranco, por isto tem outra camada de depron por cima deles pra garantir que não descolem da de baixo, os bambuzinhos são sõ pra manter o alinhamento do motor.
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Mensagempor gustabmo » 16 Mar 2005 12:07

alexcmag escreveu:Cassius, é exatamente como você desenhou.

Mas entao faltou desenhar a braçadeira abraçando os palitos de sorvete...

E tambem um tracejado mostrando que a parte de baixo do motor tá no mesmo nivel dos bambus... os bambus estao lá pra nao deixar o motor "rolar" pro lado e mudar de posicao.

Eu acho... confirma aí, Alex, se é isso mesmo!
Gustavo - São Paulo/SP

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Mensagempor alexcmag » 16 Mar 2005 12:37

Já que estamos documentando a gambi, aí está um desenho de frente.

Na prática qualquer jeito que o motor não saia nem se mova muito funciona, nem pensei nisto na hora
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