Dicas para comprar produtos para aeromodelismo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Dicas para comprar produtos para aeromodelismo

Mensagempor alexcmag » 09 Set 2005 00:52

Se você está querendo iniciar no modelismo ou simplesmente acrescentar algo novo ao seu equipamento, comprar usado em boas condições pode ser uma ótima maneira de economizar algum dinheiro, mas para isto são necessários alguns cuidados:

1) Certifique-se de que o produto anunciado realmente serve para você. Não adianta comprar um transmissor AM sem receptor pois você nunca achará um microreceptor para ele;

2) Pesquise preços para saber se o valor pedido é justo, não compensa comprar um produto usado pelo mesmo preço de um novo na loja, afinal a loja te dá uma garantia melhor e um risco menor;

3) Verifique onde está o produto, se envia pelo correio e qual o valor do frete que terá que pagar. Não adianta comprar um produto R$15 mais barato que na loja de sua cidade se tiver que pagar R$20 de frete.

4) Compare preços com outros anúncios, sempre levando em conta o frete;

5) Tente saber mais sobre o vendedor e verificar em outras vendas que ele fez anteriormente como foi a negociação, na dúvida pergunte por MP aos compradores como foi a entrega;

6) Tome cuidado ao comprar receptores, lembre-se de que um receptor que funciona bem em uma fazenda a centenas de quilômetros da cidade mais próxima pode não funcionar bem no centro de uma cidade cheia de antenas de rádio, TV, microondas, celular, etc.;

7) Procure comprar conjuntos coerentes, motor e baterias grandes para modelos grandes, motor e baterias pequenos para modelos pequenos... Na dúvida, pergunte aos mais experientes;

8) Não adianta querer comprar um aeromodeli mega-hiper-acrobático para aprender a voar, escolha modelos mais simples e resistentes para os primeiros vôos, mas adquira equipamentos que possa usar nos próximos modelos;

Lembrando sempre que o E-voo não se responsabiliza sobre os produtos anunciados, portanto procure se precaver sobre como está o equipamento e sobre a honestidade do vendedor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

Leandro Guimarães
membro

Mensagempor Leandro Guimarães » 03 Mar 2012 22:52

Alex, boa noite,
Estou iniciando hoje rsrs, não sei absolutamente nada sobre o aeromodelismo, porém, desde muito criança desejo praticar e aprender. Moro em Aracaju e temos aqui alguns locais de vôo, fui em um deles hoje, fiquei com muito mais vontade de iniciar... procurei por todo o dia um aeromodelo apropriado para iniciar e de preferência que já venha completo... ou seja, sem necessidade de comprar o rádio ou outro equipamento. Pode me sugerir algumas opções e lugares que posso encontrar? Favor, se possível informar os preços aproximados para cada aeromodelo.

Desde já muito obrigado.

Leandro.

Elilson
membro

Mensagempor Elilson » 04 Mar 2012 07:20

para começar bem, leia os topicos fixos sobre iniciar no aeromodelismo aqui mesmo no evoo. Não existe formula pronta.
Nosso hobby é tecnico e precisa de bastante leitura e estudo.
Procure os aeromodelistas de sua região e compartilhe suas duvidas, contudo estudo bastante para não se torna um chato que quer tudo pronto e mastigado.
todos aqui percorreram este caminho. Vc não sera diferente.
boa sorte

WoodFace
membro

Mensagempor WoodFace » 04 Mar 2012 09:09

Leandro,

Apesar de eu não ser tão experiente acho que posso dar algumas dicas:

Como o Elilson disse, existem muitos tópicos fixos que podem te ajudar. Entre na opção Forum -> Aviões Iniciando e dê uma lida nos tópicos sobre rádio, Bateria, motores, etc... Pode ser que no inicio apareçam mais dúvidas do que respostas, mas com o tempo esse conhecimento vai te ajudar muito, acredite.

* Os melhores modelos para começar no hobby são os de asa alta.
* Na hora de comprar um rádio, pese bastante o custo/beneficio. Rádios de boa qualidade são ótimos investimentos se você puder fazer, já que você poderá usá-lo por muito tempo, por outro lado, não precisa pensar em comprar agora um rádio com "trocentos" canais, o que iria aumentar o custo e você dificilmente usará os recursos tão cedo.
* Se você puder, use simulador para treinar. Lógico que o voo de verdade a barriga gela... mas o simulador vai te ajudar bastante. Procure alguns vídeos na internet pelo Phoenix (o pessoal daqui fala muito dele) e o RealFlight.
* Leia 4 vezes o tópico sobre cuidado com as baterias de LiPo. Elas são ótimas mas podem ser perigosas. Precisa ficar atento!

