como ligar leds no aeromodelo ?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

Se ligar numa célula apenas, será relevante em termos de desbalanceamento da bateria?
Avatar do usuário
Guilherme Ch
membro
Mensagens: 1048
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:03 pm
Localização: Ponta Grossa, PR
Contato:

Mensagem por Guilherme Ch »

eu liguei em no 5º canal que estava livre do RX 6 leds azuis, fica ligado direto, estou usando 2 servos no slow stick .
Anexos
mini.JPG
mini.JPG (20.31 KiB) Exibido 15583 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Sim, porque a corrente sem limitação pode ultrapassar os 100 mA... O LED pode também entrar em curto (via de regra apenas queima, mas depois de drenar varios ampères por alguns segudos).
A corrente maxima tipica de um LED comum é 20 mA, e para os de alto rendimento bastam 10 mA.
Mas pesmo esses "poucos" mA acabarão por desbalancear a célula, principalmente se forem células de pequena capacidade.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Guilherme, cuidado pois voce pode queimar seu Rx dessa forma, se estiver usando o pino de saida do sinal par aligar os LEDs....
shoiti
membro
Mensagens: 2099
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

não, não... é ligada em paralelo con o esc... nos dois fios extremos do conector de balanceamento... para não ter perigo do desbalanceamento da bateria....
usei um resistor de 540Ohms em uma 2s... com 2 leds de alto brilho brancos e 1 azul...

os leds ficam em paralelo entre si e essa malha fica em série com 1 resistor de 540Ohms... e isso para 6 a 8,4v(tensão "útil" de uma 2s)

abraço...
Avatar do usuário
Guilherme Ch
membro
Mensagens: 1048
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:03 pm
Localização: Ponta Grossa, PR
Contato:

Mensagem por Guilherme Ch »

[quote:dc00c2a6dc="claudiorfernandes"]Guilherme, cuidado pois voce pode queimar seu Rx dessa forma, se estiver usando o pino de saida do sinal par aligar os LEDs....[/quote:dc00c2a6dc]

o sinal nao estou usando claudio, estou somente usando os 5v do + e -, o fio do sinal esta cortado do conector dos leds ja para nao ter problemas..
fiz varios voos ja e nenhum reportou problemas.
Avatar do usuário
Thácio Nóbrega
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Qui Set 20, 2012 7:37 pm

Re: como ligar leds no aeromodelo ?

Mensagem por Thácio Nóbrega »

[quote:236f93bab5="RODRIGOrio"]olá pessoal, não sei se postaram esse assunto anteriormente mas não tenho como ver pois o meu botão de PROCURAR... no forum não está funcionando !!!! gostaria de por uns leds no avião mas não sei como liga-los e a onde ligar?? alguém poderia me dar uma luz? desde já agradeço pela atenção de todos !!![/quote:236f93bab5]

Vai depender da iluminação: algumas são bem simples, bastando apenas ligar em um canal vazio do receptor. Mesmo o aero estando com o rádio desligado, elas ainda ficam acesas, mas neste caso é só vc instalar uma chave liga desliga que fica bom.

As que uso são essas ai:
http://www.youtube.com/watch?v=imP0Yei7ck0
Vitaum
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Ter Mai 09, 2006 9:40 pm
Localização: Santos / Sao Paulo
Contato:

Mensagem por Vitaum »

Sabem como eu fiz, por orientação de uns amigos q voam comigo e até agora nunca tiveram problemas.
Utilizamos os LEDS q vende na HobbyKing, q são vendidos em caixa e vende por metro. A gente usa sempre o conjunto de 3 LEDS ou mais, sempre em trinca. Os LEDS vem presos a uma fita adesivada e com o circuito nela. Em cada 3 LEDS tem dois pontos para ligar os fios positivo e negativo (Turnigy High Density R/C LED Flexible Strip). Vc pode usar 3, 6 ou mais, sempre em trinca.
Eu descasquei os fios do ESC (+ e -) e conectei dois fios nele e um plug macho. Aos fios dos LEDS tb conectei a um plug fêmea.
Então, qdo ligo a bateria ao ESC, o plug macho fica energizado. Aí é só conectar o plug femea dos LEDS, q acende tudo.
Acho q assim fica fácil e acho q não deve ter problemas.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: como ligar leds no aeromodelo ?

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:7faec77c13="Thácio Nóbrega"][quote:7faec77c13="RODRIGOrio"]olá pessoal, não sei se postaram esse assunto anteriormente mas não tenho como ver pois o meu botão de PROCURAR... no forum não está funcionando !!!! gostaria de por uns leds no avião mas não sei como liga-los e a onde ligar?? alguém poderia me dar uma luz? desde já agradeço pela atenção de todos !!![/quote:7faec77c13]

Vai depender da iluminação: algumas são bem simples, bastando apenas ligar em um canal vazio do receptor. Mesmo o aero estando com o rádio desligado, elas ainda ficam acesas, mas neste caso é só vc instalar uma chave liga desliga que fica bom.

As que uso são essas ai:
http://www.youtube.com/watch?v=imP0Yei7ck0[/quote:7faec77c13]

Não ligue leds no receptor.

As trilhas do rx não suportam correntes consideráveis.

São finas e só servem para pequenos sinais e correntes.

Á não ser para acionamento de conjuntos de leds que são independentes, este recebe os sinais do rx e os leds recebem alimentação direto da bateria.

Já passei a formula para calcular o resistor ou resistores para leds ou seja:

Se o led for para 2 volts e corrente individual de 20 ma (20 miliamperes) e bateria 11,1volts:

11,1 - 2 = 9,1 volts

9,1 : 0,02 = 455 ohms (470 valor comercial).



Se o led for 2 volts e 10 ma (10 miliamperes)

11,1 - 2 = 9,1 volts

9,1 : 0,01 = 910 ohms .


Isso serve para qualquer compnente.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Se quiser usar apenas 1 resistor para uma sequencia de leds também dá.

Mas há a necessidade de calcular a potencia do resistor ou seja:

No primeiro caso led de 2 volts, 20ma tensão da bateria 11,1 volts:

Resistor 470 ohms

9,1 * 0,02 = 0,182 watts

Sempre multiplico por 2 esse valor para menor aquecimento.

1/4 watts está bom para cada led .

Aí é só somar as potencias e dimensionar o resistor.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder