Dicas para comprar produtos para aeromodelismo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Dicas para comprar produtos para aeromodelismo

Mensagem por alexcmag »

Se você está querendo iniciar no modelismo ou simplesmente acrescentar algo novo ao seu equipamento, comprar usado em boas condições pode ser uma ótima maneira de economizar algum dinheiro, mas para isto são necessários alguns cuidados:

1) Certifique-se de que o produto anunciado realmente serve para você. Não adianta comprar um transmissor AM sem receptor pois você nunca achará um microreceptor para ele;

2) Pesquise preços para saber se o valor pedido é justo, não compensa comprar um produto usado pelo mesmo preço de um novo na loja, afinal a loja te dá uma garantia melhor e um risco menor;

3) Verifique onde está o produto, se envia pelo correio e qual o valor do frete que terá que pagar. Não adianta comprar um produto R$15 mais barato que na loja de sua cidade se tiver que pagar R$20 de frete.

4) Compare preços com outros anúncios, sempre levando em conta o frete;

5) Tente saber mais sobre o vendedor e verificar em outras vendas que ele fez anteriormente como foi a negociação, na dúvida pergunte por MP aos compradores como foi a entrega;

6) Tome cuidado ao comprar receptores, lembre-se de que um receptor que funciona bem em uma fazenda a centenas de quilômetros da cidade mais próxima pode não funcionar bem no centro de uma cidade cheia de antenas de rádio, TV, microondas, celular, etc.;

7) Procure comprar conjuntos coerentes, motor e baterias grandes para modelos grandes, motor e baterias pequenos para modelos pequenos... Na dúvida, pergunte aos mais experientes;

8) Não adianta querer comprar um aeromodeli mega-hiper-acrobático para aprender a voar, escolha modelos mais simples e resistentes para os primeiros vôos, mas adquira equipamentos que possa usar nos próximos modelos;

Lembrando sempre que o E-voo não se responsabiliza sobre os produtos anunciados, portanto procure se precaver sobre como está o equipamento e sobre a honestidade do vendedor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Leandro Guimarães
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Mar 03, 2012 10:37 pm
Localização: Aracaju/SE

Mensagem por Leandro Guimarães »

Alex, boa noite,
Estou iniciando hoje rsrs, não sei absolutamente nada sobre o aeromodelismo, porém, desde muito criança desejo praticar e aprender. Moro em Aracaju e temos aqui alguns locais de vôo, fui em um deles hoje, fiquei com muito mais vontade de iniciar... procurei por todo o dia um aeromodelo apropriado para iniciar e de preferência que já venha completo... ou seja, sem necessidade de comprar o rádio ou outro equipamento. Pode me sugerir algumas opções e lugares que posso encontrar? Favor, se possível informar os preços aproximados para cada aeromodelo.

Desde já muito obrigado.

Leandro.
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Mensagem por Elilson »

para começar bem, leia os topicos fixos sobre iniciar no aeromodelismo aqui mesmo no evoo. Não existe formula pronta.
Nosso hobby é tecnico e precisa de bastante leitura e estudo.
Procure os aeromodelistas de sua região e compartilhe suas duvidas, contudo estudo bastante para não se torna um chato que quer tudo pronto e mastigado.
todos aqui percorreram este caminho. Vc não sera diferente.
boa sorte
Avatar do usuário
WoodFace
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:17 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por WoodFace »

Leandro,

Apesar de eu não ser tão experiente acho que posso dar algumas dicas:

Como o Elilson disse, existem muitos tópicos fixos que podem te ajudar. Entre na opção Forum -> Aviões Iniciando e dê uma lida nos tópicos sobre rádio, Bateria, motores, etc... Pode ser que no inicio apareçam mais dúvidas do que respostas, mas com o tempo esse conhecimento vai te ajudar muito, acredite.

* Os melhores modelos para começar no hobby são os de asa alta.
* Na hora de comprar um rádio, pese bastante o custo/beneficio. Rádios de boa qualidade são ótimos investimentos se você puder fazer, já que você poderá usá-lo por muito tempo, por outro lado, não precisa pensar em comprar agora um rádio com "trocentos" canais, o que iria aumentar o custo e você dificilmente usará os recursos tão cedo.
* Se você puder, use simulador para treinar. Lógico que o voo de verdade a barriga gela... mas o simulador vai te ajudar bastante. Procure alguns vídeos na internet pelo Phoenix (o pessoal daqui fala muito dele) e o RealFlight.
* Leia 4 vezes o tópico sobre cuidado com as baterias de LiPo. Elas são ótimas mas podem ser perigosas. Precisa ficar atento!

