Para todos iniciantes livro sobre aeromodelismo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Para todos iniciantes livro sobre aeromodelismo

Mensagem por Cesar-SP »

Esta disponivel para dowload, um otimo livro para iniciantes e avançados tamben com muitas dicas e regras sobre aeromodelismo e contrução

http://www.e-voo.com/downloads/

É uma ótima leitura, atemporal e muito agradável que permite aprender facilmente a maioria dos conceitos utilizados em nosso hobby.

Aeromodelismo - Teórico e Prático
Copyright © 2004/2005, José Carlos Rodrigues e Clube de Aeromodelismo de Lisboa
versão digital publicada no site do CAL: http://clubeaerolisboa.no.sapo.pt
Agradecemos especialmente ao Sr. José Manuel Padinha Colarejo por torná-lo disponível.
warp drive Sr Sulo
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Só falta fixar o tópico!

Abraço
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Recebi do José Colarejo um novo arquivo, em planilha Excel, com as tabelas de cotas e perfis utilizados no livro.

Como está em Excel, fica mais fácil de plotar do que manualmente a partir da cópia, além de ficar mais fácil para transformar em arquivo vetorial.

Está disponível em www.e-voo.com/downloads
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Fiquei impressionado em saber como o José Carlos Rodrigues e o José Colarejo são, e feliz em conhecê-los mesmo que por e-mail. Vou copiar aqui alguns e-mails que trocamos.

From: Alexandre
To: José Colarejo
Sent: Friday, May 11, 2007 2:08 PM
Subject: Re: Livro sobre aeromodelismo - Mensagem de erro


José,

Muito obrigado, tanto por torná-lo disponível quanto pelo esforço no envio.

Já recebi os últimos arquivos e incluí em nossa seção de downloads: http://www.e-voo.com/downloads/

Compactei os ficheiros com o PKzip para facilitar os downloads, o ficheiro compactado está em http://www.e-voo.com/downloads/livroaeromodelismo.zip caso precise resgatar uma cópia algum dia.

Com certeza o trabalho já está sendo útil e ainda o será por muito tempo, pois é um material que apesar de ter 40 anos é atemporal. Os conceitos e técnicas continuam valendo assim como as leis da física, e acima de tudo é uma leitura agradável que facilita o entendimento de muitos conceitos de forma ímpar.

Por favor transmita também nossos agradecimentos ao Sr. José Carlos Rodrigues, que pela forma como escreve e por sua iniciativa de transmitir o conhecimendo de forma fácil de entender deve ser uma ótima pessoa.

Espero algum dia podê-los conhecer pessoalmente, enquanto isto por favor contem conosco se pudermos ajudá-los em alguma coisa.

Obrigado novamente e um grande abraço,

Alexandre Magalhaes
alexcmag@e-voo.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Data: Fri, 11 May 2007 22:19:52 +0100
De: José Colarejo
Para: "Alexandre" <alexcmag@e-voo.com>
Assunto: Re: Livro sobre aeromodelismo - Mensagem de erro

Caro Alexandre,

Também nós estamos satisfeitos, pois o nosso objectivo é a divulgação da nossa modalidade. A publicação no vosso site está muito boa.

Resta acrescentar uma pequena coisa: Um ficheiro Excel com as coordenadas dos perfis que estão tabelados no Cap.01.

Deste modo, quem saiba manejar as propriedades do Excel para gerar gráficos, pode facilmente obter o perfil desejado, desenhado directamente pela impressora com o tamanho pretendido, sem ter de recorrer ao desenho manual.

Um abraço,

José Colarejo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Data: Sun, 13 May 2007 16:30:30 +0100
De: José Carlos Rodrigues
Para: Alexandre Magalhães <alexcmag@e-voo.com>
Assunto: Parabéns, aqui de Portugal

Meu caro Alexandre,

Está a escrever-lhe o José Carlos Rodrigues, autor do livro que acaba de inserir no vosso site e-voo.com.

Já não pratico Aeromodelismo há quase 40 anos, mas nunca me desliguei por completo. Acompanho o meu clube do coração - o Clube de Aeromodelismo de Lisboa, que, em 1952, ajudei a fundar - e, sempre que posso, vou aos treinos e provas, no campo, para meu regalo e para aplaudir.

Como o José Colarejo, que me transmitiu o seu e-mail, diz que "os amigos brasileiros estão alojados num servidor de luxo", logo me apressei a bisbilhotar o e-voo.com e fiquei admirado não só com a velocidade dos downloads, mas também com o nível deveras superior que o vosso site apresenta, que se mostra muito bem organizado, de fácil navegação e com informação e secções de muito interesse. Tem tudo o que é necessário e no sítio próprio.

Por tudo o que isso revela, os meus parabéns, com os desejos de que continuem por muitos anos a promover o Aeromodelismo, que, contrariando o facilitismo da nossa época, continua a ser uma excelente escola de rigor e perseverança.

Os melhores cumprimentos do José Carlos
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

From: Alexandre
To: José Colarejo
Sent: Sunday, May 13, 2007 5:57 PM
Subject: Re: Livro sobre aeromodelismo - Mensagem de erro


Caro José,

Obrigado novamente, já incluí este arquivo em nossa seção de "downloads", como um ítem separado, pois o ficheiro do livro é maior e já foi baixado por dezenas de pessoas.

Recebi um e-mail do José Carlos Rodrigues que nos deixou muito felizes e honrados.

