Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

betocastrucci
membro

Mensagempor betocastrucci » 20 Jul 2007 14:49

uma pergunta besta:
alguém já tentou usar chapa de balsa de 1/8" ao invés de depron? não ficaria mais leve? e quanto ao preço nem seria muito caro.
eu já montei vários modelos de vcc para motor cox 049 com asa e empenagens de 1/8" e fuselagem de 1/4" de balsa.

fabio_sp
membro

Mensagempor fabio_sp » 21 Jul 2007 10:56

foi mal e q sempre ouvi que os biplanos são MUITO ruins de curva.....

moosee
membro

Mensagempor moosee » 21 Jul 2007 12:29

Tô com um Ultimate e achei muito gostoso de voar...

Nunca voei shock monoplano pra poder comparar.

Monta o seu, "joga pra cima" e veja no que vai dar... só tenta não abusar no peso.

Abraço,

Adriano

Ricardo_BH
membro

Mensagempor Ricardo_BH » 23 Jul 2007 08:46

Pessoal no manual do fabricante desse motor azul hextronic fala-se de helice 9x47 com 11,1 volts.
Anexos
20070204_144631_24G_1300kv11111111111111.jpg
(33.09 KiB) Baixado 27879 vezes

leosusse
membro

Mensagempor leosusse » 23 Jul 2007 11:56

[quote:90e0a86229="Ricardo_BH"]Pessoal no manual do fabricante desse motor azul hestronic fala-se de helice 9x47 com 11,1 volts.[/quote:90e0a86229]

Nessa configuraçao, ele fica muito forte, mas consome mais...
eu uso para shock leve esse motor com 3s de 600 ou 360mAh sempre com helice 8x4. ele fica muito mais forte doque eu preciso e nao consome muito.

ainda nào testei com 2s + 9x5 em shock leve.

falous!

Rodrigo Morales
membro

Mensagempor Rodrigo Morales » 23 Jul 2007 16:30

Eu testei esse motor com a 9x5 e 3S, fica forte demais em Shocks leves de até 200 gramas.

Como fica muito forte, fica mais difícil fazer o Torque Roll, pois a qualquer acelerada o avião sobe demais, fica muito arisco. O avião fica pulando que nem perereca viva na frigideira.
Com 3S aconselho usar 8x4 mesmo, dá certo até em Shocks um pouco mais pesados.

Se ficar com uns 180 gramas, utilize 2S de 460 mAh e 9x5, o avião fica muito dócil.

Ainda estou devendo as fotos, vou colocar em breve. Obrigado ao moderador por ter fixado o tópico.

Vamos gravar um vídeo do Shock Ikarus e do Shock montado, e colocarei no tópico também.

Gravaremos um vôo do Shock de precisão, vocês verão que o vôo lento dele é apaixonante.

Abraço a todos!

Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor Mauri » 30 Jul 2007 11:36

Fala Rodrigo,

Fiz um shock Yak 54 e estou com uma duvida na linkagem, quantos graus de atuação devo deixar nos comandos de aileron, leme e profundor?

Aero:

80cm de envergadura
Depron 3mm
F. de carbono asa
Todo feito com cola para isopor e f. microporosa

Setup:

Motor Hextronik (blue) original
Esc 10A
Receptor berg 4
3 Servos 4,3 gramas
Bateria 3s 460mAh 15c nova
Hélice 8x4 EP

Peso total 198 gramas

Como você postou acima, eu testei com uma 2s e hélice 9x5 e ele fica fraco e com um tempo de vôo muito curto, porêm essa batera já é bem usada.

Rodrigo Morales
membro

Mensagempor Rodrigo Morales » 30 Jul 2007 11:48

Olá Mauri,

Que legal que conseguiu esse peso com um depron de 4mm, geralmente fica mais pesado que isso. Para utilizar 3S, está bom esse peso.

O tanto de atuação nos comandos muda muito com o estilo do piloto, e de vários outros fatores, como a utilização ou não de dual rate durante o vôo.

Eu deixo o Shock com bastante comando, 45 graus ou mais (!!!) e regulo no dual rate e no ATV do rádio se achar que ficou com muito comando.

