1º Voo, 1ª Lenha ...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Alguns detalhes importantes em seu local de voo, a pista é um tanto estreita para um iniciante mas não é impossível de ser usada por um mas vi que na maioria das vezes você procurava decolar com o aeromodelo nas laterais da pista o que pode sim acarretar em desvios na decolagem e com isso atrapalhar.
Se está iniciando a primeira coisa que tens que fazer o conheçer o seu aeromodelo, e para isso tens que aprender a taxiar ele na pista, dominar ele na pista e ver as tendências que ele tem antes de decolar um novo aeromodelo, isso serve para qualquer um pois um novo aeromodelo é sempre diferente daquele que já estamos acostumados a voar e temos que conheçer o aeromodelo antes, se notar tendências dele sair para os lados e isso não for por causa do vento pois não se decola ou pousa com ventos de través a não ser que já tenha uma boa experiência de voos pois terá muitas dificuldades em fazer o aeromodelo subir corretamente dessa forma, tens sempre que decolar e pousar contra o vento, nunca a favor do vento ou com vento de través se não tens experiência em voo.
Quando estiver iniciando, deixe o aeromodelo decolar sozinho, não cabre ele para forçar ele subir antes da hora pois se não tens experiência em voos ainda na certa quando ele cabrar e tentar subir antes da hora, ele irá estolar e cair pois ainda falta velocidade de sustentação suficiente para mantê-lo no ar e por faltar potência de motor para compensar essa pouca velocidade pois é normal ver iniciantes acelerando e logo cabrando o aeromodelo para fazer ele subir, o aeromodelo não precisa disso, ele sobe sozinho pois a velocidade faz com que as asas gerem a sustentação necessária para isso e irá decolar sem nenhum problema, não tente fazer uma curva para nenhum lado enquanto o aeromodelo decola pois em uma curva acaba gerando um arrasto a mais e com isso perda de velocidade e como ele está decolando terá mais facilidade em estolar de ponta de asa.
Todas as quedas foram por ansiedade em ver o aeromodelo voando e não por causa de ventos ou coisas assim pois quando aprenderes a conheçer o seu aeromodelo, aprenderá seus limites e suas capacidades e saberá o que e como fazer cada coisa quando o aeromodelo não obedecer aos seus comandos.
Conheça primeiro o seu aeromodelo, depois coloque ele no ar, taxie na pista, sinta ele andando na pista, não é feio fazer isso, demosntra aos demais que estão olhando que você tem técnica de voo, responsabilidade e principalmente bom senso em ter certeza do que está fazendo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

[quote:aa6e967a03="rgmanica"]Nas duas primeiras vezes faltou perícia... Não se "esquece" de manter a reta se não "conseguir" manter ela.
As outras, também foram imperícias. Uma empenadinha e vento virando do nada, são coisas que o novato pensa que foram as causas das lenhas, mas na verdade é falta de perícia.
Na segunda e terceira parece que o modelo estolou mesmo. Na segunda da pra ver melhor que tu tava apressado em colocar ele no ar!
Arrume um instrutor e depois de ter tido aulas verá que é isso mesmo.[/quote:aa6e967a03]

Vou melhorar minha pericia :wink:
Abs!
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

certo cara!
simulador ajuda bastante também!
Avatar do usuário
demis
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Seg Fev 06, 2006 9:12 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por demis »

B3to, o melhor caminho é fazer amizade com o pessoal que voa lá, eles podem até te dar umas aulas gratuitas.
O EDERS aqui do forum tem um projeto de fazer um clube com infraestrutura e tudo mais lá, aproveita e não fica perdendo dinheiro e paciência.
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 769
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Beto, ontem eu estava sossegado, se eu soubesse que era da região de Cps teria te ajudado tranquilo.
Qualquer coisa, eu posso te ajudar mesmo em dia de semana (se você puder...).
E quem de campinas ou região precisar de uma ajuda para pilotar e/ou aprender a fazer um "check-list" antes do vôo é só entrar em contato.
E é claro, ajudo sem custo algum, é só me avisar antes para saber se não vou estar ocupado e dar tempo de carregar minhas baterias, caso estejam descarregadas. :wink:

