Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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Mensagempor alexcmag » 13 Set 2010 14:46

Rick, bandejinhas são complicadas de juntar, já vi alguns caras que conseguem fazer que nem dá para ver as emendas, mas via de regra fica um troço torto e frágil.

Não é que seja difícil fazer um modelo pequeno com 2822. Eu mesmo uso para quase tudo, mas como uso as mesmas LiPos 1300mAh 3S para todos os pequenos acabam ficando com maior peso (cerca de 400g) do que deveriam, e uma relação peso/potência difícil de administrar para um iniciante (se acelerar tudo perde-se o controle facilmente).

Em qualquer cidade razoável do país se acham embalagens de geladeira usadas e isolamento térmico (isopor P3 é muito usado em sistemas de ar-condicionado e câmaras frigoríficas).

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Mensagempor Rickremers » 13 Set 2010 17:54

Alex, Entendo....vou olhar mas acho que terei que comprar em outra cidade....
Mas em relação ao motor...se eu usasse uma bateria mais leve nao resolveria?

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Mensagempor alexcmag » 13 Set 2010 17:59

Se for fazer com 1m, tente deixar o peso em torno de 300g e usar uma bateria 2S de uns 700mAh, deve ser o suficiente. Neste caso provavelmente uma hélice 9x7 vai bem (chute rápido, nem verifiquei a tabela de consumo).

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Mensagempor Rickremers » 13 Set 2010 18:32

Alex, entendo..... mas no caso esse peso de 300g é so no isopor ou com todos os componentes para voo?
Em relação à bateria qual seria a diferença na PRÁTICA desta 2s 700mAh para uma 3s 1300mAh?

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Mensagempor alexcmag » 13 Set 2010 22:28

300g tudo junto para voar. 320g no máximo.

Veja, para 1m de envergadura este modelo ficaria com cerca de 17cm de corda, área de asa de 16dm².

Se ficar com 320g dá carga alar de 20g/dm², dentro do que vai bem para um modelo deste tamanho.

Com 1,2m e 600g dá uma área de asa de 25dm², carga alar de 24g/dm², 20% maior, o que dá a uma velocidade de cruzeiro 9,5% maior. Pode até ser um pouco mais pesado que isto que ainda vai bem.

É por isto que comecei a fazer modelos cada vez maiores :P Como não conseguia cumprir as metas de baixo peso para modelos pequenos, aumentei os modelos.

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Mensagempor Rickremers » 14 Set 2010 00:46

Entendo......NO caso eu to usando corda de 18 para o modelo que to fazendo.... Mas tem um scout cesna que o cara fez aki no forum de 1 m envergadura...usando o e-max 2822...ele voou na boa....isso varia de modelo pra modelo?

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Mensagempor alexcmag » 14 Set 2010 09:31

Rick,

Sim, corda de 18 fica pouco melhor que 17.

Dá para fazer modelos até de 80cm usando 2822, afinal ele pesa menos do que pesava um motor 280 reduzido que usávamos no começo, e não muito mais do que um IPS-DXA (30g contra 46g), mas quanto menor o modelo mais difícil de manter o peso baixo.

Como disse, se for fazer isto recomendo usar uma bateria 2S menorzinha, com ESC menor, servos menores, etc.

De qualquer jeito, este Piper de 1,2m e o Garden Cub (visto abaixo em um vôo noturno) foram dois dos modelos mais gostosos de pilotar que já fiz. Em compensação, os Pipers de 1m que fiz ou tive tinham vôo muito crítico.

O PicoJ3 da GWS voa bem, mas tem perfil undercambered, e desde que esteja leve, se ficar pesado já era.

O "flight pack" padrão que eu uso na maioria dos modelos (Emax 2822, hélice 9x5, adaptador, ESC de 25A, 3 servos de 9g, microreceptor de 5g) pesa 200g.

Se eu fizer um modelo de 1m que pese vazio 120g, posso usar tranquilamente e ainda conseguir um vôo lento, mas geralmente não consigo. Meus modelos pequenos se teimo em usar este conjunto acabam ficando com 400g a 460g e voando como um pylon racer, críticos para decolar, para pousar, para passagens em baixa velocidade, tem que voar rápido o tempo todo e fazer uma aproximação perfeita para pousar sem pilonar.

[yt]xAktwQWY1rY[/yt]

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Mensagempor eniovasconcellos » 15 Set 2010 08:05

Oi Alex! valew pelas dicas!

Quanto ao diedro para 1,20m , é bom deixar um "grausinho" na hora de colar a asa ou deixo reto mesmo?

abraço!

Rick, já que vc está sempre em Juiz de Fora, por aqui você acha material fácil, tem até deprom de 5mm na caçula. abraço!

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Mensagempor alexcmag » 15 Set 2010 08:11

Se for voar com leme e profundor, precisa de diedro de uns 5 a 8 graus, ou seja, as pontas das asas devem ficar uns 8cm acima do plano da raiz.

Se for voar com ailerons pode ser reta, o que fica mais escala e simplifica a montagem, mas também pode fazer com um pequeno diedro, de 1 ou 2 graus.

Com ailerons e sem diedro fica mais fácil de fazer rolls e voar de dorso, portanto depende um pouco do nível do piloto.

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Mensagempor Rickremers » 16 Set 2010 18:01

Em relação à bateria qual seria a diferença na PRÁTICA desta 2s 700mAh para uma 3s 1300mAh?

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Mensagempor alexcmag » 16 Set 2010 19:48

[quote:089971762b="rickjf"]Em relação à bateria qual seria a diferença na PRÁTICA desta 2s 700mAh para uma 3s 1300mAh?[/quote:089971762b]

2S de 700mAh a 850mAh pesa de 40g a 60g
3S de 1300mAh pesa de 100g a 120g

Portanto a diferença na prática é de cerca de 60g, o que em um modelo de 300g é bastante coisa.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.

