Como fazer lincagem de ailerons

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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Antonio Carlos
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Como fazer lincagem de ailerons

Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:09

Srs., boa tarde!
É normal o iniciante ter dúvidas de como fazer lincagens dos ailerons.
Existem algumas formas de como fazê-lo e eu pretendo demonstrar aqui a forma que considero mais satisfatória para elétricos.
Não tenho a presunção de estar me colocando como "dono da verdade", apenas pretendo colaborar com algum iniciante que está com dúvidas nessa etapa da construção de seu aeromodelo.
O material utilizado é:
-varetas de guarda-chuva,
-tubete plástico (haste de cotonete),
-capa de fio elétrico.
Você necessitará de:
-Alicate,
-Estilete,
-Régua.
Anexos
Imagem-005.jpg
Imagem-005.jpg (31.91 KiB) Exibido 53677 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

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Mensagempor Matheusarcala » 16 Jan 2010 16:13

Bacana, estarei acompanhando!
Sempre me empaco nessa parte do projeto, não gosto de 2 servos nos ailerons...
Abraço

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Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:15

As fotos a seguir irão demonstrar todo o processo de confecção dos links:
Anexos
Imagem-002.jpg
varetas de guarda-chuva, usar a ponta da vareta que já tem o furo.
Imagem-002.jpg (37.31 KiB) Exibido 53654 vezes
Imagem-003.jpg
tubete plástico (haste de cotonete) para fazer a "articulação" da lincagem, evitando que a entelagem dificulte o movimento do aileron.
Imagem-003.jpg (30.14 KiB) Exibido 53654 vezes
Imagem-004.jpg
capa de fio elétrico para fazer a terminação do link, evitando eletricidade estática.
Imagem-004.jpg (39.71 KiB) Exibido 53654 vezes
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Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:19

Dando sequencia:
Anexos
Imagem-006.jpg
determine o tamanho do seu horn; eu estou fazendo com 15mm de altura.
Imagem-006.jpg (36.45 KiB) Exibido 53649 vezes
Imagem-007.jpg
dobrando as varetas de guarda-chuva.
Imagem-007.jpg (28.79 KiB) Exibido 53649 vezes
Imagem-009.jpg
varetas já dobradas.
Imagem-009.jpg (25.89 KiB) Exibido 53649 vezes
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Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:22

Continuando:
Anexos
Imagem-010.jpg
detalhe da vareta com o horn já dobrado.
Imagem-010.jpg (33.96 KiB) Exibido 53643 vezes
Imagem-011.jpg
detalhe dos tubetes já cortados; eu os cortei com 25mm cada.
Imagem-011.jpg (35.17 KiB) Exibido 53643 vezes
Imagem-012.jpg
introduza o tubete plástico na vareta com o horn já dobrado.
Imagem-012.jpg (36.2 KiB) Exibido 53643 vezes
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Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:28

Continuando:
Anexos
Imagem-013.jpg
com a vareta já inserida no tubete plástico, fazer a segunda dobra cuidando que com a lincagem sobre a mesa nessa posição o horn fique a 90° (perpendicular ao plano).
Imagem-013.jpg (32.43 KiB) Exibido 53635 vezes
Imagem-014.jpg
detalhe das 2 lincagens já dobradas.
Imagem-014.jpg (31.38 KiB) Exibido 53635 vezes
Imagem-015.jpg
detalhe das 2 lincagens já dobradas.
Imagem-015.jpg (28.45 KiB) Exibido 53635 vezes
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Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:34

Continuando:
Anexos
Imagem-016.jpg
corte o excesso de vareta de modo que fique compatível com o aileron que você está instalando.
Imagem-016.jpg (29.83 KiB) Exibido 53632 vezes
Imagem-017.jpg
detalhe da lincagen já cortada.
Imagem-017.jpg (35.13 KiB) Exibido 53632 vezes
Imagem-018.jpg
"encape" o horn com um pedaço de capa de fio elétrico pois o furo da vareta de guarda-chuva é muito grande para as lincagens que normalmente usamos. Esse atrito entre metais causa eletricidade estática e tira a eficiência da acão do servo.
Imagem-018.jpg (31.38 KiB) Exibido 53632 vezes
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Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:40

Continuando:
Anexos
Imagem-018.jpg
detalhe da lincagem pronta para ser instalada.
Imagem-018.jpg (31.38 KiB) Exibido 53620 vezes
Imagem-019.jpg
detalhe da lincagem pronta para ser instalada.
Imagem-019.jpg (28.06 KiB) Exibido 53620 vezes
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Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:45

Continuando:
Anexos
Imagem-020.jpg
marque no aileron a posição que deve ficar a lincagem.
Imagem-020.jpg (34.38 KiB) Exibido 53615 vezes
Imagem-021.jpg
com um arame pontiagudo fure o aileron onde deverá ser colado a lincagem.
Imagem-021.jpg (27.46 KiB) Exibido 53615 vezes
Imagem-022.jpg
verifique como ficou o alinhamento.
Imagem-022.jpg (28.93 KiB) Exibido 53615 vezes
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Mensagempor LaercioLMB » 16 Jan 2010 16:51

Quando você falou que ia fazer uma linkagem para ailerons que achava ser a mais prática, fiquei preocupado que fosse a mais utilizada, com a linkagem em "Y" o que eu particularmente não acho das mais recomendadas embora funcione mas ficam mais sujeitas a falhas pois os links acabam tendo menos curso do que o apropriado a mais fáceis de travar comandos se os "Z" dos links não for muito bem feito.