Abração!
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

[quote:0ea3766c3f="LaercioLMB"]Alguns detalhes importantes em seu local de voo, a pista é um tanto estreita para um iniciante mas não é impossível de ser usada por um mas vi que na maioria das vezes você procurava decolar com o aeromodelo nas laterais da pista o que pode sim acarretar em desvios na decolagem e com isso atrapalhar.
Se está iniciando a primeira coisa que tens que fazer o conheçer o seu aeromodelo, e para isso tens que aprender a taxiar ele na pista, dominar ele na pista e ver as tendências que ele tem antes de decolar um novo aeromodelo, isso serve para qualquer um pois um novo aeromodelo é sempre diferente daquele que já estamos acostumados a voar e temos que conheçer o aeromodelo antes, se notar tendências dele sair para os lados e isso não for por causa do vento pois não se decola ou pousa com ventos de través a não ser que já tenha uma boa experiência de voos pois terá muitas dificuldades em fazer o aeromodelo subir corretamente dessa forma, tens sempre que decolar e pousar contra o vento, nunca a favor do vento ou com vento de través se não tens experiência em voo.
Quando estiver iniciando, deixe o aeromodelo decolar sozinho, não cabre ele para forçar ele subir antes da hora pois se não tens experiência em voos ainda na certa quando ele cabrar e tentar subir antes da hora, ele irá estolar e cair pois ainda falta velocidade de sustentação suficiente para mantê-lo no ar e por faltar potência de motor para compensar essa pouca velocidade pois é normal ver iniciantes acelerando e logo cabrando o aeromodelo para fazer ele subir, o aeromodelo não precisa disso, ele sobe sozinho pois a velocidade faz com que as asas gerem a sustentação necessária para isso e irá decolar sem nenhum problema, não tente fazer uma curva para nenhum lado enquanto o aeromodelo decola pois em uma curva acaba gerando um arrasto a mais e com isso perda de velocidade e como ele está decolando terá mais facilidade em estolar de ponta de asa.
Todas as quedas foram por ansiedade em ver o aeromodelo voando e não por causa de ventos ou coisas assim pois quando aprenderes a conheçer o seu aeromodelo, aprenderá seus limites e suas capacidades e saberá o que e como fazer cada coisa quando o aeromodelo não obedecer aos seus comandos.
Conheça primeiro o seu aeromodelo, depois coloque ele no ar, taxie na pista, sinta ele andando na pista, não é feio fazer isso, demosntra aos demais que estão olhando que você tem técnica de voo, responsabilidade e principalmente bom senso em ter certeza do que está fazendo.[/quote:0ea3766c3f]

Concerteza vou guardar isso,
realmente isso de conhecer o seu aeromodelo é verdade ... Ele estava mesmo com tendencias que por falta de experiencia, só fui vendo depois das 'cagadas' ...
A pista la realmente é extreita, e com cascalhos, o que também dificulta, só que eu poderia ter lançado ele com a mão e não pensei nisso na hora :? ...
Postei isso aqui mesmo pra ver a opinião de todos, e com isso me ajudar ...
Vlw, abraço!
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

[quote:d7218eda05="Fábio BP"]Beto, ontem eu estava sossegado, se eu soubesse que era da região de Cps teria te ajudado tranquilo.
Qualquer coisa, eu posso te ajudar mesmo em dia de semana (se você puder...).
E quem de campinas ou região precisar de uma ajuda para pilotar e/ou aprender a fazer um "check-list" antes do vôo é só entrar em contato.
E é claro, ajudo sem custo algum, é só me avisar antes para saber se não vou estar ocupado e dar tempo de carregar minhas baterias, caso estejam descarregadas. :wink:

