RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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warne
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Mensagempor warne » 01 Set 2009 14:52

[quote:24916e6bf4="alexcmag"]Eu costumo usar Delphi nestes projetos porque funciona com praticamente todos os Windows 32 bits já feitos e sem ter que se preocupar com versão de DirectX, de DLLs, ou do que for, porque ele usa somente a API padrão. Não lembro se rodei no Vista ou não, mas tem que funcionar.

Quanto ao Xfoil, já me reclamaram mas para ser sincero não tive tempo de corrigir.

Na verdade o programa merece um upgrade mesmo, tem muito mais informações que podem melhorar a qualidade das análises.[/quote:24916e6bf4]

Alex, não havia visto este tópico ainda, mas acho que ele tem que ser revitalizado, tem que limpar muita coisa, dei uma olhada por cima, e vi que 90% dos links não funcionam.
Acho que esse tópico perdeu o sentido, ou até caducou :roll:

Abs

Warne
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Kola
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Mensagempor Kola » 23 Fev 2010 10:09

Ola Alexcmaq, estou com topico na primeira pagina-SUGESTAO PARA AIRBUS- com alguns dados de minha eletronica, por favor de uma olhadinha e, se puder me direcionar um caminho, como planta,etc... agradeço !!!!

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Mensagempor alexandre lopes » 05 Abr 2010 18:45

Olá amigos ...

Baixei o programa esta rodando redondinho aqui ... Parabens ao Alex por esta excelente contribuição.

Gostaria de uma sugestão de perfil de asa, para um stick asa baixa, para vôo de precisão lento.

Já aprendi a visualizar as razões de CD, CL, CL/CD no grafico, então o polar eu vou ir testando até achar o ideal pela tabela. Preciso mesmo de um bom perfil para o tipo de voo que pretendo fazer.

Vou instalar o PCtaco, para saber os dados que meu motor realmente esta dando com as helices gws EP 9050 e bateria 3s 1300

Mas gostaria de já ir testando algumas possibilidades, até eu saber os dados reais que meu motor esta dando.

Abraço e obrigado desde já.

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Mensagempor rgmanica » 22 Abr 2010 12:49

É raro! Quem ta começando, coloca logo um 2822 puxando 500g em um scout de 400...
Tempo bom o da corrida de decolagem!

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Mensagempor BRUNO_AFP » 27 Jul 2010 12:34

Rpz.. Fiz aq, porem nao deu muito certo nao rs.. Alguem tem algum link de video? abs

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Mensagempor luis carlos trindade » 08 Jun 2012 08:29

olá pessoal!alguem estar conseguindo baixar o programa de calculo?

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 08 Jun 2012 08:35

Baixei só para ver se tem algum problema e nada encontrei de anormal.

Mas usa esse que é bem mais completo.

http://www.drivecalc.de/
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

lucchisom
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Mensagempor lucchisom » 14 Nov 2012 23:46

amigo sou novo aki no no hobbye alguem pode me enviar o programa que nosso amigo postou por favor pois o link nao abre meu email é :lucchisom@hotmail.com

Reinnar
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Mensagempor Reinnar » 23 Dez 2012 02:54

nao consegui colocar para funcionar no meu...

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Mensagempor Carolcomin9 » 10 Jul 2013 17:43

porque o empuxo é dado em [g]?

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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc

Mensagempor Moiado » 20 Set 2013 00:17

[quote:72f8ca29db="alexcmag"]Estou sempre respondendo se um determinado modelo vai voar lento ou rápido, se deve usar motor mais reduzido ou menos reduzido, se a hélice deve ser X ou Y.

Acabei estudando um pouco mais a fundo as fórmulas de sustentação, arrasto, polares, etc.

O resultado foi um programa que calcula a velocidade de stall e ângulo de ataque, velocidade de melhor planeio, velocidade segura, descobre se a velocidade do passo da hélice (pitch-speed) é suficiente para levar o modelo até uma velocidade segura, etc.

Ainda está em desenvolvimento. Par ainstalar, descompacte os arquivos em uma pasta e rode o programa RCcalc.exe.

Quem conhece Delphi, se quiser colaborar, os fontes estão inclusos.

Os arquivos estão em http://planeta.terra.com.br/lazer/AeroMag/rccalc.zip (clique o botão direito e peça "salvar como").[/quote:72f8ca29db]
Alguém tem este programa? Não encontro ele com todas estas funcionalidades. Mesmo o que o e-voo disponibiliza não é igual a este. Abraço e obrigado.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/812/p0vn.png/][img:72f8ca29db]http://img812.imageshack.us/img812/8067/p0vn.png[/img:72f8ca29db][/URL]
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Moiado
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Mensagempor Moiado » 20 Set 2013 00:31

[quote:233223b674="Carolcomin9"]porque o empuxo é dado em [g]?[/quote:233223b674]
Em gramas. É o peso máximo que a hélice consegue tracionar.