Esse seu sistema de linkagens está ótimo e o mais indicado a todos utilizarem, pois além de mais precisos os comandos, ficam estéticamente mais bem acabados e dão a construção um toque a mais de qualidade.

Parabéns pelo seu tutorial, acredito que será sim muito útil a todos os iniciantes que tem essa dúvida.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:51

Finalizando:
Anexos
Imagem-023.jpg
um estilete afiado corte uma tirinha do aileron para "embutir" a lincagem.
Imagem-023.jpg (31.44 KiB) Exibido 53607 vezes
Imagem-024.jpg
cole a lincagem ao aileron com cola epóxi, tomando o cuidado de não deixar colar o tubete plástico à vareta.
Imagem-024.jpg (36 KiB) Exibido 53607 vezes
Imagem-025.jpg
prenda a lincagem à asa com fita filamentosa, ou outra fita adesiva de boa qualidade ou vinil (da cor da entelagem).
Imagem-025.jpg (26.26 KiB) Exibido 53607 vezes
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Mensagempor Antonio Carlos » 16 Jan 2010 16:57

E está terminada...
Agora é só instalar os servos e concluir a lincagem dos ailerons com arame de boa qualidade, preferencialmente aço.
Anexos
ATR100-070.jpg
ATR100-070.jpg (28.31 KiB) Exibido 53598 vezes
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claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 16 Jan 2010 18:00

Muito bom, Antonio ! Uma sugestão: pode-se eliminar a folga do furo da vareta com epóxi, limpando bem o furo e vizinhanças, e depois "colando" um pedacinho do arame que fará aligação aos servos. Depois de endurecido, gire o arame com cuidado, ele irá se soltar da cola (principalmente se a gente deixar sujinho, ou meio engordurado... eheheh...), e você terá uma bucha "sob medida" para o encaixe do Z-bend. Aliás, aqui dois links sugerindo processos para fazer os "Z-bends" sem ferramentas especiais :

http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg

http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8

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Mensagempor Antonio Carlos » 17 Jan 2010 10:10

[quote:ce926720eb="claudiorfernandes"]Muito bom, Antonio ! Uma sugestão: pode-se eliminar a folga do furo da vareta com epóxi, limpando bem o furo e vizinhanças, e depois "colando" um pedacinho do arame que fará aligação aos servos. Depois de endurecido, gire o arame com cuidado, ele irá se soltar da cola (principalmente se a gente deixar sujinho, ou meio engordurado... eheheh...), e você terá uma bucha "sob medida" para o encaixe do Z-bend. Aliás, aqui dois links sugerindo processos para fazer os "Z-bends" sem ferramentas especiais :
http://www.riverland.net.au/~awallace/pliers.jpg
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?s=a718d69a81e09654e47aa9ce12f4e8e0&p=8525762&postcount=8[/quote:ce926720eb]

Valeu Claudio, obrigado pelas dicas!
Para eliminar folgas nos horn's do leme e do profundor eu uso um sistema parecido com o seu, mas ao contrário de epoxi eu uso silicone, sem retirar o excesso. Fica muito bom e flexível.

Abs,
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Rafaelclacerda
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Mensagempor Rafaelclacerda » 18 Jan 2010 21:53

Com oq vc prendeu o arame no servo da ultima foto? Como que chama.
Qual outra alternativa para prender o arame no servo.
abs

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Mensagempor Antonio Carlos » 19 Jan 2010 11:43

[quote:296b8150f1="Rafaelclacerda"]Com oq vc prendeu o arame no servo da ultima foto? Como que chama.
Qual outra alternativa para prender o arame no servo.
abs[/quote:296b8150f1]

Eu costumo usar Easy Link para prender o arame da lincagem ao servo, pois é muito mais fácil de ajustar.
Tem à venda nas lojas dos patrocinadores do fórum, por ex. http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=29_72&products_id=433

Outra solução é dobrar o arame em "Z" e encaixar direto no braço do servo, não esqueça de fazer uma dobra em "V" em alguma parte do arame para poder ajustar alguma diferença de montagem.
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Como fazer lincagem de ailerons

Mensagempor Eduardo Yamin » 19 Jan 2010 11:52

Genial! tinha dois guarda chuvas aqui que eu me negava a jogar fora.

Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.

[b:c581067a23]Para implementar diferencial[/b:c581067a23] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:

[i:c581067a23]Se o servo está acima da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.

