Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

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Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 03:42

Como já tinha feito um artigo sobre construção em depron Unipoli, mas este anda meio raro, resolvi fazer um tutorial sobre como fazer uma fuselagem em isopor.

Como fazer asa já foi bem descrito no tutorial do Felipelli: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=4126

Como lincar os comandos já foi bem descrito no meu tutorial do StarCessna: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2344

Portanto neste caso vou me concentrar na construção apenas da fuselagem, que já vai deu um bocado de trabalho para tirar as fotos com uma mão enquanto manuseava tudo com a outra mão, sem poder usar o flash na maioria das fotos porque isopor branco com flash a 40cm ia parecer uma tempestade de neve...

Primeiro peguei uma placa de isopor P3 de 5cm de espessura e separei em 4 chapas finas de 1,25cm de espessura (esta é a técnica que usei neste tutorial, que rende modelos leves, fáceis de fazer, mas que se reforçados com fita de embalagem ficam muito resistentes.

Para cortar na espessura constante, colei calços feitos com palito de sorvete na ponta do arco de corte, para que apoiadas no chão ou numa mesa produzissem fatias na espessura que quero.

As características desejadas são:

Envergadura: 120cm
Corda: 18cm
Comprimento: 76cm
Peso da fuselagem: 70g (medido)
Peso da asa: 70g (estimado)
Peso do avião completo: 200g (estimado com reforços de fibra e fita adesiva)
Peso do fligh pack: 50g (estimado)
Peso do motor: 80g (estimado)
Peso da bateria: 120g (estimado)
Peso total: 450g (estimado)
Carga alar: 22g/dm²

Nos pesos considerei a média dos equipamentos mais comuns.

Com estas características, bons motores para voá-lo são:
- EPS400C-DS (400 reduzido 3:1) com hélice 10x6 e bateria 3S
- EPS350C-CS (350 reduzido 5,33:1) com hélice 10x8 e bateria 2S
- Brushless TowerPro com hélice 8x4 e bateria 3S`

Calço na ponta do arco:
[img:ebcc73a386]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/calco.jpg[/img:ebcc73a386]

Assim ficaram as fatias:
[img:ebcc73a386]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/fatias.jpg[/img:ebcc73a386]
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 03:46

A primeira tarefa foi desenhar sobre uma das placas o perfil de um Piper Cub J3, no tamanho desejado.

Como imprimir a planta no tamanho certo numa impressora a jato de tinta daria mais trabalho do que a própria fuselagem, imprimi numa folha e usei régua e calculadora para transcrever os valores.

Por exemplo, o Piper impresso ficou com 18cm de envergadura na folha, eu queria 120cm de envergadura, logo, multipliquei todas as medidas por 6,66.

A próxima etapa foi cortar o perfil desenhado, usando o cortador vertical e com a ajuda de uma régua para deixar mais retinho.


[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper01.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper02.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper03.jpg[/img:618551ee2b]
[img:618551ee2b]http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/imgs/piper04.jpg[/img:618551ee2b]
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 03:49

Para conseguir outra exatamente igual, usei a cortada como gabarito, desenhando uma nova lateral no isopor.

Na verdade, desenhei mais 3 iguais, para fazer duas fuselagens (uma para o Carlos Renato e outra para o Srpab, que depois de tanto apanhar dos Pipers merecem um que voe...).

Para evitar estragar uma lateral na hora de cortar as outras, primeiro fiz um corte tosco com estilete separando-as, para depois cortar no cortador vertical.
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 03:52

Neste ponto fiquei com 4 laterais de isopor, mas para um melhor resultado, juntei-as pelo nariz e pela cauda com fita crepe e passei novamente no cortador usando a régua como apoio, para "planar" as superfícies e deixar todas 100% iguais.
Anexos
DSC08169.JPG
DSC08169.JPG (59.19 KiB) Exibido 95063 vezes
DSC08201.JPG
DSC08201.JPG (57.57 KiB) Exibido 95066 vezes
DSC08171.JPG
DSC08171.JPG (59.29 KiB) Exibido 95063 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 03:53

Igualando as laterias.
Anexos
DSC08172.JPG
(59.02 KiB) Baixado 42733 vezes
DSC08173.JPG
DSC08173.JPG (58.2 KiB) Exibido 46270 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 03:56

Medi a espessura de um par de laterais, deu 2,5cm.

