Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

micassita
membro
Contato:

Mensagempor micassita » 26 Dez 2012 12:35

não entendo porque meu servo dos ailerons vai até o fim de um lado para outro e não fica no meio.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 26 Dez 2012 13:05

[quote:31b958d378="micassita"]não entendo porque meu servo dos ailerons vai até o fim de um lado para outro e não fica no meio.[/quote:31b958d378]

Por que o meio dele não é onde você pensa que é.
Sempre, eu disse "sempre", se deve ligar o servo no ESC, ligar o rádio, ligar o ESC e deixar o servo centralizar e só então colocar o braço do servo a 90° com o servo ou com a direção de comando que ele irá efetuar.
Mas antes de fazer tudo isso, verifique as configurações do rádio e veja se os endpojnts estão em 100% para ambos os lados, se a trimagem está em 0 e se não tem nenhuma mixagem ativada para poder centrar os servos na montagem.
Quem determina o centro do servo é o rádio e onde você monta o braço do servo, pois se você colocar o braço do servo aleatoriamente, ele nunca ficará no centro do curso seja para que lado for.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Andre Borges
membro

Sera que meu esc quiemou

Mensagempor Andre Borges » 03 Mar 2013 11:40

fiz um rolo e veio um pac cub com as tralhas que peguei. Ai eu tentei colocar um receptor turnigy para usar ccom o rádio, ate ai blz, mas quando liguei o esc - motor escova, o motor nao parte, fica com uma luzinha vermelha acesa, os servos funcionam mas o motor nao parte, o que pode ser

daniel.florentino
membro

Mensagempor daniel.florentino » 03 Mar 2013 20:23

como faco nos helicopteros a combustao ??

jroma
membro

Mensagempor jroma » 16 Mai 2013 12:23

Preciso de ajuda com um carregador Imax B6. A cerca de um ano adquiri um destes aparelhos mas só pude mexer com ele agora.
Não manjo nada de elétricos esta seria a primeira tentativa e o objetivo era carregar 3 baterias turnrgy 1.3 A fonte escolhida foi um adaptador universal de note book, regulável. Escolhi a opção 12 volts e coloquei uma bateria lipo para carregar.
Segui todas as instruções básicas postadas em 6 em um site do youtube.
No inicio tudo deu certo.
Algum tempo depois o carregador começou a dar mensagens de erro e "apitar! um bip. refiz o caminho com vária baterias e o resultado foi o mesmo começa bem e por fim dá uma tela azul.
O que teria ocorrido? tem conserto? se postei no lugar errado, por favor indiquem-me o lugar apropriado.
Por enquanto, muito obrigado.

al3sp
membro

Mensagempor al3sp » 16 Mai 2013 15:42

Não seria essa sua fonte que não está conseguindo segurar a tensão? Testou com outra fonte?

jroma
membro

Mensagempor jroma » 24 Mai 2013 17:08

Olá, uma boa tarde a todos.
Sou completamente leigo no que se refere a aviões elétricos.
Mas já me ajudaram muito com o carregador, já começo a entender como ele funciona um grande passo no meu caso.
Agora vem mais problemas, ano atrás comprei um kit completo que deveria ter vindo instalado, mas não veio.
Agora que estou ternando montar a parte elétrica em um outro avião que adquiri,
as explicações são muito boas, ajudam muito como eu disse .
Meus problemas começam quando se deve separar ESC, BEC de SBEC tudo grego para mim.
No meu conjunto, consegui identificar um ESC (afinal nele vem escrito)

Para começar, como posso saber o que é o que? TEM UM MONTE DE PLUGS E FIOS np kit.
MAS COMO reconhcê-las?
Se o meu não for ESC/SBAC, na mesma peça (não informações diretas nelas.
Repito, não ENCONTRO AS PEÇAS MARCADAS DE MANEIRA A RECONHECÊ-LAS.
Tentarei ir por partes, mas relembro que as peças que tenho são diferentes das que aparecem nos diagramas.
Preciso mesmo é de um tutor que tenha paciência...
Abraços e obrigado.
Jorge

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 24 Mai 2013 17:49

[quote:f5d5d443fd="jroma"]Olá, uma boa tarde a todos.
Sou completamente leigo no que se refere a aviões elétricos.
Mas já me ajudaram muito com o carregador, já começo a entender como ele funciona um grande passo no meu caso.
Agora vem mais problemas, ano atrás comprei um kit completo que deveria ter vindo instalado, mas não veio.
Agora que estou ternando montar a parte elétrica em um outro avião que adquiri,
as explicações são muito boas, ajudam muito como eu disse .
Meus problemas começam quando se deve separar ESC, BEC de SBEC tudo grego para mim.
No meu conjunto, consegui identificar um ESC (afinal nele vem escrito)