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Mensagempor Rickremers » 17 Set 2010 12:39

Alex.....ok!!! Realmente uma grande diferereça de peso!!! Mas com uma 2s dessas qual seria em media a altonomia de tempo de voo? Levando em conta um modelo com 1 metro de invergadura, usando o cf2822 e colocando o peso total na faixa de uns 400 a 450g?

Me desculpe se estou fugindo do assunto desse topico Alex....!

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massa

Mensagempor jaimengo » 28 Set 2010 19:18

lindo viu parabens

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ta massa

Mensagempor arilson18 » 29 Set 2010 10:00

estou fazendo um do mesmo tamanho se possivveu gostaria desaber o tamanho da asa de ponta a pnta e o tamnho da cauda
e tbm me ensine a colocar fotos no site estou com dificuldade

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Mensagempor eniovasconcellos » 16 Out 2010 13:33

Falem Pessoas!!! Fiz um videozinho com o primeiro vôo do meu piper. Obrigado a todos pelas valiosas informações e especialmente ao Alex pela disponibilização do tutorial!

[yt]dNBcRbxvLdM[/yt]

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Mensagempor warne » 16 Out 2010 14:25

[quote:16c6bad5e3="eniovasconcellos"]Falem Pessoas!!! Fiz um videozinho com o primeiro vôo do meu piper. Obrigado a todos pelas valiosas informações e especialmente ao Alex pela disponibilização do tutorial!

[yt]dNBcRbxvLdM[/yt][/quote:16c6bad5e3]
Escreve só as letras depois da igualdade!! Vou assistir seu vídeo.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

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Mensagempor warne » 16 Out 2010 14:43

[quote:a12e9e2264="eniovasconcellos"]Falem Pessoas!!! Fiz um videozinho com o primeiro vôo do meu piper. Obrigado a todos pelas valiosas informações e especialmente ao Alex pela disponibilização do tutorial!

[yt]dNBcRbxvLdM[/yt][/quote:a12e9e2264]
Rapaz!! Modelinho caprichado o seu!! Parabéns
Voou super bem, nivelado sem nenhum problema!
A filmagem e a musica foram de muito bom gosto também.
Abs
Warne
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Mensagempor FabiioPrado » 16 Out 2010 16:30

Bha muito massa..perfeito..ainda quero ter um piper tambem, voa muito soave..bom mesmo.. uma pergunta, notei que ai venta muito né? aqui em São borja venta pouko, das 8hs ate as 17hs ta parado, mas a noite o vento é forte, é um lugar bom pra quem tem aeromodelos mas ninguem tem. tem aeromodelista que vem de outras cidades para voar no findi aqui no aeroclube.

venhão pra ka tambem..flw
FabiioPrado

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Mensagempor eniovasconcellos » 16 Out 2010 17:23

valew pelo toque warne!

Fábio, aqui tem ventado muito, já cheguei a perder vários deslocamentos por não poder voar por causa do vento forte, e como sou iniciante no hobby tenho receio de lenhar meus modelos.

Ah, não reparem na sujeira do local pq no último fim de semana houve uma "micareta" e a prefeitura ainda não efetuou a limpeza.

abraços!

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Mensagempor FabiioPrado » 16 Out 2010 17:54

heheh..não vi nada disso amigo, o modelinho é tão encantador no voou que não tem como tirar os olhos dele..

fica tranguilo... não liga..

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Mensagempor hericktalles » 10 Nov 2010 18:37

Pessoal, estou fazendo um Piper, e estou com uma duvida??
ele tem 100cm de envergadura
68 de comprimento
e 18 de corda.

Pretendo por um Emax 2822, dois micro servos 9g, e uma Li-po 1800 maH, sera que vai ficar pesado para ele ???????

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Mensagempor Geraldo Campesi » 10 Nov 2010 20:01

[quote:4ef141e614="hericktalles"]Pessoal, estou fazendo um Piper, e estou com uma duvida??
ele tem 100cm de envergadura
68 de comprimento
e 18 de corda.

Pretendo por um Emax 2822, dois micro servos 9g, e uma Li-po 1800 maH, sera que vai ficar pesado para ele ???????[/quote:4ef141e614]

Se você manerar na cola não, agora 1800 pra um piper de 1m acho um pouco de exageiro.

com uma de 1000 você faz uns 20 minutos facil.

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Mensagempor alexcmag » 10 Nov 2010 20:28

Acho muito motor, vai virar um pylon racer, e a LiPo 1800mAh é muita bateria para um avião deste tamanho.

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Mensagempor hericktalles » 11 Nov 2010 18:30

[quote:67e3efa073="alexcmag"]Acho muito motor, vai virar um pylon racer, e a LiPo 1800mAh é muita bateria para um avião deste tamanho.[/quote:67e3efa073]

Ixii.. Pior que ja comprei tudo e chega esta semana.. :? :? ..

Alex então o que posso fazer?? compro outro motor e bateria??

ou

Compro/faço outro modelo??

O ugly stik da samihobby, era compativel com esta eletronica citada?? (emax 2822, ESC 30C, Li-Po 1800mAH).

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Mensagempor alexcmag » 11 Nov 2010 20:29

Com 1,2m iria bem, mas para 1m a área de asa é 41% menor, o que significa que você precisa ter metade do peso para voar parecido.

O Ugly Stick da Samihobby tem a mesma envergadura (1m), mesma corda (18cm), portanto a mesma área de asa, não vai ficar bom.

Meu conselho é fazer um modelo maior (1,2m a 1,4m), ou compre o Ugly Stick do Motta (1,2m de envergadura, portanto tem os 41% da asa maior necessários para este conjunto mais pesado.


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