Compra de eletronica opiniões !! lista de compras atualizada

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

andersonpg
membro

Compra de eletronica opiniões !! lista de compras atualizada

Mensagempor andersonpg » 07 Jan 2009 20:00

salve amigos aeromodelistas!!

to querendo fazer umas comprinhas agora no começo de 2009 pra quem sabe terminar meu 1º modelo..

gostaria de uma opinião da galera sobre uma listinha de compras que fiz na HD
meu aero deve chegar ai acho que nuns 500 ..600 g na verdade tenho que terminar algumas partes mais achoi que naum passa disso
segue a eletronica que pretendo comprar

HÉLICE SLOW FLYER TIPO APC 9 X 4,7
BATERIA LI-PO HOBBY DELIVERY 3S-1000MA/H (11,1V)
EMAX BL2215-20 BRUSHLESS DE ALTO DESEMPENHO
ESC EMAX 25A PARA 2S A 4S LIPO - SPEED CONTROL PARA BRUSHLESS

oq vc´s me dizem?? tah bom pra um começo??

ahh muitos deve perguntar.. mais já tenho radio receptor e servos..

aguardo opiniões!!

abraços e um um otimo ano a todos que compartilham desta paixão
que eh o aeromodelismo!!

andy..

MKazan
membro

Mensagempor MKazan » 07 Jan 2009 20:11

pode ser.
a relação peso:empuxo vai ficar meio exagerada para um primeiro modelo, mas parece estar bem dimensionado no geral.

essa bateria é 20C?

andersonpg
membro

Mensagempor andersonpg » 07 Jan 2009 20:14

[quote:f194f19850="MKazan"]pode ser.
a relação peso:empuxo vai ficar meio exagerada para um primeiro modelo, mas parece estar bem dimensionado no geral.

essa bateria é 20C?[/quote:f194f19850]

caro Mkazan... oq seria 20C ??
sei que ela eh meio exagerada é que tipo depois pretendo contruir um modelo digamos mais " ao gosto do cliente " hehhee esse primeiro eh somente pra adaptação..

MKazan
membro

Mensagempor MKazan » 07 Jan 2009 20:23

da uma olhada na descrição da bateria, onde você comprou, se ela é 15C, 20C, 25C...

numa tabela que encontrei no site do Asas Elétricas diz que esse motor aí com essa helice aí consome 17,5A.

uma bateria de 1000mAh, se for 15C, fornece no máximo 15A.
por isso perguntei se era pelo menos 20C. pois se for 15C ela não vai aguentar esse motor.
aí você tem duas opções:

1- comprar uma bateria 15C de no mínimo 1300mAh.
2- se quiser manter os 1000mAh, comprar uma de no minimo 20C.

andersonpg
membro

Mensagempor andersonpg » 07 Jan 2009 20:33

[quote:799d96c322="MKazan"]da uma olhada na descrição da bateria, onde você comprou, se ela é 15C, 20C, 25C...

numa tabela que encontrei no site do Asas Elétricas diz que esse motor aí com essa helice aí consome 17,5A.

uma bateria de 1000mAh, se for 15C, fornece no máximo 15A.
por isso perguntei se era pelo menos 20C. pois se for 15C ela não vai aguentar esse motor.
aí você tem duas opções:

1- comprar uma bateria 15C de no mínimo 1300mAh.
2- se quiser manter os 1000mAh, comprar uma de no minimo 20C.[/quote:799d96c322]

opa Mkazan olhei lah no site.. ela eh 20C sim abaixo tah as especificações!!