E por último (e mais importante), não esquente a cabeça com algumas respostas que você vai receber no fórum... Algumas pessoas vão querer te ajudar, outras vão querer que você ande com as próprias pernas mas sempre vão ter as que preferem perder tempo escrevendo uma mensagem pra te esculhambar ao invés de ajudar ou até mesmo simplesmente não responder. Não esquente a cabeça, graças a Deus a maioria das pessoas aqui vão tentar te ajudar.

Bem-vindo ao aeromodelismo. Não desista!
Avatar do usuário
AgeuAlves
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Jun 17, 2010 4:19 pm
Localização: Campos Gerais Paraná

Mensagem por AgeuAlves »

:D E eu tambem, estou começando... Andei lendo tudo e pesquisando, aqui no e-voo e tambem em outros lugares.
Comecei com o helicoptero Nine Eagle... até chegar aos aviões trainer...
Hoje compro minhas peças(eletronica). Configuração dos esc e controles etc...
O Principale de tudo é voce aprender bem sobre cada coisa, baterias,motores, esc etc... aí quando se sentir que ja aprendeu, já pode se aventurar nos voos.

Bons Voos
Avatar do usuário
padilpa
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 5:26 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por padilpa »

Olá pessoal, também sou novato.

Comprei na hobby king os itens abaixo, acham que fiz besteira?

Radio - Hobby King 2.4Ghz 6Ch Tx & Rx V2 (Mode 1)
Carregador - IMAX B6 Charger/Discharger 1-6 Cells (GENUIN
Baterias - Turnigy 1300mAh 2S 20C Lipo Pack
Avião - Wilga-2000 R/C Airplane w/ESC, Motor, Servo

Agradeço a ajuda.
Iniciando, mas logo logo chego lá!
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:bcd81f9cdd="padilpa"]Olá pessoal, também sou novato.

Comprei na hobby king os itens abaixo, acham que fiz besteira?

Radio - Hobby King 2.4Ghz 6Ch Tx & Rx V2 (Mode 1)
Carregador - IMAX B6 Charger/Discharger 1-6 Cells (GENUIN
Baterias - Turnigy 1300mAh 2S 20C Lipo Pack
Avião - Wilga-2000 R/C Airplane w/ESC, Motor, Servo

Agradeço a ajuda.[/quote:bcd81f9cdd]

Fala Padilpa, bem vindo ao hobby
Sua compra foi boa, só esteja atento que terá de mudar seu rádio para mode 2 (se voce quiser é claro) pois a maioria no Brasil usa o radio em mode 2, a bateria também quando puder compra mais uma para reserva, é chato sair pra voar e ficar só 15 minutos no ar, compre depois também hélices reservas, com certeza vai precisar, eu não sei a especificação desse motor, mas seria bom você pesquisar uma hélice com duas pás para esse motor e usar um prop saver com borrachinhas, vai te economizar muitas hélices, pode acreditar.
No mais está tudo beleza, esse Wilga é um bom treinador, só não pode voar com ele em dias de vento.

Abraços e boa sorte
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
padilpa
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 5:26 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por padilpa »

[quote:9f2def104b="juliogdiana"][quote:9f2def104b="padilpa"]Olá pessoal, também sou novato.

Comprei na hobby king os itens abaixo, acham que fiz besteira?

Radio - Hobby King 2.4Ghz 6Ch Tx & Rx V2 (Mode 1)
Carregador - IMAX B6 Charger/Discharger 1-6 Cells (GENUIN
Baterias - Turnigy 1300mAh 2S 20C Lipo Pack
Avião - Wilga-2000 R/C Airplane w/ESC, Motor, Servo

Agradeço a ajuda.[/quote:9f2def104b]

Fala Padilpa, bem vindo ao hobby
Sua compra foi boa, só esteja atento que terá de mudar seu rádio para mode 2 (se voce quiser é claro) pois a maioria no Brasil usa o radio em mode 2, a bateria também quando puder compra mais uma para reserva, é chato sair pra voar e ficar só 15 minutos no ar, compre depois também hélices reservas, com certeza vai precisar, eu não sei a especificação desse motor, mas seria bom você pesquisar uma hélice com duas pás para esse motor e usar um prop saver com borrachinhas, vai te economizar muitas hélices, pode acreditar.
No mais está tudo beleza, esse Wilga é um bom treinador, só não pode voar com ele em dias de vento.