E por último (e mais importante), não esquente a cabeça com algumas respostas que você vai receber no fórum... Algumas pessoas vão querer te ajudar, outras vão querer que você ande com as próprias pernas mas sempre vão ter as que preferem perder tempo escrevendo uma mensagem pra te esculhambar ao invés de ajudar ou até mesmo simplesmente não responder. Não esquente a cabeça, graças a Deus a maioria das pessoas aqui vão tentar te ajudar.

Bem-vindo ao aeromodelismo. Não desista!

AgeuAlves
membro

Mensagempor AgeuAlves » 22 Mar 2012 15:53

:D E eu tambem, estou começando... Andei lendo tudo e pesquisando, aqui no e-voo e tambem em outros lugares.
Comecei com o helicoptero Nine Eagle... até chegar aos aviões trainer...
Hoje compro minhas peças(eletronica). Configuração dos esc e controles etc...
O Principale de tudo é voce aprender bem sobre cada coisa, baterias,motores, esc etc... aí quando se sentir que ja aprendeu, já pode se aventurar nos voos.

Bons Voos

padilpa
membro

Mensagempor padilpa » 06 Abr 2012 14:47

Olá pessoal, também sou novato.

Comprei na hobby king os itens abaixo, acham que fiz besteira?

Radio - Hobby King 2.4Ghz 6Ch Tx & Rx V2 (Mode 1)
Carregador - IMAX B6 Charger/Discharger 1-6 Cells (GENUIN
Baterias - Turnigy 1300mAh 2S 20C Lipo Pack
Avião - Wilga-2000 R/C Airplane w/ESC, Motor, Servo

Agradeço a ajuda.
Iniciando, mas logo logo chego lá!

juliogdiana
membro

Mensagempor juliogdiana » 06 Abr 2012 16:14

[quote:bcd81f9cdd="padilpa"]Olá pessoal, também sou novato.

Agradeço a ajuda.[/quote:bcd81f9cdd]

Fala Padilpa, bem vindo ao hobby
Sua compra foi boa, só esteja atento que terá de mudar seu rádio para mode 2 (se voce quiser é claro) pois a maioria no Brasil usa o radio em mode 2, a bateria também quando puder compra mais uma para reserva, é chato sair pra voar e ficar só 15 minutos no ar, compre depois também hélices reservas, com certeza vai precisar, eu não sei a especificação desse motor, mas seria bom você pesquisar uma hélice com duas pás para esse motor e usar um prop saver com borrachinhas, vai te economizar muitas hélices, pode acreditar.
No mais está tudo beleza, esse Wilga é um bom treinador, só não pode voar com ele em dias de vento.

Abraços e boa sorte
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.

padilpa
membro

Mensagempor padilpa » 06 Abr 2012 17:14

[quote:9f2def104b="juliogdiana"][quote:9f2def104b="padilpa"]Olá pessoal, também sou novato.

Agradeço a ajuda.[/quote:9f2def104b]

Sua compra foi boa, só esteja atento que terá de mudar seu rádio para mode 2 (se voce quiser é claro) pois a maioria no Brasil usa o radio em mode 2, a bateria também quando puder compra mais uma para reserva, é chato sair pra voar e ficar só 15 minutos no ar, compre depois também hélices reservas, com certeza vai precisar, eu não sei a especificação desse motor, mas seria bom você pesquisar uma hélice com duas pás para esse motor e usar um prop saver com borrachinhas, vai te economizar muitas hélices, pode acreditar.
No mais está tudo beleza, esse Wilga é um bom treinador, só não pode voar com ele em dias de vento.

Abraços e boa sorte[/quote:9f2def104b]

Juliogdiana, obrigado pelos comentários e com base nele, seguem mais dúvidas! rs

Você sabe como eu faço para mudar para o mode 2 neste rádio?
“prop saver com borrachinhas” são protetores de hélices, certo? Como acho isso na hobbyking?
Quanto a bateria, já comprei duas, nisso eu pensei...rsrsrsrsr

Obrigado.
Iniciando, mas logo logo chego lá!

juliogdiana
membro

Mensagempor juliogdiana » 07 Abr 2012 03:12

[quote:78a7180980="padilpa"][quote:78a7180980="juliogdiana"][quote:78a7180980="padilpa"]Olá pessoal, também sou novato.

