RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor alexcmag » 19 Abr 2005 19:00

Estou sempre respondendo se um determinado modelo vai voar lento ou rápido, se deve usar motor mais reduzido ou menos reduzido, se a hélice deve ser X ou Y.

Acabei estudando um pouco mais a fundo as fórmulas de sustentação, arrasto, polares, etc.

O resultado foi um programa que calcula a velocidade de stall e ângulo de ataque, velocidade de melhor planeio, velocidade segura, descobre se a velocidade do passo da hélice (pitch-speed) é suficiente para levar o modelo até uma velocidade segura, etc.

Ainda está em desenvolvimento. Par ainstalar, descompacte os arquivos em uma pasta e rode o programa RCcalc.exe.

Quem conhece Delphi, se quiser colaborar, os fontes estão inclusos.

Os arquivos estão em http://planeta.terra.com.br/lazer/AeroMag/rccalc.zip (clique o botão direito e peça "salvar como").
Anexos
rccalc.png
(19.92 KiB) Baixado 48226 vezes
Editado pela última vez por alexcmag em 13 Mai 2005 10:37, em um total de 1 vez.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 19 Abr 2005 19:01

Se alguém quiser fazer um manual também agradeço...

lenildo
membro

Mensagempor lenildo » 20 Abr 2005 00:03

Parabéns Alex, por coincidência eu estava tentando fazer isto nestes dias, pois estou com um modelo que mudou completamente de características quando troquei uma hélice 1045 por uma 9070, o empuxo diminui e o pitch speed aumentou e o voo do modelo ficou muito melhor.

Eu queria verificar para o caso do modelo que citei acima, mas ele usa perfil naca, vi que existe um diretório chamado airfoil com arquivos de dados dos perfis, é possível eu gerar este aquivo ou vc tem que gerar em um formato específico para o seu programa e acrescentar no programa ? Se for possível eu gerar os dados, gero e disponibilizo aqui para todos.

Leovaldo-Bragança
membro

Mensagempor Leovaldo-Bragança » 20 Abr 2005 01:27

Caro Alex,

Mais uma vez quero lhe parabenizar por mais uma notável contribuição. Acabei de testar o programa aki. Ficou mto bom! Vai ajudar muito, a todos!!! Parabéns por apresentar sempre uma grande boa vontade quando se diz respeito a ajudar outras pessoas a adquirir conhecimentos no aeromodelismo elétrico... ( o que infelizmente não acontece com alguns outros sábios daki)...

Aproveitando, vou lhe fazer uma pergunta...rs..rs.. Teria como eu adicionar novos perfis no programa?

Desde já agradeço e parabéns!
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------

cmtedu
membro

Mensagempor cmtedu » 20 Abr 2005 01:41

Leovaldo-Bragança escreveu:Caro Alex,

Parabéns por apresentar sempre uma grande boa vontade quando se diz respeito a ajudar outras pessoas a adquirir conhecimentos no aeromodelismo elétrico... ( o que infelizmente não acontece com alguns outros sábios daki)...

É...infelizmente existem muitos "sábios" que não sabem o principal.... ter paciência para explicar a quem está iniciando.

mas.......faz parte.

Tb baixei o programa e funciona muito bem.....legal mesmo.

Assim como os perfis, acredito que tenha como adicionar novas hélices... como isso poderia ser feito ???

Um abraço.

Eduardo Leardini

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Abr 2005 02:10

Leardini, foi uma durante o desenvolvimento dele que calculei a hélice que te recomendei para o Piper.

Tem como acrescentar novos perfis sim. Os que tem peguei do site http://www.nasg.com/afdb/list-airfoil-e.phtml.

Os perfis são no formato de coordenadas X e Y dos pontos, uma por linha, no mesmo formato usado pelo XFOIL do Mark Drela. Quem tiver arquivos de perfil neste formato é só acrescentar no diretório Airfoil.

O cálculo de polares é útil nestes casos, pois uso o programa XFOIL do Mark Drela para calcular as polares de qualquer perfil. As polares já existente são na maioria medidas em túneis de vento, peguei no mesmo site acima.

Se tiver uma imagem do perfil posso fazer uma nova versão com opção de importar.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Abr 2005 02:34

Cristiano Kaufmann escreveu:Baixei o teu programinha, muito legal!

2 perguntas:

-como fazer para aparecer o No reynolds?
-como calcular o ângulo de ataque, onde eu vejo isso e como faço para isso se tornar um perfil na pratica?

