Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
alexandre-35rj
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 8:45 pm
Localização: cantagalo

Mensagem por alexandre-35rj »

Caramba adorei, sempre fui doido p monta um piper e agora com essa explicação ja vou começar o meu nas proxímas semanas
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:07e552890d="Juliano Kamikaze"]Tudo bem Alexandre!

Sou um admiridar seu no site E-voo.
Estou até fazendo aquele Piper seguindo as
suas instruções do site onde vc mostrou passo-a-passo
a construão de um piper.

Mas estou com 2 dúvidas:

1 - Vc pode me passar o desenho com medidas
dakelas chapas de alumínio que vc usou para
fazer as nervuras com perfil Schultz de
aproximadamente 20cm que mencionou na
construção da asa do PIPER.

2 - Como que eu faço para fixar a asa do piper?
Não sei como fazer aquela amarração.
Por favor, poderia enviar-me algum tutorial
ou explicação ou quem sabe fotos?

me desculpe pelo encomodo, mas estou me
apaixonando pela construção do avião, que está
com a fuselagem, cauda e asa traseira tudo prontinho
só falta a asa, e os componentes internos.
Já construí até aquele cortador de isopor.

Estou aprendendo tudo pelo site.

Desde já eu agradeço.
Um abração! e parabéns pelos aéros.

Juliano César Petkowicz
(46) 9975-6540
Dois Vizinhos - PR[/quote:07e552890d]

O tutorial desse modelo vc encontra aqui: http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/ ai tem todas as medidas e todas as fotos da construção.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem vídeo do vôo em http://www.youtube.com/watch?v=xDnZt8dedNQ

O material sai uns 60 reais, mas sobra para outros modelos, o que sai mais caro é a eletrônica, bateria e motor.
paulo voador
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Dom Abr 11, 2010 9:13 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por paulo voador »

Alex!!!
quanto de incidencia vc deixou no motor?
todos os meus piper q fiz não voam!!!
sempre estola!!!qtos graus eu coloco?
será q o perfil clark Y fica bom no piper?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Deixei o motor uns 3 graus para baixo, o que geralmente uso em asa alta.

Clark-Y fica bom sim, mas tente usar Clark-Y (com uns 40% do intradorso arredondado) e não só a parte de cima do perfil. Na asa geralmente deixo uns 2-3 graus.

Tive dois Pipers Cub que não voaram bem, os dois que foram feitos seguindo uma planta de aeromodelo.

Os que fiz com outros perfis todos voaram bem.

Eu diria que tem poucos segredos:
1) Mantenha leve, quanto mais baixa a carga alar melhor. O melhor que já fiz tinha 1,2m de envergadura e 360;

2) Quanto maior, melhor;

3) Não use perfil crítico, vale até perfil casquinha, perfil schultz, ou MH42, Clark-Y, o que achar melhor, mas não pode ser nada que estole em ângulos muito baixos.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Os Piper's que eu não vi voar, foi por ter sido construídos usando uma planta de VL ampliada!!
Será que não foi isso que aconteceu com o seus modelos Paulo?
O primeiro problema é que decolava muito rápido, estolando em seguida e caido de bico.
O segundo problema é que mesmo adiantando o CG ele voava parecendo uma gangorra, e para pousar era complicado, sempre perdia sustentação e plaft!!! O seu tem alguns desses problemas?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
paulo voador
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Dom Abr 11, 2010 9:13 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por paulo voador »

os meus eram plantas para modelos mesmo!!!
não para vl!!
eles faziam isso msm!!! subia de uma vez estolava e caia de bico!!!!:(
é f**a, mas eu passei da fase de treinador!!!
quero um piper só para ter um modelo pra voar apos fazer 3D!!!
qto cobra pra fazer um pre mim alex?
maykwester
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Mai 28, 2010 12:45 am
Localização: Joinville Santa Catarina

Mensagem por maykwester »

Olá amigo, eu trabalho com isopores de várias qualidades, ja fiz muito aéros assim como o seu. Tenta usar um isopor com pérolas mais finas, aquelas bolinhas que agente ve do isopor, quanto mais fina melhór a qualidade, deixa mais prescisso os cortes, fica bem liso o acabamento com as lixas e dexa mais preparado para pinturas no caso de não usar entelagem. segue a dica ai, espero que ajude, belo avião.

abraços amigo !
daniel hoeppers
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Qua Jun 23, 2010 4:20 am
Localização: balneario camboriu sc

Mensagem por daniel hoeppers »

Boa tarde a todos do e-voo
Este é o meu primeiro post no e-voo,,no entanto venho acompanhando e pesquisando o fórum a alguns meses já.
Depois de tentar me aventurar em modelos a la cabeça, que nunca voaram decentemente,,decidi construir o Piper seguindo o tutorial do Alex,,com uma unica alteração,,que foi o uso de diedro na asa para inicialmente não usar ailerons
O modelo é fantástico,,voa nivelado,,bem estável
Estou usando motor Himodel 1100kv com hélice Apc Sf 8,38,,esc Himodel 20Amp,,bateria 3s,,tx Dx5e e servos de um heli walkera
Construi também o dinamômetro para medir o empuxo estático,,junto a um bom amperímetro é uma ferramenta indispensável para acertos motor/hélice/consumo
Este motor com hélice apc 8,38 esta gerando 520grs de empuxo estático,,consumindo apenas 7,5Amp a toda potencia
Meu aero esta com 530grs RTF,,creio eu um pouco pesado ainda,,no próximo vou por mais capricho e experiência adquiridos no primeiro

Meus agradecimentosao Alex pelo tutorial e a toda equipe E-voo,,graças ao material postados por vocês consegui construir meu modelo e realizar um sonho antigo,,gastando somente o necessário,,e o melhor,,construindo com as próprias mãos!!Acredito que todos daqui devem ter tido a mesma sensação ao voar o primeiro modelo contruido por si mesmo,,é uma enorme satisfação pessoal!!

Obrigado a todos,,e bons voos
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Obrigado, fico feliz que tenha gostado do modelo e esteja se divertindo com ele.

530g não está pesado não para este conjunto, claro que a cada construção a gente aprende mais e consegue fazer melhor, mas pelo que você falou está muito bom.

Só uma correção com relação ao consumo, se você usou um amperímetro normal está alterando a medida, pois a maioria dos amperímetros não é feito para medir correntes altas em baixa tensão como os usamos, então a resistência interna acaba causando queda de tensão e dando valores mais baixos que os reais. Se quiser um jeito legal de medir corrente dê uma olhada em www.e-voo.com/tutoriais/shunt
Responder