Para começar, como posso saber o que é o que? TEM UM MONTE DE PLUGS E FIOS np kit.
MAS COMO reconhcê-las?
Se o meu não for ESC/SBAC, na mesma peça (não informações diretas nelas.
Repito, não ENCONTRO AS PEÇAS MARCADAS DE MANEIRA A RECONHECÊ-LAS.
Tentarei ir por partes, mas relembro que as peças que tenho são diferentes das que aparecem nos diagramas.
Preciso mesmo é de um tutor que tenha paciência...
Abraços e obrigado.
Jorge[/quote:f5d5d443fd]
Se vc tirar uma foto de cada coisa, vamos nomeando para vc.
Agora, no youtube, vai achar alguns vídeos de como ligar tudo.

Devagar vc vai entendendo como tudo funciona.
Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

jroma
membro

vou tentar fazer uma foto de cada peça e esperar ajuda.

Mensagempor jroma » 26 Mai 2013 12:29

Os diagramas enviados mostram de maneira bem clara como fazer as ligações, mas para leigos tudo é mais difícil.
Nem sei dizer se o meu kit tem Bec ou só ESC?
Obrigado a tos por enquanto.
JORGE
P.S. Ando passando dificuldades até para saber se estou no forum correto

jroma
membro

Não sei para onde minhas mensagens estão indo....

Mensagempor jroma » 26 Mai 2013 12:44

Baguncei-me com minhas perguntas e respostas.
Ajudem-me indicando onde estão as respostas, acho que estão todas indo para o tópico fonte, ou carregador B6
Aceito colaborações.
Abraços
Jorge

jroma
membro

Mensagempor jroma » 26 Mai 2013 12:46

Se entender como chegar aqui, por mim está ótimo.
O forum teria sido criado por micassita ?
Ou foi eu que entri no forum errado?
Jorge

jroma
membro

Mensagempor jroma » 09 Jun 2013 11:10

Prezado Luiz Eduardo tenho, recebido muita ajuda aqui no seu tópico e de forma geral aqui no evoo.
Desculpe a simplicidade de minha pergunta e imagino ser um conhecimento já muito difundido, mas não sei ainda pesquisar por assunto aqui no evoo.
Aceito indicações de página ou tópicos que me ajudem a entender o que preciso.
Acho que dentro deste tópico acharia mas são muitas e muitas páginas, assim peço a sua ajuda, mesmo que seja para que eu localize a solução da dúvida.
Como se chama uma peça que reduz a tensão dos 11,5 volts da minha bateria de 11,1, para os 4,8 volts que o receptor FM e os servos dos modelos mais antigos suportem as exigências das baterias de 11,1 volts algum redutor de voltagem ou coisa parecida ????
É meu primeiro aéro elétrico e gostaria de aproveitar meu equipamento de FM.
Obrigado pela ajuda.
Jorge

jroma
membro

Mensagempor jroma » 09 Jun 2013 12:24

Aprofundei minhas pesquisas e não sei se entendi bem a questão: o serviço de distribuição de energia para é feito por um "Speed Control" e este é conhecido também por "ESC". Se for isto um ESC eu tenho. Mas aí fica uma dúvida, ao ligá-lo no motor (segundo eu entendi, por meio de seus diagramas) eu posso ligar invertido os fios do motor e para corrigir isto bastaria invertê-los.
Mas se eu fizer isto não corro o risco de queimar o receptor? Ou o simples fato de serem plugs diferentes, já salva o receptor??
Obrigado pela atenção.
Jorge

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 09 Jun 2013 12:34

[quote:f888c3ff42="jroma"]Aprofundei minhas pesquisas e não sei se entendi bem a questão: o serviço de distribuição de energia para é feito por um "Speed Control" e este é conhecido também por "ESC". Se for isto um ESC eu tenho. Mas aí fica uma dúvida, ao ligá-lo no motor (segundo eu entendi, por meio de seus diagramas) eu posso ligar invertido os fios do motor e para corrigir isto bastaria invertê-los.
Mas se eu fizer isto não corro o risco de queimar o receptor? Ou o simples fato de serem plugs diferentes, já salva o receptor??
Obrigado pela atenção.
Jorge[/quote:f888c3ff42]

Não.

A alimentação do esc vem da bateria e este por sua vez alimenta rx.

A inverssão dos fios de saída para o motor não causa queima apenas faz o motor girar em sentido inverso.

