Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

alexandre-35rj
membro

Mensagempor alexandre-35rj » 09 Mai 2010 20:56

Caramba adorei, sempre fui doido p monta um piper e agora com essa explicação ja vou começar o meu nas proxímas semanas

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 09 Mai 2010 21:15

[quote:07e552890d="Juliano Kamikaze"]Tudo bem Alexandre!

Sou um admiridar seu no site E-voo.
Estou até fazendo aquele Piper seguindo as
suas instruções do site onde vc mostrou passo-a-passo
a construão de um piper.

Mas estou com 2 dúvidas:

1 - Vc pode me passar o desenho com medidas
dakelas chapas de alumínio que vc usou para
fazer as nervuras com perfil Schultz de
aproximadamente 20cm que mencionou na
construção da asa do PIPER.

2 - Como que eu faço para fixar a asa do piper?
Não sei como fazer aquela amarração.
Por favor, poderia enviar-me algum tutorial
ou explicação ou quem sabe fotos?

me desculpe pelo encomodo, mas estou me
apaixonando pela construção do avião, que está
com a fuselagem, cauda e asa traseira tudo prontinho
só falta a asa, e os componentes internos.
Já construí até aquele cortador de isopor.

Estou aprendendo tudo pelo site.

Desde já eu agradeço.
Um abração! e parabéns pelos aéros.

Juliano César Petkowicz
(46) 9975-6540
Dois Vizinhos - PR[/quote:07e552890d]

O tutorial desse modelo vc encontra aqui: http://www.e-voo.com/tutoriais/piper/ ai tem todas as medidas e todas as fotos da construção.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 30 Mai 2010 01:47

Tem vídeo do vôo em http://www.youtube.com/watch?v=xDnZt8dedNQ

O material sai uns 60 reais, mas sobra para outros modelos, o que sai mais caro é a eletrônica, bateria e motor.

paulo voador
membro

Mensagempor paulo voador » 07 Jun 2010 17:56

Alex!!!
quanto de incidencia vc deixou no motor?
todos os meus piper q fiz não voam!!!
sempre estola!!!qtos graus eu coloco?
será q o perfil clark Y fica bom no piper?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 07 Jun 2010 18:30

Deixei o motor uns 3 graus para baixo, o que geralmente uso em asa alta.

Clark-Y fica bom sim, mas tente usar Clark-Y (com uns 40% do intradorso arredondado) e não só a parte de cima do perfil. Na asa geralmente deixo uns 2-3 graus.

Tive dois Pipers Cub que não voaram bem, os dois que foram feitos seguindo uma planta de aeromodelo.

Os que fiz com outros perfis todos voaram bem.

Eu diria que tem poucos segredos:
1) Mantenha leve, quanto mais baixa a carga alar melhor. O melhor que já fiz tinha 1,2m de envergadura e 360;

2) Quanto maior, melhor;

3) Não use perfil crítico, vale até perfil casquinha, perfil schultz, ou MH42, Clark-Y, o que achar melhor, mas não pode ser nada que estole em ângulos muito baixos.

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 07 Jun 2010 19:36

Os Piper's que eu não vi voar, foi por ter sido construídos usando uma planta de VL ampliada!!
Será que não foi isso que aconteceu com o seus modelos Paulo?
O primeiro problema é que decolava muito rápido, estolando em seguida e caido de bico.
O segundo problema é que mesmo adiantando o CG ele voava parecendo uma gangorra, e para pousar era complicado, sempre perdia sustentação e plaft!!! O seu tem alguns desses problemas?
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

paulo voador
membro

Mensagempor paulo voador » 08 Jun 2010 15:08

os meus eram plantas para modelos mesmo!!!
não para vl!!
eles faziam isso msm!!! subia de uma vez estolava e caia de bico!!!!:(
é f**a, mas eu passei da fase de treinador!!!
quero um piper só para ter um modelo pra voar apos fazer 3D!!!
qto cobra pra fazer um pre mim alex?