É de [b:3075e90b52]extrema [/b:3075e90b52]importância usar exponencial nos comandos, que pode ser de -30 a -45 nos rádios Futaba, e de 30 a 45 nos JR, não sei porque os rádios tem essa diferença, o importante é o comando ficar suave no início e forte no final do curso do rádio.
Sem exponencial fica difícil fazer torque roll, e as demais manobras, o Shock fica arisco demais.

Os graus de atuação vão depender também do tipo de Horn que você utilizar, eu utilizo os micro Horns da Dubro ou da United Hobbies, como são muito pequenos, fica com bastante comando mesmo.

Deixe com 45 graus inicial, e com menos ângulo no dual rate, e teste voando!!!

Boa sorte!!!

eashiuchi
membro

Mensagempor eashiuchi » 30 Jul 2007 13:13

Estou usando pull pull nos comandos de leme e profundor, fica muito preciso e o peso de lincagem praticamente some, se houver alguma folga é culpa do servo.
Utilizei linha multifilamento de pesca, pelas características alcançadas indico para qualquer shock, para ligar nos horns fiz pequenos ganchinhos de arame.
Dá bastante trabalho pra regular, mas gostei muito do resultado.
Não vôo ainda 3D de precisão, mas com certeza dá certo, nisso dá pra tirar uns 2 ou 3g a mais.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz

Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor Mauri » 31 Jul 2007 12:16

[quote:960daf8fdd="Rodrigo Morales"]Olá Mauri,

Que legal que conseguiu esse peso com um depron de 4mm, geralmente fica mais pesado que isso. Para utilizar 3S, está bom esse peso.

[/quote:960daf8fdd]

Retificando, depois de medir direito aqui, o depron que usei foi o de 3 e não o de 4mm.
O que contribuiu também na economia de peso foi deixar todos os fios os mais curtos possíveis, soldar o motor direto no speed, F.de carbono na asa, linkagens com f. vidro de 1.4mm, pouca fita adesiva na decoração e o mínimo possível de cola quente.
Ele também esta sem o trem de pouso.

[quote:960daf8fdd="Rodrigo Morales"]
É de [b:960daf8fdd]extrema [/b:960daf8fdd]importância usar exponencial nos comandos, que pode ser de -30 a -45 nos rádios Futaba, e de 30 a 45 nos JR, não sei porque os rádios tem essa diferença, o importante é o comando ficar suave no início e forte no final do curso do rádio.
Sem exponencial fica difícil fazer torque roll, e as demais manobras, o Shock fica arisco demais.
[/quote:960daf8fdd]

Por isso que é tão difícil fazer esse tal de torque, o Paulinho comentou comigo uma vez sobre o ajuste no exponencial, mas depois esqueci.
Quando tento fazer essa manobra ele fica muito critico, meu radio é o Futaba, vou fazer esse ajuste e regular também os graus e o dual rate melhor e depois post aqui os resultados.

Valeu Rodrigo!
But what makes it fly is the wing, the fuselage is just there to disrupt...

Rodrigo Morales
membro

Mensagempor Rodrigo Morales » 31 Jul 2007 13:55

Mauri,

Boa sorte no torque Roll, aparece no Ibira quando tiver pra gente te ajudar no que for possível.

Cola quente? Sai!!! Xôôô! Sai pra lá cola-quente!!

Cola quente só pra prender o servo, e só uma gotinha já basta!!

Abraço!

Eduardo Flaquer
membro

Shock

Mensagempor Eduardo Flaquer » 01 Ago 2007 10:12

Caro Rodrigo:

Parabéns pela iniciativa e pelo seu tópico.

Excelentes, como todos os modelos que você monta !!!

Abraços,

Eduardo

P.S. - Ainda vou ter um destes...

fabio_sp
membro

Mensagempor fabio_sp » 01 Ago 2007 21:04

xii ferrou.. to montando um shock e não tenho radio com duar rate, expoencial.. ou seja NADA
e pouco comando e dedinho leve, hehe

Rodrigo Morales
membro

Mensagempor Rodrigo Morales » 02 Ago 2007 11:13

[size=18:f20412ab3b][b:f20412ab3b]Terceira Maneira - Shock para vôo de precisão[/b:f20412ab3b][/size:f20412ab3b]

Shock pra todas as acrobacias, vôo lento e preciso

[color=darkblue:f20412ab3b]Dificuldade Média
Custo Alto
Shock muito fácil de voar, a beleza dele também vai depender dos seus dotes artísticos[/color:f20412ab3b]

Depois de construir o seu Shock, comprar os kits da Ikarus, e voar muito, você assistiu os vídeos do ETOC e decidiu montar um Shock pra vôo de precisão, a categoria F3P.

