Como fazer lincagem de ailerons

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

leo5476874
membro

Mensagempor leo5476874 » 20 Mar 2011 14:20

[quote:f3bb003a47="Antonio Carlos"]:shock: ...uau...!!! :D[/quote:f3bb003a47]

Na verdade esse sistema de linkagem já existe tanto que coloque no meu aeromodelo a combustão motor ASP 52, muito funcional pois só precisa de um servo para poder controlar os dois ailerons.A única coisa que esse homem teve que pensar foi o canudinho para poder para poder a linkagem girar sem sair o próprio eixo,que geramente é feito por um furo na travessa da asa do aeromodelo. :D

rib.ale
membro
Contato:

linkagem

Mensagempor rib.ale » 11 Abr 2011 19:12

Bom pessoal boa noite, galera nota10 sempre tentando ajudar, colocarei uma foto da linkagem que fiz.

Bom, só não de deem bronca por desenterra o topco!

[URL=http://img703.imageshack.us/i/dscn0005tf.jpg/][img:7a1407c359]http://img703.imageshack.us/img703/2839/dscn0005tf.jpg[/img:7a1407c359][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Grande abraço aos mestres que criam as idéia!

Moutta
membro
Contato:

Mensagempor Moutta » 28 Abr 2011 18:45

pessoal, to começando agora no modelismo, tenho lido o forum ha um mucado de tempo.

tenho uma duvida que ainda nao vi explicada em lugar nenhum,
hj eu vi um video de um aviao que a asa traseira era em formato de "V", sendo que a parte movel das duas partes da asa se movimentavam tanto como ailerons quanto como profundor...
queria saber como se faz isso...

abraços

bruno moutta

rib.ale
membro
Contato:

Mensagempor rib.ale » 28 Abr 2011 19:22

[quote:42b02071e8="Moutta"]pessoal, to começando agora no modelismo, tenho lido o forum ha um mucado de tempo.

tenho uma duvida que ainda nao vi explicada em lugar nenhum,
hj eu vi um video de um aviao que a asa traseira era em formato de "V", sendo que a parte movel das duas partes da asa se movimentavam tanto como ailerons quanto como profundor...
queria saber como se faz isso...

abraços

bruno moutta[/quote:42b02071e8]

Boa noite amigo,

Primeiramente, se bem vindo a esse muito tão fascinante, em segundo lugar uma formar legal de aprender é pesquisando, no próprio fórum antes de fazer a pergunta, sei que é um pouco difícil de pesquisar no começo pois para achar facilmente as coisas, devemos pesquisar com os termos corretos, só para exemplificar, nesse caso se você tivesse pesquisado por "mixagem de cauda" acharia na hora o que procura.
Em terceiro lugar, acho que a sua pergunta não está no local mais correto, pois esse tópico se refere a linkagem de ailerons.

Mas vamos a resposta, irei responder o que sei, os detalhes deixo para os mestres.

Para que consiga usar a cauda e “V” o seu radio de ter mixagem de leme e profundor, se não tiver poderá usar um mixer usado em asas zagis que serve para mixar ailerons com o profundor, ao invés de ligar os ailerons, ligue o leme e terá o seu controle de cauda em "V".

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 28 Abr 2011 20:56

É Bruno! Tem tudo que vc quer saber no forum, basta baixar o livro do aeromodelismo na seção de tutoriais que já vai ter uma noção boa!
O rip explicou bem, a cauda em V é igual essa da foto.
Abs
Warne
Anexos
Terminator tailcontrolhorns2.jpg
Terminator tailcontrolhorns2.jpg (7.71 KiB) Exibido 18588 vezes
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

Moutta
membro
Contato:

Mensagempor Moutta » 29 Abr 2011 09:25

bom dia,

primeiro peço desculpas por postar em local inadequado.
ee agradeço por mesmo assim me responderem.

agora sim consegui achar algo sobre isso na busca... eh que eu nen sabia como se chamava tamem, nen tinha oque escrever lá...

o livrao e jah baixei... to lendo aos poucos... só que pretendo estar voando antes de terminar a leitura, ele e muito grande...rrsrsrs

nao pretendo usar a cauda em V ainda naum, meu modelo é parecido com o desse link: http://www.e-voo.com/museu/20021220/

achei interessante essa mixagem mecanica...

meu radio deve chegar hj... é um da hobby king de 6 canais, comprei de um user daki do forum, será que tem essa mixagem???