Modelo: HD3S1000
- Tensão nominal: 11,1 Volts
- Capacidade de corrente: 1000mA/h
- [b:799d96c322]Corrente de descarga máxima em regime contínuo: 20C (20 Amperes)[/b:799d96c322]
- Corrente de descarga máxima em regime de pico (instantâneo): 35C (35 Amperes)
- Peso (com cabos): 91,2 gramas
- Dimensões: 68 x 35 x 21mm.(contém espaçadores internos para ventilação)
- Conector para balanceador disponível

Características gerais e limites das células LI-PO Hobby Delivery:

- Tensão Nominal: 3,7 Volts.
- Limites de Carga: 1C (1 x corrente nominal da bateria)
- Tensão máxima de carga: 4,2V por célula (não ultrapassar)
- Tensão mínima admissível da descarga: 3,0V por célula (não ultrapassar)
- Limites de descarga: de acordo com a capacidade de cada célula.
- Temperatura de operação na carga: 0 a 45 graus Celsius
- Temperatura de operação na descarga: -20 a 60 graus Celsius
- Tempo de vida útil: retenção de 80% da capacidade nominal após 300 ciclos. Este tempo de vida útil pode ser reduzido se as condições de descarga e carga ultrapassarem seus limites operacionais.

então posso continuar com essa config que vai ser compativel bateria e motor..

abração amigo e muito obrigado pela dica!!

MKazan
membro

Mensagempor MKazan » 07 Jan 2009 20:44

ah, então ta blz.
a unica coisa é que o empuxo vai ficar meio exagerado. esse conjunto aí da um pouco mais de 1kg de empuxo, se o seu aero vai ter 500g vai ficar dificil de domar no começo se você for voar sem intrutor.

andersonpg
membro

Mensagempor andersonpg » 07 Jan 2009 20:48

hehe acho que vou botar um chumbinho dentro dele pra dar mais uns pesinho hehehhe
na sua opinião devo primeiro entaum terminar todo o modelo pra depois comprar a eletronica mais indicada??

ou a historia dos pesinhos rola ?? heheh

abraço!

fabio_samba
membro

Mensagempor fabio_samba » 08 Jan 2009 19:33

e o receptor ja pensou em qual vai comprar?
se você não comprou ainda, compra um berg ele não nos deixa na mão, abraços e boa sorte!

andersonpg
membro

Mensagempor andersonpg » 10 Jan 2009 13:28

fala Fábio..

entaum o receptor tb já tenho e eh um berg sim heheh já me disseram inclusive o juverto de quem eu comprei que ele eh muito bom e confiavel!!

abração! bons voos!

Rodrigo C
membro

Mensagempor Rodrigo C » 10 Jan 2009 14:07

A eletronica esta muito de acordo, só eu sugiro uma bateria um pouco maior, pois esse motor chega a consumir 25A de pico com 10x5, entao sugiro uma 3s 1300 20c ou até 1700mah 20C, vai até deixar o modelo mais pesadinho para ficar mais facil de doma-lo, sem falar que vai voar mais tempo!

fabio_sp
membro

Mensagempor fabio_sp » 10 Jan 2009 16:02

Olha, isso de avião super motorizado ser ruim de pilotar e bobeira, se o peso estiver dentro do permitido pela envergadura, entre outras variaveis, voa bem sim. Pelo menos o meu radio o acelerador é um canal proporcional, e não um MAXIMO-MINIMO.

diubadiuba
membro

Mensagempor diubadiuba » 10 Jan 2009 16:08

Obrigado pela consideração, Anderson!

Você é um sujeito dez, amigo.

Realmente, se ainda não tiveres comprado a eletrônica, recomendaria a você usar uma bateria um pouco mais forte.

Todavia, se já tiver comprado a eletrônica pode usar uma hélice menor para não forçar o conjunto

No site da AMB mostra que com uma hélice Slow 8,38 ele consome 16,5A e gera quase 1kg de empuxo (Só que essas tabelas da AMB não me são muito confiáveis)
http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=25&products_id=369

Esse motor consome bastante (só que é uma máquina!!), por isso recomendo que leia o tópico abaixo
http://www.evoo.com.br/pda/viewtopic.php?p=496741&sid=71f556891ee752bda0d48978bf6bbee0

Se tua bateria aguenta 20 A, o ideal é usar algo que consuma até uns 16 A e depois, quando precisar de mais força para outro motor, compra outra bateria

Outra coisa, os motores e-max tem um rolamento muito fraco para impactos diretos. Nada demais, mas se bater, troque o rolamento (vende em vários sites) pois com o rolamento quebrado ele consome muito mais!