Agradeço a ajuda.[/quote:78a7180980]

Abraços e boa sorte[/quote:78a7180980]

Juliogdiana, obrigado pelos comentários e com base nele, seguem mais dúvidas! rs

Você sabe como eu faço para mudar para o mode 2 neste rádio?
“prop saver com borrachinhas” são protetores de hélices, certo? Como acho isso na hobbyking?
Quanto a bateria, já comprei duas, nisso eu pensei...rsrsrsrsr

Obrigado.[/quote:78a7180980]

Oi Padilpa,
Para trocar de mode 1 para mode 2 é bem simples, tire a tampa traseira do rádio e olhe com atenção o funcionamento dos sticks, você vai ver que um lado tem uma mola que faz o stick sempre voltar para o meio, e do outro tem uma especie de travinha que segura o stick na posição que você quiser, basta inverter isso, tirar a mola de um lado e passar para o outro e travinha também. Depois você conecta o radio no computador (primeiro instale o programa que vem no cd junto com o radio) usando o cabo que vem com ele e altere o modo lá também, bastando colocar modo 2.
Sobre o prop saver você tem que saber o diâmetro do eixo do seu motor para comprar o certo, não são borrachinhas protetoras e sim as borrachinhas é que seguram a hélice, com isso ao encostar a hélice no chão a mesma se movimenta fazendo com que ela não quebre, segue o link de um http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__3738__3mm_Prop_Saver_w_Adapter_3_bands.html
esse vem com duas borrachinhas reservas e é para eixo de 3mm.

Abraços,
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.

moralj
membro

Iniciando

Mensagempor moralj » 07 Abr 2012 15:50

Olé pessoal tbm estou começando com aeromodelos e acabei comprando o seguintes itens o q acham?

Helice - Blade Propeller (8.5x9)
aeromodelo - 2HK8Y-KIT HobbyKing J3 Cub - KIT (Yellow/Blue)
Motor - Turnigy 2830 Brushless Motor 1000kv
Servos - TG9e 9g / 1.5kg / 0.10sec Eco Micro
Bateria - Turnigy 1000mAh 3S 30C Lipo Pack
Conectores - Gold Connectors 10 pairs (20pc)
Extensão para Servo Lead Extention (JR) with hook 26A
ESC - Turnigy AE-25A Brushless ESC
junção em Y - R Y Servo Lead 15CM Length (5pcs/bag)
carregador - GT A-6 Charger/balancer/discharger

Helimodelo - HK189-M2 HK189 - 2.4G Scale Hughes 500 Police Coax He

Abraço a todos

Scout Cessna
membro

Mensagempor Scout Cessna » 07 Abr 2012 17:26

Nem olhei sua lista, mas deu para perceber que não leu direito o forum, piper não é para se iniciar, quando chegar, deixe ele guardadinho e compre um ugly stick, com 50 reais vc monta um.

renatto2003
membro

Mensagempor renatto2003 » 29 Jul 2012 10:32

[quote:6f5364a2e1="Scout Cessna"]Nem olhei sua lista, mas deu para perceber que não leu direito o forum, piper não é para se iniciar, quando chegar, deixe ele guardadinho e compre um ugly stick, com 50 reais vc monta um.[/quote:6f5364a2e1]

Pequeno Glossário de Aeromodelismo

Treinadores - Aviões de vôo lento e auto-estáveis para iniciantes ou veteranos. Exemplos: Slow-Stick, UglyStick, Piper J3, se voce ainda não tem com certeza ainda vai ter um.

http://www.e-voo.com/glossario/

Abraço.
Angel 300 - Art-Tech / CopterX CX 450 SE V2
V911 V912 V913 V959

machadojg
membro

Mensagempor machadojg » 13 Mai 2013 20:52

Pessoal, sou novo no modelismo elétrico, já voei muito grow, mas to parado faz um bom tempo( sabem como é terceira idade srsr)

Acabei fazendo um modelo sem pe nem cabeça, não sei com o que parece rsrsrs..ainda não comprei a eletrônica pois estou em duvida, , como sou iniciante não sei por onde começar, tenho entrado em sites,foruns..e tamu indo rsrs

To precisando de ajuda...se alguém aqui do fórum puder me ajudar , fico agradecido.