[i:c581067a23]Se o servo está em baixo da asa:[/i:c581067a23] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.

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Re: Como fazer lincagem de ailerons

Mensagempor Antonio Carlos » 19 Jan 2010 12:23

[quote:6f4d338b82="Eduardo Yamin"]Genial! tinha dois guarda chuvas aqui que eu me negava a jogar fora.
Excelente tópico estou denunciando para chamar a atenção e colocarem fixo.
[b:6f4d338b82]Para implementar diferencial[/b:6f4d338b82] (área móvel sobe mais, desce menos) mecanicamente para evitar guinada adversa utilizando esse sistema, basta:
[i:6f4d338b82]Se o servo está acima da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja maior que o braço do servo, ou usar braço duplo menor ou furações mais próximas ao eixo do servo.
[i:6f4d338b82]Se o servo está em baixo da asa:[/i:6f4d338b82] Fazer com que a distancia entre "chifres" seja menor que o braço do servo, ou simplesmente usar um braço duplo maior no servo ou furação mais afastada do seu centro.[/quote:6f4d338b82]

Valeu Edú, obrigado!
Eu sou o maior catador de guarda chuvas que existe... Já tive vez de parar o carro e voltar para pegar um guarda chuva jogado fora!
No desespero, já aconteceu também de comprar guarga chuva no camelô só para desmontar...! Quase apanhei em casa...
Edú, fiquei com dúvida no que você tentou explicar; dá para "desenhar"? :oops:

Abs,
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Mensagempor Eduardo Yamin » 19 Jan 2010 16:06

Antonio Carlos a idéia é muito simples.
Quando usamos um servo acima da asa e as lincagens vão abrindo até os horns temos um diferencial (como nessa img http://www.iroquois.free-online.co.uk/shock7.jpg por exemplo)

Seguindo esse raciocínio pode-se obter o mesmo resultado alterando as dimensoes entre os links ligados ao braço do servo e a distancia entre os "chifres" no BF da asa.

Mais info sobre guinada adversa: http://www.aerospaceweb.org/question/dynamics/q0045.shtml

Dependendo do aero, o diferencial não é bem vindo: http://www.rplanes.nl/?page_id=3&category=22&product_id=42

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Mensagempor biruta.com » 20 Jan 2010 22:20

muito bom mesmo!!!,ta bem mastigadinho,so nao entende quem nao quer,,,usando 1 servo pra aileron,é a melhor maneira mesmo essa.
,isso vai ajudar muuuita gente!

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Mensagempor Senta a Pua! » 21 Jan 2010 16:23

Antônio e Eduardo ficou show esta explicação, tenho uma duvida ref. ao servo, posso usar umTG9 micro ou teria que ser um maior???

Vlw

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Mensagempor Antonio Carlos » 25 Jan 2010 13:32

[quote:fa4be72087="biruta.com"]muito bom mesmo!!!,ta bem mastigadinho,so nao entende quem nao quer,,,usando 1 servo pra aileron,é a melhor maneira mesmo essa.
,isso vai ajudar muuuita gente![/quote:fa4be72087]

Valeu! Obrigado!
Você pode usar também 2 servos como na foto anexa.
Eu fiz assim para poder usar a função flaperon do meu rádio.

Abs,
Anexos
AST120-018.jpg
AST120-018.jpg (15.83 KiB) Exibido 41476 vezes
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Mensagempor Antonio Carlos » 25 Jan 2010 13:34

[quote:1b8b7991b1="Senta a Pua!"]Antônio e Eduardo ficou show esta explicação, tenho uma duvida ref. ao servo, posso usar umTG9 micro ou teria que ser um maior???
Vlw[/quote:1b8b7991b1]

Os meus modelos são normalmente com 120cm de envergadura e eu sempre usei servos 9g.

Abs,
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Mensagempor LaercioLMB » 25 Jan 2010 13:37

Antonio Carlos escreveu:
biruta.com escreveu:muito bom mesmo!!!,ta bem mastigadinho,so nao entende quem nao quer,,,usando 1 servo pra aileron,é a melhor maneira mesmo essa.
,isso vai ajudar muuuita gente!


Valeu! Obrigado!
Você pode usar também 2 servos como na foto anexa.
Eu fiz assim para poder usar a função flaperon do meu rádio.

Abs,



Ótima dica essa sua de usar 2 servos juntos no centro das asas para poder mixar e mesmo assim garantir a segurança dos links quanto a objetos estranhos quando pousamos em lugares com alguma vegetação.
Editado pela última vez por LaercioLMB em 01 Fev 2017 09:30, em um total de 2 vezes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor Antonio Carlos » 25 Jan 2010 13:45

Laércio, eu resolvi fazer assim por 3 motivos:

1 - esteticamente ficou melhor, ficou invisível,
2 - eu não gosto de ficar "destruindo" a asa para passar a fiação, acho que enfraquece demais a estrutura,
3 - também pelo motivo que você comentou, o braço do servo exposto pode vir a danificá-lo.

Abs,
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