StarCessna400 em depron - Construção com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

RafaelGC
membro

Mensagempor RafaelGC » 28 Fev 2008 14:12

Fala pessoal!
Semana passada construi um scout (meu primeiro aero)... no sabado ele ''voou'' cerca de uns 15 seg e lenhou de bico :lol:... reconstrui a parte quebrada e voltei pra voar no domingo, ele voou cerca de 5min e depois... lenha de novo :twisted: rsrsrs... gostei da construçao do aero mas resolvi mudar um pouco...

Já imprimi a planta do starlite em tamanho real, mas vi que o fundo do aero é muito pequeno. Posso aumenta-lo(pra caber a eletronica) sem ter que aumentar o restante da planta?
obs: uso motor e-max 2882. bat 1300mah. rx futaba 7 canais. 2 servos hextronic. esc towr pro

vou fazer a asa no perfil clarky y de isopor, entao devo usar qual envergadura? 1m tá bom?

nao entendi duas partes da montagem:
devo colar a lateral da fuselagem por cima ou ao lado do fundo? e os estabilizadores como sao colados na fuselagem? alguem tem mais fotos dessa regiao do aero?

luizhb007
membro

Mensagempor luizhb007 » 03 Abr 2008 18:00

olá, desculpe pela pergunta.. ficaria legal um emax 2822, uma bateria 2s de 1200 ou 1300 mah 15-25C e uma hélice 10x4.7 sf no starcessna?

acho que o conjunto de bateria + motor vai pesar umas 100 gramas.

abraço
O vento não para.... Cascavel/PR freqüência: 72,190

Felype Rocha
membro
Contato:

Mensagempor Felype Rocha » 03 Abr 2008 21:26

fica exelente.
tudo que sobe, desce.
mas do chão não passa.

luizhb007
membro

Mensagempor luizhb007 » 03 Abr 2008 21:36

obrigado ferocha.

abraço
O vento não para.... Cascavel/PR freqüência: 72,190

krekrek
membro
Contato:

Re: StarCessna400 em depron - Construção com fotos

Mensagempor krekrek » 02 Jun 2008 03:50

Gostei muito do seu tutorial. Vou tentar algo parecido aqui!
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra

raphacalo
membro

Mensagempor raphacalo » 27 Jun 2008 14:53

bom vo começar constriur baixei a planta mais ,nao vi as medidas da peças q devo desenhar como axo isso?

RafaelMq
membro

Mensagempor RafaelMq » 20 Ago 2008 19:27

Ola..

Estava pesquisando onde comprar a eletronica para o starcessna e achei combos
da TowerPro, sao bons os produtos dessa marca?

estes sao os combos : esc, motor, helice

http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_listCategoriesAndProducts.asp?catname=Towerpro+Combos&idCategory=179&ParentCat=192

Qual é o melhor para o starcessna?

Obrigado !!

Alan Summers
membro

Mensagempor Alan Summers » 30 Ago 2008 18:21

Quanto mais ou menos gastou nesse aeromodelo.

bobbyrock
membro

Mensagempor bobbyrock » 07 Out 2008 19:22

gostaria de saber quanto foi gasto em material...sem contar a eletronica...somente de material como depron...cola...e queria saber indidualmente quanto pesou a asa e a fuselagem...agradecido...fui

marco tulio LM
membro

Mensagempor marco tulio LM » 24 Out 2008 11:07

eu so tenho depron 4mm p fazer a asa de um scout q estou fazendo, fui fazer um teste p ver se o depron era maleavel o suficiente p fazer o bordo de ataque e n era. Agora to pensando em usar 2 tiras separadas de depron e passar uma fita larga e resistente n bordo de ataque p o acabamento. O q q vcs acham?

Daniel Moreira
membro

Mensagempor Daniel Moreira » 29 Out 2008 13:21

Srs, boa tarde!!!

