Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
- keyboardvip®
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Pessoal me enpolguei com o tópico e aqui estão as fotos.. comecei mexer na quarta-feira e a noite passada deixei ele assim..
Fotos da contrução e entelagem do Extra 330 3D Batix.
[img:2be062e8ff]http://api.ning.com/files/hlQ-vCRmc7HoxMSYgygcFb9TOpXJV0US-2oQn7KT5KToqgQy7TYV67a9byQB06SbVKdAg8kG8pswbKhXuHX9vziwXg3r5j1*/IMG00504201105050923.jpg[/img:2be062e8ff]
[img:2be062e8ff]http://api.ning.com/files/*YS22sEBx5hgWKKgGN-Vi26Jh*zVqV4cQXxB3V46Ph0twgdIqHa6OTOXjv6*06UFUi6HTT5YnSRscQ5Vp06zTcr1WsuyaaZ3/IMG00506201105060107.jpg[/img:2be062e8ff]
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[img:2be062e8ff]http://api.ning.com/files/d6hgxnd8YoJ08SO9IVR-o0KnXFt40zP53QYa3mFlMnfviO3C0g7IhJLSDZb2S*StJdwq1pEjuOdSJD56Qeo71UMY6XbTpXk9/IMG00511201105061025.jpg[/img:2be062e8ff]
[img:2be062e8ff]http://api.ning.com/files/ciC3b-sL3PWeiVmjLJXXZHd37sKg1HgfZ7IOPPqQY0XFF0J3nl*aSnceyu-kLZwQvrMc932qPrYrl*z9hteX26K54DLFrbKF/IMG00512201105061048.jpg[/img:2be062e8ff]
Fotos da contrução e entelagem do Extra 330 3D Batix.
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- lucasfigueira.v8
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- keyboardvip®
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[quote:364f6d49d4="lucasfigueira.v8"]keyboardvip, que eletrônica pretende usar? você fez a planta no tamanho original?[/quote:364f6d49d4]
Fiz no tamanho original sim. Nesse último sábado estreiei ele e fiquei muito satisfeito.
Eletrônica usada:
Motor: KDA 20-28M 1050kv (43g)
Hélice: GWS 9x4.7
Servos: 3 x 9g (ñ ficou pesado pois o motor tem bastante empuxo)
Bateia: 610mah 3S 20C
ESC: 20A
RX: 6ch
Resultados:
O vôo ficou bem dócil por motivo do baixo kv do motor e com força. voei com menos de meio motor e torque-rool com meio motor pra menos.
Observações:
1. O reforço da asa com fibra de vidro não foi aprovado, a asa fica meio banba em algumas manobras mais fortes. Vou retirar a vara de fibra de vidro e recolocá-la agora com epox, pois só estava usando fita, sem cola.
2. Não sei se por causa do CG ou é assim mesmo o vôo em faca fica saindo em direção ao dorso tendo que manter um pouco cabrado e dando um pouco de aileron pra ficar retinho. (acho q é o CG)
O mesmo acontece na manobra de giro de eixo contínua, ele sozinho vem fazendo o círculo..
Se alguém puder me dar uma dica..
O peso q ficou total ñ sei dizer pois ñ tenho balança, mas segui todas as recomendações aki apresentadas como cuidados de peso na colagem e ausência de cola quente..
Fiz no tamanho original sim. Nesse último sábado estreiei ele e fiquei muito satisfeito.
Eletrônica usada:
Motor: KDA 20-28M 1050kv (43g)
Hélice: GWS 9x4.7
Servos: 3 x 9g (ñ ficou pesado pois o motor tem bastante empuxo)
Bateia: 610mah 3S 20C
ESC: 20A
RX: 6ch
Resultados:
O vôo ficou bem dócil por motivo do baixo kv do motor e com força. voei com menos de meio motor e torque-rool com meio motor pra menos.
Observações:
1. O reforço da asa com fibra de vidro não foi aprovado, a asa fica meio banba em algumas manobras mais fortes. Vou retirar a vara de fibra de vidro e recolocá-la agora com epox, pois só estava usando fita, sem cola.
2. Não sei se por causa do CG ou é assim mesmo o vôo em faca fica saindo em direção ao dorso tendo que manter um pouco cabrado e dando um pouco de aileron pra ficar retinho. (acho q é o CG)
O mesmo acontece na manobra de giro de eixo contínua, ele sozinho vem fazendo o círculo..
