Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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Rodrigo Morales
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Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Mensagempor Rodrigo Morales » 13 Jul 2007 15:56

Olá pessoal,

Não sou expert em Shocks, mas tenho voado um monte deles e tenho aprendido bastante com o grupo que voa no Ibira, onde voam o Paulinho, Márcio, Alexandre, Fábio o Fred e muitos outros que curtem esses aviões sem perfil que são pura acrobacia.

A seis meses eu nunca tinha voado nenhum modelo, e hoje até que consigo fazer uma série de manobras legais com os Shocks que tenho.

Muita gente me pergunta como montar o Shock pra ficar leve, e pra voar de um modo mais fácil, de maneira que seja possível aprender Torque Roll, rolling Harriers e outras manobras.

Alguns mais dedicados fazem listas com o material lá no Ibira. Decidir fazer essas listas públicas, em uma série de posts.

Ai vão as dicas de tudo que aprendi nesse tempo, inclusive a lista de materiais pra vocês montarem um Shock levinho, e de quebra, três opções de montagens.

Sugiro que com o tempo e com um pouco mais de investimento, que experimentem todas elas, como eu fiz, e lembre-se, o Shock tem que ser o mais leve possível, quanto mais leve melhor.

Pra voar outdoor, tem que ser um Shockão mais pesado, mas isso a gente vê depois, na quarta maneira.

[b:91c71234c9][size=18:91c71234c9]Primeira Maneira[/size:91c71234c9][/b:91c71234c9]

Shock pra todas as acrobacias, vôo de médio pra rápido

[color=darkblue:91c71234c9]Dificuldade Baixa
Custo Médio
Shock Leve, Bonito e fácil de voar[/color:91c71234c9]

Uma ótima maneira de começar com os Shocks, a partir de um kit de fabricante reconhecido.
Comece comprando um ou mais kits da Ikarus, e procure escolher os modelos mais consagrados, como o Shock Star, o Extremma ou o Edge.
Monte o kit do modo que o fabricante indica, utilizando a cola que vem no kit. Prenda os servos com um pinguinho de cola quente, ela sai depois com alcool isopropílico.
Prometa a si mesmo que essa será a única vez que utilizará cola quente, e muito pouco dela. Cola quente é pesada pra burro, se for remendar o Shock porque quebrou, utilize cola pra Isopor Polar, na 25 de março um pacote com 12 colas custa R$ 9,90.

Geralmente os anunciantes do e-voo possuem esses kits para a venda, e você terá a vantagem da pronta entrega. Eles custam em torno de 200 reais.
Outro modo seria importar os kits do site da Ikarus dos EUA, onde existem promoções de 3 Shocks por 49 dólares. Fale com o vendedor para ele não incluir o valor no frete no Invoice, sairá mais barato na hora de pagar as taxas que certamente serão cobradas.
Site da Ikarus http://www.ikarus-modellbau.de/onlineshop/usa/index.php.

Compre um motor Hextronik, de 1300 kv. Os anunciantes do e-voo possuem esse motor pra pronta entrega, e podem negociar um combo com um speed control. Esse é o conhecido Azulzinho, um motor na faixa de 50 reais, muito bom. Acabamento nota dez. Ele pesa 26 gramas com o montante.
Não esqueça do prop saver!!!

Se não comprar um combo, compre um speed control de 10 amperes da Tower Pro, ele pesa 10 gramas e é excelente.
Melhor usar um speed de 10 ou menos amperes, se colocar um de 15 vai ficar pesadão.

Utilize conectores Micro Deans, eles são leves e aguentam a corrente que o motor vai puxar.
Pra ligar o speed no motor, utilize os menores conectores disponíveis, ou solde direto o motor no speed.

Como irá usar baterias 2S de 460 mAh, para que o peso seja o menor possível, compre algumas hélices 9x5 HD. Hélices HD são diferentes das Slow Flyer, mas as duas podem ser utilizadas.
Ao utilizar 2S sempre se utiliza uma hélice maior, e quanto maior for a hélice, mais fácil vai ser de fazer o torque roll.