Abraços e boa sorte[/quote:9f2def104b]

Juliogdiana, obrigado pelos comentários e com base nele, seguem mais dúvidas! rs

Você sabe como eu faço para mudar para o mode 2 neste rádio?
“prop saver com borrachinhas” são protetores de hélices, certo? Como acho isso na hobbyking?
Quanto a bateria, já comprei duas, nisso eu pensei...rsrsrsrsr

Obrigado.
Iniciando, mas logo logo chego lá!
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:78a7180980="padilpa"][quote:78a7180980="juliogdiana"][quote:78a7180980="padilpa"]Olá pessoal, também sou novato.

Comprei na hobby king os itens abaixo, acham que fiz besteira?

Radio - Hobby King 2.4Ghz 6Ch Tx & Rx V2 (Mode 1)
Carregador - IMAX B6 Charger/Discharger 1-6 Cells (GENUIN
Baterias - Turnigy 1300mAh 2S 20C Lipo Pack
Avião - Wilga-2000 R/C Airplane w/ESC, Motor, Servo

Agradeço a ajuda.[/quote:78a7180980]

Fala Padilpa, bem vindo ao hobby
Sua compra foi boa, só esteja atento que terá de mudar seu rádio para mode 2 (se voce quiser é claro) pois a maioria no Brasil usa o radio em mode 2, a bateria também quando puder compra mais uma para reserva, é chato sair pra voar e ficar só 15 minutos no ar, compre depois também hélices reservas, com certeza vai precisar, eu não sei a especificação desse motor, mas seria bom você pesquisar uma hélice com duas pás para esse motor e usar um prop saver com borrachinhas, vai te economizar muitas hélices, pode acreditar.
No mais está tudo beleza, esse Wilga é um bom treinador, só não pode voar com ele em dias de vento.

Abraços e boa sorte[/quote:78a7180980]

Juliogdiana, obrigado pelos comentários e com base nele, seguem mais dúvidas! rs

Você sabe como eu faço para mudar para o mode 2 neste rádio?
“prop saver com borrachinhas” são protetores de hélices, certo? Como acho isso na hobbyking?
Quanto a bateria, já comprei duas, nisso eu pensei...rsrsrsrsr

Obrigado.[/quote:78a7180980]

Oi Padilpa,
Para trocar de mode 1 para mode 2 é bem simples, tire a tampa traseira do rádio e olhe com atenção o funcionamento dos sticks, você vai ver que um lado tem uma mola que faz o stick sempre voltar para o meio, e do outro tem uma especie de travinha que segura o stick na posição que você quiser, basta inverter isso, tirar a mola de um lado e passar para o outro e travinha também. Depois você conecta o radio no computador (primeiro instale o programa que vem no cd junto com o radio) usando o cabo que vem com ele e altere o modo lá também, bastando colocar modo 2.
Sobre o prop saver você tem que saber o diâmetro do eixo do seu motor para comprar o certo, não são borrachinhas protetoras e sim as borrachinhas é que seguram a hélice, com isso ao encostar a hélice no chão a mesma se movimenta fazendo com que ela não quebre, segue o link de um http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__3738__3mm_Prop_Saver_w_Adapter_3_bands.html
esse vem com duas borrachinhas reservas e é para eixo de 3mm.

Abraços,
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
moralj
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Dom Jan 22, 2012 6:01 pm
Localização: Piracicaba, SP

Iniciando

Mensagem por moralj »

Olé pessoal tbm estou começando com aeromodelos e acabei comprando o seguintes itens o q acham?

Helice - Blade Propeller (8.5x9)
aeromodelo - 2HK8Y-KIT HobbyKing J3 Cub - KIT (Yellow/Blue)
Motor - Turnigy 2830 Brushless Motor 1000kv
Servos - TG9e 9g / 1.5kg / 0.10sec Eco Micro
Bateria - Turnigy 1000mAh 3S 30C Lipo Pack
Conectores - Gold Connectors 10 pairs (20pc)
Extensão para Servo Lead Extention (JR) with hook 26A
ESC - Turnigy AE-25A Brushless ESC
junção em Y - R Y Servo Lead 15CM Length (5pcs/bag)
carregador - GT A-6 Charger/balancer/discharger

Helimodelo - HK189-M2 HK189 - 2.4G Scale Hughes 500 Police Coax He


Abraço a todos
Responder