Embora tenha muito a ver com a categoria F3A, o vôo é bem diferente. Enquanto na F3A grande parte do vôo é feito em alta velocidade, na F3P o vôo tem que ser muito lento, pois o espaço para as manobras (geralmente uma quadra) é muito reduzido, e o vôo tem que ser lento para que se consiga realizar todas a manobras.

Para que o Shock de precisão tenha um vôo lento, são utilizados diversos freios aerodinâmicos, geradores de força lateral, e até geradores de força no dorso, copiados dos aviões de F3A. Esses freios geralmente são furos nos ailerons, pequenas chapas no final dos profundores, lemes e ailerons, e no caso dos biplanos, pode ser uma chapa com poucos furos entre as duas asas.

Os freios farão com que o Shock voe "com o freio de mão puxado", e não mergulhe muito rápido, facilitando as manobras.

Um comitê define as manobras do ETOC usando a simbologia ARESTI, e inclui algumas manobras que não existem na categoria F3A, como o torque roll. Veja uma explicação da ARESTI aqui:

http://www.geistware.com/rcmodeling/aerobatics/aresti.htm

Este ano, o ETOC contou com uma sequência realmente difícil, foi considerada a primeira sequência séria de F3P:

http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=1210705

Há muitos modelos de Shock de F3P. Muitos preferem os Biplanos, por conta da menor carga alar e da ajuda dos dois ailerons pra poder virar mais, além de poder colocar um freio maior entre as duas asas.

Aqui há uma série de plantas de Shocks F3P que podem ser copiadas livremente:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=550372

Se nos Shocks comuns o peso é fundamental, nos Shocks de F3P é mais crucial ainda. Quanto mais leve, mais lento será o vôo, e mais fácil vai ser de fazer as manobras. É praticamente impossível fazer um Shock realmente F3P com o Depron nacional. Foi dito no tópico que o custo é alto, e a importação do Depron contribui para o custo elevado. Não tem jeito, pra montar um Shock desse tem que ser com o material de fora.

O Depron original é feito na Irlanda, mas várias lojas americanas importam as chapas de 3mm. A que eu comprei é:

www.rcfoam.com

Lá também vende a fibra de carbono, indispensável pra fazer o trem de pouso, linkagens e reforço das asa.

Após imprimir a planta, você pode cortar o depron na mão mesmo, ou pedir para que cortem a laser. Eu preferi cortar a laser, porque os furos dos freios são bem difíceis de fazer a mão. O Corte não custa caro, sai por cerca de R$ 10,00, e compensa muito pela precisão.

O motor a ser utilizado tem que ser muito leve. O que acho melhor é o motor AXI 2203/43, que custa $ 60,00 nos EUA. Mas há outras alternativas, como os novos motores da www.unitedhobbies.com, que pesam 17 gramas e custam apenas $ 12,00. Mas esses eu ainda não testei. Existem também motores leves da Hacker, mas só podem utiliza hélices de 7 polegadas, que eu acho um pouco pequenas.

O ESC pode ser o Phoenix 10 da Castle Creations, que é realmente leve.
OS melhores servos para F3P são os da Dymond, mas custam muito caro, estou testando os servos da UnitedHobbies de 5 gramas, acho que dão conta do recado e são muito baratos.

A bateria a ser utilizada deve ser uma de 300 mAh 2S, de preferência da Thunder Power, da serie Pro Lite.

O Receptor deve ser um Berg ou o receptor do DX7, pra quem tem sorte de ter esse ótimo rádio.

O esquema de montagem é o mesmo, cola de Isopor Polar, uma gota de cola quente pra prender os servos, e um pouquinho de Epoxy para o montante.