Compre três servos de 5 gramas, podem ser os 5G Tower Pro, os 4,7 Blue Arrow, ou de outra marca.
Praticamente todos os anunciantes possuem esses servos a venda.
Geralmente a precisão deles deixam a desejar, mas pra um Shock inicial, são baratos e garantem uma boa diversão.
Podem ser utilizados os de 9 gramas, que centram melhor, mas vai ficar um pouco mais pesado, quase o dobro do peso em servos. Nosso objetivo é deixar o Shock leve!!! Use os de 5 gramas...

Utilize um receptor leve e de boa qualidade, eu diria pra optar entre o GWS de 4 canais, ou o Berg 4l. Prefiro o Berg.
Já coloquei o Shock nas alturas com o Berg, a mais de 150 metros, e nunca tive problemas. E ele pesa somente 4 gramas.
Mas tem gente que usa o GWS também, e gosta.

Pronto, já tem tudo que precisa pra montar o primeiro Shock levinho:

[list:91c71234c9]- Kit Ikarus Shock Star, Extremma ou Edge
- Motor Azul Hextronic com prop Saver (chore com o vendedor que ele te dá o pro saver de brinde)
- Hélices 9x5
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A da Tower Pro
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 460 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L[/list:u:91c71234c9]

Eu tenho um Shock com essa exata configuração, e é de cara o Shock mais fácil de fazer torque Roll que eu tenho. Montando assim, ele fica com algo em torno de 170 gramas, um peso ótimo.

Depois eu posto todas as fotos dos ítens utilizados, do Shock pronto, e continuo com a série de montagens de Shocks.

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Rodrigo Braugini
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Mensagempor Rodrigo Braugini » 13 Jul 2007 16:10

Ae Rodrigo xará!!

Excelente informações. Achei super interresante para quem quer entrar para onde dos shock's.

Parabens, vamos aguardar as outras maneiras de se montar shock!!

Abração e bom fim de semana e claro bons voos.

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Mensagempor Renan Augusto » 13 Jul 2007 16:23

Que legal Rodrigo! Parabens pela iniciativa, isso vai ajudar e incentivar muitas pessoas que assim como eu, querem entrar pra esse mundo de acrobacias um dia...

Uma aula!! Nesse primeiro capitulo aprendi muito, aguardo os outros!!
Ah sabe quanto o blue da de empuxo com 2s e helice 9x5hd???
Nunca tive nem um modelo ainda, esse shock poderia ser meu treinador?

abraços e parabens!

Ricardo_BH
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Mensagempor Ricardo_BH » 14 Jul 2007 08:00

Muito bom Rodrigo,

vc poderia me informar r quanto tempo se voa com essa 2s de 460mha?

eu uso numa pizza voadora o motor azulinho, bat 2s e helice 10x4..fica um espetáculo.

pizza voadora tambem é bem legal, quebra menos e qualquer menino de 5 anos faz uma.

esse motor com uma 9x4 da 344g puxando 7 amperes

[u:33cc6a2c35]Eu tenho o motor azulinho com esse micro speed pra venda, novo.[/u:33cc6a2c35]

Rick

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Mauri
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Mensagempor Mauri » 14 Jul 2007 08:40

Excelente idéia montar esse tópico Rodrigo, c/ todas as informações que vc pretende dar, acho até que deveria se tornar fixo, pois é o que falta aqui no e-voo, um topico fixo sobre shocks, seria uma referencia p/ todos.
Quanto a bateria citada acima, não seria uma de 3s 460mAh 20C ?

Abs.
But what makes it fly is the wing, the fuselage is just there to disrupt...

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Mensagempor wildcat » 14 Jul 2007 11:52

[quote:ba530d1bf3="Mauri"]Quanto a bateria citada acima, não seria uma de 3s 460mAh 20C ?
Abs.[/quote:ba530d1bf3]

Depende do caso, Mauri!
Com 2s geralmente temos um consumo menor, um peso menor, e o motor gira hélice maior!
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."