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Mensagempor rfjlpylr » 18 Mar 2014 00:21

Prezado Alex
Gostei muito do programa rccalc, estou aprendendo a usar e gostaria de saber o que é e para que serve o Reynolds?
grato

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Mensagempor guhlig » 22 Mar 2014 14:06

Parabens, otimo post.

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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor LaercioLMB » 06 Fev 2015 13:25

Bom, desenterrando um tópico, mas que tem feito muita falta atualmente, já que muitos perguntam ao invés de procurar, descobri como aumentar a gama de perfis no rc calc para poder ser utilizado por aqueles que utilizam perfis diferentes do tão comum Clark Y.
Dentro da pasta onde está instalado o rccalc, tem uma pasta chamada airfoil e lá, todos os perfis estão em arquivos .dat.
Aqui tem um site de perfis que encontrei simplesmente digitando no buscador a frase "airfoil database", pois no aeromodelismo a maior parte das coisas que desejamos encontrar, está em inglês e não em português e se digitarmos em português, dificilmente encontramos algo ou pouco encontramos.
Bom, um dos sites que encontrei foi esse;
http://m-selig.ae.illinois.edu/ads/coord_database.html
Bem completo mesmo e tem os perfis em .dat para o rccalc e em gif para você ver o desenho do perfil que pode ser usado como molde se ampliado ou reduzido para a medida desejada.

Fiz testes e o rccalc calcula os reinolds conforme as coordenadas do perfil e deu certo, mas sempre escolham a polar do perfil que mais chega perto aos reinolds mostrados no campo, para os resultados serem o mais reais possíveis e terão um ótimo software para calcular empuxo, velocidade de estol, velocidade segura e velocidade de cruzeiro para terem uma real ideia de que o conjunto motor e hélice darão realmente o que o aeromodelo necessita que não é somente empuxo.


Para terem uma noção dos rpms , terão que usar o drive clac ou calcular o kv do motor dando uma margem de 75% para dar noção de motor com carga (hélice).
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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor Diego Costa » 28 Mai 2015 13:13

Tópico muito útil, me ajudou bastante quando tentei ingressar no aeromodelismo, e está ajudando de novo no meu "retorno".

Inclusive simulei meu Piper (que está pra chegar, já foi postado nos correios), estou me desafiando à conseguir manter o modelo com até 1kg RTF, pois estarei dentro do limite para ter um vôo mais escala. Cheguei a calcular com 1,2Kg e os resultados foram satisfatorios, ficou com 30g/dm²

Dinheiro não compra felicidade, mas compra peças pra aeromodelismo, o que é quase a mesma coisa... :mrgreen:

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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor ricardovasc » 28 Mai 2015 13:26

LaercioLMB escreveu:..., mas sempre escolham a polar do perfil que mais chega perto aos reinolds mostrados no campo, para os resultados serem o mais reais possíveis...


Como sei qual Polar do perfil?

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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor LaercioLMB » 28 Mai 2015 16:34

ricardovasc escreveu:
LaercioLMB escreveu:..., mas sempre escolham a polar do perfil que mais chega perto aos reinolds mostrados no campo, para os resultados serem o mais reais possíveis...


Como sei qual Polar do perfil?



Procure a que mais ficar perto dos reynolds.
Exemplo, se os Reynolds são 151000, procure a Polar que mais chegar perto, vamos supor 149000.
Ao selecionar uma polar, os Reynolds vão mudar e veja se não tem outra polar mais próxima e vá selecionando até ficarem o mais próximos possível.
Os Reynolds estão abaixo do peso do aeromodelo.
Um detalhe, não conte como envergadura a parte da asa que fica na fuselagem, pois ali ela não gera nenhuma sustentação, o que faz aumentar a carga alar, pouca coisa, mas aumenta e é preferível ter resultados de sobra do que de falta.
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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor ricardovasc » 28 Mai 2015 17:13

No caso eu tenho que saber quantos Reynolds o perfil da asa tem, certo? Como faço pra obter os Reynolds de um kit de aero que venha a comprar?

Essa parte da asa que fica na fuselagem eu já retirava dos meus cálculos, pois foi uma das coisas que aprendi logo que entrei no hobby com um aeromodelista aqui.
De toda forma fica a informação registrada para ajudar mais pessoas.