Como, pela planta, o Piper deveria ter 8cm de largura, fiz 8cm-2,5cm=5,5cm, a largura das cavernas principais, no bordo de ataque e bordo de fuga da asa.

A largura da parede de fogo onde será preso o motor ficou em 6cm (descontando 2,5cm=3,5cm)
Anexos
DSC08175.JPG
DSC08175.JPG (57.6 KiB) Exibido 46260 vezes
DSC08174.JPG
DSC08174.JPG (57.73 KiB) Exibido 46260 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 03:58

A próxima etapa foi chanfrar e lixar a ponta traseira da fuselagem, para que feche no leme sem um degrau muito grande, aí prendi a cauda com fita crepe, para ter um alinhamento de referência na hora de juntar as laterais.
Anexos
DSC08176.JPG
DSC08176.JPG (57.84 KiB) Exibido 46268 vezes
DSC08178.JPG
DSC08178.JPG (60.14 KiB) Exibido 46268 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:02

Próxima etapa, colar a outra lateral da fuselagem
Anexos
DSC08179.JPG
Colando
DSC08179.JPG (57.16 KiB) Exibido 46266 vezes
DSC08180.JPG
Com as laterais já coladas, cortei a cobertura da parte traseira...
DSC08180.JPG (56.78 KiB) Exibido 46266 vezes
DSC08176.JPG
e também a barriga ambos medidos a partir da fuselagem.
DSC08176.JPG (57.84 KiB) Exibido 46266 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:05

Antes de fechar a cauda é preciso passar os tubos para a lincagem, portanto comecei juntando canudinhos de refrigerante para que sirva de guia.

Inserí-os na fuselagem após abrir um buraco com um tubo de vara de pesca.
Anexos
DSC08184.JPG
(61.85 KiB) Baixado 91511 vezes
DSC08183.JPG
(56.82 KiB) Baixado 91513 vezes
DSC08182.JPG
DSC08182.JPG (57.79 KiB) Exibido 95049 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:08

Continuação dos tubos (coloquei um terceiro para a antena)
Anexos
DSC08183.JPG
DSC08183.JPG (56.82 KiB) Exibido 46264 vezes
DSC08184.JPG
DSC08184.JPG (61.85 KiB) Exibido 46264 vezes
DSC08185.JPG
DSC08185.JPG (56.46 KiB) Exibido 46264 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:09

Com os tubos já no lugar, posso fechar o pacote...
Anexos
DSC08186.JPG
DSC08186.JPG (59.02 KiB) Exibido 46262 vezes
DSC08187.JPG
DSC08187.JPG (58.47 KiB) Exibido 46262 vezes
DSC08188.JPG
DSC08188.JPG (58.3 KiB) Exibido 46262 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:10

Colei também a parte de cima e lixie para deixar mais lisinho
Anexos
DSC08189.JPG
DSC08189.JPG (58.86 KiB) Exibido 46258 vezes
DSC08190.JPG
DSC08190.JPG (60.4 KiB) Exibido 46258 vezes
DSC08191.JPG
DSC08191.JPG (58.83 KiB) Exibido 46258 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:13

Agora, a cauda...

Como não a tinha impresso, resolvi usar técnicas que aprendi com minha mãe (que tinha uma fabriquinha de roupas).

Copiei as medidas básicas para uma folha de papel kraft (qualquer coisa serve), dobrei ao meio, tracei a curva, cortei com a tesoura para obter uma linha simétrica.
Anexos
DSC08192.JPG
DSC08192.JPG (57.85 KiB) Exibido 46256 vezes
DSC08193.JPG
DSC08193.JPG (59.56 KiB) Exibido 46256 vezes
DSC08194.JPG
DSC08194.JPG (59.16 KiB) Exibido 46256 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:16

Cortei o estabilizador de acordo com o molde em papel, e já fiz a dobradiça com fita. Tracei uma linha reta na dobradiça, cobri o lado oposto com fita adesiva, cortei levemente sobre a linha reta para abrir (lembrando que a fita do outro lado não deixa as partes se separarem).
Anexos
DSC08195.JPG
DSC08195.JPG (58.57 KiB) Exibido 46254 vezes
DSC08196.JPG
DSC08196.JPG (57.58 KiB) Exibido 46254 vezes
DSC08197.JPG
DSC08197.JPG (60.26 KiB) Exibido 46254 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:17

Dobra-se para abrir, e chanfra-se os cortes para deixar em "V"
Anexos
DSC08200.JPG
DSC08200.JPG (55.64 KiB) Exibido 95049 vezes
DSC08199.JPG
(57.13 KiB) Baixado 91513 vezes
DSC08198.JPG
(58.81 KiB) Baixado 91512 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:18

Por fim, cobre-se o lado chanfrado com fita adesiva e está pronto o estabilizador.