Você queimará o rx se ligar a alimentação do rx invertido somente.

São alimentações independentes onde o esc diminui a tensão da bateria atravez do BEC para 5 volts para servos e rx.

A alimentação do motor é manipulada pelo circuito para dar os pulsos de alimentação do motor.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 09 Jun 2013 12:38

Só complementando:

O esc divide a tensão da bateria.

Uma parte alimenta rx e servos.

Outra irá somente para o motor.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!

jroma
membro

Mensagempor jroma » 09 Jun 2013 16:08

O que é um bec? Com o que se parece? Vou procurar se tem algum aqui na caixa da minha compra.
Tem algum nas fotos que enviei?
Os nano e micro servos já são preparados para uso direto? Ou mesmo usando elestes tipos de servos. preciso de um bec

jroma
membro

Mensagempor jroma » 09 Jun 2013 16:13

O meu ESC é um HK 20 A 18 -20
collis 2 35
Corrente máxima 20 amperes
Bec 2 A

jroma
membro

Mensagempor jroma » 09 Jun 2013 16:16

O meu ESC é um HK 20 A 18 -20
collis 2 35
Bec 2 A

jroma
membro

Mensagempor jroma » 09 Jun 2013 16:19

Aproveitando o apoio,
Repetindo a pergunta que fiz no outro tópico, mas que é menos visitado
Fui criticado por abrir tópicos desnecessariamente. Quem me criticou tinha uma certa razão pois até eu mesmo me enrolo com as respostas para qual tópico perguntei.
O problema da fonte foi solucionado a nova fonte funciona direito para baterias LIPO.
Tenho um rádio Hitec que comprei usado (compreender como ajustá-lo será um assunto posterior) ele veio com um PAC de baterias de Níquel Cádmio de 600 miliampéres.
O fato é que ele não veio com um carregador separado quando ligo ele apita - entendo que seja voltagem baixa 8,5 volts ele marca no painel. Me foi vendido junto com o carregador B6.
Sei que cargas em baterias de Níquel Cádmio tem que ser lentas, mas o carregador emite uma mensagem de erro: O PAC tem um PLUG Futaba com o fio branco cortado.
Tentei ligá-lo na única tomada de 3 plugs do carregador B6 e ele não aceita dá mensagem de erro.
Onde eu estaria errando agora?
Obrigado pela atenção
Jorge

jroma
membro

Mensagempor jroma » 09 Jun 2013 16:21

Estou quase por libertá-los das minhas dúvidas pueris...
Só peço um pouco mais de paciência com meu desconhecimento do assunto.
Obrigado
Jorge

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 09 Jun 2013 23:39

[quote:23ef825f5f="jroma"]O que é um bec? Com o que se parece? Vou procurar se tem algum aqui na caixa da minha compra.
Os nano e micro servos já são preparados para uso direto? Ou mesmo usando elestes tipos de servos. preciso de um bec[/quote:23ef825f5f]

Jorge.

O BEC geralmente (conforme os dados do seu esc) fica dentro do esc.

O BEC do seu esc é de 2 amperes ou seja:
Ele alimentará os servos e o rx.

Existem BECs com maior capacidade externos, mas na maioria das vezes não há necessidade.

BEC é um circuito eletronico que diminui a tensão da bateria para geralmente 5 volts necessarios para alimentação dos servos e rx.

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 09 Jun 2013 23:41

[quote:857e1a8a5f="jroma"]O meu ESC é um HK 20 A 18 -20
collis 2 35
Bec 2 A[/quote:857e1a8a5f]

Então seu ESC possui um BEC interno com 2 amperes de corrente para alimentar os servos e o rx.

Entendeu?

CONDOR 2
membro

Mensagempor CONDOR 2 » 09 Jun 2013 23:42

[quote:728e71c120="jroma"]O que é um bec? Com o que se parece? Vou procurar se tem algum aqui na caixa da minha compra.
Os nano e micro servos já são preparados para uso direto? Ou mesmo usando elestes tipos de servos. preciso de um bec[/quote:728e71c120]

Não precisa porque seu ESC tem BEC interno pronto para alimentar os servos.

jroma
membro

Mensagempor jroma » 10 Jun 2013 19:21

Sim Mestre entendi,
Eu diria que melhorei uns 800% até aqui.
Ainda tenho mais e mais o que aprender, mas com a autorização dos senhores membros continuarei a perguntar.
Mais para frente abrirei um tópico (ou participarei de um) sobre o rádio..
O mais urgente é entender agora como carrego baterias de Níquel Cádmio

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”