Estou reiniciando no hobby, tenho em casa 2 baterias Nimh, 1 de 650 e outra de 700, ambas de pilhas AAA, ainda não tenho o peso delas, tenho também um motor 370, utilizado no rotor do walkera e uma hélice 6x3, perguntas: Posso utilizar estes equipamentos neste projeto? Teria alguma sugestão para melhoria? A hélice esta de acordo? Quanto teria de empuxo? Qual speed posso utilizar? Acho que por enquanto é só... Agradeço desde já a atenção...
Um forte abraço a todos.

Daniel

shoiti
membro

Mensagempor shoiti » 29 Out 2008 18:53

uma melhoria que eu recomendo:

motor hextronik 2730
speed 12A
bateria lipo 2s ou 3s de 540 a 1000mAh...

hehehe

mas falando sério, fica bem melhor... com essa sua eletronica, pode até voar mas vai ficar muito crítico...

e essa eletronica brushless/lipo que eu coloquei acima, não fica muito caro... custo/benefício de 150%!! hehehe

abraços.

marco tulio LM
membro

Mensagempor marco tulio LM » 30 Out 2008 18:54

Sera q vale a pena usa monokote nessa asa de depron? E da certo eu usar o monokote so com a parte de baixo da asa e as nervuras coladas pq n consegui fazer a parte de cima em depron... :?

renangabry
membro

Mensagempor renangabry » 27 Dez 2008 14:34

aff...não compreendo essas plantas, não vejo medidas de nada e ela está no formato pra balsa!!
queria em isopor ou depron...

Mauro Júnior
membro

Mensagempor Mauro Júnior » 06 Jan 2009 14:39

Alex terminei de fazer o aeromodelo, sou iniciante e moro num lugar q não tem gente praticando este esporte, gostaria de umas dicas de com q rádio começar, e de sites que vc recomenda as compras...Estava olhando o Asas Elétricas, me pareceu ser um site mt bom! Obrigado aew pelo o tuto me ajudou bastante.

Everton de Castro
membro

Mensagempor Everton de Castro » 08 Abr 2009 19:34

Belo trabalho, muito bonito, estou pensando seriamente que será minha primeira construção.

Cesar-SP
membro

Mensagempor Cesar-SP » 07 Mai 2009 19:15

Leiam a primeira pagina do post em que o Alex explica como modificar a planta de um Star Lite , não adianta ficar pedindo a planta , ninguem vai enviar

Cesar-SP
Moderador
warp drive Sr Sulo

Cesar-SP
membro

Mensagempor Cesar-SP » 07 Mai 2009 19:21

[size=18:0b4fa1eeb3][color=red:0b4fa1eeb3]PLANTA AQUI:[/color:0b4fa1eeb3][/size:0b4fa1eeb3]

http://www.e-voo.com/plantas/treinadores/imgs/starlite.zip
warp drive Sr Sulo

Alefrangel
membro

Mensagempor Alefrangel » 06 Jul 2009 14:12

Pessoal acabei de postar isto no tópico do “Scout Construção Passo a Passo”, mas como este tópico também é um dos que mais os novatos se baseiam para construir o primeiro aeromodelo (inclusive eu), decidi transcrever neste post a mesma mensagem sobre a experiência do primeiro vôo com o intuito de agregar informações para que não cometam o erro que cometi:

“Como prometi, segue a filmagem da primeira tentativa de vôo do Scout, que por sinal, foi uma grande lenha... No domingo tive que consertar bastante o avião para decolar tive ajuda de um pessoal que tinha na pista de aeromodelismo e até que enfim ele voou beleza e no final consegui até pousar com trem de pouso.
Os dois grandes erros que considero que cometi na minha primeira tentativa foram os seguintes:
1 - Eu mesmo tentei arremeçar o avião, desta forma até que eu assumisse o rádio com as duas mãos, já seria tarde pra tentar contornar qualquer situação, caso algo desse errado na decolagem (o que era bem provável, uma vez que ñão conhecia o avião e nunca tinha voado).
2- Não ter feito um teste de planeio do aeromodelo. No domingo tinha um pessoal com bastante experiência e fizeram este teste antes do vôo, que consiste no seguinte: Você sai correndo com o avião suspenso no alto em uma das mãos e solta ele um pouquinho e vai acompanhando o planeio dele correndo e o segura antes tocar no chão. Desta forma já dá pra perceber se o CG está correto e se está tendendo para um dos lados. No meu caso foi só ajustar os trims. ”

