RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagem por alexcmag »

Estou sempre respondendo se um determinado modelo vai voar lento ou rápido, se deve usar motor mais reduzido ou menos reduzido, se a hélice deve ser X ou Y.

Acabei estudando um pouco mais a fundo as fórmulas de sustentação, arrasto, polares, etc.

O resultado foi um programa que calcula a velocidade de stall e ângulo de ataque, velocidade de melhor planeio, velocidade segura, descobre se a velocidade do passo da hélice (pitch-speed) é suficiente para levar o modelo até uma velocidade segura, etc.

Ainda está em desenvolvimento. Par ainstalar, descompacte os arquivos em uma pasta e rode o programa RCcalc.exe.

Quem conhece Delphi, se quiser colaborar, os fontes estão inclusos.

Os arquivos estão em http://planeta.terra.com.br/lazer/AeroMag/rccalc.zip (clique o botão direito e peça "salvar como").
Anexos
rccalc.png
rccalc.png (19.92 KiB) Exibido 48511 vezes
Editado pela última vez por alexcmag em Sex Mai 13, 2005 10:37 am, em um total de 1 vez.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se alguém quiser fazer um manual também agradeço...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Parabéns Alex, por coincidência eu estava tentando fazer isto nestes dias, pois estou com um modelo que mudou completamente de características quando troquei uma hélice 1045 por uma 9070, o empuxo diminui e o pitch speed aumentou e o voo do modelo ficou muito melhor.

Eu queria verificar para o caso do modelo que citei acima, mas ele usa perfil naca, vi que existe um diretório chamado airfoil com arquivos de dados dos perfis, é possível eu gerar este aquivo ou vc tem que gerar em um formato específico para o seu programa e acrescentar no programa ? Se for possível eu gerar os dados, gero e disponibilizo aqui para todos.
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Caro Alex,

Mais uma vez quero lhe parabenizar por mais uma notável contribuição. Acabei de testar o programa aki. Ficou mto bom! Vai ajudar muito, a todos!!! Parabéns por apresentar sempre uma grande boa vontade quando se diz respeito a ajudar outras pessoas a adquirir conhecimentos no aeromodelismo elétrico... ( o que infelizmente não acontece com alguns outros sábios daki)...

Aproveitando, vou lhe fazer uma pergunta...rs..rs.. Teria como eu adicionar novos perfis no programa?

Desde já agradeço e parabéns!
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

Leovaldo-Bragança escreveu:Caro Alex,

Parabéns por apresentar sempre uma grande boa vontade quando se diz respeito a ajudar outras pessoas a adquirir conhecimentos no aeromodelismo elétrico... ( o que infelizmente não acontece com alguns outros sábios daki)...



É...infelizmente existem muitos "sábios" que não sabem o principal.... ter paciência para explicar a quem está iniciando.

mas.......faz parte.

Tb baixei o programa e funciona muito bem.....legal mesmo.

Assim como os perfis, acredito que tenha como adicionar novas hélices... como isso poderia ser feito ???

Um abraço.

Eduardo Leardini
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Leardini, foi uma durante o desenvolvimento dele que calculei a hélice que te recomendei para o Piper.

Tem como acrescentar novos perfis sim. Os que tem peguei do site http://www.nasg.com/afdb/list-airfoil-e.phtml.

Os perfis são no formato de coordenadas X e Y dos pontos, uma por linha, no mesmo formato usado pelo XFOIL do Mark Drela. Quem tiver arquivos de perfil neste formato é só acrescentar no diretório Airfoil.

O cálculo de polares é útil nestes casos, pois uso o programa XFOIL do Mark Drela para calcular as polares de qualquer perfil. As polares já existente são na maioria medidas em túneis de vento, peguei no mesmo site acima.

Se tiver uma imagem do perfil posso fazer uma nova versão com opção de importar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Cristiano Kaufmann escreveu:Baixei o teu programinha, muito legal!

2 perguntas:

-como fazer para aparecer o No reynolds?
-como calcular o ângulo de ataque, onde eu vejo isso e como faço para isso se tornar um perfil na pratica?



O Reynolds aparece depois de escolher perfil, polar, envergadura, corda e peso. A partir daí ele calcula a velocidade e o número de Reynolds. Para melhorar a precisão, escolha a polar cujo número seja o mais próximo possível do número de Reynolds.

Quanto ao ângulo de ataque, geralmente deixo uns 3 graus de incidência, para decolar ou passar lento ainda fica uma boa margem de seguraná.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Cristiano Kaufmann
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 7:13 pm
Localização: Lajeado RS

Mensagem por Cristiano Kaufmann »

Desculpe a ignorância, mas o que é POLAR?
E, fazendo asas com perfil undercâmber, muda alguma coisa?

Obrigado.
------------------------------
Cristiano Kaufmann

Lajeado,RS
Avatar do usuário
celioluisvieira
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Mai 28, 2004 3:47 pm
Localização: GOIANESIA GO

nao consegui abrir a pagina...

Mensagem por celioluisvieira »

e ae alex,
blz?

nao consegui abrir o link, aparece uma pagina com a seguinte mensagem:


Esta página está fora do ar
Provavelmente, o autor do site ainda não fez a publicação das páginas nos nossos servidores.
Tente novamente outra hora.



falow...
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

celioluisvieira escreveu:e ae alex,
blz?

nao consegui abrir o link, aparece uma pagina com a seguinte mensagem:


Esta página está fora do ar
Provavelmente, o autor do site ainda não fez a publicação das páginas nos nossos servidores.
Tente novamente outra hora.


clique com o botão direito e peça "salvar como"
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Responder