Abração![/quote:d7218eda05]
Fala Fábio :D
Cara, eu não tenho contato com nenhum aeromodelista da região, e também não gosto de atrapalhar ninguém :roll: ; mais ja que tu não tava fazendo nada, acho que esse não seria o problema rsrs ... Dia de semana pra mim fica dificil, mais finais de semana a tarde, sempre posso :wink: ...
Dependendo onde você mora, não fica ruim pra você chegar até a pedreira?...
Vamos ver isso aê sim, concerteza aceito sua ajuda :lol: ...
Abraaço!
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 769
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Ae Beto, pensei que estava de férias de fim de ano do trabalho.
Eu moro do lado da Rodov. Anhanguera, posso escolher virar para direita ou esquerda sentido Jundiaí ou Campinas, conforme no rascunho que fiz. rsrs
[img:a611393c81]http://img188.imageshack.us/img188/7538/direitaouesquerdaw.jpg[/img:a611393c81]

Assim como eu vou poucas vezes para Jundiaí, eu posso ir poucas vezes para Campinas também :lol: . Aliás, eu nasci em Campinas e conheço bem a cidade, todos os radares fixos e os lugares mais comuns dos radares móveis ( :twisted:) desde a região do Jd. Ouro Verde/Viracopos até Sousas e Barão Geraldo. Jundiaí eu também conheço um pouco do centro e a Região do Maxi Shopping e Eloy Chaves (Clube), mas o incrível é que eu ainda me perco nas ruas de Valinhos. :lol:

E para ajudar, você que pediu e mais alguém que queira comprar fio de Nicr número 26~29 (e demais tamanhos) segue o link, é no Bonfim:
http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=-22%C2%B054%272.80%22+-47%C2%B0+4%2747.73%22&sll=-22.90093,-47.079994&sspn=0.002253,0.003449&ie=UTF8&ll=-22.900816,-47.079914&spn=0.002253,0.003449&t=h&z=18

Abraço!
:wink:
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

[quote:d3f8d4f2d3="Fábio BP"]Ae Beto, pensei que estava de férias de fim de ano do trabalho.
Eu moro do lado da Rodov. Anhanguera, posso escolher virar para direita ou esquerda sentido Jundiaí ou Campinas, conforme no rascunho que fiz. rsrs
[img:d3f8d4f2d3]http://img188.imageshack.us/img188/7538/direitaouesquerdaw.jpg[/img:d3f8d4f2d3]

Assim como eu vou poucas vezes para Jundiaí, eu posso ir poucas vezes para Campinas também :lol: . Aliás, eu nasci em Campinas e conheço bem a cidade, todos os radares fixos e os lugares mais comuns dos radares móveis ( :twisted:) desde a região do Jd. Ouro Verde/Viracopos até Sousas e Barão Geraldo. Jundiaí eu também conheço um pouco do centro e a Região do Maxi Shopping e Eloy Chaves (Clube), mas o incrível é que eu ainda me perco nas ruas de Valinhos. :lol:

E para ajudar, você que pediu e mais alguém que queira comprar fio de Nicr número 26~29 (e demais tamanhos) segue o link, é no Bonfim:
http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=-22%C2%B054%272.80%22+-47%C2%B0+4%2747.73%22&sll=-22.90093,-47.079994&sspn=0.002253,0.003449&ie=UTF8&ll=-22.900816,-47.079914&spn=0.002253,0.003449&t=h&z=18

Abraço!
:wink:[/quote:d3f8d4f2d3]

Férias?... venho sonhando com isso a um bom tempo ... :roll:
Bom, acho que consegui um instrutor ... :lol:
Vlw Fábio, são poucos que tem atitude assim e agradeço também aqueles que opinaram, e deram dicas ...
Abraço!
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 769
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Beleza, qualquer coisa é só escrever.
:wink:
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Responder