Se alguém puder me dar uma dica..
O peso q ficou total ñ sei dizer pois ñ tenho balança, mas segui todas as recomendações aki apresentadas como cuidados de peso na colagem e ausência de cola quente..
- Rodrigo Morales
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Parece que o tópico desenterrou de vez, e tem um monte de gente me mandando MP pra saber dos Shocks, materiais, motor e tudo mais.
"Não acho mais o motor azul!" Procurou mesmo?
Tem ele na HobbyKing, em estoque:
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5208[/url]
Não acho mais o ESC:
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5208[/url]
E baterias, qual usar?
2S [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11896[/url]
3S [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11899[/url]
(Somente dicas da HK, tem muitos outros fornecedores)
E servos? Ahhhh tem um monte de opções! Só manter os mesmos princípios, menor peso possível, menos kv para o motor. De 2007 pra cá, o que mudou foram os preços das coisas, tá mais barato ainda pra montar um Shock.
Se quiser montar um Shock pra F3P, sugiro os modelos da Fancy Foam, e motor Hacker.
Abração a todos!
"Não acho mais o motor azul!" Procurou mesmo?
Tem ele na HobbyKing, em estoque:
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5208[/url]
Não acho mais o ESC:
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5208[/url]
E baterias, qual usar?
2S [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11896[/url]
3S [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11899[/url]
(Somente dicas da HK, tem muitos outros fornecedores)
E servos? Ahhhh tem um monte de opções! Só manter os mesmos princípios, menor peso possível, menos kv para o motor. De 2007 pra cá, o que mudou foram os preços das coisas, tá mais barato ainda pra montar um Shock.
Se quiser montar um Shock pra F3P, sugiro os modelos da Fancy Foam, e motor Hacker.
Abração a todos!
NO PAULINHADA! YES FLY!
- regismotogp
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ola pessoal, estou querendo construir um shock tambem, alguem teria uma planta para me enviar com medidas, e tambem queria uma dica sobre como fixar o motor na fuselagem, ainda estou patinando com isso, poderiam me ajudar.
quem tiver por favor me envia uma planta e as dias reginaldo_gaspar@uol.com.br
grato
quem tiver por favor me envia uma planta e as dias reginaldo_gaspar@uol.com.br
grato
- keyboardvip®
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Com motor, servos e linkagem no lugar..
[img:2034a3449e]http://api.ning.com/files/VOfd7xH200VpwTr*ZAWjYVc0PlQ1WtiXwDALsZgux4GPruSGaA64CES3YUhWy3mo-cc53-AHiyV8GQZGKDA00QRqdDjKCbdM/IMG00516201105070850.jpg[/img:2034a3449e]
[img:2034a3449e]http://api.ning.com/files/BY2n6rL7txQ0P02TL9qhnQU0McyUINs3q0SKyp85xZjip2*QhxgVQ3ddDZt3Bz06en-sv6Z0d6H5A8zDWrlW3WADUXZcz3Jf/IMG00518201105070854.jpg[/img:2034a3449e]
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- lucasfigueira.v8
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keyboardvip®, como ficou o shock com esse motor? deu certo pra 3D? é melhor que o emax 2822??
eu pedi um desse e está pra chegar, pra colocar em uma zagi de 120cm, conforme for eu coloco outro motor na zagi e uso ele pro shock de 93cm, igual ao seu.
Será que bateria de 1100mah fica muito pesado?
vc fez com deprom de 5mm?
eu pedi um desse e está pra chegar, pra colocar em uma zagi de 120cm, conforme for eu coloco outro motor na zagi e uso ele pro shock de 93cm, igual ao seu.
Será que bateria de 1100mah fica muito pesado?
vc fez com deprom de 5mm?
- Rodrigo Morales
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- Registrado em: 11 Dez 2006 22:43
- Localização: Plano - TX
[quote:4850d6d8d5="gomnix"]Galera,
Tenho um Shock para montar! Preciso de uma ideia de como colocar a bateria e o Motor.
Alguem poderia postar fotos de como fez com o motor e a bateria?
Obrigado[/quote:4850d6d8d5]
Esse assunto já foi discutido, nesse Tópico mesmo... só dar uma procuradinha...
Tenho um Shock para montar! Preciso de uma ideia de como colocar a bateria e o Motor.
Alguem poderia postar fotos de como fez com o motor e a bateria?
Obrigado[/quote:4850d6d8d5]
Esse assunto já foi discutido, nesse Tópico mesmo... só dar uma procuradinha...