Boa Sorte, Anderson! Qualquer dúvida estou à disposição

diubadiuba
membro

Mensagempor diubadiuba » 10 Jan 2009 16:14

PS: Já tinha esquecido! Não coloque peso no modelo (ele fica pior), apenas se depois de todo pronto você precisar de um pouco de peso para ajustar o CG e o deslocamento da bateria não for o suficiente.
(lembre-se o CG do modelo sempre tem que ficar um pouco adiantado (a frente do modelo deve ficar um pouco mais baixa que a traseira quando você apoiar com os dedos as asas pelas pontas contando 1/3 do comprimento da asa a contar da frente)

O modelo pode pesar quase nada e ter um motor muito forte, não tem problema, desde que o cg esteja correto e o modelo regularmente construído

andersonpg
membro

Mensagempor andersonpg » 12 Jan 2009 15:39

grande Juverto! como vc ah amigo?? espero que otimo! pois eh tive um pouco afastado desse mundo MARA do aeromodelismo eletrco hehe.. mas quero ver se agora em 2009 ponho o bichinho pa voar...
a eletronica inda aum comprei naum.. devo ta comprando final de jan agora.. mais vou dar uma olhada naquele topico que vc postou para saber mais desse motor..
ahh qnt aos pesinho tava brincando hehhehe abraco amigo fica com DEUS!!

andy..

andersonpg
membro

Mensagempor andersonpg » 12 Jan 2009 15:47

outra coisa juverto qndo vc fala em bateria maior eh e relacao a Ah correto??
e qnto a voltagem e a qntidade de C ? ela pode ser menor ?? to vendo site do hierelericos.com e achei uma bateria ipo 3S 100 Ah 8C por R$ 81,00 euma 3S 2200 Ah 8C por R$100,00.
ache elas muito baratas!

fico no aguardo

diubadiuba
membro

Mensagempor diubadiuba » 13 Jan 2009 13:13

Fala, Anderson!

Primeiro, as baterias que você viu tem a taxa de descarga absurdamente baixas. Eu não compraria jamais. O Normal das baterias é ir de 12C a 35C (quanto maior, melhor - e mais caro)

Quando falamos em baterias temos que nos atentar ao seguinte:

1) O "S" de quantidade de células em um pack (uma bateria) e
2) Os "C" de taxa de descarga

Quanto ao primeiro (que não deve te preocupar):

As baterias de Lipo trabalham numa faixa de 3 a 4,2 volts. Então as baterias são vendidas em 1S (1 célula, portanto 3 a 4,2V) 2S (duas células, 6 a 8,4V), 3S (9 a 12,6 V) e assim por diante.

Os motores, via de regra, trabalham mais rápidos e fortes com maior voltagem (respeitando o limite deles - por ex: para um brushed br400, as baterias 3S são um pouco fortes)

Dependendo do ESC e Motor usados (o fabricante diz quantas células ele aguenta), podemos usar uma 4S ao invés de uma 3S, o motor fica mais forte e acaba por consumir menos, proporcionalmente, porém quanto mais tiver de células, mais pesada será a bateria.

O " C" diz respeito a tal da "taxa de descarga" . Isso é importante pois diz a taxa máxima em que ela pode ser descarregada, ou seja:
1) uma bateria de 2.200 mAh (2,2 miliampéres = 2,2 Ampéres) com 15C pode fornecer até 31 Ampéres sem sobrecarregar (2,2 x 15) , com 20C pode fornecer até 44 Ampéres e com 30C, 66 Ampéres.
2) Uma bateria com 1.200 mAh, (1,2 miliampéres = 1,2 Ampéres) com 15C pode fornecer até 18 Ampéres sem sobrecarregar (1,2 x 15) , com 20C pode fornecer até 24 Ampéres e com 30C, 36 Ampéres.

Para carregar, acaso seu carregador tenha a opção de escolher a taxa de carga, deve-se usar no máximo 1C (ou seja, a bateria de 2,2 A, se carrega até 2,2 A, a de 1,3 A, no máximo a 1,3 A e assim por diante). O Ideal é carregar a 1/2C (ou seja, metade da carga nominal da bateria, se ela for de 2,2 A, você carrega em 1,1A e assim por diante. A carga fica mais lenta, mas a bateria terá uma vida útil maior.