O Reynolds aparece depois de escolher perfil, polar, envergadura, corda e peso. A partir daí ele calcula a velocidade e o número de Reynolds. Para melhorar a precisão, escolha a polar cujo número seja o mais próximo possível do número de Reynolds.

Quanto ao ângulo de ataque, geralmente deixo uns 3 graus de incidência, para decolar ou passar lento ainda fica uma boa margem de seguraná.

Cristiano Kaufmann
membro

Mensagempor Cristiano Kaufmann » 20 Abr 2005 09:39

Desculpe a ignorância, mas o que é POLAR?
E, fazendo asas com perfil undercâmber, muda alguma coisa?

Obrigado.
------------------------------
Cristiano Kaufmann

Lajeado,RS

celioluisvieira
membro

nao consegui abrir a pagina...

Mensagempor celioluisvieira » 20 Abr 2005 09:50

e ae alex,
blz?

nao consegui abrir o link, aparece uma pagina com a seguinte mensagem:

Esta página está fora do ar
Provavelmente, o autor do site ainda não fez a publicação das páginas nos nossos servidores.
Tente novamente outra hora.

falow...

jociel luciano
membro
Contato:

Mensagempor jociel luciano » 20 Abr 2005 09:55

celioluisvieira escreveu:e ae alex,
blz?

nao consegui abrir o link, aparece uma pagina com a seguinte mensagem:

Esta página está fora do ar
Provavelmente, o autor do site ainda não fez a publicação das páginas nos nossos servidores.
Tente novamente outra hora.

clique com o botão direito e peça "salvar como"
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com

jonyweb
membro

Mensagempor jonyweb » 20 Abr 2005 10:29

Parabens Alexcmag !!!

Muito legal mesmo !! :wink:
Jonyweb ( João )
72.910 (ch56) e 72.810 (ch 51)

Sergio Massara
membro

Mensagempor Sergio Massara » 20 Abr 2005 10:33

Bacana a iniciativa Alex, parabéns.

Você que está manjando poderia fazer um artigo simples explicando ao pessoal que nao entende nada de aerodinamica, como eu =], coisas com Cl, polar, carga alar, etc...

Isso se sobrar tempo, claro.

No programa seria legal um botao ou mesmo o calculo automatico da velocidade prevista do aviao. Com a rotacao do motor com helice e mais a rotacao sem helice (que o usuario entraria) deve ser possivel uma aproximação né ?

gustabmo
membro
Contato:

Mensagempor gustabmo » 20 Abr 2005 10:42

Sergio Massara escreveu:Você que está manjando poderia fazer um artigo simples explicando ao pessoal que nao entende nada de aerodinamica, como eu =], coisas com Cl, polar, carga alar, etc...

http://covl.com.br/txt_curvas_polares.asp
Gustavo - São Paulo/SP

Lucas
membro
Contato:

Mensagempor Lucas » 20 Abr 2005 10:53

Muito bom Alex !!!

Parabéns !!!!

O legal é que vc está usando o Xfoil pra calcular as polares.. não há como sair errado ! O Profili também calcula as polares a partir do Xfoil.

Muito legal mesmo parabéns..

Pra quem manja de Inglês e quiser se aventurar na Aerodinâmica indico os seguintes livros:

Martin Simons, Model Aircraft Aerodynamics. - Esse para mim é a bíblia da Aerodinâmica. é muito bom.

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/de ... s&n=507846

Andy Lennon, THE BASICS OF R/C MODEL AIRCRAFT DESIGN, Esse é baseado no de cima, porém com uma linguagem mais simples.

http://www.livrariacultura.com.br/scrip ... 8747151953

Tenho também alguns outros.. mas considero estes dois os mais importantes.

Se alguém tiver mais alguma dica de livros é só mandar !

Aeroabraços,

Lucas
NUNCA se esqueça de que tudo isso é apenas um hobby, e que a finalidade é se divertir...

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Abr 2005 11:36

Cristiano Kaufmann escreveu:Desculpe a ignorância, mas o que é POLAR?
E, fazendo asas com perfil undercâmber, muda alguma coisa?

Obrigado.

As "polares" neste caso são as curvas de coeficiente de sustentação, coeficiente de arrasto e coeficiente de momento de acordo com o ângulo de ataque da asa.