NO PAULINHADA! YES FLY!
- Rodrigo Morales
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[quote:6abab0ff33="gomnix"]Galera,
Alguem aqui pode colocar foto de como ficou os servos, bateria, receptor e o motor!
Gostaria de ver...
Obrigado[/quote:6abab0ff33]
É só dar uma lidinha nesse tópico mesmo, em que você está perguntando... tem todas as fotos que você precisa...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=192254
Esse link está nesse tópico que você está perguntando.
Será que é tão difícil ler o tópico?
Alguem aqui pode colocar foto de como ficou os servos, bateria, receptor e o motor!
Gostaria de ver...
Obrigado[/quote:6abab0ff33]
É só dar uma lidinha nesse tópico mesmo, em que você está perguntando... tem todas as fotos que você precisa...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=192254
Esse link está nesse tópico que você está perguntando.
Será que é tão difícil ler o tópico?
NO PAULINHADA! YES FLY!
- Felipe Castanho
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- Registrado em: 11 Jul 2010 23:41
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Servos 3.6g, da pra usar?
Olá, infelizmente criei um tópico na área errada para minha pergunta, e me alertaram para que eu perguntasse aqui.
Bom, recentemente fiz um yak 55 shock flyer. 80 cm de envergadura, com papel pluma de 5mm. Coloquei nele um motor towerpro equivalente ao emax 2922(60g), servos comuns de 9g, bateria 3s 900mah(68g). Fiz reforços e linkagens com fibra de vidro. Ele ficou com peso final de 300g
Por mais que o modelo tenha voado bem, fez torque roll com meio motor, e etc, eu não gostei que devido ao peso ele embala demais, e não consigo fazer voos lentos.
Meu amigo fez um modelo igual, mas usou a seguinte configuração:
Motor turnigy 2204-14T.
Servos de 9g.
Bateria nano-tech 3s de 370mah, e 2s normal de 460mah.
Entretanto, ele usou depron 2mm, e o avião ficou com 180g RTF.
No meu, caso use essa configuração, conseguirei 220g.
Pensando numa economia ainda maior, para um voo melhor do modelo, pensei em usar servos de 3.6g com força de .45kg. Será que da para voos outdoor?
E será que com 210g e uma hélice 8x4 o avião fará torque roll e todas as outras manobras com facilidade? Grato.
Bom, recentemente fiz um yak 55 shock flyer. 80 cm de envergadura, com papel pluma de 5mm. Coloquei nele um motor towerpro equivalente ao emax 2922(60g), servos comuns de 9g, bateria 3s 900mah(68g). Fiz reforços e linkagens com fibra de vidro. Ele ficou com peso final de 300g
Por mais que o modelo tenha voado bem, fez torque roll com meio motor, e etc, eu não gostei que devido ao peso ele embala demais, e não consigo fazer voos lentos.
Meu amigo fez um modelo igual, mas usou a seguinte configuração:
Motor turnigy 2204-14T.
Servos de 9g.
Bateria nano-tech 3s de 370mah, e 2s normal de 460mah.
Entretanto, ele usou depron 2mm, e o avião ficou com 180g RTF.
No meu, caso use essa configuração, conseguirei 220g.
Pensando numa economia ainda maior, para um voo melhor do modelo, pensei em usar servos de 3.6g com força de .45kg. Será que da para voos outdoor?
E será que com 210g e uma hélice 8x4 o avião fará torque roll e todas as outras manobras com facilidade? Grato.
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- lucasfigueira.v8
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Amigos, fiz meu shock de 93cm, estou precisando de dicas com a motorização.
O shock em questão é um extra 330 da 3dbatix, fiz em depron de 5mm, só o aero ficou com 100g, então o peso estaria o seguinte:
Avião: 100g
Servos: 3x9g = 27g
Linkagens: por volta de 13g
receptor: 9g
Total sem motor, bateria e esc: +- 150g
Estou pensando em usar baterias hyperion de 1100 mah, o que vcs acham?
Por favor deem suas opiniôes, e se possível os links do HK (que é onde vou pedir o maquinário)
O shock em questão é um extra 330 da 3dbatix, fiz em depron de 5mm, só o aero ficou com 100g, então o peso estaria o seguinte:
Avião: 100g
Servos: 3x9g = 27g
Linkagens: por volta de 13g
receptor: 9g
Total sem motor, bateria e esc: +- 150g
Estou pensando em usar baterias hyperion de 1100 mah, o que vcs acham?