Até hoje só montei um modelo de Shock F3P, o Chanute, e o vôo dele é muito legal. Todos que viram querem um kit pra montar, vou ver se importo o Depron de novo e monto alguns pra vender. Já tenho 10 encomendas :)

Veja o tópico dele:

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=239274

O peso deve ficar em torno de 150 gramas pronto pra vôo, ou o mais leve possível...

O Material é :

- Shock cortado a laser com Depron 3mm da www.RCFoam.com
- Motor AXI 2203/46
- Hélice 8x4
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A Phoenix Castle Creations
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 300 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L

O mais legal desse Shock é o vôo lento e preciso, bem diferente dos outros. Como ele voa lento, é difícil cair com ele. Até hoje nunca derrubei o meu, sempre dá tempo de corrigir os erros durante o vôo.

O único tombo que o meu Shock levou foi com o Paulinho teimoso voando ele até a bateria acabar :evil:

O vôo dura uns 8 minutos com esse motor e bateria, e é muito legal. Ele praticamente para no Torque Roll sozinho. Só tem que se acostumar com a frenagem dele. Se você tira o motor, ele freia muito rápido!

Boa sorte, depois vou postar como fazer um Shockão pra voar outdoor!

PS: e ainda estou devendo as fotos!!! :wink:

Paulinho
Equipe E-voo.com

Mensagempor Paulinho » 14 Set 2007 08:05

Nossa!!! que maravilha de tópico está ficando, parabens Rodrigo, cada dia se supera!!!!
Não tinha notado ainda por não dar atenção ao INICIANDO, erro meu.
Quero participar deste tópico e torço para que se torne o nosso melhor guia pois não tinhamos nada fixo sobre 3-D, sobre cola quente.....
aprendeu né!!!!!!
A melhor cola sem duvidas é a POLAR mas muitos tem dificuldades sobre usá-la, esta cola é para secagem lenta, não da para colar e sair voando, eu faço uso dela até para colar os servos e não descolam de modo algum, tem situações de demorar mais de 1 dia mas fica um acabamento perfeito e muito mais leve que qualquer outra cola, este tópico está 10, abraço :D
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Rodrigo Braugini
membro

Mensagempor Rodrigo Braugini » 14 Set 2007 08:49

Fala Rodrigo,

Cara vc poderia me vender um tubo ou mais, dessa cola polar??

Aqui na minha cidade não acho.

Abração

ROD
membro

Mensagempor ROD » 25 Set 2007 17:19

D+ o tópico!! Muito didatico.
Eu só estou esperando a quarta parte, Shockão!! Pq tenho uma eletronica não muito leve aqui......já esta tudo pronto só falta as instruções para que eu contrua meu primeiro shock.

ABS e parabéns

Rodrigo Morales
membro

Mensagempor Rodrigo Morales » 13 Out 2007 01:24

[size=18:f6c8a19efb][b:f6c8a19efb]Quarta Maneira - Shock para vôo outdoor[/b:f6c8a19efb][/size:f6c8a19efb]

Shock pra todas as acrobacias, vôo médio pra rápido

[color=darkblue:f6c8a19efb]Dificuldade baixa
Custo Médio/Alto
Shock fácil de voar, a beleza dele depende dos seus dotes artísticos[/color:f6c8a19efb]

Falamos muito a respeito de Shocks leves, com equipamentos leves e até mais baratos, e as opções de construir ou comprar kits da Ikarus.
Depois de ter tentado as várias opções, você montou seus Shocks levinhos e foi brincar lá fora, no quintal de casa ou no clube de aeromodelismo.

Tava aquele ventinho agradável, turbulento, uma maravilha. Mas seu Shock era peso pena, e qualquer assopro jogava ele longe. Que droga, nem dá pra tentar fazer o blender, o vento leva o Shock embora e tem que tomar cuidar pra não perder ele.

Agora você quer um Shock mais pesado. Mas o quê? Shock não pode ser pesado, pode? Pode sim. Se for um pouco maior que os outros, tiver um motor mais forte, manter uma carga alar boa, ele pode ter até uns 300 gramas. Ai dá pra se divertir outdoor. Como eu faço um desses? É fácil. Muito fácil...

