Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

[quote:fb958cd6a3="david kt"]Estou pensando comprar um radio da hobby king 4 canais para usar no brusshles deste anuncio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101718374--combo-motor-brushless-emax-2822-esc25a-acessorios--_JM mas com uma bateria 3S 11,1v. O receptor ou os servos nao irao queimar? Como eu faço esta ligaçao?
Muito obrigado[/quote:fb958cd6a3]

O ESC ja reduz a voltagem de 11,1V para 5V.
11,1V vai para o motor e o Bec do ESC libera 5V para o RX.
Luiz Eduardo
Avatar do usuário
rngarcia
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Sex Jun 19, 2009 12:24 pm
Localização: Marilia, SP

Mensagem por rngarcia »

ola pessoal, parábens pelo forum...
estou iniciando no aero eletrico e estou montando um shock flayer, minha duvida é como pragramar o speed control, o modelo é turnigy plush de 10A, vou usar bateria de lipo 3s e meu radio é um futaba 7chp esse é o link do speed:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4204&Product_Name=TURNIGY_Plush_10amp_9gram__Speed_Controller
obrigado.
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Galera, tenho duas perguntas:

1) Pq quando eu ligo um esc com bec interno utilizando um bec externo eu isolo o fio vermelho que vem do esc para o RX?

2) Não consegui entender na prática qual a vantagem de colocar o bec externo com a mesma amperagem do bec interno do esc? Em que isto melhora?
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

[quote:2db036f0ec="NEWRJ"]Galera, tenho duas perguntas:

1) Pq quando eu ligo um esc com bec interno utilizando um bec externo eu isolo o fio vermelho que vem do esc para o RX?

2) Não consegui entender na prática qual a vantagem de colocar o bec externo com a mesma amperagem do bec interno do esc? Em que isto melhora?[/quote:2db036f0ec]

O fio é solto, pois sempre a uma diferença entre os Bec's, podendo forçar o de menor potencia.

A vantagem é ter sempre um bec com amperagem mais alta.
Ja vi bastante gente colocando um Bec de mesma amperagem em Helicóptero, quando o Bec original que supostamente aguentaria 3A fica dando interferência e chega a resetar o ESC, ai colocando um Bec externo o problema acaba.
Luiz Eduardo
tiagogaucho
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Set 10, 2009 10:01 pm
Localização: Blumenau, SC

Mensagem por tiagogaucho »

Boa noite pessoal... to tentando montar meu primeiro aero, recebi as peças eletricas agora... estava vendo a figura com o esquema de ligação da parte eletrica, mais não deu muito certo na minha tentativa...

Tenho o seguinte:
Bateria 11.1v 3s 30-40c
BESC TURNIGY SENTRY 40a / BEC 3A/5V
Motor TURNIGY C3530 - 1700kv

conforme visto na imagem abaixo, liguei aleatoriamente os fios do motor no BESC, liguei o BESC na bateria fios BESC.PRETO=BATERIA.PRETO, BESC.VERMELHO=BATERIA.VERMELHO, liguei tb o conector 4 fios da bateria no SLOT de 4 entradas do BESC.... o outro fio do BESC, deve ser ligado no RECEIVER.

tah certo isso q eu fiz? consigo testar o motor sem ligar o BESC no receiver?
Tem q programa o BESC antes???
Anexos
temp1.jpg
temp1.jpg (36.54 KiB) Exibido 25565 vezes
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

[quote:fa859729af="tiagogaucho"]Boa noite pessoal... to tentando montar meu primeiro aero, recebi as peças eletricas agora... estava vendo a figura com o esquema de ligação da parte eletrica, mais não deu muito certo na minha tentativa...

