Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor
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- alexcmag
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Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor
Como já tinha feito um artigo sobre construção em depron Unipoli, mas este anda meio raro, resolvi fazer um tutorial sobre como fazer uma fuselagem em isopor.
Como fazer asa já foi bem descrito no tutorial do Felipelli: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=4126
Como lincar os comandos já foi bem descrito no meu tutorial do StarCessna: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2344
Portanto neste caso vou me concentrar na construção apenas da fuselagem, que já vai deu um bocado de trabalho para tirar as fotos com uma mão enquanto manuseava tudo com a outra mão, sem poder usar o flash na maioria das fotos porque isopor branco com flash a 40cm ia parecer uma tempestade de neve...
Primeiro peguei uma placa de isopor P3 de 5cm de espessura e separei em 4 chapas finas de 1,25cm de espessura (esta é a técnica que usei neste tutorial, que rende modelos leves, fáceis de fazer, mas que se reforçados com fita de embalagem ficam muito resistentes.
Para cortar na espessura constante, colei calços feitos com palito de sorvete na ponta do arco de corte, para que apoiadas no chão ou numa mesa produzissem fatias na espessura que quero.
As características desejadas são:
Envergadura: 120cm
Corda: 18cm
Comprimento: 76cm
Peso da fuselagem: 70g (medido)
Peso da asa: 70g (estimado)
Peso do avião completo: 200g (estimado com reforços de fibra e fita adesiva)
Peso do fligh pack: 50g (estimado)
Peso do motor: 80g (estimado)
Peso da bateria: 120g (estimado)
Peso total: 450g (estimado)
Carga alar: 22g/dm²
Nos pesos considerei a média dos equipamentos mais comuns.
Com estas características, bons motores para voá-lo são:
- EPS400C-DS (400 reduzido 3:1) com hélice 10x6 e bateria 3S
- EPS350C-CS (350 reduzido 5,33:1) com hélice 10x8 e bateria 2S
- Brushless TowerPro com hélice 8x4 e bateria 3S`
Calço na ponta do arco:
[img:ebcc73a386]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/calco.jpg[/img:ebcc73a386]
Assim ficaram as fatias:
[img:ebcc73a386]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/fatias.jpg[/img:ebcc73a386]
Como fazer asa já foi bem descrito no tutorial do Felipelli: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=4126
Como lincar os comandos já foi bem descrito no meu tutorial do StarCessna: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2344
Portanto neste caso vou me concentrar na construção apenas da fuselagem, que já vai deu um bocado de trabalho para tirar as fotos com uma mão enquanto manuseava tudo com a outra mão, sem poder usar o flash na maioria das fotos porque isopor branco com flash a 40cm ia parecer uma tempestade de neve...
Primeiro peguei uma placa de isopor P3 de 5cm de espessura e separei em 4 chapas finas de 1,25cm de espessura (esta é a técnica que usei neste tutorial, que rende modelos leves, fáceis de fazer, mas que se reforçados com fita de embalagem ficam muito resistentes.
Para cortar na espessura constante, colei calços feitos com palito de sorvete na ponta do arco de corte, para que apoiadas no chão ou numa mesa produzissem fatias na espessura que quero.
As características desejadas são:
Envergadura: 120cm
Corda: 18cm
Comprimento: 76cm
Peso da fuselagem: 70g (medido)
Peso da asa: 70g (estimado)
Peso do avião completo: 200g (estimado com reforços de fibra e fita adesiva)
Peso do fligh pack: 50g (estimado)
Peso do motor: 80g (estimado)
Peso da bateria: 120g (estimado)
Peso total: 450g (estimado)
Carga alar: 22g/dm²
Nos pesos considerei a média dos equipamentos mais comuns.
