Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites
- Gustavo Murad
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- Registrado em: 22 Mai 2005 21:08
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Creio que a minha tenha ficado reta por vários motivos , dentre eles que usei 2 perfis Clarkey em alumínio colados nas laterias do isopor para dar o "começo" CERTINHO , com formato clarkY perfeito.
Dai depois desse começo (dos 2 lados) até o meio da semi-asa fui apenas "tentando" seguir o padrão.
É uma boa técnica para se fazer asas com lixa , eu gastei no mínimo umas 7h lixando para fazer as 2 asas (usei lixa para madeira 120 e lixa d'agua 120) , mas o resultado foi melhor do que esperado.
O que pode fazer ela não voar , não são as imperfeições (desde que não sejam muito grandes) nem a falta de um perfil específico.
No tutorial mesmo , apenas pede-se que o perfil seja "parecido" com um perfil comun de aeromodelos.
O que pode fazer não voar é torção de uma semi-asa em relação a outra (pode acontecer por falta de lixa , ou na colagem das semi-asas) , excesso ou falta de diedro , perfil muito reto , ou muito "diferente" dos comuns.
Poste umas fotos ai da sua asa e do seu piper , estou construindo um J3-cub mas na planta da Eletric Orange/Scoota que é todo de depron e de montar , logo logo postarei fotos , ainda não fiz a asa dele.
Estou na indecisão se tento +uma vez (depois de 3 tentativas sem sucesso esperado) cortar asa no cortado de isopor , ou se sofro na lixa e em toda sujeira de isopor que causa quando se faz uma asa lixando ....
Dai depois desse começo (dos 2 lados) até o meio da semi-asa fui apenas "tentando" seguir o padrão.
É uma boa técnica para se fazer asas com lixa , eu gastei no mínimo umas 7h lixando para fazer as 2 asas (usei lixa para madeira 120 e lixa d'agua 120) , mas o resultado foi melhor do que esperado.
O que pode fazer ela não voar , não são as imperfeições (desde que não sejam muito grandes) nem a falta de um perfil específico.
No tutorial mesmo , apenas pede-se que o perfil seja "parecido" com um perfil comun de aeromodelos.
O que pode fazer não voar é torção de uma semi-asa em relação a outra (pode acontecer por falta de lixa , ou na colagem das semi-asas) , excesso ou falta de diedro , perfil muito reto , ou muito "diferente" dos comuns.
Poste umas fotos ai da sua asa e do seu piper , estou construindo um J3-cub mas na planta da Eletric Orange/Scoota que é todo de depron e de montar , logo logo postarei fotos , ainda não fiz a asa dele.
Estou na indecisão se tento +uma vez (depois de 3 tentativas sem sucesso esperado) cortar asa no cortado de isopor , ou se sofro na lixa e em toda sujeira de isopor que causa quando se faz uma asa lixando ....
- FernandoMM
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Não canso de ver esse tópico do alexcmag.
só o vídeo do vôo do piper já ví quase 20 vazes, excelente.
Já fiz 3 pipers e voaram "muitíssimo" bem, só de ver esse tópico hoje, me deu vontade de fazer outro. Amanha mesmo compro isopor P0 e em menos de 2 horas corto e colo as partes, em seguida monto a eletrônica, que devo gastar mais 2 horas. Depois é só alegria e voar muito.
Já fiz muitos modelos diferentes, mas nenhum voa tão bem quanto o piper, simples e gostoso de voar. Recomendo.
só o vídeo do vôo do piper já ví quase 20 vazes, excelente.
Já fiz 3 pipers e voaram "muitíssimo" bem, só de ver esse tópico hoje, me deu vontade de fazer outro. Amanha mesmo compro isopor P0 e em menos de 2 horas corto e colo as partes, em seguida monto a eletrônica, que devo gastar mais 2 horas. Depois é só alegria e voar muito.
Já fiz muitos modelos diferentes, mas nenhum voa tão bem quanto o piper, simples e gostoso de voar. Recomendo.
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- highlander
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Bom galera,segui o tutorial do alex p/ fazer um piper e olha o resultado:
Peso sem eletronica: 350gr
Gostaria que voces me ajudassem com a eletronica p/ esse modelo,
Qual a melhor eletronica boa e barata? Pois estou c/ muitas duvidas
sobre isso...
Peso sem eletronica: 350gr
Gostaria que voces me ajudassem com a eletronica p/ esse modelo,
Qual a melhor eletronica boa e barata? Pois estou c/ muitas duvidas
sobre isso...
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Keep Calm and Fly ~~~~~~~~-+
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Dae pessoal... To fazendo um desse em isopor P5 que consegui numa obra perto da minha casa (muita sorte). E consegui colando duas partes de uma cantoneira, um bloco de 7x15x90cm. E a partir desse bloco e um cortador curto que eu improvisei para fuselagem, pretendo fazer um piper desse. Só que vou reduzir um pouco. Vai ter 70cm de fuzelagem, 1,00m de envergadura, 16cm de corda. Vou usar um motor Towerpro Bm 2409-18. Bateria Himodel 2S, Esc 12A, 2 servos GWS 9G (profundor e ailerons) e hélice GWS EPS 1047... Oque vcs acham do setup?... Gostaria de sugestões...