Por favor deem suas opiniôes, e se possível os links do HK (que é onde vou pedir o maquinário)
- lucasfigueira.v8
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- Leonardo Camargo Corrêa
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Para que um shock flyer fique com pouco peso e seja bom para tork roll se deve escolher em primeiro lugar o modelo, eu aconselho o yak 55m que para mim é o melhor shock de todos, o segredo para fazer o tork roll é atrasar o cg. em um aero convencional o cg fica, contando do bordo de ataque para traz, mais ou menos no 3% da área. Em um shock flyer o negócio é botar o cg em uns 8% o que deixa o avião querendo entrar bem mais no tork roll, ele fica praticamnte por contar própria no tork roll, depois quando começa a se acostumar em manter o avião no tork o legal é ir adiantando o cg denovo até ficar perto do que seria o padrão de todos os aeros.
em relação ao peso. o negócio é fazer um shock com no máximo 80cm de envergadura, maior que isso o excesso de reforços faz com que ele fique muito pesado, até porque o depron é muito molengo. eu fiz um de 90cm e ficou todo mole outro que eu fiz ficou com 84cm e deu uma grande diferença. o terceiro ficou o bixo. peguei a planta do yak 55m do gernot reduzida para 74cm. Fiz todo em depron 2mm usei uma configuração beem leve com excessão da bateria que usei uma 2s de 500mah para ter uma autonomia imensa. o aero ficou com 138 gramas. ficou perfeito. agora estou fazendo um com isopor e com asa perfilada. acredito que vai ficar mais leve já que o isopor é mais leve do que o depron e como a asa é perfilada praticamente não vai precisar de reforços. depois de pronto eu falo da experiência. o isopor que eu usei foi de uma caixa velha que tava jogada aqui na garagem. cortei ela toda em chapas de mais ou menos 4mm. ficou uma beleza. agora é aprontar ele e voar pra ver com quanto peso fica.
em relação ao peso. o negócio é fazer um shock com no máximo 80cm de envergadura, maior que isso o excesso de reforços faz com que ele fique muito pesado, até porque o depron é muito molengo. eu fiz um de 90cm e ficou todo mole outro que eu fiz ficou com 84cm e deu uma grande diferença. o terceiro ficou o bixo. peguei a planta do yak 55m do gernot reduzida para 74cm. Fiz todo em depron 2mm usei uma configuração beem leve com excessão da bateria que usei uma 2s de 500mah para ter uma autonomia imensa. o aero ficou com 138 gramas. ficou perfeito. agora estou fazendo um com isopor e com asa perfilada. acredito que vai ficar mais leve já que o isopor é mais leve do que o depron e como a asa é perfilada praticamente não vai precisar de reforços. depois de pronto eu falo da experiência. o isopor que eu usei foi de uma caixa velha que tava jogada aqui na garagem. cortei ela toda em chapas de mais ou menos 4mm. ficou uma beleza. agora é aprontar ele e voar pra ver com quanto peso fica.
- Leonardo Camargo Corrêa
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lucasfigueira.v8
para seu shock eu tenho uma configuração bem barata e eficiente em motor esc e bateria,
essa configuração em questao gera com uma hélice 8x3.7 umas 450 gramas de empuxo e é bem leve aí vai ela tu encontra ela toda na hobbyking.com:
Motor: c20 2050cv, 25.5g por 8 dólares
Bateria: turnigy 2s 500mah, 30g por 3.69 dólares
ESC: HobbyKing 12A BlueSeries, 10g por 7.81 dólares
eu tinha um yak 55m de 90cm com essa configuração e voava muuito bem.
com essa configuração da apra voar uns 8 minutos tranquilo.
para seu shock eu tenho uma configuração bem barata e eficiente em motor esc e bateria,
essa configuração em questao gera com uma hélice 8x3.7 umas 450 gramas de empuxo e é bem leve aí vai ela tu encontra ela toda na hobbyking.com:
Motor: c20 2050cv, 25.5g por 8 dólares
Bateria: turnigy 2s 500mah, 30g por 3.69 dólares
ESC: HobbyKing 12A BlueSeries, 10g por 7.81 dólares
eu tinha um yak 55m de 90cm com essa configuração e voava muuito bem.
com essa configuração da apra voar uns 8 minutos tranquilo.
- lucasfigueira.v8
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- Elias Gabriel
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