Com estas características, bons motores para voá-lo são:
- EPS400C-DS (400 reduzido 3:1) com hélice 10x6 e bateria 3S
- EPS350C-CS (350 reduzido 5,33:1) com hélice 10x8 e bateria 2S
- Brushless TowerPro com hélice 8x4 e bateria 3S`
Calço na ponta do arco:
[img:ebcc73a386]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/calco.jpg[/img:ebcc73a386]
Assim ficaram as fatias:
[img:ebcc73a386]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/fatias.jpg[/img:ebcc73a386]
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A primeira tarefa foi desenhar sobre uma das placas o perfil de um Piper Cub J3, no tamanho desejado.
Como imprimir a planta no tamanho certo numa impressora a jato de tinta daria mais trabalho do que a própria fuselagem, imprimi numa folha e usei régua e calculadora para transcrever os valores.
Por exemplo, o Piper impresso ficou com 18cm de envergadura na folha, eu queria 120cm de envergadura, logo, multipliquei todas as medidas por 6,66.
A próxima etapa foi cortar o perfil desenhado, usando o cortador vertical e com a ajuda de uma régua para deixar mais retinho.
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper01.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper02.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper03.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper04.jpg[/img:618551ee2b]
Como imprimir a planta no tamanho certo numa impressora a jato de tinta daria mais trabalho do que a própria fuselagem, imprimi numa folha e usei régua e calculadora para transcrever os valores.
Por exemplo, o Piper impresso ficou com 18cm de envergadura na folha, eu queria 120cm de envergadura, logo, multipliquei todas as medidas por 6,66.
A próxima etapa foi cortar o perfil desenhado, usando o cortador vertical e com a ajuda de uma régua para deixar mais retinho.
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper01.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper02.jpg[/img:618551ee2b]
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[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper04.jpg[/img:618551ee2b]
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Para conseguir outra exatamente igual, usei a cortada como gabarito, desenhando uma nova lateral no isopor.
Na verdade, desenhei mais 3 iguais, para fazer duas fuselagens (uma para o Carlos Renato e outra para o Srpab, que depois de tanto apanhar dos Pipers merecem um que voe...).
Para evitar estragar uma lateral na hora de cortar as outras, primeiro fiz um corte tosco com estilete separando-as, para depois cortar no cortador vertical.
Na verdade, desenhei mais 3 iguais, para fazer duas fuselagens (uma para o Carlos Renato e outra para o Srpab, que depois de tanto apanhar dos Pipers merecem um que voe...).
Para evitar estragar uma lateral na hora de cortar as outras, primeiro fiz um corte tosco com estilete separando-as, para depois cortar no cortador vertical.
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Neste ponto fiquei com 4 laterais de isopor, mas para um melhor resultado, juntei-as pelo nariz e pela cauda com fita crepe e passei novamente no cortador usando a régua como apoio, para "planar" as superfícies e deixar todas 100% iguais.
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- DSC08201.JPG (57.57 KiB) Exibido 100479 vezes
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Igualando as laterias.
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Medi a espessura de um par de laterais, deu 2,5cm.
Como, pela planta, o Piper deveria ter 8cm de largura, fiz 8cm-2,5cm=5,5cm, a largura das cavernas principais, no bordo de ataque e bordo de fuga da asa.
A largura da parede de fogo onde será preso o motor ficou em 6cm (descontando 2,5cm=3,5cm)
Como, pela planta, o Piper deveria ter 8cm de largura, fiz 8cm-2,5cm=5,5cm, a largura das cavernas principais, no bordo de ataque e bordo de fuga da asa.
A largura da parede de fogo onde será preso o motor ficou em 6cm (descontando 2,5cm=3,5cm)
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A próxima etapa foi chanfrar e lixar a ponta traseira da fuselagem, para que feche no leme sem um degrau muito grande, aí prendi a cauda com fita crepe, para ter um alinhamento de referência na hora de juntar as laterais.
- Anexos
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Próxima etapa, colar a outra lateral da fuselagem
- Anexos
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- Colando
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- Com as laterais já coladas, cortei a cobertura da parte traseira...