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Mensagempor Mauri » 14 Jul 2007 13:58

[quote:b4e9c2ce28="wildcat"][quote:b4e9c2ce28="Mauri"]Quanto a bateria citada acima, não seria uma de 3s 460mAh 20C ?
Abs.[/quote:b4e9c2ce28]

Depende do caso, Mauri!
Com 2s geralmente temos um consumo menor, um peso menor, e o motor gira hélice maior![/quote:b4e9c2ce28]

Concordo 100% c/ vc e pra falar a verdade estou torcendo que seja de 2s mesmo, porque tenho toda essa setup que ele pede lá em cima (inclusive o kit do extrema da ikarus)só que tenho uma 3s 460mAh c/ uma celula bixada, se for mesmo 2s ai zero tudo.
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Mensagempor Renan Augusto » 14 Jul 2007 14:07

Rodrigo, se eu quiser construir um shock, qual modelo é indicado pra essa eletronica aí?? Não queria comprar não...
abraço

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Mensagempor CaptainSimacek » 14 Jul 2007 14:35

Boa a iniciativa =P

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Mensagempor betocastrucci » 14 Jul 2007 18:26

Rodrigo,

parabéns pela iniciativa, ficou bem claro e instrutivo 8) para ficar ainda melhor coloque umas fotos também.

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Mensagempor Rodrigo Morales » 14 Jul 2007 19:17

Olá galera, valeu pelos elogios, vou continuar o tutorial, e na segunda maneira eu indico a construção do Shock, calma que eu logo termino a segunda parte.

A bateria é 2S mesmo, pra ficar o mais leve possível e pra girar a hélice 9x5.

A 3S de 460 mAh também pode ser utilizada, eu já usei ela, mas tem que ser com hélice 8x4, e o Shock fica mais pesado e bem mais arisco. Lembre-se, quanto maior a hélice mais fácil de fazer torque roll e outras manobras. E quanto mais leve melhor. Vai de 2S que você vai ser feliz.

Quando quero fazer um vôo mais louco, sem muito torque roll, eu coloco a bateria 3S e diminuo a hélice, é mais uma opção.

Testei na prática tudo que estou postando, então é tudo experiência de vôo mesmo.

Ricardo_BH
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Mensagempor Ricardo_BH » 15 Jul 2007 08:16

Rodrigo,

vc poderia me informar quanto tempo se voa com uma 2s de 460mha, nessemotor azulinho, com a 9x5?

grato

Rick

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Rodrigo Morales
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Mensagempor Rodrigo Morales » 15 Jul 2007 11:06

Você consegue uns 8 minutos de vôo com essa bateria...

O melhor seria comprar uma Thunder Power de 740 mAh 2S da seria pro Lite, que tem o mesmo peso (!!!!!!) e iria durar bem mais.

Já encomendei a minha!

Ricardo_BH
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Mensagempor Ricardo_BH » 15 Jul 2007 18:54

Rodrigo conseguir que um shock desse pese 170 gramas é uma façanha.

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Mensagempor Rodrigo Morales » 18 Jul 2007 22:23

Você tem razão Ricardo... acho que forcei um pouco em relação ao peso...

170 gramas é muito difícil de conseguir. Nós pesamos o meu no Ibira na Segunda, e ele está de fato mais pesado que isso.

Com trem de pouso, ele está pesando 174 gramas. de fato passou de 170 :D :D :D

Mas se eu tivesse colocado o ESC ThunderBird da Castle Creation, ele teria ficado com 170. Se tivesse colocado um motor mais leve, que comprei e ainda não chegou, teria ficado mais leve ainda!!!

E olha que não fiz nada demais!!! Só montei e usei o equipamento que listo no post. Tenta aí que você vai conseguir!!!

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Rodrigo Morales
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Mensagempor Rodrigo Morales » 18 Jul 2007 23:03

[size=18:fe127997da][b:fe127997da]Segunda Maneira - Construindo o Shock[/b:fe127997da][/size:fe127997da]

Shock pra todas as acrobacias, vôo mais rápido (por conta do nosso Depron pesado)

[color=darkblue:fe127997da]Dificuldade Média
Custo Baixo
Shock um pouco mais difícil de voar, a beleza dele vai depender dos seus dotes artísticos[/color:fe127997da]

Ok, você não quis comprar um Shock da Ikarus, mesmo saindo somente 80 reais cada um no kit da promoção com três, e podendo comprar com um grupo de amigos... tá bom, vai ser pão-duro né? Ou quer mesmo construir, porque curte a construção... Então vamos aos passos da construção de Shocks.

Eu comecei fazendo os Shocks, e hoje tenho sempre três Shocks pra voar. Um da Ikarus, um que falarei no terceiro modo, e um maior pra voar outdoor também.