maykwester
membro

Mensagempor maykwester » 04 Ago 2010 21:22

Olá amigo, eu trabalho com isopores de várias qualidades, ja fiz muito aéros assim como o seu. Tenta usar um isopor com pérolas mais finas, aquelas bolinhas que agente ve do isopor, quanto mais fina melhór a qualidade, deixa mais prescisso os cortes, fica bem liso o acabamento com as lixas e dexa mais preparado para pinturas no caso de não usar entelagem. segue a dica ai, espero que ajude, belo avião.

abraços amigo !

daniel hoeppers
membro

Mensagempor daniel hoeppers » 19 Ago 2010 15:01

Boa tarde a todos do e-voo
Este é o meu primeiro post no e-voo,,no entanto venho acompanhando e pesquisando o fórum a alguns meses já.
Depois de tentar me aventurar em modelos a la cabeça, que nunca voaram decentemente,,decidi construir o Piper seguindo o tutorial do Alex,,com uma unica alteração,,que foi o uso de diedro na asa para inicialmente não usar ailerons
O modelo é fantástico,,voa nivelado,,bem estável
Estou usando motor Himodel 1100kv com hélice Apc Sf 8,38,,esc Himodel 20Amp,,bateria 3s,,tx Dx5e e servos de um heli walkera
Construi também o dinamômetro para medir o empuxo estático,,junto a um bom amperímetro é uma ferramenta indispensável para acertos motor/hélice/consumo
Este motor com hélice apc 8,38 esta gerando 520grs de empuxo estático,,consumindo apenas 7,5Amp a toda potencia
Meu aero esta com 530grs RTF,,creio eu um pouco pesado ainda,,no próximo vou por mais capricho e experiência adquiridos no primeiro

Meus agradecimentosao Alex pelo tutorial e a toda equipe E-voo,,graças ao material postados por vocês consegui construir meu modelo e realizar um sonho antigo,,gastando somente o necessário,,e o melhor,,construindo com as próprias mãos!!Acredito que todos daqui devem ter tido a mesma sensação ao voar o primeiro modelo contruido por si mesmo,,é uma enorme satisfação pessoal!!

Obrigado a todos,,e bons voos

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 19 Ago 2010 15:14

Obrigado, fico feliz que tenha gostado do modelo e esteja se divertindo com ele.

530g não está pesado não para este conjunto, claro que a cada construção a gente aprende mais e consegue fazer melhor, mas pelo que você falou está muito bom.

Só uma correção com relação ao consumo, se você usou um amperímetro normal está alterando a medida, pois a maioria dos amperímetros não é feito para medir correntes altas em baixa tensão como os usamos, então a resistência interna acaba causando queda de tensão e dando valores mais baixos que os reais. Se quiser um jeito legal de medir corrente dê uma olhada em www.e-voo.com/tutoriais/shunt

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 28 Ago 2010 19:49

Eu fiz um shunt do tutorial!! Falta calibrar com ajuda de um e-meter para não ter erro.
Muito fácil de construir!!
[url=http://j.imagehost.org/view/0969/Life_1100][img:41918b2de8]http://j.imagehost.org/0969/Life_1100.jpg[/img:41918b2de8][/url]
Abs
Warne

Nelysson
membro

cessna

Mensagempor Nelysson » 29 Ago 2010 14:13

Estou a construir um cessna 182 para a faculdade. sem a eletronica. ele tem 2metros de invergadura por 1,50m. qual o tamanho da hélice para ficar proporcional ao tamanho desse cessna? :?