Repete-se o processo para fazer o leme.
Anexos
DSC08203.JPG
DSC08203.JPG (57.39 KiB) Exibido 95046 vezes
DSC08202.JPG
DSC08202.JPG (58.15 KiB) Exibido 95050 vezes
DSC08201.JPG
DSC08201.JPG (57.57 KiB) Exibido 95046 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:22

Faz-se um corte na fuselagem para encaixar o estabilizador (lembrando que o intradorso da asa paralelo ao estabilizador é um bom jeito de deixar a incidência em torno de 2-3 graus na maioria dos treinadores, portanto o encaixe ficou paralelo ao topo da fuselagem, que é em linha com o intradorso da asa.

Um corte no leme para que profundor e leme possam se mover sem atrapalhar um ao outro e está pronta a asa (presa com fita por enquanto).
Anexos
DSC08207.JPG
DSC08207.JPG (55 KiB) Exibido 95048 vezes
DSC08206.JPG
(57.93 KiB) Baixado 91511 vezes
DSC08205.JPG
DSC08205.JPG (60.88 KiB) Exibido 95044 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:23

Para o nariz, um outro pedaço de isopor e um pouco de lixa dão o formato do capô do Piper J3.

Uma placa de depron 2mm (poderia ser acetato, pet, qualquer coisa flexível) faz as vezes de parabrisas.
Anexos
DSC08210.JPG
DSC08210.JPG (59.18 KiB) Exibido 95044 vezes
DSC08209.JPG
DSC08209.JPG (58.58 KiB) Exibido 95045 vezes
DSC08208.JPG
DSC08208.JPG (55.87 KiB) Exibido 95044 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:25

Por fim, um corte para o trem de pouso na altura do bordo de ataque da asa (o trem ficará preso entre a caverna do bordo de ataque e um outro pedaço de isopor, para dissipar a energia nos pousos mais fortes).
Anexos
DSC08211.JPG
DSC08211.JPG (57.75 KiB) Exibido 95046 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:26

Como já tem tudo que precisa, agora vai a mesa de servos, que fiz do jeito que acho mais prático, prendendo os servos por pressão, assim pode-se retirá-los sem estragar a fuselagem.
Anexos
DSC08214.JPG
DSC08214.JPG (53.7 KiB) Exibido 95046 vezes
DSC08213.JPG
DSC08213.JPG (58.26 KiB) Exibido 95043 vezes
DSC08212.JPG
DSC08212.JPG (58.38 KiB) Exibido 95048 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:30

Ficou assim...
Anexos
DSC08215.JPG
DSC08215.JPG (57.86 KiB) Exibido 95048 vezes
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:30

Este foi o desenho das 3 vistas que usei como referência, achei no site http://www.fiddlersgreen.net/AC/aircraft/Piper-Cub/j3cub_info/j3_info.htm
Anexos
PiperJ3_3view.gif
PiperJ3_3view.gif (24.51 KiB) Exibido 95129 vezes

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Mensagempor denyszandonadi » 23 Jan 2006 04:49

Alex, excelente tópico!!!!! Jóia jóia!! :)
Qual o peso final dele???? Se possível, contando com o peso da asa.
Qual motorização recomenda???

Abs...

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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 04:58

[quote:ab5f88389f="denyszandonadi"]Alex, excelente tópico!!!!! Jóia jóia!! :)
Qual o peso final dele???? Se possível, contando com o peso da asa.
Qual motorização recomenda???

Abs...[/quote:ab5f88389f]

Peso final estimado em 450g (fuselagem com trem de pouso, cauda, asa com longarinas de fibra, tudo coberto com fita de embalagem).

Atualizei a primeira mensagem com os pesos estimados e algumas motorizações que considero adequadas.
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Mensagempor alexcmag » 23 Jan 2006 05:00

Ah, isto tudo não demorou nem 5 horas, isto porque tive um baita trabalho extra tirando as fotos...


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