O bom de construir seus Shocks é que pode quebrar a vontade, depois é só fazer outro, mas é difícil fazer um Shock leve com o material que temos no Brasil.

Pra começar, acho ideal fazer um Shock com 80 cm de asa, pra que dê certo com o material que já listei, que é relativamente barato.

Comece com a planta, o site www.3dbatix.com é uma ótima fonte. Também tem várias plantas no www.rcgroups.com. Acho as plantas do 3dBatix ótimas, e muito didáticas.
Mas como elas são pra Shocks maiores, terão que ser reduzidas. Grave o PDF em um Pen Drive, leve em uma gráfica, e peça pra reduzirem a planta para que o Shock fique com 80 cm de asa. Faça as contas sobre a porcentagem de redução, o tamanho original da asa é de 93 cm.

Depois de imprimir a planta em A0, siga os passos desse post:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=192254

Nesse post eu uso um tubo de carbono na asa, mas a vareta de 3mm no bordo de ataque e no início do aileron fica bem melhor. O custo é maior, mas o Shock fica mais rígido e mais leve.

Tente comprar Depron de 3mm, embora esteja muito difícil de achá-lo aqui no Brasil, parece que a fábrica quebrou e não faz mais Depron de 3mm.

Utilize a cola de isopor Polar da Compactor, fica melhor que a Epoxi que eu usei quando escrevi o post. Com cola epoxi o Shock fica muito rígido, quando cai, quebra tudo de uma vez. Com a cola Polar ele fica mais flexível.

O Shock vai ficar bem pesado com o depron nacional, principalmente se for utilizado o de 4mm. Nesse caso considere usar uma 3S de 460 mAh e baixar a hélice para uma 8x4 DD. O Shock vai ficar com algo entre 200 e 215 gramas, 40 a mais que o Ikarus, ou quase 25% mais pesado!!!

Tente fazer a linkagem de fibra de vidro ou de carbono, eu usei arame e ficou muito pesado... coisa de iniciante. Agora só uso carbono da Ikarus :D

O Material é quase o mesmo...

- Shock montado com a planta da 3DBatix
- Motor Azul Hextronic com prop Saver (chore com o vendedor que ele te dá o prop saver de brinde)
- Hélices 9x5 ou 8x4
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A da Tower Pro
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 460 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais) ou 3s de 15 C
- Receptor Berg 4L


O mais leve que consegui com um Shock montado foi 200 gramas com 2S. Não ficou muito bom, faltava empuxo pra subir na vertical com 2S. Com 3S ficava mais esperto, mas ai ficava mais difícil pra fazer torque roll. Mas estava bem legal pra um Shock de baixo custo.

Me pergutaram em um post qual seria o peso ideal para um Shock desse tamanho... considerando a bendita carga alar, eu acho que pra 80cm de asa, o peso legal seria algo em torno de 185 gramas. Não é mandatório, mas quanto mais leve melhor. Pode ter 200 gramas, até mais, mas vai ficando cada vez mais difícil de voar e fazer torque roll.

Ainda fico devendo as fotos, prometo que vou postar em breve!!!

Logo virá a terceira maneira, a do Shock de precisão!! Abraço a todos!!

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leosusse
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Mensagempor leosusse » 19 Jul 2007 01:20

Rodrigo, exelente tópico!
tambem curto muito shock, pois eles vaom e espaço muito pequenos (oque disponho rsrs)

meu equipamento reservado para shock é esse mesmo!
motor azul, ESC Tower Pro 12A 9-10g, as baterias intercalo duas: uma 3S de 360mAh 15-20C e uma 600mAh 15-20C 3S, porem elas nao sao de marca nenhuma, ai sao bem pesadas se comparadas a uma thunder power ( quase o drobro)

os shock que já voei com esse equipamento foram um diablo em bandejinhas ( 185 gramas com a bateria mais leve) e um Ikarus F3A ( 184 com a mais leve, porem ele é maior que o diablinho)

Fica meu relato que esse equipamento é realmente m,uito legal para shock!
to terminando um diablo em bandeijas para esse equipamento!

Valeu cara!

Ricardo_BH
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Mensagempor Ricardo_BH » 19 Jul 2007 06:24

ahh ta, entendi agora. ele pesa 170 gramas usando o kit em deprom americano.Ai ta certo.Nosso deprom made im Brasil é a pluma..bem mais pesada..