Aí seguem os links dos vôos:
Primeira tentativa no sábado (Lenha):
http://www.youtube.com/watch?v=ObGtsFcNbMg
Primeiro vôo no domingo:
http://www.youtube.com/watch?v=bdvp4Z2mxuQ
Segundo vôo domingo:
http://www.youtube.com/watch?v=C4oNp7YlVrY

Na próxima vez vou ver se filmo o teste de planeio para colocar no fórum:
Grande abraço a todos.
Alessandro.

aleotavares
membro
Contato:

Mensagempor aleotavares » 14 Ago 2009 17:09

Boa tarde, sou novo neste forum e no aeromodelismo.

Gostaria de começar construindo este modelo em depron.

Gostaria de saber se teria como substituir o depron 4mm das nervuras da asa por algum outro material, pois o depron 4mm só é utilizado nas nervuras.

Gostaria de aproveitar este post pra parabenizar o pessoal envolvido neste tutorial pela clareza e objetividade.

obrigado a todos.
---

Gustavo Murad
membro

Mensagempor Gustavo Murad » 14 Ago 2009 20:01

[quote:397595dccf="aleotavares"]Boa tarde, sou novo neste forum e no aeromodelismo.

Gostaria de começar construindo este modelo em depron.

Gostaria de saber se teria como substituir o depron 4mm das nervuras da asa por algum outro material, pois o depron 4mm só é utilizado nas nervuras.

Gostaria de aproveitar este post pra parabenizar o pessoal envolvido neste tutorial pela clareza e objetividade.

obrigado a todos.[/quote:397595dccf]

Vários materias podem substituir.

Balsa, Caixeta e até isopor.

A balsa teria que fazer perfis finos, de balsa de no máximo 1/8".

A caixeta (aquela madeira de caixa de fruta) teriam que ser feitos furos no meio para aliviar peso.

Com isopor teriam que ser perfis maiores que 4mm, talvez 1cm

aleotavares
membro
Contato:

Mensagempor aleotavares » 15 Ago 2009 04:56

Ok, obrigado pela dica, vou testar com isopor, assim que testado posto o resultado aqui.

[ ]'s

RODRIGO PEREIRA
membro

Mensagempor RODRIGO PEREIRA » 13 Set 2009 21:46

desculpa ai pelo incomodo eu so inicante e eu queria saber se alguem sabe onde q compra depron em brasilia?

carlosbrochinejr
membro

Ajuda!

Mensagempor carlosbrochinejr » 16 Set 2009 09:50

Olá pessoal, como vão?
Gostaria de saber como fazer as articulações do profundor e leme, não ficou muito claro para mim. Devo cortá-los e grudar com fita???
Além disso, gostaria de saber como pinto o depron. Se encapá-lo com fita de entelar ele ficará muito pesado??

Gustavo Murad
membro

Links

Mensagempor Gustavo Murad » 16 Set 2009 14:35

carlosbrochinejr,

As "articulações", que chamamos de dobradiças, podem ser feita usando só uma fita larga, mas antes você temque fazer um corte lateral em uma das partes móveis, como no desenho que fiz e vou colocar abaixo.

No desenho o tracejado vermelho é o local onde você deve cortar, e o azul é a fita sobre as 2 partes para fazer a dobradiça, deve-se fazer assim para as partes móveis (leme, profundor) terem movimento para os 2 lados.

Para pintar o depron pode-se usar tinta acrílica, ou spray para isopor, cuidado pois outras tintas em Spray corroem o Depron!

Pode-se usar fita para entelar sim, aumenta um pouco o peso mas é muito pouco e não fara diferença no seu aeromodelo.

Se quiser pode usar até "Vinil" (Contact colorido vendido em papelarias) que é mais pesado que fita, que ainda vai ficar bom.
Anexos
Link_fita.GIF
Vermelho = corte
Azul = fita
Link_fita.GIF (1.43 KiB) Exibido 11997 vezes

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”