Tenho o seguinte:
Bateria 11.1v 3s 30-40c
BESC TURNIGY SENTRY 40a / BEC 3A/5V
Motor TURNIGY C3530 - 1700kv

conforme visto na imagem abaixo, liguei aleatoriamente os fios do motor no BESC, liguei o BESC na bateria fios BESC.PRETO=BATERIA.PRETO, BESC.VERMELHO=BATERIA.VERMELHO, liguei tb o conector 4 fios da bateria no SLOT de 4 entradas do BESC.... o outro fio do BESC, deve ser ligado no RECEIVER.

tah certo isso q eu fiz? consigo testar o motor sem ligar o BESC no receiver?
Tem q programa o BESC antes???[/quote:fa859729af]

A ligação esta correta.
Para testar e programar o esc, tem que ligar no rx sim... Uma coisa... isole os terminais entre esc o motor, para evitar curtocircuito...
Luiz Eduardo
tiagogaucho
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Set 10, 2009 10:01 pm
Localização: Blumenau, SC

Mensagem por tiagogaucho »

muito obrigado pela ajuda Luiz. Eu li aki no forum tb, que o proprio ESC alimenta o RX.
É isso mesmo?

no meu RX, teria de por ESC no canal 3, que é o canal q eu identifiquei como acelerador...

no meu RX tem 6 canais + um canal escrito bat (bateria)

a energia para alimentar meus micro servos ligados no RX, vem tudo pelo ESC ? ou tenho q por uma bateria extra no bat do RX?
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

[quote:04de12b090="tiagogaucho"]muito obrigado pela ajuda Luiz. Eu li aki no forum tb, que o proprio ESC alimenta o RX.
É isso mesmo?

no meu RX, teria de por ESC no canal 3, que é o canal q eu identifiquei como acelerador...

no meu RX tem 6 canais + um canal escrito bat (bateria)

a energia para alimentar meus micro servos ligados no RX, vem tudo pelo ESC ? ou tenho q por uma bateria extra no bat do RX?[/quote:04de12b090]

O ESC alimenta tudo, esta entrada de BAT, seria para usar em planado sem motor, ai se usa uma bateria de 4,8v. No nosso caso o proprio ESC alimenta os servos.
Luiz Eduardo
tiagogaucho
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Set 10, 2009 10:01 pm
Localização: Blumenau, SC

Mensagem por tiagogaucho »

[quote:3db1f86808="Luiz Eduardo"]O ESC alimenta tudo, esta entrada de BAT, seria para usar em planado sem motor, ai se usa uma bateria de 4,8v. No nosso caso o proprio ESC alimenta os servos.[/quote:3db1f86808]

Luiz, liguei tudo pra fazer os testes .... fiz o bind no controle... tudo ok...
liguei 2 servos nos canais 1 e 2, tudo certinho funcionando 100%.

Só que o motor, ele nao gira... ele vai de um lado para o outro... e não dá continuidade ao movimento, entende o q eu digo? e ele fica fazendo barulho. Tic tic

já fiz alguns testes programando o ESC com o cartao, mudando o timing mode Low, middle e high. tentei os 3 já... e nada... mesma coisa. O start Mode tah no soft.

sera q o motor veio com defeito? pode ser defeito no ESC?


olha o video no youtube

http://www.youtube.com/watch?v=bIisgZ8M800
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Sáb Out 02, 2004 1:01 am
Localização: Sao Paulo-SP
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo »

[quote:67f3251385="tiagogaucho"]
Luiz, liguei tudo pra fazer os testes .... fiz o bind no controle... tudo ok...
liguei 2 servos nos canais 1 e 2, tudo certinho funcionando 100%.

Só que o motor, ele nao gira... ele vai de um lado para o outro... e não dá continuidade ao movimento, entende o q eu digo? e ele fica fazendo barulho. Tic tic

já fiz alguns testes programando o ESC com o cartao, mudando o timing mode Low, middle e high. tentei os 3 já... e nada... mesma coisa. O start Mode tah no soft.

sera q o motor veio com defeito? pode ser defeito no ESC?


olha o video no youtube

http://www.youtube.com/watch?v=bIisgZ8M800[/quote:67f3251385]

Opa, isso acontece quando tem um dos fios do motor solto, verifique se os terminais estao bem soldados.
Se vc tiver outro motor, coloque no lugar para ver se gira legal, ai tera certeza que o esc esta bom.
Luiz Eduardo
Responder