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Rodrigo Braugini
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Mensagempor Rodrigo Braugini » 19 Jul 2007 08:00

Xará!!

Onde acho essa cola Polar?? Em qualquer papelaria??

Abraço

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Mensagempor Rodrigo Morales » 19 Jul 2007 21:03

Eu comprei uma caixa dessa cola no Armarinhos Fernando, custou 9,90 e vem doze tubos!!!

Muito barato. É de longe a melhor cola a base de Acetato de Polivinila que eu já usei, e olha que experimentei um monte!!!

http://www.armarinhos-fernando.com.br/

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Mensagempor vinicius ET » 20 Jul 2007 09:45

Tenho uma dúvida em relação à estes shocks feitos de depron mesmo (importado)...
Eles são fracos como os de bandejas de frios??

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Mensagempor Tropsoide » 20 Jul 2007 10:42

Olá Rodrigo faz pouco tempo que construo shock de depron, uso bandeijas de pizza de 3mm, o primeiro ficou com peso final de 490 g, muito pesado porque abusei da cola quente e da decoração com fita adesiva (www.flogao.com.br/tropsoide) coloquei um motor TP 2709-18 , uma bateria 3S de 1300 Mha, helice 10x4,7 e esc de 33 A serieFly. na construção coloquei uma vareta de 3 mm fibra de vidro na asa só que no primeiro voo a asa vergou parecendo uma pipa,dai coloquei mais uma no bordo de ataque,aumentando mais o peso, continuou voando e até dando pra fazer torque e outras manobras.Fui voar em um ginasio coberto coloquei o dual rate com pouco comando e depois de voar bem um pouco ele caiu na arquibancada, aí está a vantagem da cola de isopor, descolou quase tudo que foi refeito depois em casa em poucos minutos .
Durante esta primeira experiencia percebi que a trazeira fica instavel e desalinhada em voo. A eletronica que usei parece estar um pouco exagerada o motivo de um esc de 33 A foi que vi um amigo fritando um de 18 A com a mesma configuração, Já tenho varios outros quase prontos e por mais cuidado que tenho não fica commenos que 180 gramas sem eletronicos. Estou atento às dicas aqui postadas.

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Mensagempor fabio_sp » 20 Jul 2007 11:21

e os biplanos??? tem salvação


antes de ler isso imprimi em a0 cortei e entelei um shock foame IIx do 3d batix e vi que os shocks bipes são uma M... e agora gastei todo o depron.....

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Mensagempor Rodrigo Morales » 20 Jul 2007 12:08

Vinicius, os Shocks importados são frágeis sim, o depron gringo é mais delicado que o depron de bandejas, mas há uma grande diferença...

O depron das bandejas é pouco flexível, qualquer pancada ele quebra todo. Ele é muito rígido. O depron gringo é mais flexível, então geralmente não quebra tanto quando cai.
Pra você ter uma idéia, eu tava entrado no elevador com o meu Shock Star, e a porta de fora prendeu a cauda dele... Aquelas portas que tem mola. Ele não quebrou, só deu uma amassadinha, continua voando numa boa... Se fosse depron nacional teria quebrado tudo.

Tropsoide, cola quente no Shock nem pensar... nem por decreto. Ela é muito pesada, e ruim de trabalhar. Essa bateria de 1300 então é um sacrilégio. Só ela deve pesar mais de 100 gramas. Voar voa, mas fica muito ruim de aprender torque roll e outras manobras. Tente a eletrônica sugerida em um Shock com 80 cm de asa.

Fábio, não diga isso dos biplanos... Eles são ótimos!!! Todo mundo usou biplano no ETOC desse ano, somente o Gernot Brucman que usou um monoplano. Geralmente os biplanos ficam um pouco mais pesados, mas como possuem duas asas, acabam ficando com uma carga alar muito boa. Ainda vou fazer um pra mim.

Monte o seu e conta pra gente depois como ficou.

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Mensagempor leosusse » 20 Jul 2007 13:50

Rodrigo, tenho uma duvida: nos meus shokcs, eu só uso a cola quentenos servos e no montante, tentei fixalo com cola de isopor, mas fcou uma porcaria...
como você faz nos seus?

obrigado


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