Cesna 182 Art-Tech - IMPROVED

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Cesna 182 Art-Tech - IMPROVED

Mensagem por Gilberto »

Prezados novos colegas de hobby.
Após 37 anos longe do aeromodelismo, (fazia UC), resolvi voltar, mas as coisas mudaram muito!!! Pelo menos foi para melhor.
Eu dei um passo que espero não ser maior que as pernas. Deixei a balsa um pouco de lado (falta tempo) e arrisquei na compra de um combo da Hobbydelivery, um ART TECH |CESSNA 182 – 4 CANAIS COMPLETO.
O bichinho é bonitinho, já vem quase pronto e um rádio "bem" em conta (um EFLY-100B FM 72mhz).
Ainda não voei, e pretendo antes fazer muito simulador.
Agora é que começam os problemas; veio um CD com o FMS, e um cabo de som, pois o rádio é conectado na entrada do microfone.
Coloquei as 8 pilhas no bicho, deu sinal no gravador, mas não consigo calibrar o FMS, ele simplesmente não responde, alguém teria alguma dica? Alguém conhece este kit :?:
Será que um ex-piloto de acrobacia UC vai apanhar muito deste avião?
Por favor, qualquer dica será de grande valor.
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

Bom, quase comprei um kit desses, se fez boa compra nao sei..
mas sobre o simulador precisa de mais 2 programinhas pra rodar.. SmartProp e SppConsole, configurando certinho os dois programinhas vai rodar bem tranquilo no FMS, mas já procure outro simulador.. AeroFly, RealFlight..
abraço
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Frigulino, obrigado pelas dicas, já vou começar a colecioná-las e colocar em prática.
Avatar do usuário
hvono
membro
Mensagens: 393
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 7:13 pm
Localização: Jundiai / SP

Mensagem por hvono »

Bom dia Gilberto.
Eu tbm comprei este Cessna da HobbyDelivery a muito tempo atrás mas logo de cara te digo que para vc voar realmente ele vc precisa trocar a eletronica que vem nele. Este motor/bateria são pesados e atrapalham muito no voo. Voar ele voa, mas com uma bateria de lipo e um motor brussles (CF2822) ai sim vc irá se divertir. Vc precisa tomar cuidado pois este aero é muito arisco nos comandos e com este radio que vem vc não irá conseguir diminuir os camandos. Vc terá que ter os dedos bem suaves nos controles.
Mas o aero é fantastico.
Qquer duvida pode perguntar pois conheço muito este aero.


Abraços
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Legal Hvono, suas dicas me serão preciosas.

Duas perguntas:
1- É viável aprender com ele?
2- Qual a sua sugestão para modificar o motor, bateria, controlador? Modelo, marca, preciso de dicas porque sou completamente leigo ainda.
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

eu acho uma coisa...

para aprender, sempre use um modelo que teve um custo de menos de R$30,00... entenda-se, feito em casa com depron.... heheheh

depois de "aprendido" passe a eletronica para o cessna.... pois ele é lindo e não compensa lenhar ele... as lenhas fazem parte do aprendizado...

pode usar motor e-max 2822, esc 18A a 25A, bateria 1000mAh a 1500mAh...

compre a eletronica, faça um modelo em depron... pode ser um cessna para se acostumar ao voo... ou um scout ou starlite(com aileron) para aprender bem...
quando achar que sabe pilotar, instale a eletronica no cessna art-tech...

essa é minha opinião... abraço...
Avatar do usuário
hvono
membro
Mensagens: 393
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 7:13 pm
Localização: Jundiai / SP

Mensagem por hvono »

[quote:48ce09be27="Gilberto"]Legal Hvono, suas dicas me serão preciosas.

Duas perguntas:
1- É viável aprender com ele?
2- Qual a sua sugestão para modificar o motor, bateria, controlador? Modelo, marca, preciso de dicas porque sou completamente leigo ainda.[/quote:48ce09be27]

Ola Gilberto.
Na minha opnião não é viavel aprender com ele não pois o voo dele não é para iniciante ou alguem que está a muito tempo sem voar por radio controle.
Vc pode constuir um stick que tem a planta aqui no e-voo e aprender com ele e depois passar para o cessna.
Compre um cf2822 com uma hélice 8x4 ou 9X5, com uma bateria de 1000mah à 1300 mah (Destes tamanhos vc pode coloca-las no mesmo compartimento da original) e um Esc de 18A.
Dependendo de onde vc morar posso te dar uma força.

Abraços
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

É Shoiti, a sugestão é boa, a despesa agora não foi pouca, mas investir mais R$ 30,00 não vai pesar muito.

Posso usar o material que veio no modelo para esse Stick?

Hvono, eu moro no Tucuruvi. Preciso orçar essa sua sugestão, motor, bateria e Esc.
(ainda preciso me familiarizar com essas siglas novas para mim)
Esc significa?
Avatar do usuário
hvono
membro
Mensagens: 393
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 7:13 pm
Localização: Jundiai / SP

Mensagem por hvono »

[quote:d5451a68fe="Gilberto"]É Shoiti, a sugestão é boa, a despesa agora não foi pouca, mas investir mais R$ 30,00 não vai pesar muito.

Posso usar o material que veio no modelo para esse Stick?

Hvono, eu moro no Tucuruvi. Preciso orçar essa sua sugestão, motor, bateria e Esc.
(ainda preciso me familiarizar com essas siglas novas para mim)
Esc significa?[/quote:d5451a68fe]


Vc pode usar este material mas terá que fazer um aero bem leve. O que vc poderia utilizar com seu equipamento é uma bateria de lipo de 2S que fuinciona na seu Esc = Speed Control que já iria aliviar peso e aumentar o empuxo.

Abraços
Avatar do usuário
Magneto
membro
Mensagens: 772
Registrado em: Seg Out 15, 2007 9:06 pm
Localização: Itatiba - SP
Contato:

Mensagem por Magneto »

Olá Gilberto,

Na verdade você deverá voar o Cessna apenas após se acostumar com o vôo r/c. Há uma tendência de você judiar muito do primeiro modelo e não se iluda que o simulador não será suficiente para aprender a voar.

Assim sua primeira pergunta é: vou utilizar o Cessna como primeiro avião? Se a resposta for sim então saiba que as chances de destruí-lo logo nas primeiras tentativas são altas. Se for não, então se prepare para gastar um pouco mais para preservar seu investimento inicial.

Se você não tem experiência em montar um modelo do zero, então procure um slow stick arf, uma zagi ou algo parecido. Procure na www.rctechshop.com.br e na www.twohobbies.com.br que eles te ajudam a definir o modelo e a comprar a eletrônica que os colegas recomendaram. Eles ficam em SP e como você está na zona norte um sedex é mais econômico que se deslocar de carro por ai.

Infelizmente estes modelos prontos para voar não tem a eletrônica ideal. Normalmente os motores são pesados e as baterias não são de LiPo. Muitos colegas são iludidos pela beleza do conjunto, mas ficam tristes rapidamente com a performance dos mesmos.

Agora o mais importante é consultar a área de iniciantes e pegar as dicas por lá.

Seja bem vindo ao hobby e bons vôos.

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br
Responder