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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor ricardovasc » 28 Mai 2015 17:20

Diego Costa escreveu:Tópico muito útil, me ajudou bastante quando tentei ingressar no aeromodelismo, e está ajudando de novo no meu "retorno".

Inclusive simulei meu Piper (que está pra chegar, já foi postado nos correios), estou me desafiando à conseguir manter o modelo com até 1kg RTF, pois estarei dentro do limite para ter um vôo mais escala. Cheguei a calcular com 1,2Kg e os resultados foram satisfatorios, ficou com 30g/dm²



Só pra ficar mais preciso, você deve seguir o que Laércio acabou de citar, retirar da envergadura a parte da asa que fica na fuselagem.

E outra coisa que ele também já falou inúmeras vezes aqui no fórum, aeromodelo não necessariamente tem que ser o mais leve possível.

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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor LaercioLMB » 28 Mai 2015 18:48

ricardovasc escreveu:Só pra ficar mais preciso, você deve seguir o que Laércio acabou de citar, retirar da envergadura a parte da asa que fica na fuselagem.

E outra coisa que ele também já falou inúmeras vezes aqui no fórum, aeromodelo não necessariamente tem que ser o mais leve possível.


Verdade Ricardo.
Sei que tem gente que dá preferência para aeromodelos o mais leve possível, fica a gosto de cada um, mas também sabemos que aeromodelos com envergadura de 1600 mm, geralmente tem peso pronto para o voo aproximadamente de 2800 g.
Ahh, mas é glow.
Uma coisa não tem nada a ver com outra, pois todo o peso retirado do motor glow, do combustível e dos reforços da estrutura, poderão ser recolocados em forma de bateria, o que nos dará muuuuito tempo de voo e não somente aos 10 minutos que a maioria consegue, isso quando consegue, isso sem falara na capacidade de planeio do aeromodelo que aumenta muito o que nos faz economizar mais bateria ainda.
Está certo que aeromodelo pesado demais é ruim, concordo 100% com isso, mas leve demais, só se for para indoor, onde não tem vento.
Um aeromodelo leve demais exige mais motor para voar contra o vento e fica mais suscetível as rajadas de vento, que o tira facilmente do trajeto, principalmente na hora do pouso, além de deixar o modelo mais arisco.
Todo aeromodelo tem um peso ideal para cada tipo de voo e se for um asa alta, poderá ter tranquilamente 1600 g de peso final pronto para o voo.
Existe uma grande diferença entre um aeromodelo voar e um sair do chão e só os que já tiveram um aeromodelo voando nas mãos é que conseguem saber a diferença, pois aqueles que sempre só tiveram um aeromodelo que sai do chão, acham que é voar.

Um exemplo que eu posso dar, é de um aeromodelo que eu fiz, igual ao Ugly Stick que tem 1200 mm de envergadura. A maioria faz o Ugly Stick desse tamanho com 450 a 600 gramas e se chegam em 700 g, um monte vem dizendo que está pesado demais.
O meu tem 1200 mm de envergadura e pesa aproximadamente 1235g, não lembro exato agora, pois não pesei mais ele já que não há necessidade disso e voa muito bem, tem um ótimo planeio tanto é que já fiz pouso com ele sem motor por ter acabado a bateria e o ESC cortado o motor, me deixando somente os comandos dos servos.
Se ele fosse com 450 ou 600 gramas, teria que pousar ele onde estivesse, pois não teria como eu fazer aproximação e trazê-lo para a pista e pousar.
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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor LaercioLMB » 28 Mai 2015 18:58

ricardovasc escreveu:No caso eu tenho que saber quantos Reynolds o perfil da asa tem, certo? Como faço pra obter os Reynolds de um kit de aero que venha a comprar?

Essa parte da asa que fica na fuselagem eu já retirava dos meus cálculos, pois foi uma das coisas que aprendi logo que entrei no hobby com um aeromodelista aqui.
De toda forma fica a informação registrada para ajudar mais pessoas.


Nesse caso terá que saber qual é o perfil usado nesse aeromodelo que comprou o kit, colocar o perfil no rc calc e fazer a mesma coisa, igualar o máximo possível os Reynolds com a polar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor Diego Costa » 29 Mai 2015 02:14

Ricardovasc e Laercio, concordo plenamente com vcs,

Quando falei do "desafio de deixar o mais leve possivel" é no quesito de não perder a caracteristica de vôo mais lento, nem exceder a carga alar tida como "ideal". Como li em outro topico, acho que foi até uma frase do proprio Laercio ou do Alexmag, não lembro ao certo, onde disseram que um aero muito leve tem pouca penetração, ou seja, nem sempre "aeromodelo leve" é sinal de "bom vôo". Enfim, apenas quero esclarecer que não entrei na paranoia de querer "um aero de 2 metros porém mais leve que um pardal" :-P

Já no caso do asa-baixa que quero montar, por exemplo, pretendo que tenha um voo lento pra praticar no inicio, mas também posso "reforçar" o aero depois, o que consequentemente ficará mais pesado e com vôo mais critico, e modificar a parte elétrica dele de modo a deixa-lo mais rápido e "esporte" :mrgreen:

PS: como ainda não estou com o aero na mão pra ter as medidas exatas, fiz esses calculos apenas em carater experimental, até pq ainda tenho que fazer os calculos pra ver quais servos utilizar, o material pra linkagem, enfim. Com certeza vou dar referencia à um servo mais pesado porém adequado ao projeto, do que usar um "servinho" que trave durante o vôo ocasionando uma lenha, então peso é o de menos, apenas quero ter o controle pra não exceder o peso e nem deixar leve demais :)

Agradeço as sugestões e dicas, aprendi mais um pouco, e com certeza me lembrarei disso durante a construção do aero :)
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Re: RCcalc - Programa para calcular velocidade de stall, etc.

Mensagempor LaercioLMB » 29 Mai 2015 09:39

Concordo com você Diego, pode fazer o que achar melhor, a escolha é sua, só não esqueça que o que determina a velocidade de voo de um aeromodelo não é somente o peso dele.
Você faz um aeromodelo X que tem um peso Y isso te dá um arrasto Z.
Você retira tudo o que pode de dentro do aeromodelo para deixá-lo mais leve, diminuiu a carga alar, diminuiu com isso a velocidade de estol, mas não diminuiu o arrasto gerado pela construção, ou seja, a força contrária de arrasto está mais próxima do peso final do modelo, o que irá frear o aeromodelo aerodinâmicamente falando, pois ao tirar motor, a velocidade de planeio cai rapidamente, issos em mencionar o fato de que o arrasto muito próximo ao peso do aeromodelo, o desestabiliza e o que era para ser um voo lento e agradável, se torna um voo tenso, cheio de correções.
Se quer um aeromodelo que seja capaz de voar bem lento, existem aeromodelos para isso, em que a velocidade de voo é muito lenta.
Querer deixar um aeromodelo asa baixa lento para facilitar pilotar, não é uma boa ideia, pois não é a velocidade que deixará mais fácil ou mais difícil e sim o tipo de modelo em questão.
O que te faz ter um aeromodelo fácil de pilotar é o modelo dele e não o peso ou velocidade, ainda mais em se tratando de um asa baixa em que a facilidade de se auto estabilizar é bem menor do que um asa alta.

Um exemplo simples que te dou de estabilização de um asa alta e um asa baixa.
Pegue uma vassoura e a segure no cabo de forma a deixá-la pendurada e mova a mão para os lados, verá que a vassoura tende a se equilibrar sozinha. É a sua mão fazendo o papel da asa e a vassoura da fuselagem.
Agora pegue essa mesma vassoura e apoie sobre a mão e tente equilibrar ela, você consegue, mas com muitas correções. é novamente a sua mão fazendo o papel da asa em baixo e a vassoura de fuselagem em cima.


Cada modelo tem uma velocidade ideal para se manter estável e voo perfeito, não será diminuindo a velocidade dele que conseguiremos manter a estabilidade dele e se você quer um voo lento para treinar, significa que ainda não está com todas as manhas de um piloto, tendo que aprender mais um pouco com os asa altas.
É como eu quando retornei ao aeromodelismo depois de alguns anos afastado, eu pilotava até CAP 232, mas quando retornei, iniciei com um asa baixa escala e vi logo que meu dedo não acompanharia o aeromodelo.
O que eu fiz? Construí um aeromodelo asa alta também escala que me desse novamente a capacidade de estar apto a controlar um asa baixa.
Eu não tentei fazer o asa baixa voar mais lento para eu pegar o jeito, eu fiz um aeromodelo que me desse a capacidade de controlar novamente um asa baixa sem medo.

Mas, são somente dicas e conselhos, a decisão é sua em seguir ou não.

Mas vamos deixar esse assunto para o seu to´pico de construção, aqui é sobre o rc calc e estamos desviando muito o asunto principal.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.


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