O melhor dos mundos seria usar o Depron importado de 6 mm. Ele é super leve, e com toda essa espessura, fica bem rígido. Como o Shock vai ter uns 93 cm de asa, é difícil ficar rígido com depron de 4mm nacional. Sei que é difícil e caro importar, então vai de depron de 4mm ou 5mm ou pluma (eca) mesmo.

Se for comprar importado, peça aqui:

www.rcfoam.com

Com uma asa de mais de 90 cm, tem que usar um tubo de carbono de 4mm sob a asa, no meu, além do tubo uso uma fita de carbono de 3mm no bordo de ataque da asa os dois colados com a cola polar. Leva uns 3 dias pra secar, tem que passar um monte de cola no carbono.

Utilize as plantas do site www.3dbatix.com, a planta do diablo tem esse tamanho, o Shock é grande mesmo. Muito bom pra vôo outdoor.

Imprima a planta em papel A0, uma boa gráfica vai fazer isso pra você.
Após imprimir a planta, corte o depron na mão mesmo, com depron mais grosso nem dá pra cortar no laser. Ele queima no centro devido ao calor do laser.

Monte com a cola de isopor Polar, seguindo as instruções da planta que é muito bem feita.
Somente uma gota de cola quente pra prender os servos, e um pouquinho de Epoxy para o montante.

Nesse tipo de Shock, muitos motores podem ser utilizados. Vou colocar uma configuração barata e a que eu acho melhor de todas, que é um pouco cara. Mas muito motores podem ser utilizados, sempre levando em conta que o peso deve ficar em torno de 300 gramas.

O Receptor pode ser um Berg ou o receptor do DX7, pra quem tem sorte de ter esse ótimo rádio.

As dicas de montagem do Diablo está no primeiro post, volte lá e dê uma olhadinha.

Dicas de Material:

[b:f6c8a19efb]Configuração mais barata:[/b:f6c8a19efb]

- Motor EMAX 2822 (tem que ser o final 22, o que tem torque)
- Hélice 9x5
- Conectores Micro Deans
- Speed 18 A Himodel ou Tower Pro
- 3 servos de 9 gramas
- Baterias de 1000 mAh 3S de 20 C (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L

[b:f6c8a19efb]Configuração Top:[/b:f6c8a19efb]

- Motor AXI 2212/34 Gold (tem que ser o final 34, o que tem torque, esse motor é incrível, usa uma hélice 11x3.8 consumindo somente 8 A, muita força, com pouquíssimo consumo e um Speed levíssimo)
- Hélice 11x3.8
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A Phoenix da Castle Creations
- 3 servos de 9 gramas Hitec HS-55
- Baterias de 730 mAh 3S de 15 C da Thunder Power série Pro Lite, super leves, pesa o mesmo que uma Himodel de 540 mAH 3S (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L

Eu tenho um com a configuração Top. Não tem comparação poder voar com uma hélice de 11 polegadas, muito fácil de fazer torque roll. É muito bom. E com uma bateria bem levinha, fica o bicho.

Dê uma olhada em um mestre voando com um Shock desses:

http://www.10374.com/3dbatix/videos/Lee%20Ulinger%20Edge%20540_0001.wmv

O Paulinho tem um desse com o equipamento Top também, ele faz miséria com ele. O cara manda muito bem, ele me ensinou tudo o que eu sei de 3D. Agora ainda vou voar gasolina com ele, vou ter que aprender tudo de novo :D

Paullinho, coloca a link dos seus vídeos com o Yak aqui depois...

PS: e ainda estou devendo as fotos, de novo!!! :wink:

Luiz Leite
membro

Mensagempor Luiz Leite » 13 Out 2007 01:47

Muito boas essas dicas, Rodrigo!

Estamos terminando um Diablo que tem as medidas originais da planta (envergadura de 93 cm) e gostaria de saber se vai bem aquele motor azulzinho do Fred, no lugar do motor Emax 2822 da configuração mais barata.

O que você acha?

Abraço

Rodrigo Morales
membro

Mensagempor Rodrigo Morales » 13 Out 2007 02:38

Olá Luiz,

Depende do peso que ele vai ficar. Uma vez montei um com esse motor, mas não ficou muito bom.