- DSC08180.JPG (56.78 KiB) Exibido 51679 vezes
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- e também a barriga ambos medidos a partir da fuselagem.
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Antes de fechar a cauda é preciso passar os tubos para a lincagem, portanto comecei juntando canudinhos de refrigerante para que sirva de guia.
Inserí-os na fuselagem após abrir um buraco com um tubo de vara de pesca.
Inserí-os na fuselagem após abrir um buraco com um tubo de vara de pesca.
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Agora, a cauda...
Como não a tinha impresso, resolvi usar técnicas que aprendi com minha mãe (que tinha uma fabriquinha de roupas).
Copiei as medidas básicas para uma folha de papel kraft (qualquer coisa serve), dobrei ao meio, tracei a curva, cortei com a tesoura para obter uma linha simétrica.
Como não a tinha impresso, resolvi usar técnicas que aprendi com minha mãe (que tinha uma fabriquinha de roupas).
Copiei as medidas básicas para uma folha de papel kraft (qualquer coisa serve), dobrei ao meio, tracei a curva, cortei com a tesoura para obter uma linha simétrica.
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Cortei o estabilizador de acordo com o molde em papel, e já fiz a dobradiça com fita. Tracei uma linha reta na dobradiça, cobri o lado oposto com fita adesiva, cortei levemente sobre a linha reta para abrir (lembrando que a fita do outro lado não deixa as partes se separarem).
- Anexos
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Dobra-se para abrir, e chanfra-se os cortes para deixar em "V"
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Por fim, cobre-se o lado chanfrado com fita adesiva e está pronto o estabilizador.
Repete-se o processo para fazer o leme.
Repete-se o processo para fazer o leme.
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Faz-se um corte na fuselagem para encaixar o estabilizador (lembrando que o intradorso da asa paralelo ao estabilizador é um bom jeito de deixar a incidência em torno de 2-3 graus na maioria dos treinadores, portanto o encaixe ficou paralelo ao topo da fuselagem, que é em linha com o intradorso da asa.
Um corte no leme para que profundor e leme possam se mover sem atrapalhar um ao outro e está pronta a asa (presa com fita por enquanto).
Um corte no leme para que profundor e leme possam se mover sem atrapalhar um ao outro e está pronta a asa (presa com fita por enquanto).
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Para o nariz, um outro pedaço de isopor e um pouco de lixa dão o formato do capô do Piper J3.
Uma placa de depron 2mm (poderia ser acetato, pet, qualquer coisa flexível) faz as vezes de parabrisas.
Uma placa de depron 2mm (poderia ser acetato, pet, qualquer coisa flexível) faz as vezes de parabrisas.
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Por fim, um corte para o trem de pouso na altura do bordo de ataque da asa (o trem ficará preso entre a caverna do bordo de ataque e um outro pedaço de isopor, para dissipar a energia nos pousos mais fortes).
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Como já tem tudo que precisa, agora vai a mesa de servos, que fiz do jeito que acho mais prático, prendendo os servos por pressão, assim pode-se retirá-los sem estragar a fuselagem.
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[quote:ab5f88389f="denyszandonadi"]Alex, excelente tópico!!!!! Jóia jóia!! :)
Qual o peso final dele???? Se possível, contando com o peso da asa.
Qual motorização recomenda???
Abs...[/quote:ab5f88389f]
Peso final estimado em 450g (fuselagem com trem de pouso, cauda, asa com longarinas de fibra, tudo coberto com fita de embalagem).
Atualizei a primeira mensagem com os pesos estimados e algumas motorizações que considero adequadas.
Qual o peso final dele???? Se possível, contando com o peso da asa.
Qual motorização recomenda???
Abs...[/quote:ab5f88389f]
Peso final estimado em 450g (fuselagem com trem de pouso, cauda, asa com longarinas de fibra, tudo coberto com fita de embalagem).
Atualizei a primeira mensagem com os pesos estimados e algumas motorizações que considero adequadas.
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