- Alan Summers
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- Registrado em: 30 Ago 2008 14:18
- Alan Summers
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- Alan Summers
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oi amiginho tb... belo aviao/da construção nem se fala... nota 1000 parabens...
mas posso lfazer uma pergunta... independente da sua construção/e do aviao....
vc reside em s. paulo certo por acaso vc conheçe a fábrica de aeromodelos prince air model? antiga amano....
sou aeromodelista há 15 anos e sempre comprei os produtos desta fábrica desde da epoca do sr. mikil (amano) bem depois prince air model...o fato é que nao sei se a fábrica destes aeromodelos faliu...ou mudou a razao social e/ou nome fantasia....
já tentei acessar o site e nao consigo nada....vez nada....
vc se nao for te incomodar vc poderia verificar para mim... nao precisa pesquisar muito nao...
muito grato pela sua atenção... bons voos
mas posso lfazer uma pergunta... independente da sua construção/e do aviao....
vc reside em s. paulo certo por acaso vc conheçe a fábrica de aeromodelos prince air model? antiga amano....
sou aeromodelista há 15 anos e sempre comprei os produtos desta fábrica desde da epoca do sr. mikil (amano) bem depois prince air model...o fato é que nao sei se a fábrica destes aeromodelos faliu...ou mudou a razao social e/ou nome fantasia....
já tentei acessar o site e nao consigo nada....vez nada....
vc se nao for te incomodar vc poderia verificar para mim... nao precisa pesquisar muito nao...
muito grato pela sua atenção... bons voos
- marco tulio LM
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- Registrado em: 10 Set 2008 11:08
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- alexcmag
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- Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
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Luis Fernando,
Não conheço a Prince, como só tenho modelos elétricos e praticamente todos feitos por mim mesmo, acabo não conhecendo muitas fábricas.
Marco Túlio,
Na verdade não corto tão certinho não. O que faço sempre é cortar com uma margem de cerca de 0,5cm de sobra manualmente seguindo as linhas desenhadas, e depois uso uma régua como guia para aparar as arestas até ficar quase perfeito.
Quando está no quase, uma lixa termina o serviço nas partes, e depois de montado uma lixada geral termina de ajustar tudo.
Não conheço a Prince, como só tenho modelos elétricos e praticamente todos feitos por mim mesmo, acabo não conhecendo muitas fábricas.
Marco Túlio,
Na verdade não corto tão certinho não. O que faço sempre é cortar com uma margem de cerca de 0,5cm de sobra manualmente seguindo as linhas desenhadas, e depois uso uma régua como guia para aparar as arestas até ficar quase perfeito.
Quando está no quase, uma lixa termina o serviço nas partes, e depois de montado uma lixada geral termina de ajustar tudo.
- Luís Henrique Rodrigues
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- Registrado em: 05 Jan 2004 20:27
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Alex, tudo bom?
Então, fiquei um tempo sem esperanças no aeromodelismo mas agora estou voltando.
Comecei a montar um Piper como o seu nesse fim de semana.
É o seguinte,
Eu só preciso saber que conjunto devo usar pra que eu tenha sobra de potência.
Passei por frustrações no tempo do brushed e era muito restrito.
Hoje quero adquirir equipamento brushlles, bateria lipo, enfim.
Quero algo que me dê em torno de 20, 30 min de vôo.
E como agora o valor desse equipamento está de certa forma, acessível, não vai ser tão difícil assim.
Estava pensando em um motor E-MAX, dessa série CF, não sei neah.. o que achar viável.
Alguma bateria de Li-po 3S, enfim. Ah, e a hélice que nunca sei qual usar.
Se puder me passar essas informações, ficarei muito grato.
Muita paz e obrigado,
Luís H.
Então, fiquei um tempo sem esperanças no aeromodelismo mas agora estou voltando.
Comecei a montar um Piper como o seu nesse fim de semana.
É o seguinte,
Eu só preciso saber que conjunto devo usar pra que eu tenha sobra de potência.
Passei por frustrações no tempo do brushed e era muito restrito.
Hoje quero adquirir equipamento brushlles, bateria lipo, enfim.
Quero algo que me dê em torno de 20, 30 min de vôo.
E como agora o valor desse equipamento está de certa forma, acessível, não vai ser tão difícil assim.
Estava pensando em um motor E-MAX, dessa série CF, não sei neah.. o que achar viável.
Alguma bateria de Li-po 3S, enfim. Ah, e a hélice que nunca sei qual usar.
Se puder me passar essas informações, ficarei muito grato.
Muita paz e obrigado,
Luís H.
- alexcmag
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- Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
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Receita para ótima performance e tempo de võo com este modelo:
Motor Emax CF2822
Hélice 9x5
ESC de 20A a 25A
LiPo em torno de 1700mAh 11,1V
2 ou 3 servos de 9g
Receptor Berg microstamp 4L
Procurando você acha motor+ESC+conectores+adaptador+hélice por pouco mais de 80 reais
Mais uns 100 reais de bateria
Mais uns 100 reais de receptor
Mais uns 20 reais de cristal
Mais uns 60 reais de servos
Somando, dá pra voar muito bem com uns 360 reais de eletrônica mais uns 40 reais de material para construir.