1- O modelo pesa 660 gramas sem eletrônica
2-asa de 1,40 m de envergadura
3-Corda 24 cm
4-Comprimento 90 Cm

É isso que quero do modelo;
Não quero voo rápido, quero um modelo pra brincar com vento forte ou sem vento, como se fosse um pipa rsrsr. fazer algumas manobras, um torquezinho rsrsr, portanto tem que ter um motor forte pra isso, e caso haja alguma opção da eletrônica, por gentileza me ajudem.

1- Que motor usar, qual o modelo?
2-Que bateria usar , marca e modelo?
3-Qual Esc usar, marca e modelo ??( não sei o que dizer Bec,Sbec,Ubec,Opto...rsrs???)
4-qual servo devo usar, marca e modelo?
5-Qual a helice devo usar baseado no que disse acima, preciso de torque.

umas fotos do meu primeiro modelo rsrs...so não vale tirar uma ok..rsrsr, ficou meio desengonçado, mas acho que vai voar rsrs.

[img:dfe05a301a]http://i240.photobucket.com/albums/ff138/machadojg/2013-05-08180810_zps402d46e0.jpg[/img:dfe05a301a]

[img:dfe05a301a]http://i240.photobucket.com/albums/ff138/machadojg/2013-05-08180749_zpsb3c304a5.jpg[/img:dfe05a301a]

Desde já agradeço.( se possível podem enviar diretamente pro meu email
abraço, machado

robsonlima27
membro

Ajuda na configuração do cessna 182

Mensagempor robsonlima27 » 28 Mai 2013 19:51

Pessoal me ajudem, sou novo no aeromodelismo e fiz um cessna 182, e comprei esse equipamento na hobbieking, fiz besteira? ou está bom, sei que muitos vão falar que o cessna não é bom para iniciantes , mais ja esta feito, rsrs obrigado pela ajuda, segue configuração que comprei

TG9e - Turnigy TG9e 9g / 1,5 kg / 0.10sec Eco Mi .. $ 7,96 60
D2217-8-1100 - Turnigy D2836 / 8 1100KV Brushless Outrunn ..
* Este item geralmente navios dentro de 3 dias $ 12,22 112
T2200.3S.20 - Turnigy 2200mAh 3S 20C Lipo pacote $ 7,89 229
BIRD-50A-B - Birdie 50A Brushless ESC w / 3A BEC $ 13,95 56
Turnigy-3S - Turnigy balancer & Charger 2S-3S $ 4,49 99
TX-9X-M2 - Turnigy 9X 9ch Transmitter w / Module & 8 ..
* Este item geralmente navios dentro de 3 dias $ 53,82 1375
XT60 - Nylon XT60 Connectors Male / Female (5 pai .. $ 3,25 39
AM1002A - 2mm ouro Conectores de 10 pares (20pc) $ 2,38 20
015000030 - HXT 4 milímetros ouro conector w / B. pré-instalado. $ 6,96 74
JM001-00110a - JM 10x6 / 254x152.5mm hélice $ 1,50 20

soufanaticos
membro

compras

Mensagempor soufanaticos » 26 Jun 2013 13:05

Boa tarde.
Voltei a me interessar por esta atividade e estou pesquisando para a compra de materiais.
Localizei esse site, que não é específico para modelismo, mas achei algumas peças e a informação que o frete é gratuito.
Gostaria da opinião de vocês sobre este site e se alguém já fez algum negócio com eles:

http://dx.com/c/hobbies-toys-899/r-c-toys-801/repair-parts-and-tools-842

Por favor, verifiquem e me informem.

Até mais.

claudiorfoi
membro

Mensagempor claudiorfoi » 26 Jun 2013 13:35

Compro na DX há uns 5 ou 6 anos, o site é 100% sério.
Óbvio que em alguns casos as coisas chegam danificadas, em outros desaparecem, mas quem não quer se sujeitar a esse risco que compre no Brasil... (e quebre a cara mesmo assim de vez em quando... ).

soufanaticos
membro

Mensagempor soufanaticos » 28 Jun 2013 14:07

Bom saber.