Os carregadores mais simples (e nem por isso piores), tipo ESKY, Eflite, etc. normalmente carregam a uma taxa fixa (0,8A), mas com baterias muito fortes, acima de 2A eles costumam aquecer um pouco e com o tempo podem estragar.

Evite, ainda, carregar as baterias se ainda estiverem quentes, após um vôo.

Espero ter ajudado ;) (Editado com as dicas do Matheus)

Matheusarcala
membro

Mensagempor Matheusarcala » 13 Jan 2009 13:41

diubadiuba, acho que você se confundiu quando disse: 1) O "C" de quantidade de células em um pack (uma bateria).
Isso seriam os S's, e não os C's...
Por exemplo: 3,7V: 1S 7,4V: 2S 11.1V: 3S
Abraços!

diubadiuba
membro

Mensagempor diubadiuba » 13 Jan 2009 15:47

É isso aí mesmo, Matheus!
Comi bola :oops:

Já editei, valeu! (estava no horário do almoço e desmaiando de sono, he he)
Estava pensando em "C" de Cells e escreví assim.

Ia mais confundir doque ajudar, he he

Abraço

Juverto

andersonpg
membro

Mensagempor andersonpg » 14 Jan 2009 01:31

Salve galera!!
com base nas informações que foram postadas aqui nesse topico dei uma reformulada na lista de compras e inclui tb um carregador para a Lipo.. segue abaixo...acho que agora vai??
opiniões???

HÉLICE SLOW FLYER TIPO APC 9 X 4,7
Motor brushless Emax BL2215/20
Bat Lipo 3S 1800mAh 20C/30C LM
Speed Control Brushless E-Hobby 25A
Carregador Balanceado B4 2 e 3 Lipo

já aproveitando.. esta lista fiz na lemonstore ficou bem mais em conta que na HD.. alguem poderia me indicar mais alguma loja que faça venda via cartão e com preços bons???

abraços!!

andy...

diubadiuba
membro

Mensagempor diubadiuba » 14 Jan 2009 10:41

Excelente eletrônica! Só lembre que com esse motor, se for usar hélices maiores cuide de ver na tabela do rcgroups se não ultrapassa os 25A do ESC

Aqui no e-voo já testaram e reproduziram os testes do Dr.Kiwi do rcgroups

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=50612&highlight=&sid=1e204019c05881927e54f00bb5712326

Quanto a loja barateira que aceita cartão, tem a hobbyfly

http://www.hobbyfly.com.br/loja/lojavirtual.html

Eu comprei um slow stick deles e recomendo como primeiro modelo. É diversão garantida!

A lemonstore é muito boa também

Uma loja que está com preços muito bons é a asas elétricas.

Bons Vôos

Gustavo Murad
membro

Mensagempor Gustavo Murad » 14 Jan 2009 14:21

Eu estou esperando um pouco para fazer minhas "compras de começo de ano" , pois algumas lojas estão ainda fechadas e outras ainda não chegaram com o estoque novo de produtos , entre elas a 100aero que é uma das lojas com os menores preços.

Mas das lojas e produtos de confiança ofertados parece que os da lemonstore estão os melhores , algumas como a Fastbkp parecem não estar com estoque tão grande talvez por ser começo de ano.

Eu esperarei mais para fazer as compras , mas se você não aguenta mais esperar está escolhendo a opção certa na minha opinião , tudo que você colocou na sua lista é uma ótima relação custoxbenefício para se iniciar.

Só não esqueça de construir um aeromodelo para suportar essa eletrônica , que só ela pesa uns 280g (com servos 9g e receptor micro)

Um aero treinador de 700~800g com área alar de uns 34dm2 e enverdagura de 1.7m deve ir bem com essa eletrônica.

Com mais de 500g de peso para construção dá para contruir um aero bem resistente com reforços para não quebrar logo de cara , um treinadorzão mesmo.