Quanto maior o ângulo de ataque (isto é, quanto mais a asa estiver apontando para cima) mais haverá sustentação e mais haverá arrasto também.

Até que chega um ângulo em que a sustentação cai abruptamente e o arrasto aumenta estupidamente, fazendo o avião cair. Este é o ângulo de stall, e a velocidade em que isto acontece para um certo avião é a velocidade de stall.

O nome polar é porque gráficos cujo eixo é o ângulo normalmente são chamados de polares, mas este tá mais pra um XY do que pra polar mesmo, já que o ângulo é representado no eixo das abcissas em vez de ângulo.

Cada perfil tem coeficientes diferentes, por isto em perfil undercamber são diferentes da maioria dos que estão no gráfico. Normalmente eles dão bem mais sustentação e bem mais arrasto no mesmo ângulo de ataque. Vou tentar pegar alguns para testar.

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Abr 2005 11:53

Sergio Massara escreveu:Bacana a iniciativa Alex, parabéns.

Você que está manjando poderia fazer um artigo simples explicando ao pessoal que nao entende nada de aerodinamica, como eu =], coisas com Cl, polar, carga alar, etc...

Isso se sobrar tempo, claro.

No programa seria legal um botao ou mesmo o calculo automatico da velocidade prevista do aviao. Com a rotacao do motor com helice e mais a rotacao sem helice (que o usuario entraria) deve ser possivel uma aproximação né ?

Obrigado, comecei a ter esta idéia depois do PCtaco.

Vou tentar arranjar um tempo para fazer um artigo de aerodinâmica para leigos.

As velocidades que coloquei são as que dependem exclusivamente da asa, como stall, melhor planeio e segura. Considerei como segura no mínimo 20% ou 3m/s maior que a de stall (o que for maior), o suficiente para não estolar se fizer uma curva fechada ou se pegar um ventinho de cauda. Coloquei um aviso caso pitch-speed seja menor que esta velocidade, o que mesmo com muito empuxo tornaria o vôo crítico demais. Isto é o suficiente para escolher um motor e hélice para que um modelo voe bem.

Para descobrir a velocidade máxima complica bem a história, porque precisaria no mínimo do coeficiente de penetração e área frontal da fuselagem, arrasto causado pelo vórtice de ponta de asa, arrasto da empenagem, rodas, antena, horns e qualquer outra coisa que esteja em contato com o ar. É muito difícil obter estes dados...

Tem um site que gosto muito, http://www.bestcarswebsite.com.br, que às vezes mostra estes cálculos para carros preparados, escolhendo a melhor relação de marchas, diferencial e preparação de motor para obter uma certa velocidade e aceleração, quando vi a primeira vez os gráficos gerados fiquei pensando em como fazer isto para modelos, mas no caso deles área frontal e coeficiente de arrasto são fornecidos pelo fabricante...

Julio Cesar
membro

Mensagempor Julio Cesar » 20 Abr 2005 12:55

Muito bem Alex.

Valeu pela iniciativa e por disponibilizar as fontes.
Júlio César
Manutenção de Eletrônicos. Esc, Rx, Tx, 4in1, carreg. etc.

gustabmo
membro
Contato:

Mensagempor gustabmo » 20 Abr 2005 14:21

alexcmag escreveu:Vou tentar arranjar um tempo para fazer um artigo de aerodinâmica para leigos.

Nao sei se voces ignoraram solenemente ou se meu post passou desapercebido :? , mas esse site aqui é muito didatico pra explicar o que sao as curvas polares de planeio:
Gustavo - São Paulo/SP

Sergio Massara
membro

Mensagempor Sergio Massara » 20 Abr 2005 14:36

Alex, Gustavo e Lucas, valeu pelas dicas.

Esse texto q vc indicou Gustavo é bem didatico mesmo.

No site do cara do JavaProp/Foil também tem bastante coisa boa. http://www.mh-aerotools.de/airfoils/index.htm

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Abr 2005 14:57

gustabmo escreveu:
alexcmag escreveu:Vou tentar arranjar um tempo para fazer um artigo de aerodinâmica para leigos.

Nao sei se voces ignoraram solenemente ou se meu post passou desapercebido :? , mas esse site aqui é muito didatico pra explicar o que sao as curvas polares de planeio:

Não foi ignorado nem respercebido, é que tinha um monte de comentários e fui respondendo na seqüência.

Já li este site, e o do Martin Hepperle também.