vou ler mais um pouco do conteudo daqui do forum, porem se ainda houverem duvidas, onde seria o local p/ perguntar sobre esse assunto??

mais uma vez agradeço a paciencia que todos tem com os novatos do hobby..

abraço

Bruno Moutta

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 29 Abr 2011 09:51

Esse modelo que postou, não foi mixado para voar, mas seu rádio já vem com o mixe nele.
Se quiser saber mais sobre mixagem, procure na barra do google, no canto superior direito do e-voo por elevons, ailerons e tailerons.
Não queira aprender a voar com aquele modelo do link, não tem como um iniciante conseguir um voo satisfatório.
Construa um modelo asa alta basico mesmo.

Eu gostava do meu cara redonda:
http://www.youtube.com/watch?v=5iIGZKUlO8w
[yt]5iIGZKUlO8w[/yt]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

Moutta
membro
Contato:

Mensagempor Moutta » 29 Abr 2011 10:43

bem, na verdade o modelo que to construindo nao é esse aii, é parecido, somente pelo fato de ser mais uma asa voadora, passei aquele link por isso, mais p/ ilustrar.
meu modelo é esse: http://www.youtube.com/watch?v=V5pgaDhHPn8

sei que nao é muito indicado p/ mim iniciar, porem escolhi ele devido as minhas restriçõe$$(nao precisa de motor, ESC, bateria Lipo etc), é facil de montar(jah ta quase pronto) e parece ser muito resistente a impactos.

vou continuar lendo por aii

valeu mesmo aiiii..

abraços

Bruno Moutta

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 29 Abr 2011 11:21

Nesse tópico tem essa asa que quer fazer.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=304431
Mas não pense que é fácil de voar. Mesmo assim teria que comprar um esc ou um BEC externo, não adianta usar pilhas, vai dá interferência. Se comprar um pack de NI-MH é melhor, mais é o mesmo preço de uma LIPO.
Abs
Warne

kel
membro

Mensagempor kel » 06 Jun 2011 11:12

Bom dia... eu so iniciante e tenho uma duvida e se vcs poderem me ajudar eu agradeço muito
a duvida é como os AILERONS ficam presos a asa ? com algum tipo de dobradiça ? para q ele possa se mover livremente pra cima e pra baixo ou fita ? ...
brigado

aa vlw pelo topico amigo me ajudo muito .... :D

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 06 Jun 2011 11:26

Procura no google por "modo porco do kemp" , vai achar um vídeo mostrando um modelo de colocar os ailerons.
Qualquer coisa tem o usuário harpia ai de Gravatá para tirar sua duvidas.
Abs
Warne

FerreirAero
membro

Mensagempor FerreirAero » 30 Jun 2011 18:36

[quote:727b6c6b60="Antonio Carlos"]E está terminada...
Agora é só instalar os servos e concluir a lincagem dos ailerons com arame de boa qualidade, preferencialmente aço.[/quote:727b6c6b60]

Muito bom. Meus parabéns!!! Ficou perfeito e totalmente artesanal...

Será que vou poder fazer isso com meu Ugly Stick...?

BGCosta
membro

Obrigado por compartilhar

Mensagempor BGCosta » 30 Ago 2011 23:11

Gostei desse método de linkagem, é esse que vou usar no primeiro aero que estou construindo.

huiotre
membro

Mensagempor huiotre » 23 Dez 2011 14:00

[quote:17c3478a36="kel"]Bom dia... eu so iniciante e tenho uma duvida e se vcs poderem me ajudar eu agradeço muito
a duvida é como os AILERONS ficam presos a asa ? com algum tipo de dobradiça ? para q ele possa se mover livremente pra cima e pra baixo ou fita ? ...
brigado

aa vlw pelo topico amigo me ajudo muito .... :D[/quote:17c3478a36]

Sim eles ficam presos à asa, assim como leme, profundor. Vai da sua construção se usará dobradiça, fita, etc.