Tio Macarrão
membro

Mensagempor Tio Macarrão » 16 Jan 2009 11:42

Bom Dia,
tudo bem?
Espero que sim!
Tenho uma duvida olhei por todos os topicos e considerei o de melhor escolha para a colocação da mesma este!
Comprei um Radio E-FLY 100C 6 canais com display - "somente transmissor" , por conta que o receptor segundo orientações adqueridas nos artigos do Site e-voo temos varios tipos de receptores e o que acompanhava o modelo era muito pesado para aeromodelos eletricos, então só comprei o radio.
Agora gostaria de sabe quando for compra o receptor, se tenho que procurar algum que seja compativel com meu radio ou todos os receptores e radios são compatives?
É só a frequencia que muda?
No caso por favor me endiquem o correto a ser feito?
Desde ja agradeço a atenção de todos!
Perdão se a pergunta não for adequada a esse topico,
Muito obrigado!

Gustavo Murad
membro

Mensagempor Gustavo Murad » 16 Jan 2009 13:44

Tio Macarrão ,

Quando tiver dúvidas não hesite em criar um tópico para você , perguntar "suas perguntas" no tópico de outras pessoas é considerado falta de educação.

Mas respondendo as perguntas:

1- Nem todos receptores são compatíveis com todos rádios , existem padrões (Futaba , JR , etc) e o rádio pode funcionar em algum deles especificamente e o receptor em outro , e dai podem não ser compatíveis.

2-Não , muda o canal também , então é bom você saber qual o canal do seu TX para escolher um cristal com frequência compatível (alguém confirme se é realmente assim que funciona ?)

3-O correto a ser feito no seu caso é comprar um receptor compatível com padrão futaba , pois esse seu rádio é padrão futaba , já o canal do seu rádio e a compatibilidade com cristais eu não sei , você tem que falar qual canal é.

PS: O site da Art-Tech não está entrando no momento para poder confirmar com 100% de certeza todas informações e passar o link , mas eu li tudo isso em alguns tópicos do RCgroups. Exceto a parte do canal do TX , pois parece que ninguém se importa com compatibilidade do cristal com TX/RX (exceto pelo padrão) , acho que essa de canal para cristal é meio furada mas vamos esperar alguém mais experiente falar.

diubadiuba
membro

Mensagempor diubadiuba » 16 Jan 2009 19:24

O Rádio inicialmente deve ser no padrão 72 MHZ ou 2,4 ghz. Os demais não são homologados.

Passando pelo pressuposto que você deve ter escolhido mode 2 e 72mhz, lí em alguns sites que ele é compatível com futaba.

Assim, bastaria você comprar um receptor 6 canais e os cristais. ambos padrão futaba. Mas é melhor você testar com o conjunto de algum amigo antes de comprar os cristais.

Ademais, acredito que vá usar cristais para dual rate.

Outra coisa, como falou o GUSTAVO há radios "calibrados" para os canais maiores e outros para os canais menores na tabela 72 MHZ.

Na caixa talvez esclareça, senão deve perguntar de quem comprou, pois faz diferença no alcance

Espero ter ajudado

Tio Macarrão
membro

Mensagempor Tio Macarrão » 16 Jan 2009 22:17

Boa Noite!!!
Muito Obrigado pelo esclarecimento ate aqui, com certeza vcs nortearam minhas duvidas e com isso me proporcionaram um alivio, as informações transmitidas farei bom uso muito obrigado!
Acredito que faltaram detalhes sobre o radio transmissor esta escrito no dorso do mesmo Tx 72.290MHz 001c1372L/RO, a pergunta e sobre o canal algum desses numeros informa qual e o canal? ( Só tem esses numeros atraz do mesmo, e no manual não informa algo sobre o canal )
Muito Obrigado a Todos !!!

Obs: Quero pedir perdão ao criador do topico referente a essas postagens e agradecer ao querido amigo Gustavo Murad, e gostaria de esclarecer que eu ja encontrei inumeros novos topicos com advertências de ja existentes ou que falam do mesmo assunto por isso hisite de fazer um com a minha pergunta, mais vou fazer um novo topico e acredito que essa duvida possa ser a de alguem em um futuro breve!

Muito Obrigado Queridos Amigos !

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”