montando meu elétrico - escolha de tx

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
amarantes2001
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 3:29 pm

montando meu elétrico - escolha de tx

Mensagem por amarantes2001 »

bom dia pessoal

é o seguinte, estou montando a elétrica de meu primeiro elétrico

já comprei os servos 9g

agora estou querendo o resto do equip de rádio (tx + rx + cristais)

só que como qnd começa tem pouco conhecimento, o que vcs acham (vantagens e desvantagens de cada modelo)

Hitec focus 4 fm - é facil encontrar receptores ? tem alguma diferença entre os cristais ou estes que encontramos por ai servem pra todos os modelos?
obs: se comprasse um receptor corona 4 fm daria certo com este transm?

obs: qual a diferença entre single e dual????

radio futaba attack 4 (am) com receptor 4 canais com os dois crystais.
é realmente dificil achar receptores para este modelo, e receptor queima facil para que eu precise de outro tão cedo??,
outro problema deste rádio é que está com a antena quebrada, o vendedor envia outra, porém tem que solda-la (pois o conector é diferente), eu quase fechei negócio, ai fiquei meio assim por causa deste lançe da antena, é dificil soldar? cria algum problema? pode forçar o rádio devido a impedancia ou algo assim????

pessoal, o que vcs acham?, claro que é bem melhor comprar um 6 canais novo de 500, mas eu tenho pouco dinheiro (pouco mesmo) e quero começar, daqui um ano ou 2 eu troco de rádio se for o caso, mas este tem que guentar até lá rs....

se tiverem alguma dica idéias sugestões, etc... TODAS ELAS serão bem vindas :), e se tiverem tx a venda barato (eu sei que devia ser no compra e venda), mandem mp :).

obrigado a ajuda pessoal
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Já chegou a ler tópico [url=http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1654][i:b601dd34f2][b:b601dd34f2][u:b601dd34f2]Rádio para Leigos[/u:b601dd34f2][/b:b601dd34f2][/i:b601dd34f2][/url]?

Lá deve ter o que você procura... ^^
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 833
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por delgado »

eu nem gastaria meu dinheiro com rádio AM, imagina achar receptor pra isso... um usado FM 72Mhz vai na faixa de uns 150

Dual Conversion ou Single conversion, isso não é no TX e sim no RX (receptor) que vai fazer uma "dupla conversão" do sinal para melhorar a qualidade eliminando ruídos, aqui em São Paulo é praticamente impossível voar com single conversion eu diria uma verdadeira aventura.

Só conheço os rádios da FUTABA, então só poderei comentar sobre eles (FM 72MHz).

4YF

4 canais, voa qualquer aeromodelo simples com leme, profundor, airelon e motor.

desvantagens não tem nenhum controle rates, exponencial ou mixagens.

ex: voce vai precisar de um acessório que vai no aeromodelo para poder pilotar uma zagi, mas qualquer aeromodelo dos tutoriais funciona que é uma beleza

4EXA

4 canais como o 4YF, mas com ajustes de exponencial, mixagens para elevons e cauda em v.

desvantagens: nenhuma pra quem está começando, talvez o preço...

depois tem os de 6, 7 e 9 canais repletos de mixagens e chaves para configurar vários rates.

Simplificando

Rates: voce pode definir o curso dos comandos dos servos para mais (vôo acrobático) ou menos (vôo papai e mamãe) através de chaves pré configuradas e voce pode modificar o comportamento durante o vôo com o acionamento de uma ou mais destas chaves.

Exponencial:
A curva de resposta padrão do TX é linear, ex: stick todo abaixado desliga o motor, meio stick = meio motor ..... mas voce pode alterar esta curva linear para uma exponencial, ou seja, 1/4 de stick pode ser 3/4 do motor ou vice versa, é como deixar o negocio mais bravo ou mais manso junto com a configuração dos "rates".

hoje em dia também temos as opcões de 2.4GHz, são mais caros os receptores, mas não precisam de cristal e são mais confiáveis.
Criando coragem para pilotar o TREX
Responder