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 29 Ago 2010 14:41

Cessna 182 usa hélice de de 6,83pés para uma envergadura de 36 pés (1:5,27). Basta dividir sua envergadura (2m) por este número (5,27) para concluir que a hélice escala para ele é 37,94cm (14,94 polegadas, ou 15 polegadas para arredondar)

André Dias
membro

Mensagempor André Dias » 31 Ago 2010 23:11

Estou montando um Sea Fury de madeira de balsa, no final acho q vai ficar com cerca de uns 5 kilos to sem saber qual motor usar se elétrico ou a combustão, não tenho nem idéa então venho pedia a ajuda de todos vocês que são mais esperientes do que eu, muito obrigado.

daniel hoeppers
membro

Mensagempor daniel hoeppers » 05 Set 2010 20:49

Alex,,vou fazer o shunt do tutorial ,,obrigado pela dica!!
Segue o video do meu Piper sem ailerons,,primeiro voo
Não reparem na pilotagem,,é meu primeiro modelo que voa,,,kkkk

http://www.youtube.com/watch?v=aLYGRIMApPI[/yt]
Nunca vi um urubu estolando!!

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 05 Set 2010 22:07

[quote:77bb61e764="daniel hoeppers"]Alex,,vou fazer o shunt do tutorial ,,obrigado pela dica!!
Segue o video do meu Piper sem ailerons,,primeiro voo
Não reparem na pilotagem,,é meu primeiro modelo que voa,,,kkkk

http://www.youtube.com/watch?v=aLYGRIMApPI[/yt]
[yt]aLYGRIMApPI[/yt][/quote:77bb61e764]
Rapaz seu modelinho ficou muito bom, só não gostei da altura do trem de pouso e das rodas muito pequenas, no mais ficou beleza!
O voo pareceu normal, de quem já voa a muito tempo.
Abs
'Warne

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 05 Set 2010 22:22

Belo modelo. Parabens pela construção e pelo primeiro voo.
Corroborando com o Warne, o trem de pouso ficou no mínimo, diferente...
Ah, antes que me esqueça: Bela escolha para a trilha sonora.
Abs
Marco Aurelio (Mac2)
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

daniel hoeppers
membro

Mensagempor daniel hoeppers » 08 Set 2010 00:28

Warner e Marco Aurelio
Muito obrigado pelos elogios e opniões,,isso me encoraja para melhorar a construção!
O trem de pouso fiz só para correr com o modelo aqui na rua de casa que é asfaltada,,queria ver se a trimagem estava meio que correta ,,tanto é que no pouso desse video ai o trem soltou fora depois que tentei pousar o aero ali no barro

Os voos seguintes pousei o aero em um mato baixinho que tinha ali perto,,pouso foi sem susto,,o modelo deceu devagar e simplesmente escorregou um pouco e parou,,bem tranquilo mesmo!! Tanto é que não estou pensando em clocar o trem de pouso novamente,,pois aonde estou voando não há lugar para pouso com trem de pouso.
Este foi meu primeiro voo ,,treinei algum tempo em simulador para me adequar aos sticks,,tive alguns sustos no inicio,,mas logo consegui estabiliza-lo
Vou voar mais algum tempo com a asa com diedro,,depois contruo outra sem diedro e com ailerons!!
To muito feliz com esse modelo,,estou tendo um bom aprendizado com ele!!
Sou muito grato a toda essa familia que é o E-voo,,graças a vocês muita gente como eu realizou sonho de contruir o seu próprio aeromodelo,,conhecer principios de aerodinamica e construção!!

Como eu sou fã de AC/DC a trilha não poderia ser outra,,legal saber que há membros que tem bom gosto para música!!

Hoje voei de manhã e de tarde,,to tendo uma autonomia de +ou- 15 a 20minutos,,considerando que minha bateria é 3s Li ion aproveitada de um notebock com baixa taxa de descarga acho que o resultado foi bom

Fiz mais um video,,dessa vez prendi uma camera no Piper e voei com ele,,mas os 110grs adcionais da camera o deixaram pesado,,não subi muito pois a bateria ja não estava la muito boa
Segue o video:

[yt]XNbgKn7IVqk[/yt]
Nunca vi um urubu estolando!!

Rickremers
membro

Mensagempor Rickremers » 08 Set 2010 23:26

Ola alex stou querendo montar pipe como meu 1° aero...Queria saber pq vc usa 3 servos e nao 2 o 3° é pra que?