Obrigado pela ajuda Claudiofernandes.

silvio1983
membro

Mensagempor silvio1983 » 12 Jul 2013 15:04

compras na roby king demoram mais ou menos quaanto tempo pra xegarem ao brasil?

Abib
membro

Mensagempor Abib » 12 Jul 2013 15:19

Compras da HobbyKing demoram de 2 semanas a 3 meses para chegarem normalmente.

jonasvsilva
membro

primeiro aeromodelo

Mensagempor jonasvsilva » 17 Ago 2013 17:33

resolvi me aventurar em ser aeromodelista. kk
e precisava de algumas dicas...

queria fazer um aeromodelo pequeno. estavel.. para iniciantes...

ficou assim o modelo

assas = 60cm
comprimento = 45cm

kkkkk
so uma pergunta

sera que vou???

controle e recepitor

HobbyKing HK6S 2.4Ghz FHSS 6Ch Tx & Rx (Mode 2)

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16239__HobbyKing_HK6S_2_4Ghz_FHSS_6Ch_Tx_Rx_Mode_2_.html

motor

Turnigy Aerodrive SK3 - 2826-1130kv Brushless Outrunner Motor

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18152__Turnigy_Aerodrive_SK3_2826_1130kv_Brushless_Outrunner_Motor.html

servos

Turnigy TG9e 9g / 1.5kg / 0.10sec Eco Micro Servo

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9549__Turnigy_TG9e_9g_1_5kg_0_10sec_Eco_Micro_Servo.html

esc

Hobby King 20A ESC 3A UBEC

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15202__Hobby_King_20A_ESC_3A_UBEC.html

dai keria ke alguem me desse algumas dicas.... o moto é apropiados os servos ?

qual bateria que devo usar???
helices que tambem fiquei muito na duvida ???

me indique ai.....

jonasvsilva
membro

o aeromodelo

Mensagempor jonasvsilva » 17 Ago 2013 17:42

...
Anexos
P1010783.JPG
asas
P1010783.JPG (25.84 KiB) Exibido 11401 vezes

jonasvsilva
membro

ele

Mensagempor jonasvsilva » 17 Ago 2013 17:50

...
Anexos
P1010784.JPG
P1010784.JPG (31.11 KiB) Exibido 11394 vezes

gabrielmaia
membro
Contato:

Mensagempor gabrielmaia » 17 Ago 2013 18:04

esse avião ta muito pequeno. o ideal era ter pelo menos 1metro. lembre-se que
quanto menor o modelo mais arisco ele é.
uma bateria de 3s 1300 mah fica legal. sobre a hélice olhei os reviews e tem pouca coisa la. tem um que usou com 9x6 e outro com 8x4,5. outro com a 8x6 então como
nunca usei um desses fico devendo nessa
tente deixar o aero com umas 500g no máximo pronto pra voo.

jonasvsilva
membro

Mensagempor jonasvsilva » 17 Ago 2013 18:10

valeu...

é o primeiro ainda.. vou comprar a eletronica se n voar...

montar ele dnv neh... porem ja terei td eletronica

e sobre o aerolin.... ..tendo somente o profundador e o leme ja consigo pelo menos treinar neh... sem manobras

mega
membro

Mensagempor mega » 24 Ago 2013 14:51

olá pessoal comprei essa eletronica aki gostaria de saber se ela é boa e qual aeromodelo seria bom com ela? encaixa em um cessna 182 ou outro modelo grade tipo com 2m de env?
1 Motor Turnigy 2836/8 – 1100kv – 336W completo com Spinner, montante e conectores intalados.
- 1 Speed Control (ESC) *BIRDIE 50A. (*ATENÇÃO! Caso este ESC não estiver disponível enviarei outro de qualidade igual ou superior)
- 1 Bateria Turnigy (2.2) 2200mAh - 3s 11.1v
- 4 Micro-Servos Turnigy TG9e - 9g (completos com parafusos e braços). (*na falta deste servo enviarei outro de qualidade igual ou superior)
- 2 Hélices compatíveis com o motor
- 1 Plug XT-60 Macho para conectar o ESC com a XT-60 Fêmea da batería.
- 3 Conectores Bulets Gold 3,5mm (Machos) para conectar ESC ao motor.
- 1 Jogo de Termo-Retráteis para acabamento e isolamento das soldas
- 1 Conexão Y para conectar os servos dos ailerons.

obrigado................

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”