Antonio Carlos
membro

Mensagempor Antonio Carlos » 23 Dez 2011 16:38

[quote:dedeb49f0a="kel"]Bom dia... eu so iniciante e tenho uma duvida e se vcs poderem me ajudar eu agradeço muito
brigado
aa vlw pelo topico amigo me ajudo muito .... :D[/quote:dedeb49f0a]

Veja se este esqueminha te ajuda:
Anexos
dobradiça2.jpg
dobradiça2.jpg (35.69 KiB) Exibido 15872 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

gcunha77
membro

Mensagempor gcunha77 » 11 Jan 2012 12:13

Parabéns pelo tópico, já to atrás de guardachuva velho ou sombrinha para fazer o meu. Vou ter que descolar os ailerons para fazer tudo certinho.

brunoprado
membro

Mensagempor brunoprado » 09 Fev 2012 01:34

Perfeito! estou começando agora neste mundo, e começarei a montar o meu em depron ainda esta semana e postarei aqui.

Já pensava em usar as varetas de guarda-chuvas, mas como não tenho experiência achei que ficaria pesado.

Muito obrigado pela bela dica!
Mais um amante da aviação no fantástico mundo do aeromodelismo.

Sr.Bruno
membro
Contato:

Mensagempor Sr.Bruno » 12 Fev 2012 08:04

Nossa será que consigo adaptar um sistema destes nos lemes do meu BobCat....
Bom vamos ve no que vair dar ^^
Belo projeto bem autentico
Abs e bons voos.

hugoyh
membro

Mensagempor hugoyh » 01 Mar 2012 16:03

[quote:926bab6578="Antonio Carlos"][quote:926bab6578="kel"]Bom dia... eu so iniciante e tenho uma duvida e se vcs poderem me ajudar eu agradeço muito
brigado
aa vlw pelo topico amigo me ajudo muito .... :D[/quote:926bab6578]

Veja se este esqueminha te ajuda:[/quote:926bab6578]

Uma duvida, eu fui passar a fita nos aelerons, eu passo em toda extensão ou em alguns pontos?

Já vi cara colando com fita filamentada nas extremidades e no meio, e ja vi cara colando na asa enteira, qual é o mais indicado para uglystick?

abs

Antonio Carlos
membro

Mensagempor Antonio Carlos » 01 Mar 2012 17:34

Hugo, boa tarde!
Eu costumo aplicar a fita em toda a extensão da peça articulada.

Abs,

citous
membro

aileron para o ugly stick asa alta

Mensagempor citous » 24 Mar 2012 14:19

ola bom galera sou novo em aero modelismo e estou construindo meu primeiro modelo um ugly stick asa alta e nao fasso a minima ideia de como fazer os ailerons voces poderiam me ajudar ?

Osni Paggi
membro

Mensagempor Osni Paggi » 21 Abr 2012 14:18

Muito bom, gostaria de saber se podemos usar fibra de vidro tipo varetinha na ligação entre servo e o braço...

silvano considera
membro

Mensagempor silvano considera » 14 Jun 2012 00:27

[quote:62d20fba00="Antonio Carlos"]Laércio, eu resolvi fazer assim por 3 motivos:

1 - esteticamente ficou melhor, ficou invisível,
2 - eu não gosto de ficar "destruindo" a asa para passar a fiação, acho que enfraquece demais a estrutura,
3 - também pelo motivo que você comentou, o braço do servo exposto pode vir a danificá-lo.

Abs,[/quote:62d20fba00]

lpinhocoimbra
membro

Mensagempor lpinhocoimbra » 22 Jul 2012 11:28

Um boa tarde a todos directamente de Portugal,

Estou a construir um trainer, um Piper J3 Cub (http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1028141) e gostava de aplicar este tipo de controlo para os ailerons, só que não sei como escolher a altura do horn.

Como gostei muito de este tópico, gostaria de saber como é que vocês determinam o tamanho do horn?

altura = altura a que os braços dos servos estão?
altura = formula matemática?

Obrigado pelo grande forum!!! Extremamente útil,

Luis Pinho

Antonio Carlos
membro

Mensagempor Antonio Carlos » 22 Jul 2012 13:46

[quote:016f225325="lpinhocoimbra"]Um boa tarde a todos directamente de Portugal,
Estou a construir um trainer, um Piper J3 Cub (http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1028141) e gostava de aplicar este tipo de controlo para os ailerons, só que não sei como escolher a altura do horn.
Como gostei muito de este tópico, gostaria de saber como é que vocês determinam o tamanho do horn?
altura = altura a que os braços dos servos estão?
altura = formula matemática?
Obrigado pelo grande forum!!! Extremamente útil,
Luis Pinho[/quote:016f225325]

Luis, boa tarde!
Eu uso como referência o mesmo tamanho do braço do servo utilizado (medido desde o parafuso de fixação até o furo para a lincagem).

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”