Eu poderia fazer um com envergadura de 1 metro? no isopor de papelaria?qual expessura deveria usar nesse caso....

As pontas arredondadas da asa voce colou separadamente ou so arredondou a propria asa?

E o radio dx5e dsm2 5 canais e bom pra usar no pipe e em outros modelos futuros?

POR FAVOR ESTOU MUITO AFIM DE FAZER SE PODEREM ME AJUDAR....
PRETENDO USAR ESE COMBO DE CF2822, MICROSERVO 9g , LIPO 3S....

eniovasconcellos
membro

Mensagempor eniovasconcellos » 13 Set 2010 10:06

Rickjf, por acaso você é de juiz de fora?
Os 3 servos não seriam : Leme, profundor e aileron?
O DX5 serve para o piper e vários modelos, os rádios mais caros como o dx6 por ex. tem facilidades com relação a trimagem, ajustes, cronômetro etc... o que provávelmente vc vai querer qdo tiver mais de 1 modelo. Me corrijam se eu estiver errado.

eniovasconcellos
membro

Mensagempor eniovasconcellos » 13 Set 2010 10:16

Olá pessoas, montei um piper deste tutorial mas não deu certo, fiquei com algumas dúvidas com relação às medidas, pretendo recomeçar o projeto. Achei uma planta na net, gostaria de saber se eu posso seguir as proporções considerando 1,20 de envergadura. vejam:

[img:fe6a1523bf]http://www.showjairmacedo.net/images/Piper-L4-Cub-1.jpg[/img:fe6a1523bf]

[img:fe6a1523bf]http://www.showjairmacedo.net/images/Piper-L4-Cub-2.jpg[/img:fe6a1523bf]

abraços!

alexcmag
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor alexcmag » 13 Set 2010 10:40

Desculpe minha ausência deste tópico, seguem alguns comentários:

Daniel,

Parabéns pelo modelo, ficou com um ótimo acabamento (só merecia um trem melhor, como o Warne já disse) e o vôo foi bem estável, não se preocupe que você melhorará com a experiência mas a pilotagem já está excelente.

Rick,

Escolhi este tamanho por ser um bom compromisso entre estabilidade, peso e potência necessária para voar. Com 1m tem que ficar bem mais leve para ficar bom, neste caso eu recomendaria um brushless de 18g com bateria 2S de 350mAh para não ficar muito pesado.

Até dá para usar isopor de papelaria, mas não dá firmeza e esfarela, acaba não valendo a pena para a maioria dos modelos. Isopor P3 para isolamento térmico é muito melhor.

Isopor de papelaria pode ser usado com bom resultado se for chapeado com papel kraft, mas novamente é preciso tomar cuidado com o peso. Exemplo: http://www.gibbsguides.com/article10-C130-part01.htm

Quanto aos canais, é o que o Enio disse.

Enio,

Esta planta também vai bem. O que fiz foi baseado nas 3 vistas do original, assim como esta planta de L4 que você postou, então o resultado final é o mesmo.

Rickremers
membro

Mensagempor Rickremers » 13 Set 2010 14:31

Ola Enio sou de Juiz de Fora sim.....porem moro em Ouro Branco MG, mas estou sempre por aii!! Meus pais moram ai...

Rickremers
membro

Mensagempor Rickremers » 13 Set 2010 14:33

Alex.... no caso avioes com esse motor E max cf2822 eu terei dificuldades para usar em modelos com 1m de invergadura?

Se eu usasse bnddeijinha no lugar de isopor ficaria mais leve....acha uma boa ideia?

Rickremers
membro

Mensagempor Rickremers » 13 Set 2010 14:37

Alex me diga que tipo de material vc consegue aii em JF pois aki onde moro só bandeijinha e isopor P0....Se puder me dar uma media de preço dos materias tbm....obrigado

Voltar para “Dúvidas sobre construções ”