Se o Shock ficar bem leve, e vocês utilizarem uma 3S de uns 740 mAh, com hélice 8x4, pode ser que dê certo.

Mas vai ficar meio fraco pro Shockão.

Tenta com essa configuração e me conta depois.

Abraço,

Rodrigo Morales

Brunooo
membro
Contato:

Mensagempor Brunooo » 13 Out 2007 19:04

Muito bom!
Eu to com um shockão com uma configurão bem parecida com essa e voa muito,
Você poderia postar outro tipo, o Micro shock como esse aki
http://www.hobby-lobby.com/yak54.htm
Eu tava na dúvida entre construir um um micro shock desses ou um shock da segunda maneira que voce mostrou, qual vc acha melhor para um voo mais lento e em lugares menores???
Abraço

Guilherme Ch
membro
Contato:

Mensagempor Guilherme Ch » 14 Out 2007 18:15

amigos,
comprei a seguinte eletronica:
motor Hacker Style 20-28S Brushless (1050kv) http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=25&products_id=421
bateria 3s de 1000mah
esc Dynam de 25A (tem de sobra uns 11A , mais sempre eh bom!)
receptor Berg 4L
2 servos AMB de 9g e 1 TP de 9g
somando tudo deu 186g e esse motor com 10x50 tem 720g de empuxo
eu pretendo um diablo
obrigado
para fazer 3d eu preciso de um aero ate quantas gramas sem eletronica?

ROD
membro

Mensagempor ROD » 23 Out 2007 16:50

D+ Chará!! Vou montar um Edge de 58cm...........vlw mesmo!

heiton
membro

Mensagempor heiton » 30 Out 2007 05:05

Gostaria de saber como vocês prendem a eletronica nos shocks, qual a melhor maneira de se fazer isso? pois sempre que que faço isso ou uso metodos pesados ou a eletronica se solta facilmente!
o que vc usam para "colar a eletronica nos shocks?

Rodrigo Morales
membro

Mensagempor Rodrigo Morales » 30 Out 2007 06:01

[quote:c3b813030b="gMc - Fênix"]amigos,
comprei a seguinte eletronica:
motor Hacker Style 20-28S Brushless (1050kv) http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=25&products_id=421
bateria 3s de 1000mah
esc Dynam de 25A (tem de sobra uns 11A , mais sempre eh bom!)
receptor Berg 4L
2 servos AMB de 9g e 1 TP de 9g
somando tudo deu 186g e esse motor com 10x50 tem 720g de empuxo
eu pretendo um diablo
obrigado
para fazer 3d eu preciso de um aero ate quantas gramas sem eletronica?[/quote:c3b813030b]

Eu acho essa eletrônica um pouco pesada, mesmo pra fazer um Shock para voo outdoor. Principalmente a bateria. Com esse empuxo é possível fazer 3D, mas quanto mais pesado o Shock, mais difícil de fazer as manobras.

[quote:c3b813030b="ROD"]D+ Chará!! Vou montar um Edge de 58cm...........vlw mesmo![/quote:c3b813030b]

58 cm? Não seria 85 cm? Com 58 vai ficar um micro Shock, nunca montei um assim, mas tem que ficar levíssimo pra ter o desempenho de um Shock. Posta as fotos pra gente depois!

[quote:c3b813030b="heiton"]Gostaria de saber como vocês prendem a eletronica nos shocks, qual a melhor maneira de se fazer isso? pois sempre que que faço isso ou uso metodos pesados ou a eletronica se solta facilmente!
o que vc usam para "colar a eletronica nos shocks?[/quote:c3b813030b]

Eu costumo prender com um pedaço pequeno de uma fita dupla face da 3M, que é uma espécie de Gel. Ela é verdinha, porque tem um plástico separando ela que é verde. Custa relativamente caro, deve ser uns 10 reais um rolo pequeno.
Mas dura muito, e é muito forte. Se colocar um pedaço grande dela no equipamento, vai rancar um pedaço do depron quando tentar tirar depois.

Eu acho o melhor modo de prender.

Bons vôos!
NO PAULINHADA! YES FLY!

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”