Gostaria de saber se posso publicar seus comentários em nosso site também.

Abraços,

Alexandre Magalhaes
alexcmag@e-voo.com
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Data: Sun, 13 May 2007 18:53:00 +0100
De: José Colarejo
Para: "Alexandre" <alexcmag@e-voo.com>
Assunto: Re: Livro sobre aeromodelismo - Mensagem de erro

Caro Alexandre,

Eu sabia que o José Carlos Rodrigues lhe ia escrever e ele enviou também o e-mail para mim, para conhecimento. Ele gostou muito do vosso site. Poderá ver a biografia dele no nosso site, em "Quem foi quem no CAL"
http://clubeaerolisboa.no.sapo.pt/galeria%20h-1/quem.htm

Não é qualquer um que recebe o diploma "Paul Tissandier" da FAI !

Claro que pode publicar os nossos comentários.

Um abraço,

José Colarejo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Data: Mon, 14 May 2007 19:27:39 -0300
De: "Alexandre" <alexcmag@e-voo.com>
Para: "José Carlos Rodrigues"
Cc: Jose Colarejo ,regis@e-voo.com,andre@e-voo.com
Assunto: Re: Parabéns, aqui de Portugal

Caro José Carlos,

Sinto-me muito honrado com suas palavras, e tomo a liberdade de copiar o José Colarejo e meus colegas Régis e André na resposta.

Na verdade o servidor e a organização atual são apenas conseqüências das intenções que tivemos desde o início.

Há cerca de 5 anos nosso amigo Régis Moreira, que sempre gostou de contrução e de modelos pequenos e leves, descobriu através do www.rcgroups.com e de revistas como a Backyard Flyer e Quiet Flyer os modelos elétricos.

Conforme aprendia e evoluia com os elétricos, ele começou a escrever artigos em nosso idioma e criou o E-vôo para ajudar a difundir esta modalidade, inicialmente em um servidor gratuíto e depois em um servidor pago, mas pequeno.

Era uma época difícil, pouco se achava de equipamentos para modelos leves por aqui e era preciso importar até hélices.

No início aprendi muito com ele, assim como com outros colegas de aeromodelismo, e também comecei a reunir informações e escrever alguns artigos complementares, tentando fazer de forma que qualquer leigo entendesse e criasse gosto, e deixei em minha página pessoal na época.

Com mais informação disponível, mais pessoas começaram a praticar aeromodelismo, registrando um grande crescimento nos modelos elétricos, nossa especialidade. Isto levou alguns de nossos colegas de vôo a abrir lojas, com bons equipamentos a preços justos. Estes colegas passaram a patrocinar o E-vôo, ajudando a pagar as contas de servidor, assim pudemos crescer com mais tranquilidade, espaço e velocidade.

Com mais gente acessando o E-vôo, nosso colega André Novelli passou a ajudar o Régis na manutenção, e posteriormente revisamos todo o desenho do site, tentendo deixá-lo mais agradável e organizado, da forma como está hoje. Nesta época, convidado por eles, incluí o conteúdo de minha antiga página pessoal, criei mais alguns artigos para complementar e completar as lacunas e passamos a manter o E-vôo a 6 mãos.

Temos procurado sempre acrescentar novidades, com a ajuda de outros colegas que escreveram excelentes artigos, explicando de forma simples para incentivar o aprendizado mas ao mesmo tempo completa o suficiente para permitir a evolução técnica. Se me permite dizer, é o que o que fizeste com seu livro há mais de 40 anos, por isto consideramos tão importante facilitar o acesso a ele.

Curiosamente até mesmo a forma de utilizar analogias para ensinar alguns conceitos mais difíceis de visualizar mentalmente é algo em comum entre nós.

Abusando novamente da liberdade, outro objetivo em comum é, parafraseando um antigo provérbio, "não dar o peixe, mas ensinar a pescar", incentivando o aprendizado e experimentação. Conosco isto tem surtido resultados muito recompensadores, ao acompanhar pessoas que há pouco tempo mal sabiam o que era uma asa construindo modelos lindos com projeto próprio e excelente vôo.

Os únicos arrependimentos que tenho do aeromodelismo são não ter começado antes e não ter tempo para praticar com mais freqüência. Como escreveste, é uma escola de rigor e perseverança, se eu já construísse aeromodelos no início de meus estudos (na verdade já construía planadores simples de vôo livre utilizando embalagens de alimentos desde os 6 anos de idade, mas sem entender bem os conceitos), muitos assuntos que me foram de difícil entendimento na escola teriam sido extremamente simples.

Por isto, temos procurado dar todo o apoio possível a iniciantes e jovens que pesquisam esta nossa arte, assim eles aprendem mais facilmente, e também nós aprendemos coisas novas.

Também tenho aprendido muito lendo seu livro, principalmente sobre conceitos, técnicas de construção e história dos aeromodelos. O incrível é que é uma viagem no tempo mas ao mesmo tempo muita coisa é novidade para mim e ao tomar conhecimento delas me surgem novas idéias do que fazer nos próximos modelos.

Um grande abraço e nossos parabéns a ambos novamente,

Alexandre Magalhaes
alexcmag@e-voo.com
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Fantástico, Alex! É a isso que me referi quando disse que mesmo que algum "esperto" incapaz de criar venda as idéias aqui veiculadas, a grande maioria as aproveita e as "devolve" na forma de novas cotribuições....
parabéns a todos vocês !!!!!
:P :P :P :P :P :P :P :P
Responder