Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
DougFv
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qua Jan 30, 2008 12:24 pm

Mensagem por DougFv »

Oi galera, estou louco para fazer um piper deste, só tenho algumas duvidas:

1- na pagina inicial deste post varias fotos estao com o link kebrado, como fazer para descobrir aqueles "passos"?

2 - Como fazer uma asa, para mim que nao tenho cortador e nao pretendo construir um tao cedo(tenho um certo receio com eletricidade) hehe.

Aguardo ajuda. Vlw rapazes.
Avatar do usuário
m4yl3r
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Qua Dez 05, 2007 2:15 pm
Localização: Gravataí/RS

Mensagem por m4yl3r »

[quote:f31c205790="DougFv"]Oi galera, estou louco para fazer um piper deste, só tenho algumas duvidas:

1- na pagina inicial deste post varias fotos estao com o link kebrado, como fazer para descobrir aqueles "passos"?

2 - Como fazer uma asa, para mim que nao tenho cortador e nao pretendo construir um tao cedo(tenho um certo receio com eletricidade) hehe.

Aguardo ajuda. Vlw rapazes.[/quote:f31c205790]

Ae DougFv,

Aqui neste link.
http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/

Segui estes passos que vc consegue.
Quanto a asa, vc pode cortar a chapa de isopor em dois pedaços de 50cm por 20 de corda, depois lixar as bordas ateh ficar num perfil de asa mesmo, como estão nas fotos. Nas pontas vc corta pedaços de 10cm por 20, corta os cantos para ficarem arredondados, depois acaba com lixa. Já fiz asa assim e funciona deste modo artesanal.
Na verdade vc pode construir todo ele com estilete e lixa. Basta respeitar os passos que o Alexmag mostra que não haverá erro...

Abração

Lauro
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

DougFV , como o colega m4yl3r disse você pode fazer a asa cortando as 2 meia-asas e depois lixando no formato.

A dica que eu dou é imprimir o perfil que você quer (no profili por exemplo) depois desenhas ou colar esse perfil nas laterais do isopor e começar lixando pela lateral , ai você tenta manter o perfil até a outra lateral.

Essa foi a maneira que consegui o melhor perfil na lixa.

A asa desse scout foi toda feita na lixa:

[img:0f63a187f6]http://img87.imageshack.us/img87/7971/imag007ey0.jpg[/img:0f63a187f6]
dinilidi
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Fev 26, 2008 8:06 pm
Localização: PASSOS MG

Mensagem por dinilidi »

e ai galera
estou me interagindo neste meio agora
sou tecnico em montagem de equipamentos eletronico
queria que alquem me mandasse uma planta em arquivo pdf para construção de um aeromodelo de isopor ou deprom
agradeço
dinilidi
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

dinilidi , desculpe o "exporro" mas esse tópico é sobre o avião Piper Cub que o Alexmag fez e sua contrução.

Se quer plantas , pode postar na área "iniciantes" um tópico com nome por exemplo "Preciso de plantas para iniciar".

Eu tenho vários plantas , e está sendo feito um banco de plantas do fórum (clique em pesquisar e procure por banco de plantas).

Resolva primeiro qual aero você quer fazer , e depois fale a planta se eu a tivé-la eu te mando.
Avatar do usuário
DRANZZER
membro
Mensagens: 40
Registrado em: Ter Jan 01, 2008 9:34 pm
Localização: Itapira - SP

Mensagem por DRANZZER »

Hey GUstavo, A asa do meu Piper tbm foi toda feita na lixa !! Porém A do seu scout ficou mais retinha!!

Aproveitando..
Há alguma Coisa que faça uma dessas fitas a lixa não voar ??

VLW!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Creio que a minha tenha ficado reta por vários motivos , dentre eles que usei 2 perfis Clarkey em alumínio colados nas laterias do isopor para dar o "começo" CERTINHO , com formato clarkY perfeito.

Dai depois desse começo (dos 2 lados) até o meio da semi-asa fui apenas "tentando" seguir o padrão.

É uma boa técnica para se fazer asas com lixa , eu gastei no mínimo umas 7h lixando para fazer as 2 asas (usei lixa para madeira 120 e lixa d'agua 120) , mas o resultado foi melhor do que esperado.

O que pode fazer ela não voar , não são as imperfeições (desde que não sejam muito grandes) nem a falta de um perfil específico.
No tutorial mesmo , apenas pede-se que o perfil seja "parecido" com um perfil comun de aeromodelos.

O que pode fazer não voar é torção de uma semi-asa em relação a outra (pode acontecer por falta de lixa , ou na colagem das semi-asas) , excesso ou falta de diedro , perfil muito reto , ou muito "diferente" dos comuns.

Poste umas fotos ai da sua asa e do seu piper , estou construindo um J3-cub mas na planta da Eletric Orange/Scoota que é todo de depron e de montar , logo logo postarei fotos , ainda não fiz a asa dele.

Estou na indecisão se tento +uma vez (depois de 3 tentativas sem sucesso esperado) cortar asa no cortado de isopor , ou se sofro na lixa e em toda sujeira de isopor que causa quando se faz uma asa lixando ....
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

Não canso de ver esse tópico do alexcmag.

só o vídeo do vôo do piper já ví quase 20 vazes, excelente.

Já fiz 3 pipers e voaram "muitíssimo" bem, só de ver esse tópico hoje, me deu vontade de fazer outro. Amanha mesmo compro isopor P0 e em menos de 2 horas corto e colo as partes, em seguida monto a eletrônica, que devo gastar mais 2 horas. Depois é só alegria e voar muito.

Já fiz muitos modelos diferentes, mas nenhum voa tão bem quanto o piper, simples e gostoso de voar. Recomendo.
Anexos
DSC05251.JPG
DSC05251.JPG (37.57 KiB) Exibido 16865 vezes
Avatar do usuário
highlander
membro
Mensagens: 1303
Registrado em: Qua Jan 02, 2008 10:16 pm
Localização: Chapecó - SC

Mensagem por highlander »

Parabéns pelo trabalho!!!
Muito bom!!! :)
Avatar do usuário
rbcarrera
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Sex Abr 18, 2008 1:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por rbcarrera »

Bom galera,segui o tutorial do alex p/ fazer um piper e olha o resultado:

Peso sem eletronica: 350gr

Gostaria que voces me ajudassem com a eletronica p/ esse modelo,
Qual a melhor eletronica boa e barata? Pois estou c/ muitas duvidas
sobre isso...
Anexos
PT - RBT 001.jpg
PT - RBT 001.jpg (38.32 KiB) Exibido 16474 vezes
PT - RBT 004.jpg
PT - RBT 004.jpg (35.86 KiB) Exibido 16474 vezes
PT - RBT 006.jpg
PT - RBT 006.jpg (33.24 KiB) Exibido 16474 vezes
Keep Calm and Fly ~~~~~~~~-+
~~~~~~~-+
Responder