O que pretendo escrever é uma abordagem bem feijão com arroz voltada ao uso prático na construção de modelos, para evitar bobeiras como o Piper que fiz que tinha um baita empuxo mas o motor não conseguia fazê-lo passar da velocidade de stall, aprender a escolher hélices de acordo com o modelo, etc.

No nosso caso dos eletriquinhos o que mais importa é a velocidade de stall e uma velocidade segura para o modelo, e garantir que o motor permita que ele alcance esta velocidade. No programinha também calculo a velocidade de melhor planeio, que pode ajudar em alguns casos mas não é o foco, já que não temos velocímetro no modelo :D

Matheus
membro

Mensagempor Matheus » 20 Abr 2005 15:02

Alex... Sempre vc hein

To brincando... mas voce sempre nos surpreende com suas colaborações, parabéns...

Abraços
Matheus C. Kinchin / Americana - SP
Canais: 39 72.570 Pico Stick Elétrico
............ 44 72.670 Ugly Stick Glow

gustabmo
membro
Contato:

Mensagempor gustabmo » 20 Abr 2005 15:11

alexcmag escreveu:Não foi ignorado nem respercebido, é que tinha um monte de comentários e fui respondendo na seqüência.

E pulou o meu, né?
Tô de mau! :D

No nosso caso dos eletriquinhos o que mais importa é a velocidade de stall e uma velocidade segura para o modelo, e garantir que o motor permita que ele alcance esta velocidade. No programinha também calculo a velocidade de melhor planeio, que pode ajudar em alguns casos mas não é o foco, já que não temos velocímetro no modelo :D

Cada um com seu foco, sem duvida. Apenas pra explicar o meu interesse, aplicado a planadores: realmente nao temos velocimetro no modelo mas temos outra coisa que é praticamente a mesma coisa que é o trim do profundor: a cada posicao de nariz corresponde uma velocidade.

Tambem é facil encontrar a velocidade de estol pois abaixo disso... estola. Entao usando o chutometro dá pra fazer umas comparacoes com a velocidade de estol e chutar mais ou menos a que velocidade corresponde cada posicao de profundor, principalmente pras velocidades baixas, proximas da velocidade de estol, pois nessa faixa o chutometro é menos impreciso.

Alem disso esses valores podem ser usados pra escolher qual perfil usar.
Gustavo - São Paulo/SP

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 20 Abr 2005 15:30

gustabmo escreveu:Cada um com seu foco, sem duvida. Apenas pra explicar o meu interesse, aplicado a planadores: realmente nao temos velocimetro no modelo mas temos outra coisa que é praticamente a mesma coisa que é o trim do profundor: a cada posicao de nariz corresponde uma velocidade.

Tambem é facil encontrar a velocidade de estol pois abaixo disso... estola. Entao usando o chutometro dá pra fazer umas comparacoes com a velocidade de estol e chutar mais ou menos a que velocidade corresponde cada posicao de profundor, principalmente pras velocidades baixas, proximas da velocidade de estol, pois nessa faixa o chutometro é menos impreciso.

Alem disso esses valores podem ser usados pra escolher qual perfil usar.

Boa... Para a maioria dos perfis que testei o melhor planeio é entre 10% e 20% acima da velocidade de stall. Mas isto se não tiver vento... se estiver downwind ferrou...

Outra possibilidade se o foco for planeio é deixar a incidência da asa igual à necessária para o melhor planeio, assim no melhor planeio a fuselagem fica apontando exatamente na direção do vôo.

Alemão
membro
Contato:

Mensagempor Alemão » 13 Mai 2005 12:19

Caro Alex,

Alguém já se dispos a escrever um "help" para seu programinha?
Pergunto isto porque eu teria como escrever em formato *.hlp ou em *.chm.
Só não posso me comprometer com velocidade para entregar...

Fabio
Inventar um avião não é nada - Construir um avião é alguma coisa - Voar este avião é tudo !

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 13 Mai 2005 12:23

Alemão escreveu:Caro Alex,

Alguém já se dispos a escrever um "help" para seu programinha?
Pergunto isto porque eu teria como escrever em formato *.hlp ou em *.chm.
Só não posso me comprometer com velocidade para entregar...

Fabio

Ainda não... :cry:

Eu também ando meio enrolado com trampo e não tive tempo de terminar a versão 1.1 dele :cry:, então qualquer velocidade que você conseguir documentar pelo menos uma já está ótimo.

Obrigado pela ajuda.

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”