Na verdade este conjunto é ótimo não só para este modelo, mas para a maioria dos treinadores nestas dimensões. Ontem fiquei provavelmente uns 40 minutos voando com um LazyBee de 730g com este conjunto, exceto a bateria que era de 2200mAh.
Voei um tempão, e quando pousei alguém falou que a bateria tinha durado bastante. Mas na verdade eu só tinha pousado para testar incidência diferente, decolei de novo e voei mais um tempão.
O mesmo deve se repetir neste J3, que tem asa menor, mas normalmente fica mais leve.
Motor Emax CF2822
Hélice 9x5
ESC de 20A a 25A
LiPo em torno de 1700mAh 11,1V
2 ou 3 servos de 9g
Receptor Berg microstamp 4L
Procurando você acha motor+ESC+conectores+adaptador+hélice por pouco mais de 80 reais
Mais uns 100 reais de bateria
Mais uns 100 reais de receptor
Mais uns 20 reais de cristal
Mais uns 60 reais de servos
Somando, dá pra voar muito bem com uns 360 reais de eletrônica mais uns 40 reais de material para construir.
Na verdade este conjunto é ótimo não só para este modelo, mas para a maioria dos treinadores nestas dimensões. Ontem fiquei provavelmente uns 40 minutos voando com um LazyBee de 730g com este conjunto, exceto a bateria que era de 2200mAh.
Voei um tempão, e quando pousei alguém falou que a bateria tinha durado bastante. Mas na verdade eu só tinha pousado para testar incidência diferente, decolei de novo e voei mais um tempão.
O mesmo deve se repetir neste J3, que tem asa menor, mas normalmente fica mais leve.
- marco tulio LM
- membro
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- Registrado em: 10 Set 2008 11:08
- Localização: Belo Horizonte, MG
Já faz tempo, escolhi como primeiro aero o piper. Apenas para registro estou postando um outro piper que construi, para uns amigos.
Piper J3 Cub, construido apartir do tutorial do Alex Mag. As mesmas medidas.
Construido para ensinar uns amigos, pois queriam aprender a pilotar...
Configuração inicial:
Emax cf2822
Esc 18 A
Bateria: 2S 2100 mAh 20C
Receptor Jr
3 servos.
Hélice 9x5.
tempo de voo 32 minutos dependendo do piloto.
Configuração atual:
Motor 2410-9 (reenrolado pelo Motta)
Esc 18
Bateria: 3s 1000 mAh 25C
Receptor Jr
3 servos
Hélice: gws ep 7x35 (vento calmo) tempo de voo 1:18 min.
Hélice: apc sf 8x38 (vento forte) tempo de voo 52min.
Histórico:
Lenhas: mais de 20.
Já levou um celular para passear.
Recomendo este avião para iniciar, é muito resistente e voa muito bem!
Um video voando na praça proibida e um cachorro que desejava ser piloto.
http://br.youtube.com/watch?v=r7TPz1XJuWc
PS: Acabei adotando o cachorro e dei o nome de Buster, o personagem dos caçadores de mito que vive levando porrada.
Neste aqui com algumas acrobacias voei 1 hora :shock: e este video está com pouso também em estrada de terra com vento de través! Claro que cortamos o video, mas é um só vôo.
http://br.youtube.com/watch?v=VRhsvBVYsjs
Abraço
Piper J3 Cub, construido apartir do tutorial do Alex Mag. As mesmas medidas.
Construido para ensinar uns amigos, pois queriam aprender a pilotar...
Configuração inicial:
Emax cf2822
Esc 18 A
Bateria: 2S 2100 mAh 20C
Receptor Jr
3 servos.
Hélice 9x5.
tempo de voo 32 minutos dependendo do piloto.
Configuração atual:
Motor 2410-9 (reenrolado pelo Motta)
Esc 18
Bateria: 3s 1000 mAh 25C
Receptor Jr
3 servos
Hélice: gws ep 7x35 (vento calmo) tempo de voo 1:18 min.
Hélice: apc sf 8x38 (vento forte) tempo de voo 52min.
Histórico:
Lenhas: mais de 20.
Já levou um celular para passear.
Recomendo este avião para iniciar, é muito resistente e voa muito bem!
Um video voando na praça proibida e um cachorro que desejava ser piloto.
http://br.youtube.com/watch?v=r7TPz1XJuWc
PS: Acabei adotando o cachorro e dei o nome de Buster, o personagem dos caçadores de mito que vive levando porrada.
Neste aqui com algumas acrobacias voei 1 hora :shock: e este video está com pouso também em estrada de terra com vento de través! Claro que cortamos o video, mas é um só vôo.
http://br.youtube.com/watch?v=VRhsvBVYsjs
Abraço
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- Luís Henrique Rodrigues
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